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- X Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2021)Publication . Muñoz, Romain Gillain; Pinto, Hélia; Dias, Isabel Simões; Abreu, Maria; Alves, DinaX Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-PL), decorreu nos dias 28 e 29 de maio de 2021, na ESECS-PL. Contudo, e atendendo à evolução da situação decorrente da pandemia COVID 19, a conferência foi realizada a distância. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e a prática em Educação. O programa incluiu 4 sessões plenárias, proferidas por investigadores nacionais e internacionais, 2 painéis paralelos, 25 artigos, 33 relatos e 9 posters, selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos 58 elementos da Comissão Científica. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares e incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em três secções, este livro de atas inclui na primeira secção os artigos, na segunda os relatos e, na terceira, os posters. Estes trabalhos versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou revelam experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se especificamente na(s) Didática(s) e na utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos. Esperamos que este livro de atas possa contribuir para divulgar os avanços e as novas tendências na investigação em Educação e nas diferentes práticas e contextos de ensino e aprendizagem. Agradecemos a todos os que de alguma forma contribuíram e contribuem para a realização e sucesso desta conferência internacional e esperamos que sintam que o tempo despendido tenha sido profícuo.
- Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2023) - 12º VolumePublication . Dias, Isabel Simões; Pinto, Hélia Gonçalves; Abreu, Maria Odília; Alves, Dina; Morouço, Pedro Gil Frade; Neves, Ana Margarida
- Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapõesPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Isabel Simões; Custódio, Susana Margarida RodriguesAo realizarmos a investigação agora publicada, foi nossa intenção avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Procurámos, ainda, analisar a influência de algumas variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de transição e adaptação. Para o efeito levámos a cabo um estudo transversal, com base numa amostra de cerca de 1000 alunos que, no ano lectivo de 2003/2004, se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria.
- As interações entre pares na utilização do videojogo “O MEU BAÚ DOS BRINQUEDOS”Publication . Lamas, Sónia Margarida Paulo; Dias, Isabel Simões
- Aprender e ensinar competências no ensino superior: pressupostos e exemplosPublication . Dias, Isabel SimõesEste capítulo discute pressupostos teóricos subjacentes ao processo de ensino/aprendizagem e apresenta duas propostas de promoção de competências destinadas a jovens adultos, estudantes do Ensino Superior: i) PDCIIP- Programa Desenvolvimento de Competências Intrapessoais, Interpessoais e Profissionais (Jardim, 2010) e ii) PPCPPEI - Programa de Promoção de Competências Pessoais e Profissionais em Educação de Infância (Dias, 2009). O PDCIIP é um programa que valoriza as potencialidades dos estudantes e a sua vontade de realização e de sucesso, numa lógica humanista. Foca a sua atenção em competências transversais (autoconhecimento, autoestima, autorrealização, resiliência, empatia, assertividade e suporte social) e específicas (criatividade, cooperação e liderança). O PPCPPEI, enquadrado numa perspetiva desenvolvimentista e cognitivo comportamental, foi desenhado no quadro da perspetiva sócio-cognitivista da aprendizagem autorregulada. Assume-se como um programa de cariz educativo que visa a promoção de competências pessoais e profissionais (autoconhecimento/autoconceito/autoestima, desenvolvimento do self, comunicação interpessoal, gestão da agenda pessoal, trabalho em equipa, resolução de problemas, observação/avaliação, planificação e reflexão). Estes dois programas, concebidos e implementados em Portugal, constituem-se como exemplos de intervenção formal na ativação de competências. A sua eficácia foi avaliada numa lógica investigativa quasi-experimental e os resultados revelaram que os estudantes que participaram nestes programas beneficiaram com a experiência formativa. Estes resultados instigam uma reflexão sobre possibilidades de intervenção educativa no Ensino Superior.
- Construindo equipa (s) : a experiência no Projeto CrechePublication . Lopes Correia, Sónia Cristina; Quaresma, Ângela; Dias, Isabel Simões
- O espaço educativo em contexto hospitalar: um estudo em PortugalPublication . Pires, Ana Paula; Leal, Rita; Dias, Isabel Simões
- Grupo Projeto Creche: relato de uma experiência formativaPublication . Dias, Isabel Simões
- Contributos para o Estudo das Propriedades Psicométricas do BREQ-3Publication . Dias, Isabel Simões; Abreu, Maria; Figueiredo, CláudiaO presente estudo visa estudar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire – 3 (BREQ-3). Este instrumento pretende avaliar a regulação comportamental para o exercício físico, baseando-se na teoria da autodeterminação de Deci e Ryan (1985). Um total de 996 participantes (823 mulheres, 82.6%), estudantes, docentes e funcionários de uma Instituição do Ensino Superior Politécnico português, com idades compreendidas entre os 17 e os 68 anos (M=23.44; DP=8.01), participou neste estudo. O modelo subjacente à construção do instrumento foi testado e obteve suporte empírico, sendo composto por 6 fatores que refletem constructos desde a amotivação até à regulação intrínseca e apresentou um bom ajustamento global (CFI=.983; TLI=.980; RMSEA=.058 CI90 [.050-.062]; p=.040). Os coeficientes alfa de Cronbach situaram-se entre .643 e .920, revelando níveis adequados de fiabilidade. Embora sejam necessários estudos adicionais, o questionário revela indicadores que sustentam a sua qualidade para utilização na avaliação do tipo de motivação para a prática desportiva em adultos portugueses.
- Formação reflexiva e desenvolvimento de competênciasPublication . Dias, Isabel Simões; Kowalski, IsabelPretende-se com esta comunicação partilhar uma experiência a decorrer no âmbito da Formação Inicial em Educação de Infância no Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação. Procurando reflectir sobre a formação enquadrada numa abordagem por competências, apresentam-se dados reveladores do significado de um processo desta natureza. Enquanto docentes do curso de formação inicial em Educação de Infância, temos vindo a acompanhar o processo de formação no âmbito da disciplina de Prática Pedagógica do 3.º ano nos últimos quatro anos. A ênfase na reflexão e no desenvolvimento de competências dos alunos tem sido alvo de uma atitude investigativa identificada em trabalho de equipa e assumida em parceria com os alunos, desde o início desta nossa experiência. O pensar sobre as diferentes tarefas, exercícios e processos quer individualmente quer em grupo, tem permitido progressos formativos notórios que vão da descrição à autonomia cognitiva. As duas vertentes, reflexão e desenvolvimento continuado de competências, quer para nós enquanto supervisoras, quer para os alunos e educadoras cooperantes que os acompanham nas instituições, constituem-se como claros referenciais formativos. Quando se analisa a forma como os alunos interagem com as crianças, podemos verificar uma notória valorização dessas mesmas premissas na acção educativa. Podemos constatar a valorização da reflexão com as crianças com incidência na partilha de decisões, consciencialização das aprendizagens assim como na identificação do modo como influencia a qualidade das oportunidades de aprendizagem. Enquanto proposta formativa, a reflexão repercute-se na perspectiva que os alunos vêm mostrando ter sobre o desenvolvimento das suas competências pessoais e profissionais.