Browsing by Issue Date, starting with "2008"
Now showing 1 - 10 of 112
Results Per Page
Sort Options
- O método psicodramático na psicoprofilaxia da amamentaçãoPublication . Ramalho, Sónia
- Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superiorPublication . Nunes, Getúlio Tadeu; Lanzer, Edgar Augusto; Serra, Fernando Ribeiro; Ferreira, Manuel PortugalO artigo apresenta uma análise do atual cenário competitivo do Ensino Superior brasileiro, com o objetivo de demonstrar que a utilização de estratégias de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. O trabalho trata da existência de barreiras contra uma abordagem de marketing nas universidades, fruto de um modelo de gestão acadêmica desenvolvido tendo como base um mercado sem competição, comprovando que há uma resistência contra o uso de estratégias mercadológicas nas instituições de Ensino Superior. Neste trabalho, são analisadas as estratégias de marketing utilizadas e são discutidos a sua importância e os seus resultados sob um enfoque transacional para, imediatamente, ser feito um confronto dessas estratégias com uma abordagem de marketing de relacionamento. É feita uma revisão teórica sobre o marketing relacional, sempre em paralelo com as teorias do marketing transacional e com imediata contextualização para organizações universitárias.
- Português : caminhos de aprendizagem/aquisição por alunos chinesesPublication . Nobre, Cristina; Barbeiro, Luís; Fonseca, Eduardo; Nunes, Susana
- Distribuição gratuita vs. Leilão dos direitos de emissão de CO2 na União Europeia : uma abordagem experimentalPublication . Fernandes, Maria EduardaConscientes acerca da interferência das actividades humanas no clima global e preocupados com os seus impactos, ainda incertos, os governantes, sobretudo dos países desenvolvidos, empenharam-se na procura por formas eficazes de o proteger, pensando nas gerações presentes e, sobretudo, nas futuras. Os instrumentos de política ambiental disponíveis para aplicação neste domínio são diversos e podem, tal como para outras áreas da política económica, ser mais centralizados ou, pelo contrário, basear-se mais no funcionamento do mercado. A escolha política para lidar com o problema das alterações climáticas globais tem recaído, porém, sobretudo em instrumentos de mercado. O Protocolo de Quioto e o mercado europeu para transacção de CO2 (EU ETS – European Union Emissions Trading Scheme) são exemplos claros dessa mesma opção (...)
- As histórias de vida como instrumento de investigação e (auto) formação de professores, imigrantes e idososPublication . Vieira, RicardoNesta mesa redonda, procurarei, com a minha fala, mostrar como professores, imigrantes e idosos, com quem tenho feito investigação biográfica, se redescobrem, racionalizam experiências passadas, opções tomadas, etc., pela possibilidade de terem alguém que os ouve e os questiona a partir das suas próprias lógicas e contextos. Os sujeitos entrevistados reflectem, assim, também eles, sobre as intenções do inquiridor e sobre si próprios. Neste sentido tornam-se também investigadores de si próprios. O papel do investigador não é o de, por artes mágicas, encontrar o verdadeiro sentido das práticas dos sujeitos estudados. A interacção, devidamente centrada no questionamento das práticas na lógica do entrevistado e em comparação com outras alternativas, é, possivelmente, também uma via para reforçar a competência da reflexividade na vida profissional destes investigados e para a conscientização da identidade pessoal e social. Ao nível do estudo com professores, pretendo mostrar como se constrói, em cada caso, a disposição para a construção da interculturalidade na sala de aulas. Ao nível do estudo de imigrantes brasileiros em Portugal, trabalhando com a primeira vaga (final dos anos 80: mão de obra qualificada) e a segunda vaga (transição do século XX para o XXI: mão de obra desqualificada) pretendo mostrar como se reconstrói a identidade entre duas margens: a cultura de partida e a cultura de chegada. Ao nível da pesquisa com idosos, pretendo mostrar a utilidade de narrativas para compreender a força do projecto pessoal de cada um na construção de uma certa qualidade de vida, ao nível das dimensões mais subjectivas do viver. Em qualquer dos três casos, é usada a teoria da transfusão cultural (Vieira, 1999) e observada a heterogeneidade de modos de viver entre culturas, seja rejeitando a de origem (o caso dos oblatos), seja rejeitando a de chegada num dado momento (os monoculturais de acordo com a cultura de partida), seja vivendo de forma ambivalente entre as duas (o caso do eu multicultural), seja inventando a terceira margem, como dizem os poetas, que corresponde a uma atitude de incluir as diferenças culturais por que se passou ao longo da história de vida num self intercultural.
- A entrevista biográfica na (re)construção de cinco histórias de ser e se tornar idoso(a)Publication . Cozinheiro, Sofia; Vieira, RicardoA velhice, à semelhança de outras fases da vida, não é adquirida mas sim construída e reconstruída através daquele que a vive e do contexto onde se vive, sendo por isso auto e hetero construída. Partindo desta premissa, esta comunicação, pretende dar a conhecer a heterogeneidade do ser idoso. Uma heterogeneidade formada a partir de subjectividades, de idiossincrasias, de diferentes caminhos e escolhas exemplificadas em cinco idosos estudados. O estudo que suporta esta apresentação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação e Diversidade Cultural. O mesmo busca conhecer e compreender o mundo subjectivo dos idosos através do entendimento dos factos na perspectiva do outro – Metodologia Etnográfica. A etnografia é uma forma de investigação que recolhe dados com a preocupação de compreender o outro. Esse outro não tem necessariamente de ser um outro submisso ou subalterno, esse outro pode ser o outro banal ou familiar que se encontra ao nosso lado ou no meio de nós, e neste caso a “[…] etnografia permite ao investigador ver-se naquilo que já pensava conhecer, evidenciando o seu etnocentrismo” (Caria, 2003: 12). As entrevistas biográficas foram as ferramentas usadas para captar o mundo interior dos cinco idosos. As entrevistas demonstram que a identidade do idoso é um processo que se constrói e reconstrói ao longo do tempo, inserindo-se numa trajectória biográfica. Esta trajectória é marcada pelos recursos existentes e por uma busca de sentido para a vida. Assim, a trajectória de vida dos idosos é influenciada pela procura de projectos e por uma alternância de escolhas e de opções. Nesta alternância busca-se um equilíbrio entre o que se tem e o que se é e o estabelecimento de estratégias que permitem inventar-se diferente. É nesta proporção, entre ser o que se é e inventar-se diferente, que reside a qualidade de vida dos idosos!
- Designing out stigma : the role of objects in the construction of disabled people's identityPublication . Bispo, Renato; Branco, VascoIt is an unmistakable fact that objects hold an important role in the construction of identity, acting as markers of a certain lifestyle. In this process of symbolic construction, to own a certain object entails more often than not a high social status. However, some objects can also carry with them stigma: owning them brings about a discrediting effect in the construction of the owner`s identity. For people with disabilities the use of objects employed for mitigate their impairment (as a wheelchair or a walking aid) often act as a symbol of stigma and empathize the prejudices to the people who use them.
- A recepção da obra para a infância e juventude de Afonso Lopes Vieira na comunicação social e nos manuais escolares, na 1.ª metade do século XXPublication . Nobre, CristinaAfonso Lopes Vieira foi pioneiro na abertura do cânone moderno e contemporâneo da literatura infantil e juvenil em Portugal, com as obras Animais Nossos Amigos (1911), Canto Infantil (1912) e Bartolomeu Marinheiro (1912), a que se seguiriam outras durante o primeiro quartel do séc. XX. Com esses textos inaugurava-se a modernidade do género, pela interacção da palavra literária com a ilustração e a música, inovações a que Lopes Vieira dará continuação com algumas tentativas dramáticas destinadas ao público infantil, e com a produção do primeiro filme para crianças, intitulado O Afilhado de Santo António (1928). A recepção desta obra foi feita pela comunicação social da época, num acompanhamento que mostra o interesse despertado na opinião pública, e que, nalguns casos, é hoje a única notícia de reconstituição dos acontecimentos culturais ligados aos textos produzidos. Também a pedagogia oficial, sobretudo a partir do Estado Novo, se serviu deste cânone, introduzindo-o e dando-lhe uma projecção grande nos manuais oficiais e recomendados com carácter de obrigatoriedade. De certo modo, esta divulgação pedagógica, que fez um aproveitamento ideológico dos textos, terá contribuído para o apagamento da obra de Afonso Lopes Vieira do cânone actual.
- Práticas transnacionais dos imigrantes cabo-verdianos em PortugalPublication . Marques, José Carlos; Góis, Pedro
- Predicting zooplankton response to environmental changes in a temperate estuarine ecosystemPublication . Marques, Sónia Cotrim; Azeiteiro, Ulisses Miranda; Leandro, Sérgio Miguel; Queiroga, Henrique; Primo, Ana Ligia; Martinho, Filipe; Viegas, Ivan; Pardal, Miguel ÂngeloA novel strategy that allows to predict the responses of zooplanktonic species to environmental conditions in an estuarine temperate ecosystem (Mondego estuary) is presented. It uses 12 indicator species from the zooplanktonic Mondego database (102 species) that are common members of the different habitats, characterized by their specific hydrological conditions. Indicator-species analysis (ISA) was used to define and describe which species were typical of each of the five sampling stations in a 4-year study (2003–2006). First, a canonical correspondence analysis (CCA) was carried out to objectively identify the species-habitat affinity based on the relationship between species, stations and environmental data. Response curves for each of the zooplanktonic species, generated by univariate logistic regression on each of the independent variables temperature and salinity, were generally in agreement with the descriptive statistics concerning the occurrence of those species in this particular estuarine ecosystem. Species-specific models that predict probability of occurrence relative to environmental parameters like salinity, water temperature, turbidity, chlorophyll a, total suspended solids and dissolved oxygen were then developed for the zooplanktonic species. The multiple logistic models used contained between 1 and 3 significant parameters and the percentage correctly predicted was moderate to high, ranging from 62 to 95%. The predictive accuracy of the model was assured by direct comparison of model predictions with the observed occurrence of species obtained in 2006 (validation) and from data collected in the early 2000s in another Portuguese estuary - Ria de Aveiro (Canal de Mira), a complex mesotidal shallow coastal lagoon. The regression logistic model here defined, correctly suggested that the distribution of zooplankton species was mainly dependent on salinity and water temperature. The logistic regression proved to be a useful approach for predicting the occurrence of species under varying environmental conditions at a local scale. Therefore, this model can be considered of reasonable application (and should be tested in other estuarine systems) due to its ability to predict the occurrence of individual zooplanktonic species associated with habitat changes.