Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
48.96 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Pretende-se com esta comunicação partilhar uma experiência a decorrer no âmbito da Formação
Inicial em Educação de Infância no Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação.
Procurando reflectir sobre a formação enquadrada numa abordagem por competências, apresentam-se
dados reveladores do significado de um processo desta natureza.
Enquanto docentes do curso de formação inicial em Educação de Infância, temos vindo a
acompanhar o processo de formação no âmbito da disciplina de Prática Pedagógica do 3.º ano nos
últimos quatro anos. A ênfase na reflexão e no desenvolvimento de competências dos alunos tem sido
alvo de uma atitude investigativa identificada em trabalho de equipa e assumida em parceria com os
alunos, desde o início desta nossa experiência. O pensar sobre as diferentes tarefas, exercícios e
processos quer individualmente quer em grupo, tem permitido progressos formativos notórios que vão da
descrição à autonomia cognitiva.
As duas vertentes, reflexão e desenvolvimento continuado de competências, quer para nós
enquanto supervisoras, quer para os alunos e educadoras cooperantes que os acompanham nas
instituições, constituem-se como claros referenciais formativos.
Quando se analisa a forma como os alunos interagem com as crianças, podemos verificar uma
notória valorização dessas mesmas premissas na acção educativa. Podemos constatar a valorização da
reflexão com as crianças com incidência na partilha de decisões, consciencialização das aprendizagens
assim como na identificação do modo como influencia a qualidade das oportunidades de aprendizagem.
Enquanto proposta formativa, a reflexão repercute-se na perspectiva que os alunos vêm
mostrando ter sobre o desenvolvimento das suas competências pessoais e profissionais.
Description
Keywords
Formação Reflexão Competências Interacção Participação
Pedagogical Context
Citation
Kowalski, I., & Dias, I. S. (2008). Formação reflexiva e desenvolvimento de competências. Actas do 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança (2.ª edição). Braga: Universidade do Minho (ISBN 978-972-8952-09-9).
Publisher
Universidade do Minho