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  • O desafio das tecnologias para fins sociais - o caso do World Summit Awards
    Publication . Oliveira, Márcio; Cruz, Katiuska; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Sousa, Marlene
    Temos assistido nas últimas décadas ao fenómeno do desenvolvimento e disseminação das tecnologias, com forte impacto na economia e em vários setores da sociedade. Quando é possível utilizar a tecnologia como ferramenta para promover o bem-estar das populações e para resolver problemas sociais, o ser humano é o mais beneficiado da história. Enquadrado na temática das Tecnologias Sociais, o presente artigo aborda o World Summit Awards (WSA), uma iniciativa dinamizada pela Organização das Nações Unidas, que visa a rede de partilha de conhecimento no domínio das Tecnologias, com o objetivo primário de alcançar um desenvolvimento sustentável verdadeiramente global.
  • A literacia financeira e as necessidades de formação dos estudantes do ensino superior
    Publication . Rainho, Nuno; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Sousa, Marlene; Tavares, Dina
    A literacia financeira tornou-se uma competência social para viver e prosperar na economia moderna, afetando a estabilidade económica e financeira individual e coletiva. As decisões e riscos financeiros assumidos atualmente pela população jovem são muito mais desafiantes do que os assumidos pelas gerações antecessoras, fenómeno associado ao desenvolvimento e complexificação dos mercados financeiros, assim como ao cada vez mais fácil e precoce acesso a produtos e serviços financeiros. A título exemplificativo, os estudantes enfrentam hoje em dia decisões financeiras imediatas: a maioria já é consumidor de serviços financeiros, como contas bancárias com acesso a serviços de pagamento on-line (Lusardi, 2015). Com efeito, é de capital importância que a população jovem detenha conhecimentos financeiros que a ajude a tomar decisões financeiras complexas e que poderão vir a afetar as suas vidas no médio e longo prazo. Estudos realizados pela OCDE demonstram que a maior parte dos estudantes de países de variados níveis de desenvolvimento económico e financeiro demonstram possuir apenas competências básicas de literacia financeira, tais como diferenciar necessidades de desejos ou efetuar a comparação do valor dos bens baseada no preço por unidade (OECD, 2014). Por outro lado, a crise financeira de 2008 veio demonstrar que decisões financeiras mal informadas e inconsequentes (normalmente associadas à falta de literacia financeira) pode ter implicações dramaticamente negativas a nível individual e global (INFE/OECD 2009; OECD 2009). A literacia financeira é, portanto, verdadeiramente uma competência essencial para o século XXI (Lusardi, 2015). A presente investigação visa analisar o nível de literacia financeira dos estudantes universitários. Nesse âmbito, foi aplicado um inquérito por questionário aos estudantes do 1º ano de diversos cursos, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, onde se procurou avaliar a compreensão de conceitos e fenómenos financeiros tais como: o impacto da inflação nos rendimentos, avaliação das condições de um empréstimo e de um depósito e conhecimento da diferença entre um cartão de débito e um cartão de crédito. O estudo tem ainda como objetivo sistematizar as necessidades de formação financeira consciencializadas pelos estudantes e confrontar os resultados obtidos relativos à literacia financeira dos estudantes com as necessidades de formação financeira que estes estudantes evidenciam. Os resultados obtidos demonstram que os estudantes universitários não compreendem os conceitos e fenómenos financeiros de forma ampla e profunda e evidenciam consciência dos jovens relativamente às necessidades de formação na área financeira.
  • Strategic management and value creation in Non-Profit Organisations
    Publication . Oliveira, Márcio; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Gomes, Sofia; Sousa, Marlene; Lopes, João M.
    The present study aims to assess the impact of strategic management on value creation in Non-Profit Institutions (NPOs). The research is based on an online questionnaire applied to 67 directors of NPOs in the district of Leiria, located in the central region of Portugal, whose functions are focused on the definition and implementation of the strategic management of these institutions to fulfil their missions. This quantitative study found that the formulation and implementation of strategies directly positively impact value creation and that the formulation of strategies has an indirect positive impact, when mediated by the implementation of strategic choices, on the value creation of these same organisations. This study reinforces the theoretical argument that points to the growing importance of strategic management in this type of organisation's performance and value creation. It can also serve as a benchmark for leaders and managers to fulfil these organisations' missions. Finally, it was possible to identify a set of indicators that, in each dimension of the strategic management studied, can help create the most value.
  • A importância do Profissional de Secretariado na Performance das Empresas
    Publication . Nogueira, Marta; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Sousa, Marlene
    O ambiente empresarial tem sofrido nas últimas décadas profundas e constantes alterações, onde as tecnologias da informação, a formação de grupos económicos e a crise internacional impõem novos desafios. Neste sentido, é imperativo dotar as organizações de equipas multidisciplinares, competentes, empreendedoras e eficientes. Por outro lado, o papel do profissional de secretariado tem evoluído com estas alterações, tornando-se cada vez mais importante e imprescindível para a boa performance das empresas. Nos dias de hoje, os profissionais de secretariado assumem regularmente uma posição estratégica nas organizações, possuem uma visão generalista e sistémica do processo organizacional e da sua cultura, atuam como consultores e assessores e participam ativamente ao lado do poder decisório das organizações. A importância do profissional de secretariado permanece, ainda assim, pouco reconhecida no interior das organizações e pelo próprio mercado de trabalho, que desconhecem a mudança de paradigma desta profissão e continuam a visualizar o papel do secretariado nas organizações como o assumido há várias décadas atrás. A investigação proposta tem como objetivo perceber se os diplomados de cursos ligados à área do secretariado, e que cumulativamente realizaram estágio curricular nesta área, compreenderam a importância da sua função na performance das organizações e investigar quais as competências que identificam como cruciais no perfil do profissional de secretariado.
  • A formação financeira promove a literacia financeira dos estudantes do Ensino Superior? – Estudo de caso aplicado a estudantes da ESECS-IPLeiria
    Publication . Tavares, Dina; Rainho, Nuno; Sousa, Marlene; Santos, Tânia
    Neste artigo temos como principal objetivo refletir sobre a importância da criação de programas de literacia financeira no ensino superior. Este estudo surge no âmbito do Programa de Educação para a Literacia Financeira (PELF) do Politécnico de Leiria (PLeiria) que visa, entre outros objetivos, incrementar o nível de literacia financeira da comunidade PLeiria assim como, avaliar os resultados decorrentes dessa implementação. Os participantes foram estudantes de três cursos de licenciatura da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do PLeiria. O instrumento de recolha de dados foi um inquérito por questionário aplicado a um grupo de estudantes em duas fases distintas: a primeira fase quando os estudantes ingressaram no ensino superior, frequentando o 1.º ano de licenciatura, e a segunda, após dois anos, quando ingressavam o 3.º ano da licenciatura. Entre a 1.ª e a 2.ª fase, estes estudantes tiveram formação financeira, promovida pelo PELF. Os resultados mostraram evidências de ligeiras melhorias em termos do nível de literacia financeira demonstrado pelos estudantes, quando comparados os resultados das duas fases. Concluímos ainda que a formação financeira dada aos estudantes, apesar de ter um efeito positivo no incremento da sua literacia financeira, ainda não é suficiente de modo a que os estudantes sejam capazes de tomar decisões financeiras conscientes, influenciando a sua confiança em realizar poupanças e investimentos.
  • The Mediating Effect of Motivation between Internal Communication and Job Satisfaction
    Publication . Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Santos, E.; Sousa, Marlene; Oliveira, Márcio
    Communication in organisations is essential for them to be competitive in a global world that is constantly changing. Internal communication especially can be a highly effective and useful strategic tool for improving organisational performance through employee motivation and satisfac tion. Based on a questionnaire survey completed by 426 employees of Portuguese organisations, this work aims to understand, using a partial least squares structural equation model, the importance of internal communication in the motivation and satisfaction of Portuguese employees. The results show that internal communication in organisations directly influences job satisfaction and also indirectly, through motivation at work, giving motivation at work the role of mediator. It is therefore important for Portuguese organisations to invest in effective internal communication strategies in order to promote employee motivation and satisfaction, recognising motivation as a key mediator in the relationship between internal communication and job satisfaction.
  • Estudo de caso de um projeto com envolvência triangular: Escola, Empresas e Poder Local
    Publication . Monteiro, Susana Sardinha; Santos, Tânia; Sousa, Marlene
    A União Europeia perspetiva a responsabilidade social como um conjunto de práticas de base voluntária adotadas pelas organizações e que visam promover uma sociedade mais justa e solidária, assim como a sustentabilidade ambiental. Com este propósito as empresas têm vindo a assumir um interesse crescente na promoção de atividades socialmente responsáveis, no seio de uma sociedade mais humana, justa solidária e “socialmente responsável”. Na verdade, “Responsabilidade Social Empresarial” é um conceito abrangente que integra um conjunto de ações referentes à ética empresarial interna e externa, estabelecendo compromissos sociais transparentes com as partes interessadas. Tem como objetivos: promover o desenvolvimento sustentável; preservar e promover os recursos ambientais e culturais, com responsabilidade para com as gerações vindouras; tem em mira a redução das desigualdades sociais, promovendo o bem-estar económico, social e ambiental. A temática da Responsabilidade Social Empresarial tem despertado o interesse do mundo empresarial e académico, que tenta aferir as motivações por detrás destas iniciativas. Com o presente estudo, assente numa abordagem qualitativa, propomo-nos analisar o projeto “Sabores da Figueira” que caracterizamos como de envolvência triangular, assente numa parceira entre Escola (neste caso, a Escola Profissional da Figueira da Foz – EPFF), Empresas e Poder local (Câmara Municipal da Figueira da Foz) , tentando aferir o impacto das diferentes convergências produtivas na formação dos estudantes e no desenvolvimento local e empresarial que preside a quem as desenvolve, os contributos para os respetivos beneficiários para além de compreender os benefícios para a escola e para a comunidade. A entrevista realizada à Diretora Pedagógica da EPFF (atual mentora do projeto) e a aná - lise documental foram os instrumentos de recolha de dados utilizados neste estudo e que permitiram um conhecimento mais aprofundado do projeto: seus objetivos e parceirosenvolvidos. Estes instrumentos permitiram, ainda, aferir o contributo dos parceiros, assim como o impacto do projeto para as partes envolvidas: as vantagens e desvantagens percecionadas pelos parceiros e pela EPFG, nomeadamente quanto à futura integração dos alunos no mercado de trabalho, assim como o impacto do projeto na comunidade local e regional.
  • Valuation of the secretarial profession in the current organizational context
    Publication . Oliveira, Márcio; Gomes, Sofia; Sousa, Marlene; Lopes, João M.; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos
    This research analyses the impact of tasks and competencies (personal and professional) on the valuation of the secretarial profession. The study is based on a questionnaire applied to 125 managers of Portuguese companies who perform their professional activity in a direct relationship with secretarial professionals. This research validates empirically the theoretical arguments that suggest that the importance attached to the tasks performed by secretaries has a positive impact on the valuation of the profession of secretaries, that personal and professional skills have a positive impact on the valuation of the secretarial profession and that professional skills have a positive impact on the valuation of the tasks performed by secretaries. This study reinforces the theoretical argument that points to the growing importance of the performance of these professionals and the impact that this performance brings to organisational behaviour, and the growing importance of these professionals' professional and personal competencies. The present research may serve as an indicator for leaders and managers to adjust their human resources policies and strategies, namely with regard to the promotion of strategies to promote and develop the competencies of these professionals.
  • A aplicação dos Princípios de Equador pelas instituições financeiras portuguesas
    Publication . Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos
    A responsabilidade social das empresas é um tema de actualidade inquestionável. Nos últimos anos consolidou-se a ideia de que as empresas podem e devem assumir na sociedade um papel que transcenda a sua vocação básica de criação de riqueza. O esforço das empresas em respeitarem e incorporarem nas suas estratégias, normas de conduta que potenciem e enriqueçam as relações com colaboradores, clientes, accionistas, fornecedores, concorrentes e entidades públicas (stakeholders), promovam o ambiente e o desenvolvimento sustentável beneficia toda a comunidade e é comprovadamente valorizado pela sociedade. A assinatura da Declaração Internacional dos Bancos para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a adopção dos Princípios do Equador relativos ao financiamento de projectos constituem as principais formas de integração do conceito de desenvolvimento sustentável nas actividades das instituições de crédito. No presente trabalho pretende-se realizar um estudo sobre os Princípios do Equador, e analisar em particular a influência da respectiva adopção na estratégia e procedimentos dos bancos portugueses: o Banco Espírito Santo e o Millennium BCP.