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- Auto-conceito / auto-estima e vinculação nas relações de namoro em estudantes do ensino secundárioPublication . Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Domingues, Carla; Vicente, Lindsay; Silva, Marta; Dias, Mónica; Coelho, SaraAs relações de namoro, enquanto relações de vinculação, assumem uma importância fulcral no processo de desenvolvimento, com implicações no auto-conceito e na auto-estima. Este estudo visa avaliar o auto-conceito e auto-estima dos adolescentes, bem como a sua relação amorosa numa perspectiva de vinculação. Pretendemos igualmente analisar a relação entre estas variáveis e dados de caracterização sócio-demográfica e da relação de namoro. A amostra é constituída por 149 estudantes do 10.º, 11.º e 12.º anos. Recorreu-se à Escala de Auto-Conceito e Auto-Estima (Peixoto & Almeida, 1999) para a avaliação do auto-conceito e da auto-estima. Para estudar as representações da vinculação de adolescentes ao par romântico utilizou-se o Questionário de Vinculação Amorosa (QVA) (Matos & Costa, 2001). Os dados obtidos permitiram constatar a existência de diferenças em dimensões específicas do auto-conceito em função do sexo dos estudantes. Verificaram-se associações significativas entre aspectos específicos do auto-conceito e a vinculação ao par romântico.
- Sucesso académico e satisfação dos estudantes finalistas do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Ferreira, José Brites; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Isabel Simões; Abreu, MariaA presente proposta pretende dar a conhecer o estudo que temos vindo a desenvolver no NIDE do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o qual tem como objectivo principal conhecer os índices de satisfação dos estudantes finalistas do IPL com esta instituição e sua relação com o sucesso académico. Iniciaremos a apresentação com um resumo da revisão da literatura sobre os factores associados ao sucesso no ensino superior, seguida dos dados relativos ao processo de adaptação do questionário que iremos utilizar - Questionário de Satisfação dos Alunos Finalistas do IPL. Depois da adaptação do referido questionário, pretende-se aplicar a versão final a uma amostra de 50% dos estudantes finalistas dos diversos cursos leccionados nas 5 escolas do IPL, para se avaliar a satisfação destes alunos com a instituição e suas relações com o sucesso académico.
- Solvência financeira dos sistemas de pensões da União EuropeiaPublication . Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos
- Estudo de adaptação e validação das The Mehrabian Self-Esteem (MSE) and Optimism-Pessimism (MOP) ScalesPublication . Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos BatistaO presente trabalho visa apresentar o processo de tradução e adaptação para a língua portuguesa das The Mehrabian Self-Esteem and Optimism-Pessimism Scales (Mehrabian, 1998), bem como respectivas propriedades psicométricas. Depois de traduzidas e submetidas a um processo de validação linguística, as escalas foram administradas a 1283 estudantes dos quatro anos do curso de Licenciatura em Enfermagem, no ano lectivo de 2007/2008, em cinco Escolas Superiores de Saúde. A análise factorial revelou uma solução considerada satisfatória, semelhante à do autor da escala, sendo plausível a hipótese de unidimensionalidade proposta pelo mesmo. Os valores encontrados na análise de consistência interna foram satisfatórios (alfa de Cronbach de .78 para a Escala de Auto-Estima; .83 para a Escala de Optimismo-Pessimismo). A versão portuguesa das escalas mostrou ter características psicométricas idênticas à versão original, permitindo-nos afirmar que as mesmas constituem instrumentos válidos para a avaliação da auto-estima e do optimismo-pessimismo no contexto português.
- A violência de género na relação de namoro em estudantes do ensino superior : práticas e comportamentos de violênciaPublication . Dixe, Maria dos Anjos; Rodrigues, Ana Luísa; Freire, Cláudia; Rodrigues, Guida; Fernandes, Mariana; Dias, TâniaNo namoro frequentemente o tipo de comportamento abusivo utilizado pelo agressor jovem tende a ser atribuído pelas vítimas a comportamentos passageiros e não identificado como condutas violentas (Barilari, 2007). Este estudo quantitativo visa determinar a prevalência de comportamentos de violência na relação de namoro e comparar as práticas e comportamentos de violência em estudantes do ensino superior consoante o género. Foi aplicado um questionário a 240 estudantes do ensino superior que mantêm ou mantiveram uma relação de namoro constituído por características sociodemográficas; prevalência e caracterização da violência; caracterização da relação de namoro; conhecimentos sobre o tipo e consequências da violência e Práticas e comportamentos de violência no namoro. Fizeram parte do estudo 12,1% (29) rapazes e 86,7% (208) raparigas. 1,3% (3) de rapazes e 7,9% (18) de raparigas foram vítimas de violência. Apesar de pouco frequentes verificaram-se diferenças significativas entre as práticas e comportamentos de violência entre rapazes e raparigas.
- Un índice de desarrollo turístico basado en el ciclo de vida de un destinoPublication . Coelho, Júlio Alberto SilvaO turismo tem sido apresentado como a solução para os diferentes problemas do desenvolvimento dos destinos. Contudo, para além de conter um conjunto de mitos relacionados com os seus conceitos e aplicações, também os seus impactos se têm revelado de difícil medição, devido à grande variedade de variáveis que abrange e pela complexidade das relações entre essas mesmas variáveis. Apesar disso, o modelo de desenvolvimento que tem sido mais utilizado, para explicar a evolução dos destinos, é o modelo proposto por Richard Butler (1980), designado de Tourism Area Life Cycle – TALC. Este modelo tem sido aceite para descrever a evolução do desenvolvimento dos destinos turísticos, mas tem sido objecto de críticas pela sua não normalização e determinismo, fragilizando-se como ferramenta de apoio à decisão. As escolhas das diferentes estratégias de desenvolvimento dos destinos turísticos, não têm considerado as fases do seu ciclo de vida em que se encontram esses destinos, levando a dificuldades na sua implementação e a resultados nem sempre de acordo com o esperado e o desejado. Num mundo cada vez mais competitivo, o contexto de concorrência internacional, deve ser considerado para se apurar a fase do ciclo de vida de um destino. Desta forma, podemos determinar um indicador complexo (Índice de Desenvolvimento Turístico - IDT), que identifique a fase do ciclo de vida em que se encontra um destino turístico, onde os factores “condições turísticas”, “população residente” e “turistas estrangeiros”, assumem um papel fundamental neste contexto. Os resultados obtidos, através de valores simulados, permitem apurar os ângulos correspondentes às inclinações das rectas tangentes à curva nos pontos de mudança das fases do ciclo de vida. Desta forma, identificadas as fases do ciclo de vida em que se encontra um destino turístico num contexto concorrencial, mais facilmente se torna a escolha das estratégias a seguir.