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- Fatores que promovem a Felicidade no Trabalho: estudo de uma empresa do setor tecnológicoPublication . Vrieze, Stefani Vieira de; Ribeiro, Neuza Manuel PereiraO presente relatório surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, desenvolvido durante cinco meses, numa empresa do setor TI sediada no distrito de Leiria. Neste relatório, e de acordo com os interesses individuais e da empresa facilitadora do estágio, foi analisada a temática da Felicidade no Trabalho, mais concretamente, os seus fatores promotores. A Felicidade no Trabalho, sendo um conceito de cariz subjetivo e complexo, torna-se um grande desafio para as práticas de gestão de recursos humanos. A sua existência é fundamental para o desempenho, produtividade e motivação do colaborador, isto é, para o sucesso organizacional. Assim, é importante que as empresas tenham a capacidade de criar e implementar estratégias de felicidade no contexto laboral. Para a realização deste estudo, foi elaborada uma revisão de literatura que permitiu um aprofundamento do conhecimento sobre a temática em análise. Após o seu desenvolvimento, foram efetuadas 15 entrevistas a colaboradores da entidade de acolhimento, utilizando-se uma metodologia qualitativa na medida em que se recorreu à entrevista semiestruturada para obtenção de resultados. As conclusões obtidas através da análise de conteúdo às entrevistas realizadas permitem alargar o conhecimento teórico da temática da felicidade no trabalho que ainda se encontra em desenvolvimento. Pretende-se assim, contribuir para o planeamento e implementação de algumas estratégias organizacionais promotoras de felicidade no trabalho, dado o seu impacto positivo tanto na vida organizacional como na vida pessoal do colaborador. Nesse sentido, são apontados diversos fatores que proporcionam felicidade em contexto laboral, assim como identificados os constrangimentos e desafios que dificultam a sua existência nas organizações. Por fim, a experiência vivida no estágio curricular foi positiva, uma vez que permitiu desenvolver competências que são essenciais para o mundo empresarial. No seu decorrer, várias foram as competências desenvolvidas, sobretudo comunicacionais, de organização e orientação.