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Práticas de Recursos Humanos para Retenção de Talento na Indústria Portuguesa de Moldes

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Portugal é dos países com maior dificuldade em recrutar profissionais onde oito em cada dez empresas sente dificuldade no processo de recrutamento;1 a escassez de talentos é real, sobretudo em setores especializados, como é o da Indústria de Moldes. O recrutamento de talentos para a Indústria pode ser difícil de realizar cumprindo os timings que as empresas ambicionam; esta Indústria é marcada pelos curtos prazos de entrega do molde o que acaba por se traduzir numa grande exigência em todo o processo produtivo, que em nada pode falhar pois caso contrário, ultrapassam-se os prazos estipulados com os clientes na fase inicial dos projetos. O facto de a Indústria ser tão especializada, porque efetivamente requer conhecimentos técnicos específicos, deve colocar as organizações a refletir sobre a adoção de práticas para reterem os seus talentos, na medida em que o seu recrutamento se torna cada vez mais difícil; um departamento de Recursos Humanos, estando maioritariamente ligado às necessidades dos colaboradores, apoiado pela Administração, pode (e deve) propor iniciativas/medidas que, de alguma forma, proporcionem satisfação aos colaboradores e que, consequentemente, se possam traduzir na retenção de colaboradores. O objetivo primordial desta investigação é entender o principal motivo que leva um colaborador a permanecer numa empresa de moldes; a resposta a esta questão vai permitir compreender qual pode ser o papel de um departamento de RH na retenção para além de tornar possível identificar se algumas das práticas de RH (Acolhimento e Integração, Formação e Desenvolvimento, Remunerações e Benefícios e Employer Branding e Cultura Organizacional foram as eleitas para a presente investigação) impactam na vontade de permanecer numa empresa. Para este efeito, procedeu-se à recolha de dados secundários e primários, tendo sido estes últimos recolhidos através da realização de entrevistas semiestruturadas, em empresas de moldes localizadas entre Leiria e Marinha Grande. No total, obtiveram-se 26 entrevistas, que foram analisadas através do programa MAXQDA (Max Qualitative Data Analysis Software). Através dos dados obtidos, foi possível retirar conclusões que podem ajudar as empresas na construção da estratégia de satisfação e retenção de colaboradores da indústria a fim de aumentar o sucesso destas métricas num momento em que o mercado de trabalho se encontra muito estagnado.

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Escassez de talentos Indústria de Moldes Departamento de Recursos Humanos Satisfação de colaboradores Retenção de colaboradores Práticas de Recursos Humanos

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