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CICS.NOVA.IPLeiria - Comunicações em Conferências com publicação em Atas

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  • Avaliação do programa de inclusão no Ensino Superior: Estudo de caso no Politécnico de Leiria
    Publication . Vicente, Luís; Pocinho, Ricardo; Migueláñez, Susana Olmos
    “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” (ONU, 1948). A Declaração Universal dos Direitos Humanos coloca todo e qualquer ser humano em pé de igualdade em relação a direitos e deveres, inclusive “…o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito” (ONU, 1948). A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a partir do ano letivo 2017/2018 iniciou uma investigação à evolução dos estudantes com necessidades específicas (ENE) nas instituições de ensino superior (IES). O aumento gradual do número de estudantes é a consequência do reconhecimento de que o acesso à educação superior é um direito de todos (Rodrigues, 2004) e a formação académica é basilar para a formação profissional e a empregabilidade (Correia, 2019). Este estudo surge como uma investigação de avaliação aplicada sobre um caso particular: o Projeto 100% IN® do Politécnico de Leiria que iniciou o seu desenvolvimento em setembro de 2018, numa parceria entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira (IPAV). Estas parcerias entre as duas instituições resultaram num projeto-piloto, único em Portugal que pretende contribuir para a integração e inclusão dos estudantes com necessidades específicas nas instituições de ensino superior.
  • Língua Gestual e Filmes de animação - Cruzamento de Arte e Cultura em Prol da Inclusão.
    Publication . Rodrigues, Andreia; Sousa, Joana; Fragata, Nuno
    O trabalho apresentado surge no âmbito do desenvolvimento de uma dissertação decorrente no mestrado em Comunicação Acessível, abarcando temáticas como “Inclusão pelas artes e cultura”, “Tecnologia da informação para a Inclusão” e “Comunicação Acessível”. O presente resumo irá explicitar a importância de pensarmos o cinema de animação como potenciador de inclusão da comunidade Surda, promovendo o Deaflore no público Surdo24 e, simultaneamente, apresentar um produto que possa mostrar uma das línguas reconhecidas no nosso país, despertando curiosidades e sensibilizando para uma forma de expressão diferente. Este estudo pretende culminar num guião orientador sobre como criar desenhos animados se expressem em Língua Gestual e ambiciona um protótipo experimental de uma curtametragem com vista à replicação do mesmo.
  • A antropologia da educação: Diálogos, mediações e processos de tradução cultural
    Publication . Vieira, Ana; Vieira, Ricardo
    A Antropologia, enquanto campo disciplinar que procura estudar as sociedades e culturas a partir das suas próprias racionalidades, encontra na tradução cultural uma via fundamental para a sua constituição como ciência. A Antropologia da Educação, particularmente, preocupada em estudar processos de aprendizagem e de ensino-aprendizagem, seja na escola seja na escola da vida, serve-se da mediação intercultural, mediação socioeducativa quando aplicada a contextos educativos, um processo para o necessário go between, o fundamental “ir e vir” entre margens culturais habitadas por ensinantes e aprendentes, entre epistemologias diferenciadas, e por todos quantos querem, efetivamente, comunicar. Esta pedagogia da mediação intercultural procura, essencialmente através da escuta ativa, uma escuta com o coração, que pretende, além do ouvir, juntar o observar, a par de outras formas de recolha antropológica, uma compreensão/ação educativa-cultural com as racionalidades dos sujeitos, grupos e culturas, o que implica uma interpretação cultural, uma comunicação bilateral e uma tradução cultural. Nesta comunicação, recorrendo a exemplos práticos de contextos etnográficos portugueses, exploraremos estas pedagogias antropológicas em que mediar é, acima de tudo, traduzir. A mediação socioeducativa, uma antropologia da educação aplicada, surge aqui como uma estratégia de construção de pontes e trânsitos entre pessoas, diferentes pontos de vista e fronteiras culturais, contributo para a construção de sociedades mais interculturais.
  • Teaching portuguese to chinese students: comparative study between remote and in person teaching in a language immersion context
    Publication . Mangas, Catarina
    The Bachelor of Social Sciences in Sino-Lusophone Trade Relations aims to provide students with knowledge in the areas of Law, Management, Economics and Trade between China and Portuguesespeaking countries. The course is also expected to promote Portuguese language skills and an understanding and respect for their culture. In order to successfully achieve these goals, the students' linguistic and cultural immersion was considered a benefit to their training. Therefore, a protocol was established between the Macao Polytechnic University and the Polytechnic of Leiria, so the second year of the course could take place in Leiria, Portugal. However, there was a particularly challenging period for all members of the educational community, since, taking into account the contingency measures arising from the COVID-19 pandemic, the teaching and non-teaching activities took place in a distance format, namely in the academic years of 2020-2021 and 2021-2022. The research analyses the activities developed in the different teaching modalities and the results obtained by the students, in a comparative logic. The study has shown that remote teaching practices has made the implementation of some pedagogical actions more complex or, in some cases, impossible. Nevertheless, efforts were made to find alternatives that would provide the students with rich training moments that would contribute to the increase of their knowledge in the areas of specialty and proficiency in the Portuguese language.
  • A leitura da poesia de Francisco Rodrigues Lobo por Afonso Lopes Vieira
    Publication . Nobre, Cristina
    Afonso Lopes Vieira fez a receção literária da poesia de Francisco Rodrigues Lobo para o século XX, numa antologia com intenção de o colocar num lugar cimeiro da literatura portuguesa. Comparação entre a posição antissistema e dissimulada de Lopes Vieira e a de Rodrigues Lobo. Estudo das escolhas/seleções feitas entre a trilogia novelística e as éclogas, e seu potencial significado. O “Prefácio” da antologia, bem como as notas manuscritas a ele destinadas, como um dos primeiros exemplos de crítica literária reabilitadora.
  • Poesia: arte difícil ou inútil?
    Publication . Nobre, Cristina
    Trinta estudantes chineses foram submetidos à leitura e à audição de poemas vários de Sophia de Mello Breyner Andresen e foi-lhes pedido que memorizassem um à sua escolha e fizessem um podcast para partilhar com os colegas.
  • Teachers’ adaptation to technologies during the pandemic by COVID-19
    Publication . Afonso, Paulo; Trindade, Bruno; Santos, Domingos; Pocinho, Ricardo; Silveira, Paulo; Silva, Pedro
    This crisis that our society faced, due to the pandemic COVID-19, had implications not only in the social relationship of human beings, but also in terms of the School and families with school children and young people. From the outset, the School had to quickly devise an intervention plan that would prove effective with regard to the learning of its students. On the other hand, families also had to replan their lives so that, at home, they could collaborate with the School in supporting children and young people in dealing with everything that was asked for them exclusively through Technology. Teachers with less training in the field of Educational Technology, had to, in record time, modify their entire methodological intervention plan with their students, using a wide range of technological instruments, always aiming at learning of these, using technologies, and the use of digital platforms appears more quickly and instantly in a more consistent and permanent way, with a view to responding to the consequences that this pandemic has placed on the school community.The questionnaire was distributed using the Google Forms platform between 14 and 31 May 2020. The representative sample of the study subjects is composed of 536 questionnaires answered and validated, which taking into account the universe of teachers in Portugal, represents an actual assumed error of 4.23%.
  • Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais na formação superior em inclusão
    Publication . Mangas, Catarina; Sousa, Jenny
    Estudar a inclusão implica conhecer e explorar diversas áreas do conhecimento em função das relações e intercâmbios entre pessoas, grupos e organizações sociais. O Mestrado em Comunicação Acessível do Politécnico de Leiria (Portugal), ao olhar de forma holística para o indivíduo, procura aproximar os estudantes da realidade com que se confrontarão na sua vida profissional, apresentando uma panorâmica abrangente das perspetivas sob as quais se podem abordar questões de deficiência em todos os domínios da vida pessoal e social. Para o efeito, procura-se adotar, nas suas Unidades Curriculares, práticas de ensino-aprendizagem que permitam a exploração, reflexão e análise de problemas e cenários reais. O artigo apresenta o caso concreto da Unidade Curricular de Inclusão na Educação, Profissão e Lazer, em que, a partir dos conhecimentos teóricos adquiridos, se espera que os estudantes possam identificar as necessidades de pessoas que apresentam os quatro domínios da deficiência (motora, intelectual, auditivo e visual) e as condicionantes dos contextos que frequentam, delineando possíveis soluções. Este trabalho é realizado em pequenos grupos e tem por base um relatório descritivo das funções e estruturas do corpo, das atividades e participação e dos fatores ambientais inerentes a um jovem trabalhador-estudante que apresenta deficiência. A partir deste documento, pretende-se simular um serviço de consultoria técnico-científica que envolva profissionais de diversas áreas, tendo por base a legislação nacional e as normas internacionais que regulamentam os direitos e os deveres da pessoa com deficiência no âmbito da educação, da inclusão no mercado de trabalho e no acesso à cultura e ao lazer.
  • A pessoa com deficiência como sujeito holístico: um olhar multi, inter e transdisciplinar
    Publication . Mangas, Catarina; Sousa, Jenny
    A deficiência não pode ser estudada como uma área independente ou como uma incapacidade biológica que condiciona a vida de alguns sendo, portanto, necessariamente limitativa. Não é, neste sentido, possível abordar a deficiência sem considerar a pessoa que tem essa característica específica, enquanto sujeito ativo e cidadão de pleno direito. Por outro lado, o direito à participação implica olhar para a sociedade como um dos elementos que contribui para melhorar ou dificultar a funcionalidade do corpo humano no seu contexto social. A inclusão implica, portanto, considerar os fatores biológicos, psicológicos e sociais da pessoa com deficiência, o que pressupõe investir em ações que estimulem as competências dos sujeitos e criem oportunidades para que estes possam desenvolver o seu potencial máximo. Essas ações são tanto mais profícuas quanto maior for a relação entre as áreas científicas envolvidas na intervenção/reabilitação do sujeito, devendo as equipas de profissionais apostar na vinculação e relação entre os seus conhecimentos. A transdisciplinaridade, mais do que a multidisciplinaridade ou a interdisciplinaridade é, portanto, uma mais valia por sustentar práticas que têm em conta o sujeito e a sua individualidade, mas também tudo o que, sendo exterior a ele, o influencia, considerando-o e respeitando-o holisticamente.