CICS.NOVA.IPLeiria - Comunicações em Conferências com publicação em Atas
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- Acessibilidade cultural a partir das experiências de museus do Brasil e de PortugalPublication . Negreiros, Dilma de Andrade; Sousa, Jenny Gil; Freire, Carla Sofia CostaO presente artigo tem por objetivo apresentar a Grade de Análise para Acessibilidade em Ambientes Culturais, resultante da investigação realizada em museus do Brasil e de Portugal. A pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado em Comunicação Acessível da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria/Portugal, a partir do cruzamento da literatura científica com os resultados do trabalho empírico, oriundo das experiências de experts responsáveis por projetos de acessibilidade, nos ambientes culturais pesquisados. Para tanto, objetivou-se disponibilizar diretrizes que possibilitem a iniciação do processo de acessibilidade em qualquer ambiente cultural que reconheça-se como promotor e potencializador de cidadania cultural.
- Acessibilidade dos equipamentos hoteleiros: perceções dos clientesPublication . Sousa, Jenny; Mangas, CatarinaA acessibilidade na prestação de serviços hoteleiros tem vindo a assumir uma importância cada vez maior, deixando de ser encarada como uma obrigação, mas antes como uma oportunidade de rentabilização e uma vantagem competitiva. Na verdade, as unidades hoteleiras têm consciência de que o segmento do mercado associado ao turismo acessível está a crescer significativamente, salientando-se como uma oportunidade de negócio que não deve ser menosprezada. Conscientes de que a capacidade de atração dos lugares passa, cada vez mais, pela forma como estes podem ser utilizados por todos, os hotéis veem no conceito de acessibilidade transversal uma oportunidade de valorização. Este conceito, o de acessibilidade transversal, tem sido particularmente usado nas áreas do turismo/cultura e traduz-se na identificação de soluções que sejam úteis ao maior número de pessoas possível, ao invés de adaptações específicas para determinado grupo de pessoas (com ou sem deficiência), que só sirvam alguns. Intimamente relacionado com o conceito de desenho universal, a acessibilidade transversal pode ser menos dispendiosa e mais lucrativa, por não implicar diversas soluções formuladas em função dos destinatários, mas apenas uma solução. Desta forma, é assegurado a todos os clientes um maior nível de autonomia na utilização das diversas valências da unidade hoteleira, no pressuposto de que quanto maior for o grau de independência, maior será a satisfação. Com este trabalho pretendemos discutir a importância da acessibilidade nos equipamentos hoteleiros e conhecer as soluções de acessibilidade mais indicadas em plataformas de apoio às pessoas que procuram espaços de alojamento inclusivos.
- Acessibilidade no turismo e hotelaria: desafios contemporâneosPublication . Sousa, Jenny; Mangas, CatarinaNa sociedade contemporânea, o turismo detém uma ligação muito estreita com a realização pessoal e o bem-estar dos indivíduos, convertendo-se numa prática social e cultural, que movimenta milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, e apesar da crescente democratização, este fenómeno ainda não é para Todos. São muitos os cidadãos que pelas suas caraterísticas e incapacidades se veem impossibilitados de usufruir, de forma equitativa, dos espaços e dos equipamentos turísticos, designadamente hoteleiros. Neste exercício de massificação do turismo, as pessoas com deficiência surgem enquanto segmento do mercado ainda pouco contemplado, mas cada vez mais emergente e exigente. Com efeito, as pessoas com deficiência procuram um nível de autonomia cada vez maior e, neste quadro, as unidades hoteleiras veem-se perante um novo paradigma que as desafia, dentro daquilo que é também a rentabilidade financeira e o aumento de valor, a criar ambientes integradores e seguros que possam ser utilizados por todas as pessoas, na sua maior extensão possível. Falamos, pois, da criação de ambientes que respeitem os princípios do Desenho Universal, que no contexto da hotelaria diz respeito a muito mais do que a simples adaptação de espaços físicos para pessoas com deficiência, mas antes ao planeamento de todos os aspetos da vida do hotel. Face ao exposto, com este trabalho, pretendemos realizar uma reflexão teórica que, cruzada com uma análise de natureza mais prática, estimule o debate e aumente o conhecimento sobre a importância do Desenho Universal no âmbito de uma hotelaria realmente para Todos, numa perspetiva de oportunidade de rentabilização e vantagem competitiva.
- A antropologia da educação: Diálogos, mediações e processos de tradução culturalPublication . Vieira, Ana; Vieira, RicardoA Antropologia, enquanto campo disciplinar que procura estudar as sociedades e culturas a partir das suas próprias racionalidades, encontra na tradução cultural uma via fundamental para a sua constituição como ciência. A Antropologia da Educação, particularmente, preocupada em estudar processos de aprendizagem e de ensino-aprendizagem, seja na escola seja na escola da vida, serve-se da mediação intercultural, mediação socioeducativa quando aplicada a contextos educativos, um processo para o necessário go between, o fundamental “ir e vir” entre margens culturais habitadas por ensinantes e aprendentes, entre epistemologias diferenciadas, e por todos quantos querem, efetivamente, comunicar. Esta pedagogia da mediação intercultural procura, essencialmente através da escuta ativa, uma escuta com o coração, que pretende, além do ouvir, juntar o observar, a par de outras formas de recolha antropológica, uma compreensão/ação educativa-cultural com as racionalidades dos sujeitos, grupos e culturas, o que implica uma interpretação cultural, uma comunicação bilateral e uma tradução cultural. Nesta comunicação, recorrendo a exemplos práticos de contextos etnográficos portugueses, exploraremos estas pedagogias antropológicas em que mediar é, acima de tudo, traduzir. A mediação socioeducativa, uma antropologia da educação aplicada, surge aqui como uma estratégia de construção de pontes e trânsitos entre pessoas, diferentes pontos de vista e fronteiras culturais, contributo para a construção de sociedades mais interculturais.
- Ao ritmo dos estilos musicais Rock e Clássico - um estudo de caso com quatro crianças do 1.º CicloPublication . Faria, Sara; Milhano, Sandrina
- Avaliação do programa de inclusão no Ensino Superior: Estudo de caso no Politécnico de LeiriaPublication . Vicente, Luís; Pocinho, Ricardo; Migueláñez, Susana Olmos“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” (ONU, 1948). A Declaração Universal dos Direitos Humanos coloca todo e qualquer ser humano em pé de igualdade em relação a direitos e deveres, inclusive “…o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito” (ONU, 1948). A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a partir do ano letivo 2017/2018 iniciou uma investigação à evolução dos estudantes com necessidades específicas (ENE) nas instituições de ensino superior (IES). O aumento gradual do número de estudantes é a consequência do reconhecimento de que o acesso à educação superior é um direito de todos (Rodrigues, 2004) e a formação académica é basilar para a formação profissional e a empregabilidade (Correia, 2019). Este estudo surge como uma investigação de avaliação aplicada sobre um caso particular: o Projeto 100% IN® do Politécnico de Leiria que iniciou o seu desenvolvimento em setembro de 2018, numa parceria entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira (IPAV). Estas parcerias entre as duas instituições resultaram num projeto-piloto, único em Portugal que pretende contribuir para a integração e inclusão dos estudantes com necessidades específicas nas instituições de ensino superior.
- A banda desenhada como estratégia pedagógica em contexto de 1.º ciclo.Publication . Santos, Tatiana; Milhano, Sandrina
- A canção na integração pedagógica da Música no 1.º Ciclo do Ensino Básico um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridadePublication . Marques, Diana; Milhano, Sandrina
- Comunicação Acessível nas Grutas da MoedaPublication . Castelini, Alessandra Lopes De Oliveira; Sousa, Célia; Vicente, Luís; Silva, DeniseO presente trabalho pretende partilhar a prática educativa desenvolvida no Centro de Recursos para a Inclusão Digital – CRID em parceria com as Grutas da Moeda na utilização de folhetos acessíveis em Braille, linguagem pictográfica e escrita fácil.
- Construção cidadã em contexto escolar: contributos do projeto de voluntariado "Dá de ti!"Publication . Sousa, Jenny; Fontes, AnaAcontecendo em todos os contextos de vida, a educação é um elemento cada vez mais indispensável para o ser humano enfrentar os desafios da contemporaneidade e do futuro. Neste contexto, cabe também às instituições educativas consolidar as suas práticas, de forma a garantir a possibilidade ao indivíduo de realizar percursos de aprendizagem capazes de o preparar para a sua integração nas diversas dinâmicas sociais, e, simultaneamente, para a humanização das relações, a consolidação da paz, da liberdade e da justiça social. Assim, partindo destes pressupostos, foi realizado um estudo exploratório, de natureza quantitativa, tendo como principal objetivo conhecer os impactos que o projeto de voluntariado “Dá de Ti!”, desenvolvido numa escola profissional da zona centro de Portugal, teve nos alunos que participaram ativamente na iniciativa. Os resultados permitem-nos perceber que o mesmo tem implicações nos alunos, quer no seu “self”, quer na forma como se posicionam enquanto futuros cidadãos.