CICS.NOVA.IPLeiria - Livro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CICS.NOVA.IPLeiria - Livro by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- Educação social e mediação socioculturalPublication . Vieira, Ana Maria
- Pedagogias de mediação intercultural e intervenção socialPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José; Vieira, Ana Maria; Silva, Pedro; Margarido, CristóvãoEste livro resulta da compilação de alguns textos escritos na continuidade de comunicações apresentadas no Ciclo de Conferências de Mediação e Intervenção Social, iniciado em 2014, e organizado pelo Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social (MIIS), Licenciatura de Serviço Social, Curso de Especialização Tecnológica em Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário, Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Social e Comunitária e Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), bem como de textos escritos pelos docentes do MMIIS, que mostram a sua investigação na área e disponibilizam, assim, recursos pedagógicos próprios para os estudantes. Os textos que se seguem prendem-se, justamente, com a investigação que, paralelamente, fomos fazendo na área das migrações, educação intercultural, mediação intercultural e sociopedagógica, pedagogia social e educação social, serviço social e identidades profissionais, assim como com a investigação dos convidados nacionais e internacionais que muito nos honram em juntar à nossa pesquisa as suas reflexões e investigações sobre Pedagogia Social (José António Caride), Educação Intercultural e Mediação Sociopedagógica (Américo Peres), Indisciplina e Bullying na escola (João Amado e Cristina Vieira) e Acolhimento Familiar (Paulo Delgado).
- Pedagogia social, mediação intercultural e (trans)formaçõesPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo
- Empreender 2020: o regresso de uma geração preparada: diagnóstico de situação atual. Modelo prospetivo de desenvolvimentoPublication . Marques, José Carlos; Góis, Pedro; Pinho, Filipa
- Conceções e Práticas de Mediação Intercultural e Intervenção SocialPublication . Vieira, Ana; Marques, José; Vieira, Ricardo; Silva, Pedro; Margarido, Cristóvão
- Patrimónios culturais: religião, espaço, turismo, cultura, literaturaPublication . Magalhães, Fernando Paulo Oliveira; Santos, Maria da Graça Mouga Poças; Harvey, David Allen; Mercado-Harvey, Alicia
- Da Mediação Intercultural à Mediação ComunitáriaPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão
- Reflexões sobre Património e Intervenção ArtísticaPublication . Magalhães, Fernando Paulo Oliveira; Sousa, Jenny; Lopes, Maria de São Pedro
- Discriminação no recrutamento e acesso ao mercado de trabalho de imigrantes e portugueses de origem estrangeiraPublication . Marques, José Carlos Laranjo; Góis, Pedro; Valadas, Carla; Leite, Ana; Nolasco, Carlos
- Livro de Resumos Partilha de Práticas 2019: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico de LeiriaPublication . Pereira, Isabel; Ramalho, Sónia; Alexandre, Marta Filipe; Lopes, Maria de São Pedro; Kowalski, Maria; Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Oliveira, Paulo; Lobão, Catarina; Serrano, LuisDesde o ano letivo 2012/2013, o Politécnico de Leiria organiza um evento anual que visa a partilha de boas práticas promovidas pelos seus docentes, nos vários ciclos de ensino. Inicialmente, foi dado destaque às práticas pedagógicas decorrentes do regime a distância. Contudo, como os ciclos de formação significam mudança, melhoramento e abrangência, no ano letivo de 2015/2016, foram organizadas, em colaboração com os Conselhos Pedagógicos das cinco escolas, as Jornadas Pedagógicas que visam promover a partilha de experiências e a reflexão em torno das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, em ambos os regimes de ensino – presencial e a distância. Em 2018/2019, foi lançado o desafio de criar um livro de resumos das práticas partilhadas no evento, intitulado “3T´s - Teachers Teaching Teachers”, para uma maior disseminação da qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido na nossa instituição. Em cada partilha estão histórias e reflexões que cada docente escolheu apresentar, evidenciando dimensões pedagógicas, científicas, metodológicas, organizacionais, relacionais e pessoais. Neste documento estão compilados, apenas, os resumos submetidos pelos docentes, em formulário próprio, não constando todas as práticas partilhadas no evento. Se em cada uma das Jornadas Pedagógicas os momentos de partilha acabam, ficam disponíveis, para cada docente, ferramentas para explorar e construir novas formas de ensinar e de fazer aprender.
