ESTG - Mestrado em Finanças Empresariais
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- Avaliação de Empresas e Marcas: Aplicação a um Clube de FutebolPublication . Mendes, Tiago José Remígio; Jorge, Maria João da Silva; Pereira, Ana Margarida Gabriel Gonçalves PereiraA avaliação de empresas e de marcas no mundo do futebol é fundamental para o sucesso desportivo e financeiro. Estas avaliações influenciam decisões estratégicas, atraem investidores e patrocinadores e contribuem para a estabilidade financeira dos clubes. Por isso, compreender o valor intrínseco de uma empresa e de uma marca capacita todos os stakeholders a fazerem escolhas estratégicas mais informadas. A presente dissertação tem como principal objetivo a avaliação do Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD, posicionado no setor de atividades de clubes desportivos. Com esse intuito, e por forma a fornecer uma base sólida para decisões de investimento, pretendese entender qual o valor intrínseco do clube, recorrendo-se a modelos de avaliação de empresas e de marcas. Acresce ainda que as avaliações foram feitas à data de 30/06/2023, pelo que qualquer acontecimento que tenha acontecido depois desta data não foi considerado neste trabalho. Numa primeira parte é estudada a temática da avaliação de empresas utilizando o reputado DCF, tendo-se optado pelo método do custo médio que utiliza o fluxo de caixa livre, uma vez que se pretende não só obter o valor do capital próprio, mas também o valor da entidade. Para complementar esta análise, recorreu-se ao modelo multivariável de Markham, evidenciado como o modelo ideal para avaliar clubes de futebol. No que diz respeito à segunda temática, a avaliação de marcas, utilizou-se o modelo do rendimento, mais concretamente o método do royalty relief, uma vez que o clube paga royalties pela utilização da marca. Posteriormente, para se obter mais rigor na análise, utilizou-se o modelo de mercado, sendo o múltiplo escolhido o P/S ratio. O estudo é concretizado com uma recomendação de venda/compra, sustentada pela análise dos resultados obtidos, tanto na avaliação do clube como da marca.
- A Utilização de Modelos Diversos de Cálculo do Custo de Capital na Avaliação de uma Pequena e Média Empresa: Estudo de CasoPublication . Gomes, António Manuel Bernardino Barbeiro; Jorge, Maria João da Silva; Pereira, Ana Margarida Gabriel GonçalvesEste trabalho tem como principal objetivo a avaliação de uma pequena e média empresa portuguesa, a empresa “ABC”. A análise especializa-se mais no cálculo do custo de capital, para o qual têm de ser tidas em conta as caraterísticas próprias de uma pequena e média empresa. Para a avaliação da empresa, utilizou-se o método dos fluxos de caixa descontados, método este que é concetualmente aceite como o mais correto por vários autores. Dentro deste método, privilegiou-se a utilização do método do custo médio para determinar o valor intrínseco da empresa em avaliação. Para prever o fluxo de caixa no momento da avaliação, foram utilizados dois métodos distintos. Primeiro, a abordagem mais comum, onde se calcularam os fluxos de caixa livre do período previsional mediante a utilização da taxa de crescimento geométrica do volume de negócios da empresa. Por último, procurou-se implementar outra abordagem, mais recentemente enunciada na literatura, onde os fluxos de caixa livre previsionais foram obtidos por meio de um modelo de regressão com base nos resultados líquidos históricos da empresa. O modelo de previsão foi elaborado com base em dados financeiros de empresas portuguesas do mesmo setor (fabricação de moldes metálicos) para o período de 2017 a 2022. Para o cálculo do custo de capital próprio utilizaram-se três modelos distintos, com o intuito de compararmos os resultados obtidos por cada modelo, concretamente o seu impacto na avaliação final da empresa. Utilizou-se o modelo Capital Asset Pricing Model (CAPM), com as modificações sugeridas por Damodaran (2014), o modelo proposto pela Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas (AECA), conforme Rojo-Ramírez et al. (2012), e o modelo Build-Up proposto por Ibbotson, conforme Ballwieser e Wiese (2010). Estes modelos surgem como alternativa ao amplamente reconhecido modelo CAPM, devido à sua inaptidão para ser utilizado em empresas não cotadas pela ausência de um beta de mercado. Por um lado, a avaliação da empresa "ABC" constitui uma análise importante para melhorar a tomada de decisão no seio da empresa. Por outro lado, as abordagens utilizadas para a avaliação desta empresa, que é uma PME, constituem linhas de orientação importantes para o desenvolvimento destes processos pelos analistas financeiros.
- Impacto do governo das sociedades no valor da marca corporativaPublication . Silva, Viviana Pedrosa; Costa, Magali Pedro; Febra, Lígia Catarina MarquesO impacto do governo das sociedades no valor da marca corporativa tem sido alvo de estudo na literatura. Estudar o impacto de governo das sociedades no valor da marca é fundamental, porque as políticas de governo das sociedades desempenham um papel central na reputação e no desempenho de uma empresa, ou seja, com um governo das sociedades eficiente, a empresa pode atrair investimentos, fidelizar clientes e criar valor a longo prazo (Zahoor et al., 2023). Desta forma, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar o impacto das políticas de governo das sociedades no valor da marca corporativa. Para tal, é utilizada uma amostra com dados em painel composta por 74 empresas no período de 2018 a 2022. A variável dependente é o valor da marca corporativa medida através do ranking das 500 maiores marcas da Brand Finance e a variável independente é o governo das sociedades medida através de subvariáveis, dados que se retiraram da base de dados DataStream Eikon. Os dados das variáveis de controlo também foram obtidos através da base de dados DataStream Eikon. Analisou-se a relação entre as variáveis através da correlação de Spearman e pela estimação do modelo de efeitos fixos. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que o impacto entre as políticas de governo das sociedades e o valor da marca corporativa, não é igual para todas as variáveis. A análise de correlação revelou que apenas a pontuação dos acionistas apresenta uma correlação positiva, e significativa, com o valor da marca corporativa. O resultado da estimação do modelo por efeitos fixos indicou que o valor da marca corporativa é influenciado positiva e significativamente pela dimensão do conselho. A relevância deste estudo reside na compreensão de como as políticas de governo das sociedades influenciam o valor da marca, um dos ativos intangíveis de uma empresa. Ao investigar esta relação, é possível identificar como a transparência, a responsabilidade e a estrutura organizacional impactam a perceção do mercado e a confiança dos stakeholders (Komath et al., 2023; Mishra, 2018). Isto oferece bases para gestores e investidores sobre a importância de adotar políticas de governo das sociedades, não apenas para melhorar o desempenho financeiro, mas também para fortalecer a imagem e a competitividade da empresa a longo prazo.
- A Relação Entre a Diversidade de Género nos Conselhos de Administração e o Valor da Empresa: Estudo Aplicado a Empresas do Índice STOXX Europe 600Publication . Carreira, Vitória Carnide; Jorge, Maria João da Silva; Duarte, Elizabete Fernanda MendesQual o impacto que a existência de diversidade de género nos conselhos de administração causa nos valores financeiros das empresas? Será que existe sequer algum impacto significativo? Este trabalho procura responder a estas questões sendo o seu principal objetivo analisar a relação entre a diversidade de género nos conselhos de administração e o valor das empresas. Para tal, foram analisadas as rendibilidades semanais de 255 empresas cotadas no índice STOXX Europe 600, desde Janeiro de 2019 a dezembro de 2021, através da metodologia Fama e French (2018), tendo em conta o modelo de seis fatores. Apesar dos valores mostrarem que existe um impacto positivo nos valores financeiros das empresas quando existe mais diversidade de género, os resultados não são conclusivos uma vez que não existe significância estatística nos mesmos.
- Impacto da Reputação Corporativa na Volatilidade das AçõesPublication . Cardoso, Rute Ferreira; Costa, Magali Pedro; Febra, Lígia Catarina MarquesA volatilidade das ações tem um papel crucial nos mercados financeiros, funcionando como um indicador da incerteza dos investidores relativamente à rendibilidade dos seus investimentos (Bhowmik & Wang, 2020; Dai et al., 2020; Vuong et al., 2024). A volatilidade pode ser subdividida entre risco sistemático – associado a fatores de mercado e risco não sistemático – resultante de fatores específicos das organizações, do setor onde as organizações se inserem, de um conjunto de organizações, mas não a totalidade do mercado, e que pode ser eliminado pelos investidores através de uma diversificação adequada da sua carteira de investimentos (Brahmana et al., 2022; Delgado-García et al., 2013; Höge-Junge & Eckert, 2024; Markowitz, 1952; Ruefli et al., 1999). De entre os determinantes específicos da volatilidade, a reputação corporativa pode afetar a perceção dos investidores face às organizações. Nesse sentido, o presente estudo visa por um lado analisar o impacto direto da reputação corporativa na volatilidade das ações e por outro verificar se esta atua como uma variável moderadora no impacto dos fatores de mercado na volatilidade das ações. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado uma amostra com dados em painel, composta por 316 empresas, sediadas em 19 países, para o período compreendido entre 2011 e 2023. A volatilidade das ações foi estimada através do desvio padrão das rendibilidades semanais, enquanto a reputação corporativa foi medida por meio de uma variável dummy que identifica as empresas listadas no ranking Global Reptrak e um grupo de empresas cotadas que não pertencem a este ranking. As variáveis dimensão, endividamento, book-to-market, rendibilidade dos ativos, estabilidade política, taxa de inflação e desemprego, crescimento do produto interno bruto (PIB) per capita e capitalização de mercado foram incluídas no modelo. As hipóteses de investigação foram estimadas através do modelo de efeitos fixos. Os resultados sugerem que a reputação corporativa não tem um impacto direto, estatisticamente significativo, na volatilidade das ações. No entanto, apresenta um efeito moderador de alguns dos fatores de mercado, uma vez que reduz o impacto do PIB na volatilidade das ações e intensifica o impacto da capitalização de mercado na flutuação do preço das ações.
- Análise e Documentação de Processos no Grupo Santos & SmuldersPublication . Alvarez, Diana Vanessa Constante; Simões, Paula Marisa Nunes; Carreira, Pedro Manuel Rodrigues
- Impacto do género na gestão de resultados das empresas portuguesas cotadasPublication . Norte, Diana Rafaela Oliveira; Lisboa, Inês Margarida CadimaA presença das mulheres na direção das empresas está longe de ser igualitária. No entanto, o tema da igualdade de género tem vindo a ganhar destaque ao longo dos últimos anos, sendo cada vez mais debatido, seja por investidores, pela Comissão Europeia e até pelos Governos dos vários países. A igualdade de género nos conselhos de administração fortalece a tomada de decisão, dado que homens e mulheres têm características distintas que se complementam e ajuda a uma liderança mais equilibrada e inovadora. Isto tem impacto no desempenho organizacional, mas também no nível de risco, na transparência de informação e na qualidade da mesma, podendo contribuir para a minimização de práticas de gestão de resultados. O presente estudo pretende analisar o impacto da diversidade de género nos conselhos administrativos na gestão de resultados nas empresas portuguesas cotadas. Para tal foi analisada uma amostra de dados em painel não balanceado, constituída por 33 empresas durante um período de 6 anos (2017-2002). A prática de gestão de resultados foi mensurada pelos accruals discricionários, por ser a forma mais utilizada em estudos anteriores, estimados por dois modelos alternativos: o Modelo de Jones Modificado (1995) e o Modelo Kothari et al. (2005). O género foi medido pela percentagem de mulheres e número total de mulheres no conselho de administração e o número de mulheres independentes. Ainda se incluíram variáveis de controlo de corporate governance e de características específicas das empresas no modelo, que foi estimado utilizado a metodologia de efeitos fixos, por ser a mais adequada. Os resultados obtidos sugerem que a presença feminina nos conselhos administrativos não influencia de forma direta a prática da gestão de resultados das empresas cotadas portuguesas. Contudo, quando alcançada a massa crítica de mulheres no CA (pelo menos 33,3%), o número de mulheres no CA contribui para aumentar as práticas de gestão de resultados. Este resultado contraria conclusões encontradas por outros autores, mas pode resultar do reduzido número de empresas em estudo em que existe esta massa crítica. Os resultados ainda evidenciam que os dois principais determinantes que explicam a gestão de resultados são o valor da empresa e o nível de endividamento. Quanto menor o valor de mercado das empresas e maior o nível de endividamento, maior a tendência para as empresas gerirem os seus resultados. As principais conclusões, para além de contribuírem para expandir a literatura empírica sobre o tema, evidenciam que determinantes mais influenciam as decisões dos gestores das empresas portuguesas cotadas para gerirem os seus resultados, sendo informação útil para todos os utilizadores da informação financeira.
- A qualidade da informação financeira e a eficiência do investimento: estudo de PME do setor agroalimentarPublication . Cruz, Renato Lourenço; Lisboa, Inês Margarida Cadima; Costa, Magali PedroA conjuntura económica global e o aumento da incerteza têm aumentado a importância de suportar as decisões financeiras com base em informação precisa e clara de modo a permitir a realização de investimentos eficientes. O presente estudo pretende analisar o impacto da qualidade da informação financeira na eficiência do investimento das pequenas e médias empresas (PME) do setor agroalimentar. Para tal foi usada uma amostra de dados em painel não balanceado, constituída por 608 empresas durante o período de 2014 a 2022. A qualidade da informação financeira foi analisada tendo em conta cinco proxies: o alisamento de resultados, a qualidade dos accruals, a persistência dos resultados, a previsibilidade e o conservadorismo. Foi analisado o impacto da qualidade da informação financeira na ineficiência (falta de eficiência) do investimento e nos dois tipos específicos de ineficiência- sobre e subinvestimento. Os resultados sugerem que a qualidade da informação financeira contribui para um aumento da eficiência do investimento das PME portuguesas do sector agroalimentar, afetando em particular os casos de sobreinvestimento. Informação financeira com maior qualidade (qualidade dos accruals), mais previsível e sustentável permite melhorar a tomada de decisão e diminuir principalmente problemas de sobreinvestimento. No entanto os resultados também indiciam que as empresas não são tão eficientes quando não aplicam práticas de alisamento de resultados e práticas contabilísticas conservadoras. Os resultados apresentam-se relevantes para os gestores e utilizadores de informação financeira, principalmente das pequenas e médias empresas do setor agroalimentar em Portugal, uma vez que a eficiência do investimento aumenta em casos de sobreinvestimento, contribuindo assim para a sua sustentabilidade financeira.
- Simulation Applications in Company Default PredictionPublication . Castelo, Ricardo Jorge Leandro; Costa, Magali Pedro; Lisboa, Inês Margarida CadimaThis study applies a simulation methodology, Monte Carlo, to the field of corporate default prediction, where its presence is only superficial. It attempts to augment a famous model from a methodology already highly supported in traditional literature – the Z”-score of Altman (1983), created through multiple discriminant analysis – and transform it stochastically without the use of the highly complex intelligent models already available in literature. A sample of 20 000 Portuguese companies from the Agriculture, Forestry, Fishing, Mining and Construction sectors is analyzed, yielding results that support the Monte Carlo method as a strong competitor for simple approaches like the logit transformation. This helps to build the foundation for what may possibly be a path towards models easier to apply in practice for the average Micro, Small and Medium enterprise (MSME) and beyond. The evaluation to the model on this study also takes inspiration off the innovative points of view of Mitton (2021) and Zhang (2022) to scrutinize results through empirical tests of the model under a high number of parameter conditions, instead of relying heavily on statistical significance, which is often overrepresented and overvalued in literature, and easily manipulatable.
- Influência do género e da idade nos enviesamentos de comportamento na tomada de decisão dos investidoresPublication . Marques, Liliana Gonçalves; Costa, Magali Pedro; Febra, Lígia Catarina MarquesA tomada de decisão dos investidores é influenciada por vários fatores e pode ser condicionada por enviesamentos de comportamento. As finanças comportamentais surgiram em crítica a alguns dos pressupostos defendidos pelas finanças tradicionais. Alguns dos enviesamentos cognitivos apontados pelas finanças comportamentais são o excesso de confiança, a contabilidade mental, a aversão à perda, a ancoragem, a disponibilidade e o conservadorismo. A literatura também tem analisado se os fatores demográficos, tais como o género e a idade, condiciona estes enviesamentos. Esta dissertação tem como objetivo aumentar a evidência empírica no que diz respeito à análise da influência do género e da idade nos enviesamentos cognitivos mencionados, aquando da tomada de decisão dos investidores. Neste sentido, foi realizado um questionário à população geral com mais de 18 mais, tendo-se obtido uma amostra total de 205 observações. Os dados primários recolhidos foram analisados no software estatístico SPSS através dos testes não paramétricos de U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, do coeficiente de correlação de Spearman e do modelo de regressão logística ordinal. Os resultados obtidos permitem concluir que não existem diferenças significativas entre os homens e as mulheres nos enviesamentos excesso de confiança, da contabilidade mental, da ancoragem, da disponibilidade e do conservadorismo, todavia verificamos que as mulheres estão mais sujeitas a comportamentos de aversão à perda do que os homens. Estes resultados não permitem corroborar totalmente com a literatura existente. Quanto à análise realizada entre os indivíduos de diferentes idades, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para os enviesamentos em estudo, não corroborando também os resultados encontrados pela literatura.