ESTG - Mestrado em Finanças Empresariais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Finanças Empresariais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 106
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre a responsabilidade social, a inovação e o desempenho financeiro das empresas cotadas na Euronext LisboaPublication . Madeira, Ana Margarida AlexandreNa presente dissertação pretende-se estudar a divulgação de informação sobre a Responsabilidade Social das Empresas (RSE) e a Inovação nas empresas cotadas na Euronext Lisboa e o impacto no seu desempenho financeiro. Numa altura em que a globalização surge como um desafio para as empresas, independentemente da sua dimensão, a redução de custos e a diferenciação não podem ser a única fonte de competitividade. O cenário recente de crise internacional impulsiona as empresas a inovarem na sua imagem para com os stakeholders e, assim, garantir o seu desenvolvimento e sustentabilidade financeira. Conceitos como a RSE e a Inovação, são já, assumidos como uma realidade pelos diversos intervenientes na gestão empresarial. Em termos académicos, constituem temas de investigação atual e em contante desenvolvimento. Este trabalho, de carácter exploratório, pretende obter evidência empírica sobre as práticas de divulgação de RSE e Inovação por parte das empresas não financeiras cotadas no Mercado de Cotações Oficiais da Euronext Lisboa e verificar a sua relação com o Desempenho Financeiro destas, através da análise da Rendibilidade, a Dimensão e o Valor de mercado, com base numa abordagem pelos recursos. Aplicando a metodologia de análise de conteúdo, em que a base do sistema de classificação são alguns dos indicadores definidos no modelo de relato de sustentabilidade empresarial proposto pela Global Reporting Iniciative (GRI) para a RSE, e um estudo realizado sobre a divulgação de despesas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) nas empresas cotadas na Euronext Lisboa, para a análise dos indicadores de Inovação, verificamos a quantidade e a qualidade das informações empresariais divulgadas nos Relatórios e Contas destas empresas, durante o período de 2008 a 2010 e, desta forma, criarmos Índices de divulgação. A amostra inclui 40 empresas. Os dados são verificados através da realização da análise de correlação entre as variáveis dependentes e independentes, regressões lineares simples e múltiplas. Os resultados obtidos demonstram que quanto maior o Índice de divulgação de RSE maior a Dimensão da empresa e o seu Valor de mercado, tal como na análise aos seus SubÍndices. Quanto à Inovação, quanto maior a divulgação de Inovação, maior a Dimensão das empresas. Verificamos que a Rendibilidade não é relevante na explicação da RSE e da Inovação em Portugal, pois não foi encontrada qualquer relação. Um resultado igualmente relevante é o facto de a RSE ser superior em empresas com um Índice de divulgação de Inovação superior, do que em empresas com um Índice de Inovação inferior.
- Anúncio de dividendos: a reacção do mercado de capitais portuguêsPublication . Lopes, CeciliaEste estudo aborda o tema política de dividendos, mais especificamente o impacto dos anúncios de dividendos no mercado de capitais português. Perante o vasto leque de teorias existentes e das diversas reacções expectáveis, propusemo-nos encontrar evidência empírica da(s) que melhor se enquadra(m) no cenário bolsista nacional entre 2005 e 2009. O objectivo é analisar se os anúncios de dividendos são interpretados como informação nova e valiosa capaz de alterar as expectativas dos investidores e influenciar a revisão de carteiras dos mesmos. No trabalho empírico desenvolvido tratamos os anúncios de dividendos das empresas cotadas na Euronext Lisboa, pertencentes ao PSI Geral a 31/12/2009. Tendo por base os critérios especificados ao longo do estudo, a amostra engloba 21 empresas, que se traduzem em 94 anúncios de dividendos. A reacção do mercado aos anúncios de aumento, diminuição e manutenção dos dividendos é verificada pela análise da rendibilidade anormal e do volume de transacções anormal, para dois períodos de análise: 5 e 21 dias. Constatamos que no mercado nacional existe reacção aos anúncios de dividendos quer ao nível do volume de transacções, quer em termos de oscilações nas cotações, não se encontrando suporte para a teoria da irrelevância dos dividendos. Embora a teoria da preferência fiscal, a existir, não seja a predominante no mercado de capitais português, não se revela possível concluir qual a teoria que mais se evidencia, se a teoria de catering, se as teorias da sinalização e da agência.
- Um índice de responsabilidade social empresarial para a realidade portuguesaPublication . Faria, FilipaNesta dissertação propõe-se estudar o tópico da responsabilidade social empresarial (RSE) em Portugal. A problemática da RSE tem crescido nas últimas décadas, fazendo aumentar a complexidade do meio organizacional, como resultado da globalização dos negócios. Deste modo, propõe-se construir um índice de avaliação do nível de RSE dirigido para a actividade empresarial portuguesa. Mediante a técnica da análise de conteúdo de relatórios de sustentabilidade, através da atribuição de pontuação à divulgação de actividades de RSE por parte das empresas, pretende-se construir um índice de RSE. Esta necessidade de construção de um índice surge pela carência de uma base de dados que reflicta a RSE de modo uniforme e isento, à semelhança do que já acontece noutros países. Deste modo, aplicou-se a metodologia de construção do índice de RSE a uma amostra de 53 empresas pertencentes ao World Business Council for Sustainable Development em Portugal, pertencentes a 11 sectores de actividade. Posteriormente são testadas três hipóteses habitualmente referidas na literatura internacional em RSE, através da regressão linear. Em primeiro lugar testou-se a hipótese de existirem sectores de actividade onde as empresas tendem a ter um menor nível de RSE, em segundo lugar aferiu-se a hipótese de que quanto maior uma empresa, maior será o seu nível de RSE, e em terceiro lugar testouse se as empresas com maiores retornos financeiros tendem a ter um maior nível de RSE. Os resultados principais são (i) o sector de actividade é uma variável explicativa relevante para o nível de RSE de uma empresa portuguesa, existindo sectores de actividade onde as empresas apresentam níveis de RSE baixos; (ii) o volume de vendas não é uma variável explicativa relevante para o nível de RSE das empresas portuguesas; e (iii) ao contrário do que é referido frequentemente na literatura, a rentabilidade financeira de uma empresa portuguesa parece afectar de forma negativa o seu nível de RSE. Por fim, realizou-se uma análise de forma a testar se a influência da dimensão e da rentabilidade de uma empresa nos níveis de RSE é significativamente diferente caso esta seja do tipo financeiro ou do tipo não financeiro. Conclui-se que (iv) a rentabilidade é relevante na explicação da RSE em Portugal sobretudo para as empresas financeiras enquanto (v) o volume de vendas se torna relevante na explicação da RSE das empresas não financeiras.
- "Financial Numbers Game" Evidence to the Dj Stoxx 50 Euro IndexPublication . Costa, MartaThe capital market reaction to the earnings announcement has been studied in the literature. This work focuses on market reaction to earnings announcement, whose values are similar or above analysts' forecasts, proxy for market expectations. Consequently, after assess the relevance and timeliness of the concept to meet or beat expectations, especially the value-effect in which we present a positive earnings surprise, we have looked at the mechanisms used by management in order to report earnings above expectations. Subsequently, and based on an approach of the earnings expectations time line, we develop our hypotheses and design our variables. To enhance the consistency of our tests, we consider two metrics to calculate the cumulative abnormal returns: the market model and market adjusted return. We analyze the existence of a market premium for firms of the DJ Stoxx 50 E, which meet or beat expectations. Then, and analyzing expectations path, we infer expectations management in the sample obtained in 636 firms-quarters. Finally, we analyzed the association between the market premium and the existence of expectations management, based on 48 observations in which there was the likelihood of manipulation of expectations. The results for the market premium are consistent with previous studies, and although our sample has a very small size in relation to previous studies, establish the existence of a market premium for companies that meet or beat expectations. Specifically, we obtained a higher return at 3.1% for firms that realize and exceed expectations. We can also conclude that the earnings surprise magnitude affects the return of the company. Regarding the presence of expectations management, we detect that there is a significant difference between cases likely to exist expectations management and cases where it is less vi likely that there is expectation management. Thus, we can say that there is expectation management in firms and sample period. Concerning the association between the expectations management and the market premium, the results show empirical evidence that the market premium exists when companies meet or beat expectations through expectations management. However, we could not conclude if the premium is significantly different for cases in which the MBE is genuine from those cases where the expectations management influences the fact that companies meet or beat expectations.
- The housing market in the district of Leiria: a hedonic approachPublication . Carreira, CláudiaThe real estate housing valuation is, even today, highly subjective. The sales comparison approach, which is based on the determination of housing value suported on sales price of similar housing in a particular market area, remains the most widely used method. Given this situation, the hedonic model should be seen as a solution to improve the quality of assessments, as it determines the price of housing according to the observable values of their different atributes. This dissertation aims to develop a hedonic model for the housing market in the district of Leiria reported to 2010, in order to verify the characteristics of a house that most influence its price. It is proposed a hedonic model of house prices according to the characteristics of a housing listed by Angli and Gencay (1996), Goodman and Thibodaeu (1997), Maurer, Pitzer and Sebastian (2004), Morancho (2003), Ozzane and Malpezzi (1985), Pozo (2009), Rodrigues (2008), Selim (2008) and Wen, Jia and Guo (2005). The cubic functional form is used to proceed with the empirical study. The results indicate that the price of a house is strongly influenced by some location variables, neighbourhood variables and structural variables. Some of these variables have a positive effect on the housing price, such as the location of housing in the county of Óbidos and the number of bedrooms of the housing, specifically housing with four or five bedrooms. Other variables have a negative effect on price, such as usage status of a house, namely used housing and the location of housing in the counties of Marinha Grande and Leiria.
- O impacto da compra de ações próprias na liquidez e na volatilidade das açõesPublication . Gameiro, Carla Sofia dos Reis; Febra, Lígia Catarina Marques; Canadas, Natália Maria Prudêncio RafaelO objetivo deste trabalho é analisar o impacto da compra de ações próprias na liquidez e na volatilidade das ações. A aquisição de ações próprias tem vindo a aumentar expressivamente à escala mundial, transformando-se num importante meio de distribuição de caixa para os acionistas, em substituição ao pagamento de dividendos. Neste trabalho analisamos, especificamente, se a compra de ações próprias conduz ao aumento da liquidez das ações e à diminuição da volatilidade das ações. Para tal, utilizamos uma amostra constituída pelas empresas que constituem o PSI Geral para o período de 2005 a 2011. Os resultados do estudo permitem constatar que no mercado nacional a compra de ações próprias permite aumentar na liquidez das ações, no entanto, ao contrário do que seria de esperar, a compra de ações não tem um impacto negativo na volatilidade das ações. A crise económica e financeira, com início em 2008, tem impacto na estimação da liquidez das ações. O mesmo não se verifica para a estimação da volatilidade das ações.
- Taxa de juro sem risco e a atribuição dos níveis de rating : uma análise para a Moody’s e a Fitch na Zona EuroPublication . Santos, Filipa Margarida Costa; Duarte, Elisabete Fernanda Mendes; Canadas, Natália Maria Prudêncio RafaelO principal objetivo da presente investigação é analisar quais os determinantes utilizados pelas agências de notação de risco Moody’s e Fitch. A amostra para este estudo é constituída por 60 países embora a análise subsequente incida apenas nos países da zona euro. Os resultados indicam que para o período da pré crise (2002-2006), as variáveis relevantes para a Moody’s e para Fitch são o PIB Per Capita, a Taxa de Inflação e o Indicador de Desenvolvimento. Para o período da crise do Sub Prime (2007-2008) as variáveis relevantes para a Moody’s são o PIB Per Capita, a Taxa de Inflação, Indicador de Desenvolvimento e a Taxa de Crescimento Real do PIB. Enquanto para a Fitch, os resultados indicam que, as variáveis relevantes são o PIB Per Capita, a Taxa de Inflação, o Indicador de Desenvolvimento e o Equilíbrio Orçamental. Já no período da crise da dívida soberana europeia (2009-2010), as variáveis relevantes para a Moody’s são o PIB Per Capita, a Taxa de Inflação, o Equilíbrio Orçamental, o Indicador de Desenvolvimento e o Indicador de Incumprimento. Enquanto para a Fitch, as variáveis relevantes são todas as do modelo.
- O governo das sociedades e a política de dividendos na Europa OcidentalPublication . Marques, Laurie; Canadas, Natália Maria Prudêncio Rafael; Jorge, Maria João da SilvaO principal objetivo deste trabalho, é entendermos melhor a relação que une o governo das sociedades e a política de dividendos. Estes encontram-se ligados de forma intrínseca, dado que o governo das sociedades tem como principal objetivo diminuir os conflitos de agência entre gestores e investidores. O governo das sociedades, através de todo um conjunto de mecanismos, procura fazer com que os investidores consigam um melhor retorno sobre os seus investimentos. Assim, demonstramos que efetivamente, para 413 empresas de Europa Ocidental, o governo das sociedades tem um verdadeiro impacto na política de dividendos. Por um lado, empresas com níveis elevados de governo das sociedades têm tendência a distribuir mais dividendos e empresas com elevados níveis de performance e de grande dimensão também têm tendência a distribuir mais dividendos. Por outro lado, se as empresas estiverem num clima com fortes oportunidades de crescimento, então tenderão a distribuir menos dividendos. Também analisamos os possíveis problemas de endogeneidade entre o governo das sociedades e o rácio de distribuição dos dividendos através de uma abordagem por equações simultâneas.
- Relação entre a remuneração do conselho de administração, o desempenho financeiro das empresas e a responsabilidade social na Península IbéricaPublication . Ferreira, Diana Catarina Lourenço; Canadas, Natália Maria Prudêncio Rafael; Jorge, Maria João SilvaNum mercado cada vez mais competitivo, surgem questões que se tornam essenciais à sobrevivência de uma empresa. Este trabalho visa estudar a remuneração dos membros do conselho de administração, pois uma adoção errada da política de remuneração pode comprometer a eficácia da gestão e originar uma situação grave, que pode mesmo destruir a empresa. Especificamente, este trabalho visa estudar as variáveis que influenciam a remuneração dos membros do conselho de administração. Deste modo, analisa-se a influência do desempenho financeiro e da responsabilidade social das empresas (RSE), na remuneração total, remuneração fixa e remuneração variável. Para estudar esta relação é utilizada uma amostra de 122 empresas cotadas em Portugal e Espanha e toma-se como referência o ano de 2010. Através da utilização de modelos OLS, foram testadas as hipóteses, concluindo-se que a rendibilidade de mercado influência negativamente a remuneração total e a remuneração fixa. Verifica-se, também, uma influência positiva da rendibilidade dos ativos na remuneração variável, enquanto que o resultado líquido por ação e o market-to-book apresentam uma influência negativa. Finalmente, é de destacar que a RSE influência a remuneração total, dependendo da dimensão da empresa. Finalmente, a capitalização de mercado, variável representativa da dimensão da empresa, apresenta uma relação positiva com a remuneração em todos os modelos.
- Board conditioning factors of firm performancePublication . Roda, Bruno Loïc; Canadas, Natália Maria Prudêncio Rafael; Jorge, Maria João da SilvaThe generous amount of recent empirical works attempting to find a relationship between corporate governance mechanisms and firm performance show that this research field continues to be a matter of interest. Our study analyses the impact of board size, the proportion of independent directors on the board, the presence of both women and foreign directors on the board, and meetings’ frequency, on firm performance, in a sample of 398 companies from eleven European countries, over the fiscal year of 2010. We carried out the statistical analysis through ordinary least squares regressions, where firm performance measure Tobin’s Q is the dependent variable. In all models, we controlled for firm performance, firm size and the level of debt. In order to test for the sensitivity of our results, we alternatively controlled for the industry, country and system effect. We find that our results are more robust when controlling for the system effect. Moreover, when testing for endogeneity, we find that our sample firms do not suffer from this problem for board size, but show suspicions regarding an endogenous relationship between board independence and firm performance. As for the results: our most outstanding outcome is that the presence of foreign directors on the board is significant and positively linked to Tobin’s Q. When controlling for the system effect, the proportion of independent directors exerts a significant positive impact on firm performance. Board meetings exhibit a significant negative impact on Tobin’s Q, also when controlling for the system effect. Regarding our control variables: return-on-assets ratio (positive), the natural logarithm of assets (negative) and debt-to-assets ratio (positive) are found to be significantly related to firm performance.