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- Um percurso reflexivo sobre o desenvolvimento de competências pessoais na Abordagem de Trabalho de Projeto na ótica das criançasPublication . Antunes, Catarina Tavares; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, entre os anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. Encontra-se dividido em duas partes. A primeira que concerne à dimensão reflexiva, relativa aos quatro contextos educativos de intervenção (creche, jardim de infância, 1.º ciclo do ensino básico) e a segunda que diz respeito à dimensão investigativa, em contexto de jardim de infância e 1.º CEB. A primeira parte engloba, utilizando um pensamento encadeado, crítico e reflexivo, a essência de cada contexto, bem como o papel do educador e a construção articulada do saber emergente do ciclo: Observação, Planificação, Ação, Avaliação. Ao longo destes pontos de reflexão relatam-se alguns episódios vivenciados ao longo da prática, realizando um percurso reflexivo e conectado da teoria até à prática. No término de cada uma delas, destacam-se as premissas basilares ao longo de todo o meu percurso. A segunda parte do relatório é vinculada ao ensaio investigativo que decorreu no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação é de natureza qualitativa, que se assume como um estudo-caso e que pretende responder à questão de partida definida: Qual a perceção de crianças dos 4 aos 7 anos de idade acerca do contributo da Abordagem de Trabalho de Projeto no desenvolvimento das suas competências pessoais? Este terá como objetivos: (i) Identificar a perceção de crianças dos 4 aos 7 anos de idade relativamente ao impacto da Abordagem de Trabalho de Projeto no desenvolvimento de competências pessoais; (ii) Comparar as opiniões das crianças em relação à Abordagem de Trabalho de Projeto no Jardim de Infância e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) Refletir sobre a agência e a voz da criança durante o projeto na valência de Jardim de Infância e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iv) Refletir sobre o papel da investigadora, enquanto também educadora e professora durante a Abordagem de Trabalho de Projeto. Acompanhado de uma fundamentação teórica que sustenta todas as informações presentes no percurso investigativo encontra-se dividido em duas fases. Na primeira explanam-se os dados recolhidos ao longo do desenvolvimento dos dois projetos. Já na segunda, analisam-se as perspetivas dos diferentes participantes, com base nas respostas aos inquéritos por questionário aplicados. Para este estudo recorreu-se à observação direta e participante, aos registos fotográficos e em vídeo. Ainda foram realizados inquéritos por questionário às crianças. O estudo sugere que as crianças têm uma grande perceção acerca das vantagens da Abordagem de Trabalho de projeto, no desenvolvimento das suas competências pessoais, pelo que as evidências recolhidas corroboram as ideias defendidas pelos autores de referência.
- ANÁLISE FORENSE NÃO INVASIVA EM AUTOMÓVEISPublication . Rodrigues, Humberto Jorge Martins; Negrão, Miguel Cerdeira MarreirosA análise forense digital automóvel assume uma importância crescente, dado o aumento da complexidade dos sistemas eletrónicos presentes nos veículos modernos e da sua constante sofisticação e automatização. Neste contexto, este trabalho foca-se na extração e análise de dados de duas fontes principais: o Event Data Recorder (EDR) e o sistema de infoentretenimento. O EDR, responsável pela gravação de dados críticos de eventos antes e durante acidentes, e o sistema infoentretenimento, que armazena informações de navegação, comunicação e multimédia, oferecem um potencial significativo para a investigação forense, tanto em casos de crimes como de acidentes rodoviários. Este estudo abordou a recolha de dados forenses de forma não invasiva, explorando os métodos e ferramentas necessárias para a interação com ambos os sistemas. A implementação prática envolveu a ligação a um sistema de infoentretenimento através de Telnet e FTP, a análise do sistema operativo QNX e a exploração dos pontos de montagem de discos e partições. Foram ainda investigadas as técnicas para a extração de dados do EDR, para reconstruir eventos críticos relacionados com acidentes, incluindo a validação dos dados registados no barramento CAN e a sua comparação com os relatórios do sistema comercial BOSCH CDR. O trabalho compara os dados obtidos o valor de ambas as fontes de dados na investigação forense automóvel, destacando a necessidade de preservação da integridade dos dados para garantir a sua admissibilidade em contextos legais. A pesquisa também sugere possíveis abordagens para futuras investigações, nomeadamente na análise de sistemas infoentretenimento em outros modelos de veículos.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem das relações entre os constituintes dos prismas, pirâmides e bipirâmidesPublication . Mateus, Beatriz Botas; Reis, Susana Alexandre dos; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões: a dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva são apresentados os momentos experienciados nos diferentes contextos de Prática Pedagógica, assumindo-se sempre uma postura crítica e reflexiva. Esta dimensão encontra-se dividida segundo os ciclos de ensino e conforme os referentes considerados pertinentes pela futura professora. A dimensão investigativa apresenta um estudo realizado na Prática Pedagógica II do 2.º ciclo, numa turma do 5.º ano de escolaridade. Este é um estudo qualitativo, na medida em que se pretende investigar o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem de conteúdos da Geometria. Para a recolha de dados privilegiou-se a análise documental e a observação direta participante. Para o efeito foram adaptadas quatro tarefas e concebido um jogo didático, tendo sido recolhidas informações nos momentos de implementação das tarefas, bem como na análise de conteúdo das resoluções escritas dos alunos. Os resultados obtidos revelam que os materiais manipuláveis contribuem para a aprendizagem dos alunos e que estes, ainda, apresentam alguma dificuldade na comunicação e representação dos seus raciocínios. Como sugestões de melhoria, a professora-investigadora destaca a importância de se desenvolverem mais estudos neste âmbito, recorrendo a materiais manipuláveis e ao trabalho colaborativo, bem como de modificar uma parte da sua prática, nomeadamente, na gestão do tempo.
- Development of Biodegradable Absorbent for Food PackagingPublication . Barreira, Magda Simões; Augusto, Ana Luísa de Sousa; Lisboa, Ana Catarina CadimaThe impact of plastic pollution has intensified global environmental concerns, driving initiatives and policies to reduce plastic use. The main objective of this study was to develop an absorbent pad for strawberry packaging using alternative materials, such as biodegradable solutions derived from natural and renewable resources, especially in the packaging industry. First, different polymers, such as agar, starch, pectin, alginate, plasticisers, and dried fruit by-products, were tested in film formulations to determine the best material for the final application. The films were evaluated under various environmental conditions. Pectin, apple by-products, and sorbitol-based prototypes showed the best surface homogeneity and were selected for further analysis. The absorbent pads, made primarily from dried fruit by-products and pectin, were tested for water solubility and absorption, microbiological stability, thickness, moisture, water activity, and biodegradability. Using Response Surface Methodology (RSM), the effects of three factors, pectin content (%), by-product content (%), and solution weight per cm², were evaluated on these properties. The optimal formulation, containing 5% pectin, 10% sorbitol, 30% apple by-products, and a total solid content of 0.330 g/cm², showed integrity, microbiological stability and some absorption capacity when in contact with water. All samples exhibited a high biodegradability rate of up to 80% in soil. Market analyses included the assessment of environmental concerns, food safety, subjective norms, willingness to pay, and perceived barriers to understanding consumer attitudes and purchase intentions. The study was conducted among students at the Polytechnic of Leiria. The analysis identified factors influencing consumer attitudes and willingness to purchase packaging with biodegradable absorbents. In this scenario, the willingness to pay, consumer attitudes, and environmental concerns can impact the intention to purchase the packaging with biodegradable absorbents. Environmental concerns, perceived barriers, and subjective norms can influence consumer attitudes. The present study supports waste valorisation and aligns with circular economy and zero-waste principles.
- MALA DE CENASPublication . Fouto, Inês Ferreira da Conceição; Sousa, Jenny Gil; Proença, Ana Paula Coelho de PinaO presente trabalho de investigação incidiu no estudo dos diferentes modos de utilização da Mala de Cenas, enquanto estratégia de educação artística na formação profissional do animador sociocultural, em dois contextos distintos de formação: - o contexto de formação em sala de aula e no contexto de formação em ambiente de trabalho. Num primeiro momento a Mala de Cenas foi aplicada em sala de aula numa perspetiva de descoberta e interação com o dispositivo teatral, com o objetivo de produzir conteúdos teatrais, num segundo momento, numa outra perspetiva - de que fossem os próprios alunos a aplicar a mala com o público-alvo e a produzirem os seus recursos artísticos. A Mala de Cenas, é um dispositivo de mediação teatral, educativo e cultural, que recorre a diversas formas animadas, como marionetes de luva, de boca, de sombra, entre outros formas animadas, com o fito de criar espetáculos. Aliando mecanismos de aprendizagem através da arte, aos diferentes contextos de mediação do animador sociocultural, esta investigação-ação pretendeu explorar novas estratégias de educação artística, através do conceito da mala pedagógica de teatro, aqui denominada Mala de Cenas, e compreender, através de uma avaliação sistemática e contínua, de que forma o projeto influenciou a aprendizagem dos estudantes do curso profissional de animador sociocultural, assim como o impacto que a dinamização das atividades com a Mala de Cenas teve nos alunos, que desenvolveram a sua formação em contexto de trabalho. Os resultados obtidos, através da análise dos dois momentos de formação revelam as potencialidades da Mala de Cenas enquanto objeto mediador, concretizam os seus contributos para a formação do animador sociocultural e identificam diferentes modos de dinamização da Mala de Cenas.
- Construindo a identidade profissional através da reflexão e da investigação sobre a PráticaPublication . Sousa, Beatriz; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. O mesmo encontra-se dividido em duas partes fundamentais, sendo estas a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. No que diz respeito à primeira parte, a Dimensão Reflexiva, esta encontra-se dividida em quatro capítulos sendo que cada um dos capítulos diz respeito a um dos contextos de Prática Pedagógica (Creche, Jardim de Infância, 1.º CEB I e 1.º CEB II). Nesta parte serão abordos assuntos relativamente às minhas vivências nos diversos contextos educativos, destacando-se o que considerei mais pertinente ao longo de toda a Prática Pedagógica em cada contexto. Assim, refleti acerca do papel do educador e da sua relação com o grupo, dos tempos de transição, da metodologia de trabalho por projeto, da importância do brincar, da relação com a família, da planificação, da avaliação e, ainda, dos documentos orientadores do trabalho de um educador e de um professor. Relativamente à segunda parte, a Dimensão Investigativa, esta diz respeito à investigação desenvolvida numa escola de caráter público em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através da seguinte questão de partida “De que forma é que a Tertúlia Dialógica Literária poderá contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos?” procurou-se fomentar o gosto pela leitura nos participantes e contribuir para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e social. Recorrendo a uma metodologia qualitativa procurou-se analisar, ao longo de seis sessões, o impacto da Tertúlia Dialógica Literária no desenvolvimento dessas competências. Deste modo, destaco a importância das sessões de Tertúlia Dialógica Literária para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais uma vez que foi possível observar, ao longo de toda a investigação, uma evolução positiva por parte dos alunos. Contudo, no que diz respeito à fluência da leitura, à compreensão leitora e à intensificação de práticas de leitura ainda que se tenha observado alguma evolução por parte dos alunos que participaram no estudo, esta foi menor, evidenciando, claramente, a necessidade da continuidade do trabalho realizado.
- Atividades socioeducativas e intergeracionais no CATL da Vila, proposta de intervençãoPublication . Elias, Carolina; Lopes, Sara MónicoOs centros de atividades de tempos livres desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, no apoio às famílias, escola e comunidade onde se inserem. Neste sentido, este trabalho de projeto teve como objetivo geral compreender os benefícios que as atividades socioeducativas de cariz cultural e intergeracional, dinamizadas por um Centro de Atividades de Tempos Livres, situado num concelho da região centro de Portugal, distrito de Leiria, poderão ter para os seus participantes. Seguindo uma abordagem qualitativa, com recurso ao método de investigação ação, o estudo desenvolveu-se em duas grandes etapas, a do diagnóstico e da intervenção. Os instrumentos de recolha de dados foram a pesquisa documental, a observação direta e a entrevista semiestruturada. Participaram 48 crianças que frequentavam o CATL, o Coordenador e alguns membros da comunidade pertencentes a duas estruturas residenciais para pessoas idosas da Vila. A partir dos dados da fase do diagnóstico, que apontavam para a necessidade de diversificar a oferta de atividades do CATL, muito focadas na realização dos trabalhos de casa, propõe-se um projeto de intervenção - Guia de Acolhimento Intergeracional – elaborado em conjunto com as crianças do CATL. Concluiu-se que durante a implementação do projeto de intervenção, as crianças evidenciaram um nível de satisfação, empenho e entusiasmo elevados, tornando evidente a importância do brincar e da sua voz no desenvolvimento da sua autonomia e responsabilidade.
- A Utilização de Modelos Diversos de Cálculo do Custo de Capital na Avaliação de uma Pequena e Média Empresa: Estudo de CasoPublication . Gomes, António Manuel Bernardino Barbeiro; Jorge, Maria João da Silva; Pereira, Ana Margarida Gabriel GonçalvesEste trabalho tem como principal objetivo a avaliação de uma pequena e média empresa portuguesa, a empresa “ABC”. A análise especializa-se mais no cálculo do custo de capital, para o qual têm de ser tidas em conta as caraterísticas próprias de uma pequena e média empresa. Para a avaliação da empresa, utilizou-se o método dos fluxos de caixa descontados, método este que é concetualmente aceite como o mais correto por vários autores. Dentro deste método, privilegiou-se a utilização do método do custo médio para determinar o valor intrínseco da empresa em avaliação. Para prever o fluxo de caixa no momento da avaliação, foram utilizados dois métodos distintos. Primeiro, a abordagem mais comum, onde se calcularam os fluxos de caixa livre do período previsional mediante a utilização da taxa de crescimento geométrica do volume de negócios da empresa. Por último, procurou-se implementar outra abordagem, mais recentemente enunciada na literatura, onde os fluxos de caixa livre previsionais foram obtidos por meio de um modelo de regressão com base nos resultados líquidos históricos da empresa. O modelo de previsão foi elaborado com base em dados financeiros de empresas portuguesas do mesmo setor (fabricação de moldes metálicos) para o período de 2017 a 2022. Para o cálculo do custo de capital próprio utilizaram-se três modelos distintos, com o intuito de compararmos os resultados obtidos por cada modelo, concretamente o seu impacto na avaliação final da empresa. Utilizou-se o modelo Capital Asset Pricing Model (CAPM), com as modificações sugeridas por Damodaran (2014), o modelo proposto pela Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas (AECA), conforme Rojo-Ramírez et al. (2012), e o modelo Build-Up proposto por Ibbotson, conforme Ballwieser e Wiese (2010). Estes modelos surgem como alternativa ao amplamente reconhecido modelo CAPM, devido à sua inaptidão para ser utilizado em empresas não cotadas pela ausência de um beta de mercado. Por um lado, a avaliação da empresa "ABC" constitui uma análise importante para melhorar a tomada de decisão no seio da empresa. Por outro lado, as abordagens utilizadas para a avaliação desta empresa, que é uma PME, constituem linhas de orientação importantes para o desenvolvimento destes processos pelos analistas financeiros.
- Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas: a mobilização de práticas do Pensamento Computacional por alunos do 5.º ano em tarefas de Regularidades em sequênciasPublication . Vieira, Beatriz Almeida; Oliveira, Ana Margarida Fernandes; Reis, Susana Alexandre dos; Tavares, Dina dos SantosO presente relatório evidencia uma experiência de ensino vivenciada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e tem como principal objetivo referenciar e refletir todo o processo de aprendizagem dos envolvidos. Desta forma, encontra-se dividido em duas partes, a primeira parte destina-se à dimensão reflexiva e a segunda parte diz respeito à dimensão investigativa. No que concerne à dimensão reflexiva, esta encontra-se subdividida em duas categorias, isto é, 1.º CEB e 2.º CEB. Dentro de cada uma são apresentados, de forma fundamentada, os principais referentes de aprendizagem, dificuldades sentidas e experiências vivenciadas, tendo por base as orientações pedagógicas implementadas. Ainda neste capítulo surge a caraterização de cada contexto educativo experienciado e do respetivo grupo de alunos. Em relação à dimensão investigativa, apresenta-se um estudo realizado numa turma do 5.º ano de escolaridade no contexto de Prática Pedagógica no 2.º CEB. Este estudo assenta num paradigma qualitativo e tem como principal objetivo identificar as práticas do Pensamento Computacional mobilizadas pelos alunos na realização de uma sequência de tarefas sobre Regularidades em sequências, assentes no ensino exploratório. Para a recolha de dados foi realizada uma sequência didática composta por quatro tarefas, bem como foram tidos em consideração momentos de diálogo e discussão resultantes do modelo de ensino selecionado. Assim, as técnicas de recolha de dados e os seus instrumentos incidiram na observação direta e na análise documental das produções dos alunos. Os resultados obtidos revelam que os alunos mobilizam algumas das práticas do Pensamento Computacional, sobretudo a abstração, a decomposição e o reconhecimento de padrões nas suas produções e que a utilização das mesmas tem um impacto positivo no processo de aprendizagem dos alunos. Por outro lado, a investigação mostrou que os alunos evidenciam dificuldades na mobilização, autónoma, da prática de depuração.
- Mediação Socioeducativa e Intercultural: Desafios e Práticas em Contexto EscolarPublication . Gomes, Arlete Maria Correia; Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro BravoNa sociedade atual, marcada pela riqueza da diversidade cultural, a mediação desempenha um papel importante, não apenas como uma ferramenta de apoio à resolução de conflitos, mas também como função preventiva e transformativa. Neste sentido, as instituições educativas ganham especial importância, pois refletem a complexidade social e incluem uma capacidade transformadora. Assim, se a Mediação Socioeducativa e Intercultural é essencial para a sociedade em geral, também se torna indispensável no contexto educativo. A escola enquanto organização educativa é considerada um local privilegiado de aprendizagem social, assumindo cada vez mais um papel central na transformação dos indivíduos e dos contextos, na prevenção da violência e de comportamentos menos assertivos, através do desenvolvimento de práticas de mediação que promovam o diálogo e fortaleçam os laços entre os membros da comunidade educativa. Este projeto de investigação-ação, intitulado “Mediação Socioeducativa e Intercultural: Desafios e Práticas no Contexto Escolar”, visou compreender e refletir sobre as perceções da comunidade educativa sobre a importância da Mediação Socioeducativa e Intercultural em contexto escolar, com vista à co-construção de um Gabinete de Mediação Socioeducativa e Intercultural, no sentido do desenvolvimento comunitário. É de extrema importância explorar a forma pela qual a mediação poderá desempenhar um papel fundamental na promoção do sucesso e inclusão escolar, bem como contribuir para a convivência pacífica e o bem-estar de toda a comunidade. A metodologia utilizada foi a investigação-ação no sentido de construirmos em e na comunidade um gabinete de mediação que fosse ao encontro das necessidades e fragilidades do Agrupamento de Escolas, no sentido da valorização da multiculturalidade e da promoção do diálogo intercultural.