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- Um olhar reflexivo sobre a práxis docente: da educação de infância ao ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Costa, Maria LisboaO presente relatório de prática de ensino supervisionado foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. O relatório divide-se em duas partes, sendo o objetivo da primeira relatar a minha experiência e evolução ao longo destes anos de formação docente e a segunda, narrar o estudo investigativo, relativo ao desenvolvimento de competências de Pensamento Crítico. Relativamente à dimensão reflexiva, esta subdivide-se em três partes, relativas às experiências nas três valências de educação e ensino. O primeiro contexto, em creche, revela as minhas primeiras mudanças tanto ao nível pessoal como profissional, entre elas, o meu amadurecimento de perspetivas em relação à docência e sobretudo à criança. A segunda, relativa ao contexto de Jardim de Infância, salienta a importância dos espaços e evidencia em particular, o verdadeiro significado de voz ativa. Por fim, a última componente, desta primeira parte, revela as minhas experiências durante as duas práticas em contexto de 1.º CEB e salienta as diferenças, entre os dois contextos, que influenciaram ativamente a (des)motivação dos alunos e a consequente aprendizagem. A segunda parte, relativa ao estudo investigativo, pretende analisar e refletir sobre o impacto da implementação de uma dinâmica semanal, no desenvolvimento de competências de Pensamento Crítico, através da discussão de problemáticas atuais. A recolha de dados decorreu através da observação direta, do registo de áudio das sessões de discussão e da análise das respostas dos alunos aos questionários. Relativamente aos resultados obtidos, demonstram que todas as competências de Pensamento Crítico foram evidenciadas em diferentes momentos, embora não seja possível comprovar um desenvolvimento em todas as competências analisadas.
- Os canais de denúncia nos municípios portugueses: realidades e dificuldadesPublication . Faria, Daniela Alexandra Marques; Lucas, Eugénio PereiraAs autarquias locais, pilares do Estado de Direito democrático, têm sido reconhecidas como particularmente suscetíveis a fenómenos de corrupção, tendo as suas ações e omissões um impacto direto na comunidade. Com a aprovação da Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de outubro de 2019, transposta em Portugal pela Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, a qual estabeleceu o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, as autarquias locais viram-se obrigadas à criação generalizada de canais de denúncia externa. Os municípios foram especialmente abrangidos por todo o escopo da legislação, encontrando-se, na sua maioria, igualmente adstritos à implementação de canais de denúncia interna face à sua dimensão demográfica e do quadro de pessoal. Visando compreender o estado de implementação destes canais nos municípios portugueses, recolhemos dados nacionais que nos permitiram concluir sobre a efetividade da sua criação e sobre o recurso à partilha de canais de denúncia interna, bem como compreender quem são os responsáveis designados pelas denúncias. Embora se aferindo um cenário positivo onde a maioria dos municípios criou já os seus canais de denúncia externa e em que muitas destas autarquias optaram, sem a isso serem obrigadas, pela criação de canais de denúncia interna, foram detetados também aspetos menos positivos. Releva-se o facto de a maioria dos municípios não proceder a uma identificação completa dos responsáveis pelas denúncias, fragilizando a transparência municipal e incorrendo num risco acrescido de existência de conflitos de interesse. Estes responsáveis são maioritariamente dirigentes ou trabalhadores, colaborando em equipa, oriundos de diversas áreas funcionais, com predominância de profissionais das áreas jurídica, de proteção de dados e administrativa. Mais se concluiu por uma fraca adesão à partilha de canais de denúncia interna, com poucos municípios a adotar a referida prerrogativa. A revisão de literatura e a análise dos dados permitiu concluir pela existência de fragilidades na implementação do RGPDI, aferindo-se uma necessidade urgente de densificar o regime, visando esclarecer as dúvidas e críticas apontadas pela doutrina, bem como providenciar a adequada sensibilização e formação às entidades e à comunidade em geral.
- DIGITAL HEALTH IDENTITY WITH BLOCKCHAINPublication . Carvalho, Frederico Pinto; Maximiano, Marisa da Silva; Gomes, Ricardo Jorge PereiraThe increasing demand for innovative healthcare systems and efficient information management has pushed institutions and private consortia to explore decentralized solutions to safeguard patients’ sensitive information. These solutions aim to enhance privacy and allow controlled access to specific entities requesting patient data. One of the key technologies explored to address these challenges is blockchain, which offers a decentralized, secure, and user-centric approach to managing digital health information. The major problem this work addresses, revolves around two critical aspects: identity management and access management. In traditional healthcare systems, the risk of identity exploits, personification, and linking patient data to identifiable individuals through mining algorithms poses a significant threat to patient privacy. Data mining techniques can aggregate and correlate health records with specific patients, even without direct identifiers, leading to breaches in privacy and unauthorized disclosure of patient information. The goal of this work is to develop a system that prevents such identity exploitation, ensuring that the identity behind the patient cannot be discovered nor connected to their health data. On the access management side, the challenge is ensuring that patients have full control over their health data. The system must allow patients to securely grant or revoke access to their data, while ensuring that even sophisticated mining algorithms cannot infer the ownership or identity behind the data, nor decrypt it without explicit authorization. This ensures that patient data remains private and secure, accessible only by authorized healthcare providers, and that no unauthorized third party can exploit the data for research or other purposes without consent. The objective of this work is to develop a decentralized and privacy-preserving system for managing patient data, enabling secure sharing of information between patients and healthcare providers. This system leverages blockchain technology, smart contracts, and Zero-Knowledge Proofs to ensure that patients maintain full control over their data while preventing unauthorized data aggregation, analysis, or decryption. To achieve these goals, this work involved the study of existing blockchainbased solutions, evaluating their feasibility for healthcare data management. Three potential approaches were considered for managing identity and resources. After thorough analysis, Zero-Knowledge Proofs were selected as the most suitable solution due to their ability to provide privacy-preserving mechanisms without revealing sensitive information. The implementation of the solution was followed by rigorous testing and validation to ensure its functional accuracy and alignment with privacy objectives. The results of this work demonstrate a proof-of-concept implementation that successfully integrates blockchain technology with Zero-Knowledge Proofs, allowing secure, patient-controlled data access while protecting against unauthorized data mining and ensuring the privacy of the patient’s identity. Central to this solution is the development of a "Data Sharing Agreement," which addresses the access management issue by enabling patients to selectively grant healthcare providers access to their medical data. Further studies are encouraged to integrate this solution into real-world healthcare systems, addressing scalability and operational challenges.
- Um percurso reflexivo sobre o desenvolvimento de competências pessoais na Abordagem de Trabalho de Projeto na ótica das criançasPublication . Antunes, Catarina Tavares; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, entre os anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. Encontra-se dividido em duas partes. A primeira que concerne à dimensão reflexiva, relativa aos quatro contextos educativos de intervenção (creche, jardim de infância, 1.º ciclo do ensino básico) e a segunda que diz respeito à dimensão investigativa, em contexto de jardim de infância e 1.º CEB. A primeira parte engloba, utilizando um pensamento encadeado, crítico e reflexivo, a essência de cada contexto, bem como o papel do educador e a construção articulada do saber emergente do ciclo: Observação, Planificação, Ação, Avaliação. Ao longo destes pontos de reflexão relatam-se alguns episódios vivenciados ao longo da prática, realizando um percurso reflexivo e conectado da teoria até à prática. No término de cada uma delas, destacam-se as premissas basilares ao longo de todo o meu percurso. A segunda parte do relatório é vinculada ao ensaio investigativo que decorreu no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação é de natureza qualitativa, que se assume como um estudo-caso e que pretende responder à questão de partida definida: Qual a perceção de crianças dos 4 aos 7 anos de idade acerca do contributo da Abordagem de Trabalho de Projeto no desenvolvimento das suas competências pessoais? Este terá como objetivos: (i) Identificar a perceção de crianças dos 4 aos 7 anos de idade relativamente ao impacto da Abordagem de Trabalho de Projeto no desenvolvimento de competências pessoais; (ii) Comparar as opiniões das crianças em relação à Abordagem de Trabalho de Projeto no Jardim de Infância e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) Refletir sobre a agência e a voz da criança durante o projeto na valência de Jardim de Infância e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iv) Refletir sobre o papel da investigadora, enquanto também educadora e professora durante a Abordagem de Trabalho de Projeto. Acompanhado de uma fundamentação teórica que sustenta todas as informações presentes no percurso investigativo encontra-se dividido em duas fases. Na primeira explanam-se os dados recolhidos ao longo do desenvolvimento dos dois projetos. Já na segunda, analisam-se as perspetivas dos diferentes participantes, com base nas respostas aos inquéritos por questionário aplicados. Para este estudo recorreu-se à observação direta e participante, aos registos fotográficos e em vídeo. Ainda foram realizados inquéritos por questionário às crianças. O estudo sugere que as crianças têm uma grande perceção acerca das vantagens da Abordagem de Trabalho de projeto, no desenvolvimento das suas competências pessoais, pelo que as evidências recolhidas corroboram as ideias defendidas pelos autores de referência.
- ANÁLISE FORENSE NÃO INVASIVA EM AUTOMÓVEISPublication . Rodrigues, Humberto Jorge Martins; Negrão, Miguel Cerdeira MarreirosA análise forense digital automóvel assume uma importância crescente, dado o aumento da complexidade dos sistemas eletrónicos presentes nos veículos modernos e da sua constante sofisticação e automatização. Neste contexto, este trabalho foca-se na extração e análise de dados de duas fontes principais: o Event Data Recorder (EDR) e o sistema de infoentretenimento. O EDR, responsável pela gravação de dados críticos de eventos antes e durante acidentes, e o sistema infoentretenimento, que armazena informações de navegação, comunicação e multimédia, oferecem um potencial significativo para a investigação forense, tanto em casos de crimes como de acidentes rodoviários. Este estudo abordou a recolha de dados forenses de forma não invasiva, explorando os métodos e ferramentas necessárias para a interação com ambos os sistemas. A implementação prática envolveu a ligação a um sistema de infoentretenimento através de Telnet e FTP, a análise do sistema operativo QNX e a exploração dos pontos de montagem de discos e partições. Foram ainda investigadas as técnicas para a extração de dados do EDR, para reconstruir eventos críticos relacionados com acidentes, incluindo a validação dos dados registados no barramento CAN e a sua comparação com os relatórios do sistema comercial BOSCH CDR. O trabalho compara os dados obtidos o valor de ambas as fontes de dados na investigação forense automóvel, destacando a necessidade de preservação da integridade dos dados para garantir a sua admissibilidade em contextos legais. A pesquisa também sugere possíveis abordagens para futuras investigações, nomeadamente na análise de sistemas infoentretenimento em outros modelos de veículos.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem das relações entre os constituintes dos prismas, pirâmides e bipirâmidesPublication . Mateus, Beatriz Botas; Reis, Susana Alexandre dos; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões: a dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva são apresentados os momentos experienciados nos diferentes contextos de Prática Pedagógica, assumindo-se sempre uma postura crítica e reflexiva. Esta dimensão encontra-se dividida segundo os ciclos de ensino e conforme os referentes considerados pertinentes pela futura professora. A dimensão investigativa apresenta um estudo realizado na Prática Pedagógica II do 2.º ciclo, numa turma do 5.º ano de escolaridade. Este é um estudo qualitativo, na medida em que se pretende investigar o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem de conteúdos da Geometria. Para a recolha de dados privilegiou-se a análise documental e a observação direta participante. Para o efeito foram adaptadas quatro tarefas e concebido um jogo didático, tendo sido recolhidas informações nos momentos de implementação das tarefas, bem como na análise de conteúdo das resoluções escritas dos alunos. Os resultados obtidos revelam que os materiais manipuláveis contribuem para a aprendizagem dos alunos e que estes, ainda, apresentam alguma dificuldade na comunicação e representação dos seus raciocínios. Como sugestões de melhoria, a professora-investigadora destaca a importância de se desenvolverem mais estudos neste âmbito, recorrendo a materiais manipuláveis e ao trabalho colaborativo, bem como de modificar uma parte da sua prática, nomeadamente, na gestão do tempo.
- Development of Biodegradable Absorbent for Food PackagingPublication . Barreira, Magda Simões; Augusto, Ana Luísa de Sousa; Lisboa, Ana Catarina CadimaThe impact of plastic pollution has intensified global environmental concerns, driving initiatives and policies to reduce plastic use. The main objective of this study was to develop an absorbent pad for strawberry packaging using alternative materials, such as biodegradable solutions derived from natural and renewable resources, especially in the packaging industry. First, different polymers, such as agar, starch, pectin, alginate, plasticisers, and dried fruit by-products, were tested in film formulations to determine the best material for the final application. The films were evaluated under various environmental conditions. Pectin, apple by-products, and sorbitol-based prototypes showed the best surface homogeneity and were selected for further analysis. The absorbent pads, made primarily from dried fruit by-products and pectin, were tested for water solubility and absorption, microbiological stability, thickness, moisture, water activity, and biodegradability. Using Response Surface Methodology (RSM), the effects of three factors, pectin content (%), by-product content (%), and solution weight per cm², were evaluated on these properties. The optimal formulation, containing 5% pectin, 10% sorbitol, 30% apple by-products, and a total solid content of 0.330 g/cm², showed integrity, microbiological stability and some absorption capacity when in contact with water. All samples exhibited a high biodegradability rate of up to 80% in soil. Market analyses included the assessment of environmental concerns, food safety, subjective norms, willingness to pay, and perceived barriers to understanding consumer attitudes and purchase intentions. The study was conducted among students at the Polytechnic of Leiria. The analysis identified factors influencing consumer attitudes and willingness to purchase packaging with biodegradable absorbents. In this scenario, the willingness to pay, consumer attitudes, and environmental concerns can impact the intention to purchase the packaging with biodegradable absorbents. Environmental concerns, perceived barriers, and subjective norms can influence consumer attitudes. The present study supports waste valorisation and aligns with circular economy and zero-waste principles.
- MALA DE CENASPublication . Fouto, Inês Ferreira da Conceição; Sousa, Jenny Gil; Proença, Ana Paula Coelho de PinaO presente trabalho de investigação incidiu no estudo dos diferentes modos de utilização da Mala de Cenas, enquanto estratégia de educação artística na formação profissional do animador sociocultural, em dois contextos distintos de formação: - o contexto de formação em sala de aula e no contexto de formação em ambiente de trabalho. Num primeiro momento a Mala de Cenas foi aplicada em sala de aula numa perspetiva de descoberta e interação com o dispositivo teatral, com o objetivo de produzir conteúdos teatrais, num segundo momento, numa outra perspetiva - de que fossem os próprios alunos a aplicar a mala com o público-alvo e a produzirem os seus recursos artísticos. A Mala de Cenas, é um dispositivo de mediação teatral, educativo e cultural, que recorre a diversas formas animadas, como marionetes de luva, de boca, de sombra, entre outros formas animadas, com o fito de criar espetáculos. Aliando mecanismos de aprendizagem através da arte, aos diferentes contextos de mediação do animador sociocultural, esta investigação-ação pretendeu explorar novas estratégias de educação artística, através do conceito da mala pedagógica de teatro, aqui denominada Mala de Cenas, e compreender, através de uma avaliação sistemática e contínua, de que forma o projeto influenciou a aprendizagem dos estudantes do curso profissional de animador sociocultural, assim como o impacto que a dinamização das atividades com a Mala de Cenas teve nos alunos, que desenvolveram a sua formação em contexto de trabalho. Os resultados obtidos, através da análise dos dois momentos de formação revelam as potencialidades da Mala de Cenas enquanto objeto mediador, concretizam os seus contributos para a formação do animador sociocultural e identificam diferentes modos de dinamização da Mala de Cenas.
- Construindo a identidade profissional através da reflexão e da investigação sobre a PráticaPublication . Sousa, Beatriz; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. O mesmo encontra-se dividido em duas partes fundamentais, sendo estas a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. No que diz respeito à primeira parte, a Dimensão Reflexiva, esta encontra-se dividida em quatro capítulos sendo que cada um dos capítulos diz respeito a um dos contextos de Prática Pedagógica (Creche, Jardim de Infância, 1.º CEB I e 1.º CEB II). Nesta parte serão abordos assuntos relativamente às minhas vivências nos diversos contextos educativos, destacando-se o que considerei mais pertinente ao longo de toda a Prática Pedagógica em cada contexto. Assim, refleti acerca do papel do educador e da sua relação com o grupo, dos tempos de transição, da metodologia de trabalho por projeto, da importância do brincar, da relação com a família, da planificação, da avaliação e, ainda, dos documentos orientadores do trabalho de um educador e de um professor. Relativamente à segunda parte, a Dimensão Investigativa, esta diz respeito à investigação desenvolvida numa escola de caráter público em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através da seguinte questão de partida “De que forma é que a Tertúlia Dialógica Literária poderá contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos?” procurou-se fomentar o gosto pela leitura nos participantes e contribuir para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e social. Recorrendo a uma metodologia qualitativa procurou-se analisar, ao longo de seis sessões, o impacto da Tertúlia Dialógica Literária no desenvolvimento dessas competências. Deste modo, destaco a importância das sessões de Tertúlia Dialógica Literária para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais uma vez que foi possível observar, ao longo de toda a investigação, uma evolução positiva por parte dos alunos. Contudo, no que diz respeito à fluência da leitura, à compreensão leitora e à intensificação de práticas de leitura ainda que se tenha observado alguma evolução por parte dos alunos que participaram no estudo, esta foi menor, evidenciando, claramente, a necessidade da continuidade do trabalho realizado.
- Atividades socioeducativas e intergeracionais no CATL da Vila, proposta de intervençãoPublication . Elias, Carolina; Lopes, Sara MónicoOs centros de atividades de tempos livres desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, no apoio às famílias, escola e comunidade onde se inserem. Neste sentido, este trabalho de projeto teve como objetivo geral compreender os benefícios que as atividades socioeducativas de cariz cultural e intergeracional, dinamizadas por um Centro de Atividades de Tempos Livres, situado num concelho da região centro de Portugal, distrito de Leiria, poderão ter para os seus participantes. Seguindo uma abordagem qualitativa, com recurso ao método de investigação ação, o estudo desenvolveu-se em duas grandes etapas, a do diagnóstico e da intervenção. Os instrumentos de recolha de dados foram a pesquisa documental, a observação direta e a entrevista semiestruturada. Participaram 48 crianças que frequentavam o CATL, o Coordenador e alguns membros da comunidade pertencentes a duas estruturas residenciais para pessoas idosas da Vila. A partir dos dados da fase do diagnóstico, que apontavam para a necessidade de diversificar a oferta de atividades do CATL, muito focadas na realização dos trabalhos de casa, propõe-se um projeto de intervenção - Guia de Acolhimento Intergeracional – elaborado em conjunto com as crianças do CATL. Concluiu-se que durante a implementação do projeto de intervenção, as crianças evidenciaram um nível de satisfação, empenho e entusiasmo elevados, tornando evidente a importância do brincar e da sua voz no desenvolvimento da sua autonomia e responsabilidade.