ESTM - Livros
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- Applications, advantages and disadvantages of artificial intelligence in tourism and hospitalityPublication . Sousa, Ana Elisa; Viana, Ana Sofia; Pais, SóniaArtificial Intelligence (AI) has received special attention in the Tourism and Hospitality sector. The researchers of this paper conducted a systematic literature review, in the timeframe from 1990 to October 2022, in three scientific databases: Scopus, Web of Science and Science Direct. This study allows the identification of the authors and relevant publications in the research area; the identification of the objectives, contexts, theoretical approaches and methods used in the literature on the subject; to verify the applications that Artificial Intelligence has in Tourism and Hospitality and to understand which are the advantages and disadvantages of the use of this technology in the sector.
- Casos práticos de contabilidadePublication . Pais, Cláudio; Santos, Luís Lima
- Contabilidade de gestão hoteleiraPublication . Santos, Luís Lima; Gomes, Conceição; Faria, Ana Rita; Lunkes, Rogério João; Malheiros, Cátia; Rosa, Fabricia Silva da; Nunes, CatarinaSumário abreviado: 1 - Introdução, 2 - A contabilidade de gestão no setor hoteleiro, 3 - O sistema de informação contabilística e financeira, 4 - As demonstrações operacionais do USALI, 5 - Custos, 6 - Distribuição de custos indiretos, 7 - Análise de custo-volume-resultado no setor hoteleiro, 8 - As tomadas de decisão no setor hoteleiro
- Contabilidade gerencial hoteleira com exercícios práticosPublication . Gomes, Conceição; Santos, Luís Lima; Faria, Ana Rita; Lunkes, Rogério João; Malheiros, CátiaO presente livro aborda a contabilidade gerencial no setor hoteleiro. Ao iniciar é apresentada a importância do turismo para a economia e o desenvolvimento dos países e, em particular, do setor hoteleiro como um elemento fundamental desta área. São também abordadas características do setor hoteleiro e as bases da contabilidade gerencial, com destaque para o sistema de informação contábil e as demonstrações operacionais do USALI (Uniform System of Accounts for the Lodging Industry). Mais especificamente, são elencados elementos, estrutura e classificações de custos, bem como aspectos relacionados às características do sistema de custos em empresas hoteleiras. Também é apresentada a distribuição e redistribuição de custos indiretos, com descrição do Custeio Baseado em Atividades e o Timedriven activity based costing, e inclui ainda a Gestão Estratégica de Custos (GEC). Na análise do Custo/Volume/Lucro são abordadas as diferentes formas de calcular a margem de contribuição (ex., total, por unidade, além do indicador), bem como o ponto de equilíbrio (ex., em quantidade e em valor) e a margem de segurança. No capítulo final são discutidos aspectos relacionados ao processo de tomada de decisão no setor hoteleiro, com decisões referentes a custos e receitas relevantes, subcontratação, formação de preços das diárias, alimentação e bebidas, revenue management, concluindo com a análise da carta do restaurante.
- Do mar para o prato: biologia, ilustração e gastronomiaPublication . Leandro, Sérgio Miguel; Maranhão, Paulo; Barraca, Catarina; Correia, Catarina; Borges, Patrícia; Alexandre, António; Salgado, PedroPara as comunidades dependentes da pesca, a gastronomia de mar assume especial relevo para o seu desenvolvimento económico, contribuindo para a promoção e atratividade do seu território e consequente garante de muitos postos de trabalho. Do mar ao prato - biologia, ilustração e gastronomia integra para cada recurso a biologia/ecologia, o perfil nutricional, a gastronomia tradicional e a gastronomia moderna, salteada com a arte da ilustração cientifica.
- Fluxos de caixaPublication . Santos, Luís LimaO objectivo central deste estudo consiste em evidenciar a necessidade e a utilidade de uma estrutura conceptual para a contabilidade em que os fluxos de caixa assumam importância capital; é o ponto de partida para demonstrar que a base de caixa encerra um poder informativo superior para a avaliação do desempenho e para a prevenção da insolvência. Os métodos utilizados foram a consulta de bibliografia especializada, a realização de um inquérito, a simulação de dois casos e o aproveitamento da nossa experiência. Após o enquadramento com o objectivo central, abordámos de uma forma associada o fundo de maneio, os fluxos de fundos e os fluxos de caixa; os ensaios em torno da avaliação do desempenho e da prevenção da insolvência foram ilustrados com a realização de um inquérito que permitiu a percepção da sensibilidade dos peritos contabilistas para o tema em análise; a simulação dos casos práticos tentou alicerçar as nossas convicções sobre a simbiose entre os fluxos de caixa e outras variáveis, na avaliação do desempenho e na prevenção da insolvência. Em sentido oposto a orientações diversas concluímos que a demonstração dos fluxos de caixa, ao traduzir as assimetrias entre o resultado líquido e as variações de dinheiro, permite ao utilizador, um potencial informativo na avaliação do desempenho e na prevenção da insolvência.
- Fluxos de caixaPublication . Santos, Luís Lima
- Gestão de Destinos TurísticosPublication . Almeida, Paulo; Oliveira, Verónica Nobre de; Carvalho, Mário; Coelho, Júlio; Almeida, Nuno; Almeida, Anabela Elias; Fonseca, Júlia Fragoso; Eurico, Sofia; Viana, Ana Sofia; Almeida, António Sérgio Araújo de
- Gestão do alojamento, receção e housekeepingPublication . Abranja, Nuno; Almeida, Mafalda; Almeida, Anabela EliasEsta publicação, com grande ênfase nas operações, surge num momento em que se constata um novo boom do turismo internacional, com elevada incidência no nosso país, registando-se números de movimentações turísticas nunca antes verificados, provocando por isso uma elevada necessidade de mão de obra qualificada em todos os campos de ação turística em geral, mas na hotelaria em particular, pela sua peculiar relevância. O futuro ditará que o elemento diferenciador e determinante na escolha do alojamento do consumidor turístico deixará de ser apenas o produto hoteleiro, para incidir mais no serviço e no atendimento praticados pelas unidades hoteleiras. Os hotéis são hoje confrontados com elevados desafios ao nível das operações, da tecnologia, da formação, da competitividade e dos mercados de consumo, implicando uma intervenção rápida no campo do conhecimento e da construção de competências diferenciadoras. Este livro aborda fundamentalmente os procedimentos técnicos da área do alojamento, do front office, do back office (reservas) e do housekeeping (andares e lavandaria), as áreas operacionais porventura mais importantes do ponto de vista da produtividade e da rentabilidade de um hotel. Esta obra inclui entrevistas a administradores hoteleiros, diretores de hotéis, chefes de receção, chefes de turno, diretores de front office, rececionistas, night auditors e governantas que exercem funções em vários hotéis em Portugal e no estrangeiro e que partilham as suas opiniões profissionais com base em largos anos de experiência hoteleira. São disponibilizadas também fichas de trabalho de elevada utilidade para quem estuda, ensina e trabalha na hotelaria em Portugal, permitindo ao leitor aferir os seus conhecimentos e competências neste campo de estudo.