Browsing by Issue Date, starting with "2006-11"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Immunological parameters in burnsPublication . Cardoso, Susana; Cabral, Luis; Cruzeiro, Celso; Garção, Fátima; Santos Rosa, ManuelIntroduction: The activation of a pro-inflammatory cascade induced by burn injury seems to be an important mechanism in the development of sepsis and multiple organ failure. Most studies refer to a deregulation of macrophages activity and changes of cytokines Th1/Th2. However, there is no pattern evolution for the various situations. Methods: For this preliminary and exploratory prospective study, we intend to select about 20-30 patients, from the age of 25 to 50, second and third degree burnt, more than 20% TBSA (total burned surface area) and interior to 60%. All these patients are submitted to balneotherapy and surgical treatment (grafting). The analysed parameters are the cytokines IL-6, IL-8, IL-10, IL-12 and complement. The monitoring is initiated very precociously (immediately after admission) and repeated three days after and with one week intervals. Samples can eventually be collected when clinical report justifies. Results and Conclusion: The aim of our study is to give an overview about immunological alterations in severely burned patients, correlating with burned area, gender, post-burn evolution and fatality in order to identify prognostic indicators. Thus, the present study and more comprehensive understanding of the phenomena will hopefully provide a precocious detection of the more serious situations. A small group of patients are submitted to IVIG treatment to investigate the utility of this therapeutic strategy.
- Stresse, suporte social, optimismo e saúde em estudantes de enfermagem em ensino clínicoPublication . Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos BatistaO stresse constitui uma experiência vital transversal às vivências do dia-a-dia acarretando consequências a nível do bem-estar e saúde dos indivíduos. No caso específico dos alunos de enfermagem, a situação de ensino clínico tem sido identificada como uma das situações que induz níveis mais elevados de stresse. Inserindo-se neste enquadramento, esta comunicação visa apresentar um estudo, a realizar no âmbito de um projecto de doutoramento, cujo principal objectivo consiste em construir e validar um instrumento que permita identificar os factores indutores de stresse percebidos pelos estudantes de enfermagem. Pretende-se igualmente analisar as inter-relações que se estabelecem entre stresse percepcionado, suporte social, optimismo e saúde. Pretende-se estudar os referidos aspectos em função do género dos alunos, do ano do curso e do serviço de saúde/instituição onde decorre o ensino clínico. A amostra do estudo será constituída por estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, das Escolas Superiores de Enfermagem/Saúde da região centro, que se encontrem em ensino clínico. A presente investigação pretende contribuir para a identificação das situações geradoras de stresse em ensino clínico de modo a promover o desenvolvimento de competências e estratégias para lidar com as mesmas de forma mais eficaz, possibilitando o (des)envolvimento dos seus diversos intervenientes.
- Casos práticos de contabilidadePublication . Pais, Cláudio; Santos, Luís Lima
- Processamento da informação e dislexia : estudo das diferenças do tempo de reacção, atenção e memória entre sujeitos disléxicos e não disléxicosPublication . Barroso, MarisaAs teorias do processamento da informação (PI) procuram respostas sobre o modo como o ser humano, processa a informação mentalmente (Cid, 2005). A grande preocupação centra-se na compreensão dos “fenómenos que se passam no interior da caixa negar” (Alves, 1995, pp.32 cit. Cid, 2005). Algures por todo o mundo cerca de 6 a 15%, da população (Nathan, 1979) tem dislexia. Apresentando dificuldades em aprender com problemas gerais de processamento da informação (Fonseca 1999). Nestes casos os fenómenos da “caixa negra” têm uma particular movimentação, e estas diferenças estão patentes 24horas por dia, 7 dias da semana, sendo uma dificuldade de aprendizagem para toda a vida (Frank & Livingston, 2004). Neste estudo verificamos as diferenças do processamento da informação através do tempo de reacção, atenção e memória entre sujeitos disléxicos (D) e não-disléxicos (ND). A amostra geral é constituída por 22 sujeitos de ambos os sexos, distinguida em dois grupos, o grupo de 10 D e 12 ND com idades compreendidas entre os 18 e 46 anos de idade (média ± desvio padrão de 25,40 ± 2,71). Os instrumentos de trabalho utilizados para tal propósito, foram os seguintes: o teste de barragem de Toulouse-Piéron (atenção Concentrada); O teste de memória visual Menvis-A (MV2); diversas provas de tempo de reacção (simples e de escolha) e o teste do quadro de Schultz (atenção distribuída). Os principais resultados obtidos indicam que o grupo de D são mais lentos no processamento da informação que o grupo de ND. Os resultados apontam que a atenção concentrada é semelhante entre os grupos, mas quanto à atenção distribuição o grupo de ND tem muito melhor performance que o grupo de D. Relativamente ao armazenam a informação visual a curto prazo o desempenho é semelhante para ambos os grupos. No entanto os ND reagem mais rápido aos estímulos que aparecem que os D, o que se reflecte na tomada de decisão, quando aumentam os estímulos que lhe são apresentados os D demoram mais tempo na tomada de decisão que os ND.