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- Congresso da NoitePublication . Caeiro, MárioDurante dois dias, conferências integradas no Congresso da Noite aliam finalmente uma vertente convivial à reflexão e ao debate na companhia de especialistas em iluminação urbana, geografia, arte pública ou urbanismo
- Da leitura à escrita criativa para a infância: a Literatura para a Infância na ESELPublication . Nobre, CristinaPartindo da experiência pessoal de cerca de vinte anos na leccionação da disciplina de Literatura para a Infância aos cursos de formação inicial de Educadores de Infância, Professores do 1.º ciclo do ensino básico e Professores do 2.º ciclo do ensino básico, nas variantes de Português/Francês e Português/Inglês; Matemática e Ciências da Natureza; Educação Musical; Educação Física e Educação Visual e Tecnológica, na Escola Superior de Educação de Leiria [ESEL], procurarei reflectir sobre os passos metodológicos que levam da leitura dos textos para a infância, entre outros, à escrita criativa destinada a um público infantil, por estudantes em processo de formação. A presente comunicação mostrará alguns exemplos de produtos finais de escrita criativa da autoria dos estudantes, evidenciando as vertentes de exploração pedagógica, didáctica e ideológica, numa interacção entre assimilação de conteúdos e a sua mobilização em áreas pedagógicas de ensino/aprendizagem, de transmissão de valores e estético/artísticas, através das possibilidades da escrita criativa.
- Do emission permits markets' original advantages still hold?Publication . Fernandes, Maria Eduarda; Pinto, Lígia; Botelho, AnabelaEmission permits markets have been implemented all over the world but in very different conditions than those assumed in the original models developed by Dales (1968) or Montgomery (1972). This paper summarizes the assumptions that are violated when implementing this policy instrument. Reviewing the most significant literature in the area, we analyse the consequences of these violations for the outcome of emission permits markets, and derive conclusions about whether the traditional advantages associated with this instrument still hold. The major solutions that have been suggested for the identified market failures are also described. We find that despite the conflicting results reported in the literature, there are some conclusions unanimously accepted. Importantly, we find that the characteristics of market institutions are significant determinants of the outcome of these markets, which means that these aspects may no longer be treated as a mere detail as within the neoclassical approach. In addition, we find that these characteristics have important impacts on many other “market failures” identified in this paper. Since these aspects were not included in the original models, their predictions differ from the results effectively achieved with the implementation of an emissions permit market.
- Lição de síntese : identidades pessoais: interacções, campos de possibilidade e metamorfoses culturaisPublication . Vieira, RicardoEsta lição – “lição de síntese” – centra-se muito nos objectivos da aula n.º 12, incluída no relatório da disciplina de Antropologia da Educação, mas usa conceitos, teorias e análises planificadas para aulas anteriores, essencialmente nas sessões 2, 5 e 11. Particularmente, faz-se uso das noções operatórias de diversidade cultural, particularismo e universalismo, cultura e identidades, mestiçagem cultural e metamorfoses culturais, construção e reconstrução identitária, auto e heteroconstrução (...)
- Efectividade da educação para a saúde no comportamento alimentar dos adolescentes e jovens estudantesPublication . Gaspar, PedroCapacitar os indivíduos para identificarem os seus problemas e necessidades, utilizarem adequadamente os seus recursos, e promoverem uma vida saudável, implica esforços conjuntos dos vários agentes da promoção da saúde. A forma como os jovens acedem à informação de saúde, e o impacto que esta tem nas suas práticas e comportamentos constitui uma questão de interesse fulcral neste grupo, onde não se verificou diminuição na mortalidade e morbilidade nos últimos anos. O objectivo deste estudo quantitativo, longitudinal, pré-experimental, foi averiguar a efectividade da educação para a Saúde em contexto escolar no reconhecimento das fontes de informação de saúde, no impacto auto-percepcionado da informação de saúde e nas práticas e comportamentos alimentares em 117 adolescentes e jovens de ambos os sexos, do 3º Ciclo do Ensino Básico, 9º ano, que em dois momentos distintos (antes-após) responderam a um questionário construído para o efeito. A análise dos resultados revelou que: a) a auto-percepção do impacto da informação de saúde torna-se mais positivo com a participação em acções de Educação para a Saúde em contexto escolar; b) os Pais e os Pares são as fontes de informação de saúde mais reconhecidas; c) o reconhecimento da Escola como fonte de informação de saúde aumenta com o desenvolvimento de programas de Educação para a Saúde em contexto escolar; d) as práticas e comportamentos alimentares auto-relatados pelos estudantes adolescentes tornam-se mais salutogénicas com o desenvolvimento de programas de Educação para a Saúde relacionadas com a Alimentação Saudável, em contexto escolar; e) quanto mais positiva é a auto-percepção do impacto da informação de saúde, mais salutogénicas são as práticas e comportamentos alimentares dos estudantes. Os resultados globais são abonatórios do reconhecimento da efectividade do desenvolvimento de programas de Educação para a Saúde em contexto escolar no aumento do reconhecimento da Escola como fonte de informação de saúde,na melhoria do impacto auto-percepcionado da informação de saúde, e no desenvolvimento de práticas e comportamentos alimentares mais salutogénicos.
- Enthalpic and entropic contributions mediate the role of disulfide bonds on the conformational stability of Interleukin-4Publication . Vaz, Daniela C.; Rodrigues, J. Rui; Sebald, Walter; Dobson, Christopher M.; Brito, Rui M. M.The role of disulfide bridges in the structure, stability, and folding pathways of proteins has been the subject of wide interest in the fields of protein design and engineering. However, the relative importance of entropic and enthalpic contributions for the stabilization of proteins provided by disulfides is not always clear. Here, we perform a detailed analysis of the role of disulfidesin the conformational stability of human Interleukin-4 (IL4), a four-helix bundle protein. In order to evaluate the contribution of two out of the three disulfides to the structure and stability of IL4, two IL4 mutants, C3T-IL4 and C24T-IL4, were used. NMR and ANS binding experiments were compatible with altered dynamics and an increase of the nonpolar solventaccessible surface area of the folded state of the mutant proteins. Chemical and thermal unfolding experiments followed by fluorescence and circular dichroism revealed that both mutant proteins have lower conformational stability than the wild-type protein. Transition temperatures of unfolding decreased 14C for C3T-IL4 and 10C for C24T-IL4, when compared toWT-IL4, and the conformational stability, at 25C, decreased 4.9 kcal/mol for C3T-IL4 and 3.2 kcal/mol for C24T-IL4. Interestingly, both the enthalpy and the entropy of unfolding, at the transition temperature, decreased in the mutant proteins. Moreover, a smaller change in heat capacity of unfolding was also observed for the mutants. Thus, disulfide bridges in IL4 play a critical role in maintaining the thermodynamic stability and core packing of the helix bundle.
- Práticas do desenho em designPublication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria MadalenaDe um ponto de vista pragmático, o valor do desenho em Design depende das suas potencialidades para "projectar" um objecto. No desenho projectual o valor de uso do desenho ficaria assim subordinado aos problemas que o desenho coloca e resolve no âmbito da actividade de projectar. Se privilegiarmos essa relação pragmática entre o desenho e o projecto então temos de esclarecer primeiramente o que aqui significa projectar. Podemos distinguir duas concepções de projecto que definem dois grandes tipos de problema, orientando assim diferentes usos do desenho (...)
- Entre o particular e o universal : a escola e a construção da cidadania globalPublication . Vieira, RicardoA instituição escolar está construída sobre a ideia da igualdade e duma base cultural comum a todos os cidadãos. Contudo, o principal desafio que se coloca hoje a todos os profissionais da educação é justamente articular igualdade e diferença. Como construir uma educação para todos onde o currículo e as pedagogias escolares não sejam absolutamente monolíticas a ponto de destruir em as culturas de origem e as identidades pessoais construídas socialmente, culturalmente mas, também, idiossincraticamente?