ESAD.CR - Comunicações em conferências e congressos nacionais
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- Anything goes? Uma discussão ética sobre arte extremaPublication . Santos, David Rodrigues dosO ponto de ignição deste texto recai, quase na sua totalidade, na crescente necessidade de uma discussão sobre um tema que, pela sua natureza litigiosa, requer um debate capaz de identificar aspectos passíveis de contestação. A história da arte habituou-nos a inúmeros movimentos de ruptura, a paradoxos e a outras contendas ao longo dos anos. Contudo, começam agora a surgir, e cada vez com maior intensidade, debates, conferências, ensaios e análises mais cuidadas que tentam iluminar um caminho de investigação sobre estas novas contendas que, parte da produção artística, tem reclamado como sua. Ora, referimo-nos, especificamente a produções que foram historicamente denominadas das mais diversas formas. Nascendo sob a égide de Body Art (titulo que ganhou outras conotações ligadas a outros campos que não apenas o da produção artística), desembocou em outras acções que foram sendo nomeadas de Carnal Art, de Bioart, de Disturbing Art e, daquela que adoptamos para este texto, baptizada por Francesca Migleti – a Arte Extrema. Estas práticas ganharam o seu nome pelas suas características síncronas, de perturbação e de libertação através do uso do obsceno, da nudez, do sangue, de excrementos, mutilações, dor, perigo e, da possibilidade iminente da morte.
- Congresso da NoitePublication . Caeiro, MárioDurante dois dias, conferências integradas no Congresso da Noite aliam finalmente uma vertente convivial à reflexão e ao debate na companhia de especialistas em iluminação urbana, geografia, arte pública ou urbanismo
- Cultura como organização: resgate etnográficoPublication . Durão, Susana; Fradique, TeresaA antropologia começou por criar e se centrar no conceito de cultura como património de grupos, aquilo que lhes permite sobreviver socialmente. Todavia, esta disciplina não ficou indiferente a ideias de cultura humanísticas e artísticas, aos resultados sociais das suas produções materiais e simbólicas. Na primeira década do século XXI é já inequívoco o uso polifónico deste conceito e o seu carácter fluído e dinâmico na forma como abarca realidades e processos de organização e representação social muito diversificados, para onde confluem em simultâneo significações que pareciam autónomas e até mesmo contraditórias. Este texto procura essencialmente problematizar fenómenos que se encontram no confluir das várias significações que a «cultura» pode assumir, mantendo e usando essa mesma ambiguidade que a noção de cultura transporta em si. Começamos por abrir a discussão com o alerta para as dificuldades que esta polifonia do conceito pode colocar aos meios da representação social nos espaços complexos da arte e da cultura. Depois, passamos a explorar um exemplo etnográfico, no contexto da América Latina, que evidencia como a produção simultânea das várias dimensões da cultura está, ela mesma, a ser socialmente configurada e produzida por pessoas e grupos de periferias urbanas pobres. Exemplos como o do Grupo Cultural AfroReggae do Rio de Janeiro parecem antecipar imaginários complexos para pensar o futuro próximo da gestão de fenómenos culturais e sociais. Mas trazem consigo alguns riscos. A eles voltamos no final.
- Língua Gestual e Filmes de animação - Cruzamento de Arte e Cultura em Prol da Inclusão.Publication . Rodrigues, Andreia; Sousa, Joana; Fragata, NunoO trabalho apresentado surge no âmbito do desenvolvimento de uma dissertação decorrente no mestrado em Comunicação Acessível, abarcando temáticas como “Inclusão pelas artes e cultura”, “Tecnologia da informação para a Inclusão” e “Comunicação Acessível”. O presente resumo irá explicitar a importância de pensarmos o cinema de animação como potenciador de inclusão da comunidade Surda, promovendo o Deaflore no público Surdo24 e, simultaneamente, apresentar um produto que possa mostrar uma das línguas reconhecidas no nosso país, despertando curiosidades e sensibilizando para uma forma de expressão diferente. Este estudo pretende culminar num guião orientador sobre como criar desenhos animados se expressem em Língua Gestual e ambiciona um protótipo experimental de uma curtametragem com vista à replicação do mesmo.
- Modelo de Análise de Reconfiguração de Estratégia em Instituições de Ensino SuperiorPublication . Rafael, Célia Maria da Conceição Salmim; Teixeira, Isabel M. C.; Teixeira, J. PauloPropõe-se neste trabalho um modelo formal para análise de reconfiguração de estratégia em Instituições de Ensino Superior (IES). O modelo é particularizado para o conjunto de restrições impostas pelas directivas da Declaração de Bolonha e aplicado a título de exemplo a uma Licenciatura da Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design (ESTGAD) de Caldas da Rainha. Para o efeito, consideram-se as alterações, resultantes da aplicação dessas directivas aos cursos de Licenciatura, em termos da estrutura curricular e pedagógica avaliando-se os custos respectivos, em função de recursos humanos e materiais. O modelo introduz uma forma de cálculo de ECTS, European Credit Transfer System, (unidades de crédito do sistema europeu) das diferentes disciplinas, de acordo com parâmetros que caracterizam as novas restrições. Comparam-se os resultados obtidos com este modelo e com o modelo vigente, suportado em Unidades de Crédito, UC (DL 173/80). Introduzem-se, ainda, indicadores de recursos humanos e materiais, de modo a avaliar diferentes cenários de reconfiguração de uma IES, por análise do compromisso entre diversas soluções possíveis.
- Para lá do moinho que vê lá mesmo ao fundo, ao fundo, na primeira casa da aldeia: criação de um objeto gráfico, tátil, disponibilizável para impressão 3D caseiraPublication . Fragata Marques, Nuno“Para lá do moinho que vê lá mesmo ao fundo, ao fundo, na primeira casa da aldeia” é um excerto do conto O Capuchinho Vermelho, inicialmente publicado por Charles Perrault em 1697. Indica um caminho ou uma direção. A Resolução da Assembleia da República n.º 56/2009 aprova a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, sendo o acesso à arte e a obras de arte uma forma de participação na comunidade, de construção de identidade e de pertença. O projeto TATEAR, proposto ao LIDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes, da ESAD.CR, terá como propósito a criação de recursos visuais e táteis inclusivos a partir de contos que se encontrem em domínio publico e a posterior disponibilização dos ficheiros resultantes de forma a que possam ser disseminados e acedidos. Partindo da versão do conto escrita por Perrault, pretende-se explorar a criação de um objeto gráfico e tátil, livro, disponibilizado online como ficheiros preparados para impressão 3D caseira. Para construir e para descobrir. Para cegos e normovisuais. Um livro, ilustrado.
- Questões de género desconstruídas a partir de fragmentos de animaçãoPublication . Pinto, Sílvia Raquel B.; Banon, BrunaThis article reflects on the territory of Media Theory, as a platform for reflection on gender issues. Thus, we face the possibility of opening the discursive space entitled “Cinema and its contribution to the perception of the current world”, to the universe of animation. Our observations were directed towards the construction and deconstruction of stereotypes related to the female figure, in social and cultural contexts, in the east and in the west.. In this scenario, female Disney characters were analyzed, observing the transition from the princess imaginary, beautiful but with little autonomy to the heroine character, endowed with beauty, strength and autonomy and the heroines present in Anime.