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- Design of a novel bike lockPublication . Meiresonne, Frank Rogier; Simões, Fábio Jorge PereiraThe objective of the project is to find a solution to reduce bike theft, in particular e-bikes. A large percentage of bikes are not locked when they are stolen, mostly due to the inconvenience of locking your bike. The goal is to improve the user-experience of a Ulock, so that locking your bike is almost effortless. After performing a user study to find out the customer requirements, ideas are generated that meet these requirements. The best idea is a Bontrager U-lock that is stored on a District+ rear rack. The U-lock blends in with the rack and has a minimum impact on the aesthetics of the e-bike. This idea is then further developed into a finished product by making use of the available prototyping facilities. The material and manufacturing method are selected, and the total production costs are calculated. The final product is verified by assembling the complete product on a physical and CAD model of the Trek District+ 7.
- Trabalho colaborativo docente: Metamorfose pandémicaPublication . Serrano, António Frederico Heissein Madeira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaAs interações colaborativas no contexto organizacional escolar são de grande importância para capacitar os professores que partilham um propósito comum, cuja finalidade principal é criar um impacto positivo no ensino e na aprendizagem dos alunos. O estudo que apresentamos visa caracterizar a situação atual do trabalho colaborativo docente desenvolvido numa escola do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (CEB), situada na cidade de Leiria, e a forma como ele é percecionado por estes docentes. Pretendemos igualmente apurar algumas das suas condições facilitadoras e dos seus fatores de dificultação. Este projeto, concretizado com recurso a técnicas qualitativas e quantitativas, coincidiu com a disseminação da pandemia pelo vírus SARS-CoV-2, ou Coronavirus Disease 2019 (Covid-19). O inquérito por questionário, instrumento metodológico selecionado para este trabalho, sujeito a validação prévia, teve lugar durante a primeira fase de ensino remoto generalizado em Portugal, originado pela referida pandemia, revelando perspetivas inéditas e novas formas de reflexão sobre o trabalho colaborativo. Para além deste inquérito, foi também elaborada uma análise às referências ao trabalho colaborativo docente, constante em documentação institucional daquele estabelecimento de ensino. A análise dos resultados deste projeto, de uma maneira geral, situa-se dentro dos parâmetros da bibliografia existente sobre esta problemática. Entre outras conclusões, os respondentes atribuem uma importância inequívoca à colaboração docente no âmbito do desenvolvimento profissional e consideram que o trabalho colaborativo tem uma influência positiva nos processos de ensino e aprendizagem, embora encontrem alguns obstáculos à sua concretização. Constatámos a existência de alguma reserva nas respostas relacionadas com a articulação entre os professores dos diferentes anos e ciclos (2.º e 3.º CEB) e sobretudo no âmbito do trabalho interdisciplinar, facto que a informação recolhida no corpus documental permitiu confirmar. Da análise dos inquéritos concluímos ainda que os respondentes revelaram o estabelecimento de novas formas positivas de trabalho colaborativo, originadas pelo confinamento devido à pandemia por Covid-19, mudança repentina, à qual metaforicamente chamámos Metamorfose pandémica, e pudemos perceber que a maioria dos professores que respondeu ao inquérito considera possível e útil dar continuidade a algumas destas formas de trabalho. Verificámos a perceção da existência de fomento e de reconhecimento do trabalho colaborativo por parte dos órgãos diretivos da escola; contudo, notámos também alguma hesitação quanto à desejável integração efetiva do trabalho colaborativo no horário semanal de trabalho.
- Desenvolvimento e avaliação de vacinas de DNA contra Photobacterium damselae subsp. piscicidaPublication . Santos, Beatriz Isabel Pires dos; Baptista, Teresa Maria Coelho; Monteiro, Gabriel; Mateus, MaríliaUma das bactérias frequentemente encontrada em aquacultura é Photobacterium damselae subsp. piscicida. Esta bactéria é responsável pela doença fotobacteriose, afetando mais de vinte espécies. Um dos grandes fatores de virulência desta bactéria é a capacidade de adquirir ferro do hospedeiro pela produção de sideróforos específicos, piscibactinas, sendo esta transportada pela proteína FrpA. Já existem alguns tipos de vacinas no mercado contra fotobacteriose, mas nenhuma é uma vacinas de DNA. Este trabalho tem como objetivo construir plasmídeos que codificam a sequência genética da proteína FrpA ou fragmentos desta proteína escolhidos por terem elevado potencial imunológico, desenvolver e produzir vacinas de DNA utilizando estes plasmídeos e verificar a sua eficácia, testando-as em robalos juvenis e avaliando a sua eficácia, recorrendo a ELISA indireto e à análise da percentagem relativa de sobrevivência (RPS). Desenharam-se três plasmídeos: um com o gene completo da proteína FrpA, pVAX-FrpA-GFP, e dois plasmídeos com sequencias genómicas dos fragmentos escolhidos, pVAX-Frag1-GFP e pVAX-Frag6-GFP. Apenas se conseguiu obter os plasmídeos com os fragmentos. Estes plasmídeos foram produzidos em quantidade necessária para vacinar 78 robalos (com certa de 15 g) por tratamento, havendo 4 tratamentos em triplicado. No tratamento 1 foi utilizada uma vacina contendo pVAX-GFP suplementada com adjuvante Montanide ISA 763 A VG, nos tratamentos 2 e 3 foram utilizadas vacinas suplementadas com o mesmo adjuvante, mas contendo os plasmídeos pVAX-Frag1-GFP e pVAX-Frag6-GFP, respetivamente. Por último, no tratamento 4 foi utilizada uma vacina contendo também pVAX-Frag6-GFP, porém suplementada com o adjuvante Montanide Gel 02 PR. A dose administrada de vacina para cada tratamento foi de 1,2 μg pDNA/g peixe. Os peixes controlo foram injetados com PBS estéril. Os peixes tratados com vacinas suplementadas com Montanide ISA contendo os plasmídeos pVAX-GFP e pVAX-Frag1-GFP sofreram mortalidade, no tempo de imunização, de 12% e 26%, respetivamente. Esta pode estar relacionada com os efeitos secundários deste adjuvante. Por outro lado, apenas em peixes vacinados com este adjuvante foram detetados títulos de anticorpos e aumento destes ao longo do tempo (de 15 dias para 30 dias após vacinação), nos ensaios ELISA indireto. Todas as vacinas concederam valores de RPS elevados após infeção, superiores a 70%. A vacina pVAX-Frag6-GFP suplementada com Montanide ISA alcançou um RPS de 93%, seguida da vacina contendo o vetor pVAX-GFP com um RPS de 86% e depois, as vacinas contendo os plasmídeos pVAX-Frag1-GFP e pVAX-Frag6-GFP suplementadas com Montanide ISA e Montanide Gel, respetivamente, com um RPS de 73%. Os peixes de controlo, injetados com PBS obtiveram um valor de RPS de 0%, não havendo sobrevivência após 5 dias de infeção.
- Questões de género desconstruídas a partir de fragmentos de animaçãoPublication . Pinto, Sílvia Raquel B.; Banon, BrunaThis article reflects on the territory of Media Theory, as a platform for reflection on gender issues. Thus, we face the possibility of opening the discursive space entitled “Cinema and its contribution to the perception of the current world”, to the universe of animation. Our observations were directed towards the construction and deconstruction of stereotypes related to the female figure, in social and cultural contexts, in the east and in the west.. In this scenario, female Disney characters were analyzed, observing the transition from the princess imaginary, beautiful but with little autonomy to the heroine character, endowed with beauty, strength and autonomy and the heroines present in Anime.