ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística
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- 1ª edição do festival nacional de gastronomia de Cabo VerdePublication . Varela, Zenaide Sanches; Almeida, Paulo Jorge SantosOs festivais gastronómicos de abrangência nacional, têm vindo a ser considerados uma das mais importantes estratégias de marketing aplicada aos destinos. Realizados anualmente, em vários países, devido à sua extrema importância na divulgação e valorização dos produtos tradicionais, estes eventos projetam a imagem de um determinado destino e por consequência, aumentam a sua notoriedade e capacidade competitiva. No que concerne ao destino Cabo Verde, este tipo de promoção tem vindo a “ganhar asas”, mas apenas numa dimensão regional ou local. O que se tem revelado insuficiente para mostrar a autenticidade e especificidade gastronómicas de cada ilha. Neste contexto, verificou-se a necessidade da aposta no Festival Nacional de Gastronomia do referido destino, com o intuito de provar a todos aqueles que o procuram, que o seu produto turístico não se resume apenas ao turismo sol e mar. Assim, a ideia foi apresentada às entidades responsáveis pelo Turismo, tendo sido muito bem acolhida, e constatou-se que há disponibilidade para abraçar com entusiasmo este projeto, reconhecendo a sua vital importância na divulgação do valioso património gastronómico de Cabo Verde.
- Ações de fidelização do cliente no Hotel Villa BatalhaPublication . Serradas, Jéssica Filipe das; Fonseca, Júlia Fragoso daNos dias de hoje e face às exigências do mercado e concorrentes, existe uma maior necessidade de diferenciação, é importante que cada empresa se adapte aos seus clientes e não imite as estratégias da concorrência, pois cada empresa é única. Os clientes não procuram apenas um produto, pretendem um atendimento personalizado de acordo com as suas necessidades. Atualmente, muitas empresas recorrem ao Marketing Relacional, que é uma mais-valia que as permite ser únicas em relação à concorrência. Com o Marketing Relacional surge a ferramenta CRM, uma das ferramentas que melhor se adapta quando o objetivo é desenvolver um relacionamento sustentável e duradouro com os clientes. A identificação de ações de fidelização é também algo muito importante para as empresas que procuram posicionar-se e diferenciar-se melhor que os seus concorrentes, gerando mais lucros e, também uma melhor satisfação aos seus clientes. Estas são essenciais para o bom desempenho de uma organização, é através destas ações que uma empresa utiliza mais adequadamente os seus recursos, minimizando os problemas e maximizando as oportunidades que surgirão. Estas têm uma importante função entre as empresas e os clientes, os concorrentes e os stakholders, ou seja, focam explicitamente a vantagem competitiva e a vantagem de clientes em longo prazo. Ainda que adaptado a uma empresa em evolução, as ações que irão ser propostas no relatório são possíveis de ser concretizadas, mas terá de se ter em conta o meio ambiente, economia e crescimento de mercado. Pelo facto do hotel não constituir nenhum modelo de implementação de ações de CRM específico, este relatório de estágio pode ser considerado uma mais-valia e um avanço no crescimento a longo prazo da mesma, permitindo assim um relacionamento duradouro entre o hotel e o cliente.
- Análise da imagem projectada e percebida do destino Lisboa através da fotografia digital. A rede Instagram como nova resposta para a recolha de dados.Publication . Baumann, Fabiana Diana Santos; Lourenço, Paulo Filipe de Almeida Cravo; Lopes, Maria Sofia Fernandes de PinhoO Turismo e a Fotografia têm uma relação muito estreita, sendo, para muitos turistas, a prática fotográfica um elemento essencial na experiência turística. Esta relação é, desde há muito, explorada pelas Organizações de Gestão do Destino (OGD) na vertente de promoção do destino e da sua imagem projectada, uma vez que as fotografias são uma forma de materializar uma ideia/imagem em relação a um determinado local, de aproximar o turista da experiência real, motivando-o à compra. No entanto é menos comum que as organizações do destino partam da fotografia para compreender o turista. Actualmente e com a rápida e abrangente disseminação de informação típica da era digital, os utilizadores/consumidores/visitantes têm um papel tão ou mais importante que as OGD’s na construção da imagem de um destino. É fundamental que as organizações não só percebam qual o tipo de informação que está a ser gerada entre os utilizadores, como que monitorizem preferências que surgem no seio das redes sociais, podendo deste modo antever tendências e, consequentemente criar novas estratégias, não só em termos de marketing e promoção, como de planeamento de negócio, especialmente no que respeita ao posicionamento e diferenciação perante a concorrência. Para ser possível monitorizar esta informação é necessário medir os seus indicadores, sendo importante criar estratégias e ferramentas de recolha. O que se pretende, a partir deste estudo, é defender a viabilidade da fotografia digital enquanto objecto de estudo, uma vez que é uma aliada na compreensão da imagem projectada pela OGD’s, mas também, e a cada vez mais, da imagem percebida e projectada pelos visitantes, a partir do conteúdo gerado pelos turistas. Tomamos como caso de estudo a cidade de Lisboa, a qual conhece nos últimos anos um grande impulso na sua atractividade turística. Tendo como base estudos similares relacionados com outros destinos construímos um sistema metodológico apoiado em estudos análogos, e no desenvolvimento de software de recolha de dados a partir de uma rede social de partilha de imagens – o Instagram. Foi possível recolher uma amostragem de imagens de Lisboa criadas por turistas, bem como o lote de imagens usadas por uma OGD para promoção de Lisboa. Após o nosso processamento de dados, foi possível efectuar uma análise de conteúdo dessas imagens chegando ao conjunto de atributos que caracteriza o seu conteúdo. Esse conteúdo foi então comparado, de modo a concluirmos sobre a semelhança ou disparidade entre as imagens usadas para promover Lisboa e aquelas que parecem transmitir aquilo que em Lisboa realmente impressiona. As principais conclusões apontam para uma concordância entre os atributos mais frequentes das fotografias tiradas por OGD e Turistas. Porém existe discordância entre os atributos menos importantes, isto é, menos presentes. A metodologia utilizada abre novos caminhos na utilização de fotos de redes sociais para estudo do comportamento do turista e da imagem do destino.
- Análisis de la aplicación de tecnologías de la información en campañas de marketing para mejorar el sector hotelero en LisboaaPublication . Arcos Obando, Diana Alexandra; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraEl auge del Internet, el incremento del ancho de la banda, el surgimiento de nuevas tecnologías, la amplia generación de contenidos digitales y el efecto de diversas técnicas de promoción publicitaria, son algunos de los hechos sobre los cuales se sustenta los cambios de procesos dinámicos de las sociedades en la nueva era tecnológica, basados en la información y el conocimiento. Siendo así, que todos los sectores están luchando con el rápido cambio de ritmo. El sector hotelero es uno de los principales consumidores de las TIC´s, ya que gracias a ello ha permitido la evolución del sector y ha obligado a hoteles a pensar posicionarse como empresas tecnológicas. El trabajo de investigación presenta el análisis e identificación de los conceptos, uso y la aplicación de las diferentes herramientas tecnológicas de comunicación e información (TIC’s) orientadas hacia el desarrollo y lanzamiento de campañas de marketing y su contribución en el sector hotelero de la ciudad de Lisboa. Se tomó una muestra de 28 hostales de la ciudad de Lisboa. La investigación se inició con una etapa de consulta documental (estudio descriptivo) y bibliográfica acerca de las TIC’s y su aplicación, por medio de artículos y autores claves relacionados con el tema. En la última etapa se estudiaron las aplicaciones de las TIC’s en los hostales de Lisboa, como mejoramiento del marketing, relacionado con la atención, aprovechamiento e importancia para los clientes, por medio de estrategias de gerentes o personal de marketing, todo ello por medio de entrevistas y encuestas. La tecnología ha transformado y seguirá transformando la forma en que las personas busquen y consuman productos y servicios, todo esto gracias a los constantes y nuevos modelos de promoción y campañas de marketing.
- Análisis del Turismo Experiencial de la Parroquia de Rumipamba desde la perspectiva de la Imagen TurísticaPublication . Velásquez Sandoval, Doris Alexandra; Almeida, Paulo Jorge SantosLa Parroquia Rumipamba se encuentra ubicada en el cantón Rumiñahui a 20 km del cantón Quito, cuenta con 775 habitantes siendo la parroquia menos poblada del cantón Rumiñahui. Según los datos históricos del PDOT de la parroquia, se puede evidenciar que uno de los principales indicadores económicos además de la ganadería es la actividad turística, misma que desde el año 2004 se ha convertido en un sector estratégico para el crecimiento de la población, además cuenta con una gran cantidad de atractivos naturales lo que hace a esta parroquia en escenario idóneo para la implementación de nuevos productos turísticos. Es importante destacar que este trayecto es el más cercano entre el volcán Cotopaxi y el cantón Quito, cabe recalcar que desde la cumbre del Pasochoa se pueden divisar 26 montañas que son para de la cordillera de los Andes. El actual mercado turístico es cada vez más exigente, esto se debe a que formamos parte de un mercado globalizado, en donde el acceso a la información por medios tecnológicos permite al turista un acercamiento constante a la información referente al destino que desea visitar, generando así la necesidad de instaurar destinos cada vez más diversos en actividades y servicios, para lo cual es importante una adecuada gestión del destino así con también la implementación de estrategias digitales que permitan refrescar la imagen y difundir el destino para poner en conocimiento de los turistas los productos y servicios que se ofertan. "La reciente evolución del turismo rural se enmarca y forma parte del desarrollo del turismo y de las nuevas tendencias de la oferta y la demanda"(Vera, López Marchena, Antón, 2011) Para el desarrollo del turismo rural se hace necesaria la integración de varias dimensiones como son: la política en donde se analizan las demandas sociales locales y turísticas que serán necesarias para la puesta de valor de los recursos turísticos; la ecológica y la geográfica, estas dimensiones deben ser integradas para desarrollar instrumentos precisos que beneficien a todos los involucrados. Es por eso que el turismo debe ser un instrumento para mejorar el bienestar de una comunidad y su calidad de vida, por esta razón el principal objetivo de este estudio busca desarrollar un modelo turístico experiencial para la reconstrucción de la imagen y la oferta turística para la parroquia de Rumipamba. Este estudio muestra los componentes del turismo rural, los recursos turísticos con los que cuenta la parroquia de Rumipamba y los prestadores de servicios involucrados y la propuesta de los productos turísticos que pueden ser ofertados mediante la aplicación del modelo experiencial y propone una estrategia de marketing digital para crear una imagen adecuada del destino, para generar un posicionamiento de marca y reconocimiento más globalizado.
- Aplicação de ferramentas de marketing digital nas empresas turísticasPublication . Coelho, Rafael Carreira; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraNas últimas décadas, o turismo consolidou-se como uma das atividades que mais tem contribuído para o desenvolvimento de inúmeros países, regiões e cidades. Em Portugal, tornou-se a maior atividade económica exportadora, contribuindo fortemente para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Tais factos, espelham, de forma evidente, a importância que este deteve no desenvolvimento socioeconómico do país, na coesão territorial e na diminuição de assimetrias. Tal como nos anos antecessores, esperava-se que 2020 fosse mais um ano de excelência para o turismo nacional, de alcançar novos recordes e distinções. Porém, em março, com o início do surto pandémico de Covid-19, o cenário alterou-se por completo e rapidamente se tornou num ano dramático, sem precedentes. No entanto, em momentos de crise, também surgem oportunidades e novas formas de as empresas se reinventarem. Esta pandemia, veio acelerar a transformação digital em todos os setores, e o turismo não se revelou uma exceção. Mais do que nunca, os potenciais consumidores turísticos relacionam-se com as agências de viagem e turismo, e com os estabelecimentos hoteleiros através das plataformas digitais. É através deste meio que interagem mutuamente e que partilham informações sobre os produtos e serviços, de forma eficiente e instantânea. O marketing digital assume aqui um papel de destaque, sendo um verdadeiro desafio para as empresas turísticas, no âmbito da gestão dos seus canais de promoção, comunicação e distribuição. Num mercado altamente competitivo como o do turismo, torna-se imperativo para as empresas tentarem diferenciar-se das demais, sendo que o marketing digital pode desempenhar um papel muito importante nesse processo, afirmando-se como uma vantagem competitiva. A presente dissertação é composta por um estudo sobre a aplicação de ferramentas de marketing digital nas empresas turísticas. É imperatório abordar esta temática tão atual, de forma a avaliar e a perceber como o marketing digital e as respetivas ferramentas estão a ser utilizadas neste período pós-pandemia, pautada pela recuperação turística.Como instrumento de recolha de dados, foi utilizado o questionário, sendo que a amostra do estudo é constituída por cerca de 232 inquiridos, representantes de agências de viagem e turismo e estabelecimentos hoteleiros. Através dos resultados provenientes do tratamento dos dados, conclui-se que as ferramentas de marketing digital ainda não assumem um papel de relevo junto da maioria empresas turísticas, especialmente nas de menor dimensão como as microempresas. Dispor de um website próprio ou estar presentes nas rede sociais, é insuficiente quando olhamos para o marketing digital e para as ferramentas associadas como um todo. Verifica-se que no processo de recuperação pós-pandemia, somente uma baixa percentagem de estabelecimentos hoteleiros e agências de viagem e turismo procederam ao seu investimento, embora a promoção turística esteja na ordem do dia.
- Avaliação da perceção da qualidade das praias pelos visitantes : o caso das praias do município de GrândolaPublication . Sobral, Adriano Miguel Wolf; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaAs zonas costeiras são das mais preciosas regalias de Portugal, pois dão ao seu país inúmeras vantagens que, conjugando com o seu clima, possibilita o seu aproveitamento para os mais diversos tipos de atividades, turísticas, económicas, sociais, culturais e ambientais. Por todos esses motivos, é necessário que a gestão destes espaços seja eficazmente aplicada, para que a sua sustentabilidade seja garantida, preservando ao mesmo tempo toda a sua natureza para as gerações vindouras. O crescimento do turismo a nível mundial leva a que seja necessária uma consciencialização para a importância da preservação desses espaços, porém são as leis que regulam os limites de utilização e formas de preservação dos mesmos. Com a aposta de Portugal no turismo e com a inclusão do produto Sol e Mar no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), como um dos 10 principais produtos estratégicos para o desenvolvimento do Turismo de Portugal, o tema escolhido para a presente dissertação assume-se como potencialmente interessante para o país pois, com ele, passamos a perceber melhor o potencial, não só da zona costeira do Município de Grândola, como também de toda a costa portuguesa. Os objetivos centrais deste estudo, baseiam-se na recolha de informação sobre as praias do Município de Grândola para que, no final, sejam caracterizadas, demonstrando a sua importância económica e turística para a região. Com a recolha de dados, realizada através da aplicação de um questionário aos utilizadores destas praias, procurou-se determinar o perfil do utilizador destas e compreender as suas motivações. Também se procurou entender qual a necessidade do utilizador aquando da sua presença nestes espaços, para a prática das atividades que elege, entendendo ao mesmo tempo qual a sua sensibilização perante outras pessoas que pratiquem outras atividades, é um dos objetivos propostos. Desta forma, procura-se perceber, qual a distância ideal para separar a prática de diferentes atividades e, também, entender se existe necessidade de criar separações físicas para delinear diferentes espaços para cada tipo de atividade.
- Base estratégica de marketing territorial para o concelho de Alcobaça : o turista e a comunidade localPublication . Silvestre, Miguel Ângelo Deniaud; Martins, Rui Alberto de Freitas; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoNos dias de hoje, o Turismo é um fenómeno que atua significativamente na sociedade a nível mundial, com inúmeros impactos económicos, sociais e culturais associados, sejam eles positivos ou negativos. O Marketing Territorial surge como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos, por forma a desenvolver estratégias e mecanismos de comunicação e promoção. A presente investigação pretende desenvolver as informações necessárias e pertinentes mediante os resultados obtidos na pesquisa de dados quantitativa, tendo em vista definir uma base estratégica de marketing territorial, aplicado especificamente ao concelho de Alcobaça. Assim, foram desenvolvidos questionários aplicados à comunidade local (isto é, os residentes) e aos turistas e visitantes deste mesmo destino turístico, por forma a quantificar as suas avaliações e opiniões em relação à promoção, recetividade e satisfação do concelho. Adicionalmente, pretende conhecer os pontos de interesse, edificados e naturais, e analisar o seu aproveitamento em relação ao potencial. Os resultados obtidos permitiram concluir que, de facto, existe uma noção evidente da medíocre promoção e comunicação turística atual feita pelas entidades responsáveis, embora a satisfação perante a residência (comunidade local) e a visita (turistas) sejam expressamente positivas. Por outro lado, em contradição com as expetativas iniciais, apenas uma parte dos pontos de interesse identificados (‘Mosteiro de Coz’ e Castelo de Alcobaça’) são considerados como estando mal aproveitados em relação ao seu potencial. Adicionalmente, verificou-se um resultado preocupante relativamente ao facto de que a maioria dos indivíduos não tem conhecimento dos seguintes pontos de interesse naturais: ‘Estação Arqueológica das Parreitas’, ‘Jardim do Amor’, ‘Lagoa de Pataias’, ‘Parque Verde’, ‘Parque Natural Serra d’Aire e Candeeiros’, ‘Praia Paredes de Vitória’, ‘Praia São Martinho do Porto’ e ‘Praia Fluvial de Alpedriz’.
- Branding de destinos turísticos de cidade: a imagem como determinante para consolidar o posicionamento de LisboaPublication . Paulo, Susana Costa; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraDa competitividade entre destinos por serem atrativos turisticamente e da alteração do comportamento de consumo dos visitantes, reconhece-se a necessidade de assumir os destinos turísticos com uma marca a ser gerida numa perspetiva estratégica. Neste sentido o branding, aplicado na criação de uma imagem única e atrativa, é uma ferramenta determinante para identificar um destino e para o diferenciar de outros, pois para ser competitivo o destino tem de ser capaz de, mais do que atrair e satisfazer os seus visitantes, oferecer uma experiência que se distinga de destinos concorrentes. Sendo o posicionamento um desafio para criar e manter um lugar distintivo na mente dos visitantes do destino com base no seu desempenho percebido, este trabalho difere da generalidade dos estudos de posicionamento, que fazem a comparação entre destinos explorando os seus atributos e o seu benefício reconhecido, por centrar-se na imagem dos destinos como determinante para consolidar o seu posicionamento pois, como parte elementar da marca que exerce poder de diferenciação, a imagem oferece ao consumidor razões porque deve escolher este destino em desfavor das alternativas. A escolha de destinos turísticos de cidade prende-se pelo destaque como espaço geográfico assumido nas representações mentais dos indivíduos, bem como porque na indústria do turismo a importância das cidades também como polo de atração turística tem aumentado claramente, tendo já um significativo papel na criação de fluxos turísticos. Como tal, apesar da revisão de artigos e outra bibliografia que permitiu saber mais sobre a temática, a metodologia adotada teve como base a delimitação da amostra a visitantes de Lisboa ao serem medidas perceções e avaliações da procura turística, tendo-se procedido ainda à aplicação de um questionário em três zonas de importância no turismo e identidade de Lisboa. Assim, os dados foram testados com o intuito de verificar os pressupostos do estudo, desenvolvendo-se um modelo de investigação assente na elaboração de hipóteses possíveis de responder à questão de base. Observando-se que a imagem de Lisboa como destino turístico de cidade é percebida positivamente tendo os elementos que permitem a sua criação na mente dos visitantes sido avaliados favoravelmente, apesar da significância da imagem para os destinos turísticos assumida pela literatura e confirmada pelos resultados e embora Lisboa seja uma cidade com um bom posicionamento no conjunto de decisão dos seus visitantes, os resultados revelaram que, afastando-se das convicções iniciais, a imagem tem um impacto marginal no posicionamento do destino turístico de cidade.
- O Caminho Português de Santiago – Caminho da Costa: A satisfação com a comunicação e promoção realizada pelos municípios e com os serviços turísticos disponibilizadosPublication . Araújo, Igor Pacheco Novais de; Barroso, Célia Maria Ramos Serra ReisO Caminho Português de Santiago, como hoje o conhecemos, resulta de inúmeras vias, que remetem a diferentes épocas (Otero, 2009). Este integra 10 municípios do Norte de Portugal e é, atualmente, o 3º percurso mais percorrido, dos Caminhos de Santiago, apenas atrás do Francês e do Português Central, prevendo-se que num futuro próximo venha mesmo a ultrapassá-los. Surge assim a necessidade de investigar sobre a satisfação dos peregrinos com os serviços que integram o percurso, nomeadamente, alojamento, restauração e animação, bem como a sua recetividade a novos serviços e de que forma os mesmos utilizam os canais digitais para realizar o planeamento da sua peregrinação, uma vez que a comunicação e o marketing representam a possibilidade de informar não só sobre as características utilitárias, mas também das características experienciais, de forma a despertar um interesse que leve à ação (Wichels, 2014). O estudo tem então, como objetivos, compreender se a comunicação e promoção do Caminho Português da Costa estão a alcançar o público-alvo, conhecer a utilização dos canais digitais, pelos peregrinos, constatar a satisfação dos peregrinos com os serviços turísticos e estabelecer o perfil do peregrino do Caminho Português da Costa. Para isso adotou-se uma metodologia de investigação que inclui: (1) um inquérito por questionário aos peregrinos do Caminho Português da Costa e (2) uma análise do conteúdo bibliográfico e webgráfico revisto e dos dados recolhidos através do questionário. Com base nos resultados obtidos concluiu-se que os peregrinos se apresentam satisfeitos com os serviços disponíveis ao longo do percurso, apresentando-se, contudo, na sua maioria, recetivos a novos serviços complementares que, supridas as suas necessidades básicas, enriquecem a sua experiência durante o Caminho. A promoção e comunicação do Caminho Português da Costa, não é coerente aquando da promoção pelas entidades portuguesas e pela Xunta da Galícia, denotando-se que não existe um esforço comum para a promoção do mesmo. No que respeita à promoção e comunicação levada a cabo pelos municípios, ressalta-se que à exceção de Matosinhos, Vila do Conde, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, a comunicação é baixa e desatualizada.
