Browsing by Issue Date, starting with "2015-05-25"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birrasPublication . Lourenço, Elodie Audrey Neves; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de prática de ensino supervisionada surge após a prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o relatório inicia-se com uma dimensão reflexiva, que retrata as minhas vivências nos diferentes contextos que integrei e que, por isso, se subdivide em dois subcapítulos: Educação de Infância (Creche e Pré-escolar) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 3.º ano). A segunda parte do presente relatório refere-se à dimensão investigativa do mesmo e surge a partir do contexto de Jardim de Infância, procurando-se compreender o porquê das birras infantis e identificar estratégias de como lidar com as mesmas num trabalho colaborativo entre pais e educadora de infância. O estudo de caso desenvolvido, com recurso à observação, entrevistas e à análise de documental, evidencia que as birras são um comportamento que faz parte do desenvolvimento infantil em todas as crianças e que, apesar de estarem associadas a diversas causas como, por exemplo, a fome e o cansaço, é possível desenvolver estratégias para lidar com as birras. Um trabalho colaborativo entre pais e educadores de infância é uma mais-valia para as crianças sentirem que existem regras e comportamentos comuns nos dois contextos (educativo e familiar). Uma grande dose de diálogo parece ser a receita certa para que pais e educadores intervenham no mesmo sentido.
- Refletindo sobre a prática pedagógica: Estratégias pedagógicas de como lidar com a birraPublication . Cunha, Jessica Elisabeth Teixeira da; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Leal, Rita Alexandra BettencourtEste relatório diz respeito à componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, este está dividido em duas partes, nomeadamente, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, encontra-se uma reflexão crítica sobre as minhas vivências mais significativas ao longo do mestrado, nomeadamente nos contextos de creche, jardim-de-infância e 1.º Ciclo (1.º e 3.º ano), fazendo referência às minhas aprendizagens, dificuldades, aspetos a melhorar e ao profissional que ambiciono ser, futuramente. Na segunda parte, encontra-se presente a minha investigação sobre a temática das birras, realizada em contexto de jardim-de-infância. Compreender o porquê das crianças nesta faixa etária fazerem tantas birras e definir estratégias que podem ser utilizadas pelo educador de infância na sua ação educativa para gerir estas situações de birras, são os principais objetivos da investigação desenvolvida. Para tal, procedeu-se à realização de um estudo de caso baseado num paradigma qualitativo, sendo as técnicas de recolha de dados selecionadas a observação, a análise documental e o inquérito por entrevista. Os principais resultados obtidos parecem evidenciar que nenhuma estratégia resulta a longo prazo, uma vez que, a criança, a deixa de achar credível. Assim, existem várias estratégias que o educador de infância pode utilizar em situação de birra, nomeadamente, dialogar com a criança que está a fazer birra, atribuir consequências (positivas ou negativas) e fazer uma pausa, para que a criança possa refletir sobre as suas atitudes. No entanto, será fundamental dar, primeiramente, um aviso verbal à criança, antes de proceder à utilização de qualquer outra estratégia.
- Avaliação da perceção da qualidade das praias pelos visitantes : o caso das praias do município de GrândolaPublication . Sobral, Adriano Miguel Wolf; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaAs zonas costeiras são das mais preciosas regalias de Portugal, pois dão ao seu país inúmeras vantagens que, conjugando com o seu clima, possibilita o seu aproveitamento para os mais diversos tipos de atividades, turísticas, económicas, sociais, culturais e ambientais. Por todos esses motivos, é necessário que a gestão destes espaços seja eficazmente aplicada, para que a sua sustentabilidade seja garantida, preservando ao mesmo tempo toda a sua natureza para as gerações vindouras. O crescimento do turismo a nível mundial leva a que seja necessária uma consciencialização para a importância da preservação desses espaços, porém são as leis que regulam os limites de utilização e formas de preservação dos mesmos. Com a aposta de Portugal no turismo e com a inclusão do produto Sol e Mar no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), como um dos 10 principais produtos estratégicos para o desenvolvimento do Turismo de Portugal, o tema escolhido para a presente dissertação assume-se como potencialmente interessante para o país pois, com ele, passamos a perceber melhor o potencial, não só da zona costeira do Município de Grândola, como também de toda a costa portuguesa. Os objetivos centrais deste estudo, baseiam-se na recolha de informação sobre as praias do Município de Grândola para que, no final, sejam caracterizadas, demonstrando a sua importância económica e turística para a região. Com a recolha de dados, realizada através da aplicação de um questionário aos utilizadores destas praias, procurou-se determinar o perfil do utilizador destas e compreender as suas motivações. Também se procurou entender qual a necessidade do utilizador aquando da sua presença nestes espaços, para a prática das atividades que elege, entendendo ao mesmo tempo qual a sua sensibilização perante outras pessoas que pratiquem outras atividades, é um dos objetivos propostos. Desta forma, procura-se perceber, qual a distância ideal para separar a prática de diferentes atividades e, também, entender se existe necessidade de criar separações físicas para delinear diferentes espaços para cada tipo de atividade.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Desenvolvimento de Competências Matemáticas no Jardim de InfânciaPublication . Ulpiano, Vanessa Sofia Ferreira; Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório reporta-se à Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação de Infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré – Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), desenvolvido na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório está dividido em duas partes. A Parte I refere-se à análise crítica e reflexiva sobre a Prática Pedagógica em 1.º CEB realizada numa sala de 2.º ano (1º semestre) e numa sala de 4ºano (2º semestre), e à Prática Pedagógica em Educação de Infância (3.ºsemestre). Nesta parte do relatório procura-se refletir sobre o percurso realizado, nomeadamente as aprendizagens realizadas e as dificuldades sentidas. A Parte II refere-se ao estudo/investigação realizado no contexto de Prática Pedagógica em Jardim-de-Infância. Esta parte do relatório está dividida em 5 capítulos: o capítulo 1 inclui a introdução, relevância do estudo e apresentação dos objetivos do estudo e pergunta de investigação, o capítulo 2 inclui a revisão bibliográfica sobre o tema em estudo, o capítulo 3 consiste na metodologia utilizada, o capítulo 4 refere-se à apresentação e análise do resultados e o capítulo 5 às conclusões acerca do estudo. Com o estudo apresentado neste relatório pretendeu-se identificar e analisar as competências e as dificuldades das crianças perante propostas educativas no domínio da matemática, desenvolvidas a partir de um projeto desenvolvido com as crianças. Os resultados encontrados evidenciam que as crianças desenvolveram competências matemáticas no âmbito do sentido de número e da organização e tratamento dados. A elaboração deste relatório foi um importante elemento de desenvolvimento pessoal e profissional