ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística
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Recent Submissions
- Relatório de Estágio: Marketing Digital no Turismo de Surf - O caso da Cliff Surf HousePublication . Alves, Raquel Santos; Barroso, Célia Maria Ramos Serra Reis; Rafael, Célia Maria Conceição SalmimO presente relatório de estágio tem como principal objetivo analisar as estratégias de marketing digital aplicadas na Cliff Surf House, um alojamento especializado em turismo de surf localizado em Santa Cruz. Com o crescimento do turismo de surf em Portugal e a sua importância para o desenvolvimento económico das regiões costeias, torna-se indispensável perceber de que forma as estratégias digitais podem influenciar a captação e fidelização de clientes. Através da análise da presença digital da empresa, o presente estudo avalia o impacto das redes sociais, plataformas de reservas e outras formas de comunicação no desempenho comercial do alojamento. A metodologia utilizada incluiu a recolha e análise de dados provenientes de plataformas digitais, a identificação do perfil de clientes e a análise das ações promocionais implementadas focadas na notoriedade da marca. Os resultados obtidos revelam que a empresa tem uma presença digital consolidada junto do público alemão. Contudo, enfrenta desafios na diversificação do mercado e na mitigação da sazonalidade. Assim, são propostas estratégias inovadoras que incluem a otimização da comunicação digital, o reforço do marketing de influência e a expansão para novos mercados internacionais. Este estudo evidencia a importância do marketing digital no setor do turismo de surf e apresenta recomendações práticas que irão permitir que a Cliff Surf House melhore o seu posicionamento e competitividade no mercado global.
- QUINTA DOS AVÓS: Alojamento LocalPublication . Vemelho, Inês Maria Jorge; Martins, Rui Alberto de FreitasO presente trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de Turismo Rural, na quinta familiar da autora do projeto. Esta quinta está localizada no concelho do Sardoal, no entanto faz fronteira com o concelho de Abrantes, no distrito de Santarém. Numa primeira fase do projeto, será apresentada a importância do Turismo em vários contextos de referência, principalmente na vertente do Azeite. Ao longo da revisão de literatura, serão abordados temas como turismo rural, turismo de natureza e turismo do Azeite. Para além de ser apresentada a descrição da propriedade no seu todo, e a exibição do projeto arquitetónico da parte residencial, serão retratadas ações de desenvolvimento turístico sustentável, como valorizar práticas locais sem impactar egativamente o ecossistema, (ex: incentivar os turistas a vivenciar atividades agrícolas e culturais autênticas da região, como workshops de culinária típica, colheita de produtos locais); instalar sistemas de energia renovável, como painéis solares e geradores eólicos, para reduzir o consumo de energia elétrica proveniente de fontes não renováveis; obter certificações de turismo sustentável, como o selo "Ecoturismo"; promover pacotes turísticos durante a baixa temporada; implementar sistemas eficazes de gestão de resíduos sólidos nos alojamentos rurais; produção orgânica de alimentos que sejam utilizados no próprio restaurante ou vendidos aos turistas. Serão ainda, abordadas propostas de parcerias com produtores locais e regionais, como é o caso do vinho do Casal da Coelheira e o mel da Miss Beekeeper, a fim de promover e divulgar os nossos produtos locais. Neste projeto foi elaborado um estudo de mercado, através de uma metodologia quantitativa, com base num inquérito ao público em geral não residentes, com a perspetiva de identificar potenciais consumidores quer para o destino turístico Sardoal, quer para o nosso futuro empreendimento. Será ainda apresentado, o Plano de Negócios, com a descrição detalhada do projeto, incluindo o respetivo e plano de Marketing, e a Análise económico-financeira do estudo de viabilidade do mesmo.
- Plano de Negócios – Criação do Hotel Resort: La cueva del MestizoPublication . Cavallos, Samira Jackelin Lomas; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraO Equador é o quarto menor país das Américas, mas tem uma população muito grande de cerca de 17,5 milhões de habitantes e uma área de 256.370 km². Apesar do seu tamanho e devido à sua localização geográfica, é um dos países com a maior diversidade de flora e fauna do planeta. O Equador é um destino muito atraente para diferentes categorias de turismo, como esportes, gastronômico, cultural e ambiental, entre outros, uma vez que tem 4 regiões naturais: Serra, Costa, Amazônia e Galápagos, que oferecem aos turistas a oportunidade de descobrir paisagens diversas e bonitas, de praias e montanhas a vulcões e selvas, e um fato importante e significativo é que muitos países não exigem visto para entrar no Equador. ampliando assim o foco do público-alvo. A importância do entretenimento turístico dentro da indústria hoteleira tem aumentado hoje, a cada dia os turistas estão procurando mais experiências que são diferentes do cotidiano, e é exatamente isso que este projeto hoteleiro está procurando, que os turistas estrangeiros tenham a oportunidade de viver uma experiência completa na cultura equatoriana, tais como: história, gastronomia e tradições, e que o Equador é conhecido não só pelo seu nome e pela relação que tem com o equador, mas também como um país de cultura abundante. Este plano de negócios nasceu com o objetivo de gerar visibilidade turística no Equador com base nos fundamentos do marketing relacional, animação turística e uso de ferramentas digitais para promover o nome da empresa hoteleira internacionalmente, ajudando significativamente a economia local e permitindo que um país tão pequeno como este seja reconhecido por todos os grandes aspetos que não foram devidamente explorados. Claro que se trata de estudar o mercado, estudar a viabilidade financeira, cumprir o respetivo carding, o plano de ação e o plano estratégico, de forma a reunir todos estes recursos e criar um plano de negócios adequado.
- Caso de Estudo “Resort Quinta das Margaridas”: A Solidariedade Emocional da População Autóctone de PenichePublication . Patriarca, Maria Margarida Ferreira; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraO Resort Quinta das Margaridas será um conjunto turístico localizado na encantadora vila de Serra D'EL Rei, no concelho de Peniche, região de Leiria, Portugal. Com uma localização privilegiada geograficamente, o Resort ofertará aos hóspedes uma experiência única, combinando a beleza natural da paisagem, a rica história e cultura da região, e uma ampla gama de atividades e atrações, tudo a menos de uma hora da capital e do aeroporto. As instalações do Resort serão projetadas para proporcionar conforto, conveniência e entretenimento aos visitantes. O layout cuidadosamente planeado incluirá uma variedade de opções de alojamento, desde quartos acolhedores a bungalows espaçosos, complementados por piscinas, áreas de lazer, restaurantes e espaços para eventos. A estrutura organizacional do Resort Quinta das Margaridas será composta por diversos departamentos, cada um dedicado a garantir a excelência nos serviços a serem ofertados aos hóspedes. Desde a receção calorosa e o atendimento personalizado até à manutenção impecável das instalações, cada detalhe será cuidadosamente gerido para garantir uma estada memorável. O projeto também enfatiza a importância da sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, comprometendo-se com práticas ambientalmente conscientes e iniciativas de apoio à comunidade local. Como um destino de eleição no setor hoteleiro, o Resort Quinta das Margaridas destacarse- á pela sua forte marca, serviço de excelência e ambiente acolhedores. Com uma visão clara, valores bem definidos e objetivos estratégicos, o Resort posicionar-se-á para se destacar no mercado e proporcionar experiências inesquecíveis aos seus hóspedes.
- Estudo bibliométrico das variáveis destino turístico, competitividade do destino, imagem do destino, qualidade do destino e satisfação do turista, de 2000 a 2023Publication . Pereira, José Filipe da Silva Marques; Almeida, Paulo Jorge dos Santos; Almeida, Giovana Goretti FeijóOs destinos turísticos se referem a um espaço, no qual os visitantes / turistas se deslocam em busca de experiências, usufruindo das infraestruturas e da oferta de uma diversidade de serviços. Entre os fatores que envolvem a competitividade dos destinos turísticos está a capacidade de atrair um elevado número de turistas. O objetivo deste estudo é analisar o panorama das pesquisas científicas publicadas sobre destino turístico, competitividade do destino, imagem do destino, qualidade do destino e satisfação do turista na literatura de turismo entre 2000 e 2023, utilizando análises bibliométricas de dados coletados da base Scopus. A relevância desta pesquisa se estende ao entendimento académico das dinâmicas do turismo, incluindo as implicações práticas significativas para a gestão e o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos. O método empregado neste trabalho foi a bibliometria, apoiando-se em estudos realizados em bases de dados bibliográficos, investigando cinco variáveis com um conjunto de cinco indicadores cada (autor, ano, país, revista e afiliação), focando o pesquisador na mensuração da produtividade desses indicadores. Os resultados levaram à observação de que as cinco variáveis investigadas estão intrinsecamente interligadas entre si. Assim, a imagem do destino desempenha um papel crucial ao influenciar tanto a qualidade de vida local quanto a experiência do turista, e consequentemente afeta a competitividade do destino como um todo. A conclusão reafirma a importância da análise bibliométrica como uma ferramenta crucial para sintetizar e compreender o vasto corpo de literatura no campo do turismo. As descobertas apresentadas não apenas destacam as contribuições e as tendências das pesquisas, mas também identificam lacunas e oportunidades para futuras investigações, promovendo um avanço contínuo no reconhecimento e nas boas práticas relacionadas ao turismo.
- Teresa Vai de Férias - Hub de Turismo e Turismo de Experiências nas Caldas da RainhaPublication . Santos, Maria Teresa Leal dos; Almeida, Paulo Jorge dos SantosO presente Trabalho de Mestrado tem por objetivo a apresentação da estratégia, que levou à criação de uma marca de turismo denominada “Teresa Vai de Férias”. Trata-se de uma empresa de turismo, que nasce de um blog sobre turismo e da publicação de um livro com o mesmo nome. A empresa de turismo destina-se a desenvolver a sua atividade na Região Oeste, tendo sede nas Caldas da Rainha e aposta na criação de um Hub de turismo na cidade, de forma que, numa região onde já existe oferta turística consolidada, a cidade se posicione de forma inovadora no território, envolvendo a comunidade através do aproveitamento de experiências disponíveis, da criação de novas experiências, sempre com a contratação local de serviços, de forma a contribuir para a criação de riqueza. De forma a estruturar o conceito foi desenvolvido um projeto e que possa facilmente ser implementado, analisando também os pontos francos, antecipando dificuldades e preparando a empresa para situações mais difíceis. Neste trabalho é ainda apresentada a toda a estratégia de marketing do processo que levou à criação de um blog sobre viagens, à posterior publicação de um livro e ao desenho de uma empresa de turismo, utilizando sempre a marca registada “Teresa Vai de Férias”. O desenvolvimento deste projeto foca-se em demonstrar que as Caldas da Rainha reúnem um conjunto de características que permite a sua dinamização enquanto destino turístico da Região Centro, tirando partido da sua localização geoestratégica e de um conjunto de infraestruturas existentes. A sua proximidade ao aeroporto de Lisboa é também uma grande vantagem competitiva. Este projeto destina-se ainda a levar a uma reflexão sobre o potencial do turismo na cidade das Caldas da Rainha, levantando questões sobre o que se pode melhorar e abrindo caminho para novas formas de olhar para o turismo na região.
- O Caminho Português de Santiago – Caminho da Costa: A satisfação com a comunicação e promoção realizada pelos municípios e com os serviços turísticos disponibilizadosPublication . Araújo, Igor Pacheco Novais de; Barroso, Célia Maria Ramos Serra ReisO Caminho Português de Santiago, como hoje o conhecemos, resulta de inúmeras vias, que remetem a diferentes épocas (Otero, 2009). Este integra 10 municípios do Norte de Portugal e é, atualmente, o 3º percurso mais percorrido, dos Caminhos de Santiago, apenas atrás do Francês e do Português Central, prevendo-se que num futuro próximo venha mesmo a ultrapassá-los. Surge assim a necessidade de investigar sobre a satisfação dos peregrinos com os serviços que integram o percurso, nomeadamente, alojamento, restauração e animação, bem como a sua recetividade a novos serviços e de que forma os mesmos utilizam os canais digitais para realizar o planeamento da sua peregrinação, uma vez que a comunicação e o marketing representam a possibilidade de informar não só sobre as características utilitárias, mas também das características experienciais, de forma a despertar um interesse que leve à ação (Wichels, 2014). O estudo tem então, como objetivos, compreender se a comunicação e promoção do Caminho Português da Costa estão a alcançar o público-alvo, conhecer a utilização dos canais digitais, pelos peregrinos, constatar a satisfação dos peregrinos com os serviços turísticos e estabelecer o perfil do peregrino do Caminho Português da Costa. Para isso adotou-se uma metodologia de investigação que inclui: (1) um inquérito por questionário aos peregrinos do Caminho Português da Costa e (2) uma análise do conteúdo bibliográfico e webgráfico revisto e dos dados recolhidos através do questionário. Com base nos resultados obtidos concluiu-se que os peregrinos se apresentam satisfeitos com os serviços disponíveis ao longo do percurso, apresentando-se, contudo, na sua maioria, recetivos a novos serviços complementares que, supridas as suas necessidades básicas, enriquecem a sua experiência durante o Caminho. A promoção e comunicação do Caminho Português da Costa, não é coerente aquando da promoção pelas entidades portuguesas e pela Xunta da Galícia, denotando-se que não existe um esforço comum para a promoção do mesmo. No que respeita à promoção e comunicação levada a cabo pelos municípios, ressalta-se que à exceção de Matosinhos, Vila do Conde, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, a comunicação é baixa e desatualizada.
- A Influência do Marketing Digital na Seleção dos memmo Hotels – Um estudo de casoPublication . Oliveira, Diana Alexandra Lázaro de; Barroso, Célia Maria Ramos Serra ReisO presente relatório de estágio tem como propósito analisar a influência do Marketing Digital na seleção dos hotéis memmo por parte dos hóspedes. O principal objetivo é identificar quais os canais de marketing digital que mais impactam a escolha dos hóspedes ao selecionar os hotéis memmo em Lisboa (memmo Alfama e memmo Príncipe Real). A metodologia utilizada inclui um estudo caso, com a análise de um post-stay survey utilizado pela cadeia memmo Hotels para recolher feedback dos seus hóspedes após a sua estadia. Adotou-se um método misto para a análise do questionário, completando o mesmo com entrevistas internas. Este relatório possui três objetivos: identificar os canais de marketing mais influentes, analisar qual o impacto destes mesmos canais na decisão do hóspede e a proposta de estratégias que permitam reduzir a dependência dos hotéis aos Sites de Reservas Online, através dos diversos canais utilizados pela marca. Os resultados revelaram que os canais mais utilizados pelos hóspedes incluem os Sites de Reservas Online, as Recomendações e a opção Outros que abrange fatores como a parceria com a Marriott Bonvoy no caso do memmo Príncipe Real, e a localização e outras características especificas para o memmo Alfama. Por outro lado, canais como as Redes Sociais, os Bloggers/Influencers e as Campanhas de Publicidade não possuem qualquer impacto, mas são algumas das melhores estratégias de marketing de uma empresa, pelo que são importantes considerar. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda sobre as práticas de marketing digital que são mais eficazes para os hotéis memmo, oferecendo insights valiosos para otimizar as suas estratégias e aumentar as reservas diretas.
- Interpretação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA2030): Análise Crítica com os Planos Estratégicos da Madeira e CanáriasPublication . Câmara, Catarina Domingues; Almeida, Paulo Jorge dos SantosO presente relatório, desenvolvido no âmbito do estágio curricular de natureza profissional, como trabalho final do Mestrado em Marketing e Promoção Turística pela Escola Superior de Tecnologia e Turismo do Mar (ESTM), objetiva não só desenvolver as tarefas desenvolvidas pela discente no Açores DMO, entidade de acolhimento, bem como compreender qual a mais desafiante no que toca à desconstrução e conclusão dos resultados. Neste sentido, sendo a mestranda açoriana, natural da ilha de São Miguel, optou pelo tema “Interpretação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA2030): Análise Crítica com os Planos Estratégicos da Madeira e Canárias”, sobretudo pelo orgulho que sente pela sua terra natal, que tem uma oferta muito diversificada para quem a visita. Ademais, a escolha do contexto espacial prende-se com o facto de a ilha São Miguel ser entre as nove ilhas dos Açores a que tem maior tráfego aéreo devido ao número de voos nacionais e internacionais de várias companhias que operam na Região. Tal implica consequentemente uma maior afluência de visitantes à ilha, comparativamente com as restantes. Além disso, São Miguel é a maior ilha do Arquipélago e atualmente a mais desenvolvida. Este trabalho remete para a evolução do turismo nos Açores, em particular na ilha de São Miguel, integrando uma análise comparativa entre a missão, visão e produtos definidos nos planos estratégicos das Regiões Autónomas dos Açores, Madeira e Canárias. Por último, é sugerida uma Análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats) para o Arquipélago Açoriano da sua autoria, como complemento à que é apresentada no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA2030).
- Plano estratégico para o desenvolvimento turístico do destino de AlcobaçaPublication . Vicente, Sónia Cristina Palmeira; Fonseca, Júlia Fragoso daEste trabalho de mestrado tem como objetivo principal a elaboração de um plano estratégico para o desenvolvimento turístico do concelho de Alcobaça, destacando a importância do planeamento estratégico e explorando a contextualização económica mundial e nacional, políticas de apoio ao turismo e tendências do setor. Para tal, procedeu-se a uma análise do panorama da atividade turística, bem como a um diagnóstico do território, com base na caracterização dos seus recursos e na realização de um inquérito aos seus agentes. Esta análise proporcionou uma compreensão alargada dos recursos, potencialidades e realidade locais. O plano estratégico delineado abrange ações concretas como combater a sazonalidade, atrair novos mercados, promover a presença omnicanal, desenvolver novos produtos turísticos, formar e qualificar o setor, apostar na sustentabilidade e turismo de qualidade, transformar Alcobaça num “destino inteligente”. O estudo conclui com ênfase na implementação colaborativa das estratégias, destacando a criação de um gabinete multidisciplinar de turismo. Este trabalho visa não só enriquecer a experiência turística em Alcobaça, mas também contribuir para o crescimento sustentável da região, preservando o seu património cultural e ambiental, contribuindo para a diversificação da economia local, a criação de emprego e a melhoria da qualidade de vida da população.