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- Controlo de Inércia Sintética numa rede com Fontes de Energia RenovávelPublication . Cerullo, Vitor Andre Fiamengo Lippi Alves; Neves, Luís Miguel PiresEm um primeiro momento, esta dissertação apresenta ao leitor uma contextualização do panorama europeu em relação a inserção de mais fontes de energias renováveis na rede e as ambiciosas restrições a emissão de poluentes nos países da UE. São explorados ainda conceitos teóricos acerca de máquinas elétricas que atualmente compõem o cenário dos tradicionais geradores com grande inércia rotacional proveniente das grandes centrais hidráulicas e termelétricas. São apresentados os indicadores de desempenho mais utilizados no setor relacionados a inércia rotacional e a frequência da rede distribuída ao consumidor final. Como objetivo, procurou-se apresentar a contribuição da inércia sintética para a estabilidade do sistema elétrico de potência. Técnicas diversas foram utilizadas para simular a contribuição da inércia sintética na rede, como utilizar cenários com redução do percentual de inércia e amortecimento globais da rede, alterar parâmetros de entrada dos aerogeradores e sistema fotovoltaico e utilização de controlador com lógica difusa. Dentre os resultados, destacou-se a importância da utilização de controladores eficientes e mais robustos em conjunto com fontes de energias renováveis. Já quanto às técnicas utilizadas, o controle por lógica difusa apresentou melhores resultados devido a sua capacidade de adaptação conforme a quantidade de energia eólica e fotovoltaica que estão a somar na rede juntamente com o desvio de frequência.
- OS CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASOPublication . Bezerra, Gicely Aparecida Thomazini; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis MachadoNos dias atuais, apesar da retórica da inclusão, muitas escolas promovem a exclusão, pois as estratégias escolhidas ao invés de apoiar a diversidade das crianças, na verdade, complexificam suas dificuldades de aprendizagem. Ao considerar essa questão, fica claro a necessidade de expandir o olhar para outros modelos e práticas pedagógicas, bem como pesquisar e explorar outras abordagens que apoiem os educadores em seu trabalho diário e contribuam significativamente para superar limites e expectativas, desenvolvendo novas perspectivas em torno do processo de ensino-aprendizagem. Toda essa reflexão compõe a justificativa da escolha do tema deste trabalho “O processo de inclusão escolar a partir de uma abordagem Reggio Emilia”. Esta investigação partiu de um estudo de caso de uma escola privada, localizada na região de Leiria, que tem como inspiração a Abordagem Reggio Emilia, de modo a perceber quais são os contributos que essa abordagem oferece junto à fase pré-escolar de crianças com necessidades educativas especiais. Tendo em vista a complexidade desta proposta educacional, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e análise documental do projeto educativo do colégio. Através deste estudo, percebeu-se que a abordagem Reggio Emilia proporciona conexões significativas e importantes para o desenvolvimento integral de cada aluno, onde a partilha de experiências fortalece a crença de que o conhecimento pertence a todos, independentemente de suas necessidades, habilidades e competências ou de estar ou não em processo de inclusão escolar.
- Aplicação de ferramentas de marketing digital nas empresas turísticasPublication . Coelho, Rafael Carreira; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraNas últimas décadas, o turismo consolidou-se como uma das atividades que mais tem contribuído para o desenvolvimento de inúmeros países, regiões e cidades. Em Portugal, tornou-se a maior atividade económica exportadora, contribuindo fortemente para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Tais factos, espelham, de forma evidente, a importância que este deteve no desenvolvimento socioeconómico do país, na coesão territorial e na diminuição de assimetrias. Tal como nos anos antecessores, esperava-se que 2020 fosse mais um ano de excelência para o turismo nacional, de alcançar novos recordes e distinções. Porém, em março, com o início do surto pandémico de Covid-19, o cenário alterou-se por completo e rapidamente se tornou num ano dramático, sem precedentes. No entanto, em momentos de crise, também surgem oportunidades e novas formas de as empresas se reinventarem. Esta pandemia, veio acelerar a transformação digital em todos os setores, e o turismo não se revelou uma exceção. Mais do que nunca, os potenciais consumidores turísticos relacionam-se com as agências de viagem e turismo, e com os estabelecimentos hoteleiros através das plataformas digitais. É através deste meio que interagem mutuamente e que partilham informações sobre os produtos e serviços, de forma eficiente e instantânea. O marketing digital assume aqui um papel de destaque, sendo um verdadeiro desafio para as empresas turísticas, no âmbito da gestão dos seus canais de promoção, comunicação e distribuição. Num mercado altamente competitivo como o do turismo, torna-se imperativo para as empresas tentarem diferenciar-se das demais, sendo que o marketing digital pode desempenhar um papel muito importante nesse processo, afirmando-se como uma vantagem competitiva. A presente dissertação é composta por um estudo sobre a aplicação de ferramentas de marketing digital nas empresas turísticas. É imperatório abordar esta temática tão atual, de forma a avaliar e a perceber como o marketing digital e as respetivas ferramentas estão a ser utilizadas neste período pós-pandemia, pautada pela recuperação turística.Como instrumento de recolha de dados, foi utilizado o questionário, sendo que a amostra do estudo é constituída por cerca de 232 inquiridos, representantes de agências de viagem e turismo e estabelecimentos hoteleiros. Através dos resultados provenientes do tratamento dos dados, conclui-se que as ferramentas de marketing digital ainda não assumem um papel de relevo junto da maioria empresas turísticas, especialmente nas de menor dimensão como as microempresas. Dispor de um website próprio ou estar presentes nas rede sociais, é insuficiente quando olhamos para o marketing digital e para as ferramentas associadas como um todo. Verifica-se que no processo de recuperação pós-pandemia, somente uma baixa percentagem de estabelecimentos hoteleiros e agências de viagem e turismo procederam ao seu investimento, embora a promoção turística esteja na ordem do dia.
- O CONTRIBUTO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADANIA ATIVA DOS ALUNOSPublication . Lobo, Raquel Antunes; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraO presente relatório de projeto aborda a Educação para a Cidadania implementada nas escolas através da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento. A cidadania ao ser repleta de valores e competências exige um confronto com o modelo escola se esta privilegiar a transmissão de conhecimentos. Pretendeu-se perceber como esses valores são promovidos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e se são trabalhados em parceria com a comunidade envolvente. O objetivo do estudo consistiu em analisar a opinião dos docentes sobre a contribuição da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento para a cidadania ativa dos alunos. Para isso, no desenvolvimento do trabalho, adotámos uma abordagem de investigação qualitativa de caráter exploratório e como método de investigação o estudo de caso com recurso à técnica de recolha de dados de entrevista semiestruturada e à técnica de tratamento dos dados de análise de conteúdo. As entrevistas foram aplicadas via online através do software Skype, gravadas em formato de vídeo e, posteriormente, transcritas na sua totalidade para a análise de conteúdo. A população do estudo foi composta por uma amostra por conveniência, num total de 6 participantes exercendo funções no Agrupamento X, nomeadamente na sua sede, a escola EB2/3 e secundário. Os resultados obtidos permitem concluir que na opinião dos docentes, o desenvolvimento de projetos nos domínios da Educação para a Cidadania, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ao proporcionar situações de vivências reais, que envolvem emocionalmente os alunos, promovem uma adoção de atitudes e comportamentos dignos de uma consciência para a cidadania ativa ao longo do tempo nas temáticas trabalhadas.
- Ultimate Frisbee Players: Characteristics according to Their Competitive Level and Spirit of the GamePublication . Amoroso, José Pedro; Valente-dos-Santos, João; Furtado, Guilherme Eustáquio; Rebelo-Gonçalves, Ricardo; Antunes, Raul; Calmeiro, LuísIn Ultimate Frisbee, players are responsible for administering and reinforcing adherence to the rules of the game. As a self-refereed sport, UF relies upon the Spirit of the Game (SOTG). This study aimed to profile the experience, to ascertain the training history of the sport, the participation and goal orientations of international Ultimate Frisbee players in the European Beach Ultimate Championship, and to evaluate the contribution of these variables in a discriminant function to classify players according to SOTG level and competitive level. The sample consisted of 160 players [females 33.8% (29.3 ± 7.2 years); males 66.2% (37.6 ± 9.7 years)] who competed in the European Beach Ultimate Championship, 2019. Factorial ANOVA was used to test the effect of sex, competitive level and SOTG level (measured by the sum of the scores obtained in five questions addressing the following domains: (1) Knowledge and use of the rules; (2) Fouls and body contact; (3) Fairmindedness; (4) Positive attitude and self-control; (5) Communication. The results revealed that sex was not a consistent source of SOTG level variation among players. In each competitive level, those with high SOTG levels obtained lower European Beach Ultimate Championship classification (t = 5.73 to 6.55, p < 0.001, d = 1.28 to 2.06), higher SOTG classification (t = −13.21 to −7.04, p < 0.001, d = 1.28 to 2.85), and better evaluation for fouls and body contact (t = 2.76 to 9.23, p < 0.05, d = 0.86 to 1.99) and for positive attitude (t = 5.88 to 7.43, p < 0.001, d = 2.06 to 2.57), than regular SOTG level players. Players of different competitive levels demonstrated similar SOTG results. These findings provide important information to coaches, physical education teachers and sport consultants.
- Marketing de InfluênciaPublication . Marcão, Joana Filipa da Rosa; Sousa, Ana Elisa Carreta deA importância do marketing digital cresceu de forma significativa nos últimos anos tendo-se tornado uma das principais ferramentas usadas pelas empresas que viram, no crescimento da internet, uma oportunidade para fazer expandir o seu negócio e alcançar mais facilmente os seus clientes. O Marketing de Influência tornou-se um elemento estratégico para as marcas, que usam os influenciadores digitais como uma ponte de ligação entre as marcas e o público, através das redes sociais, passando a confiança e a inspiração para comprarem o produto. Desta forma, os influenciadores digitais são uma parte importante no dia a dia dos seus seguidores, uma vez que vieram alterar a forma como eles pensam, procuram a informação e também a sua intenção de compra. Neste sentido, o objetivo da presente investigação é analisar a importância dos influenciadores digitais para as marcas e qual a influência que têm sob os consumidores no processo de tomada de decisão de compra. Para a realização deste estudo, foi utilizado o método de pesquisa misto, ou seja, a combinação das pesquisas qualitativas e quantitativas. Relativamente ao método qualitativo, foram realizadas entrevistas a influenciadores digitais e a profissionais de marketing (marca). No que diz respeito ao método quantitativo, foi realizado um inquérito com o objetivo de compreender o comportamento dos consumidores perante os influenciadores digitais. Após a análise dos dados obtidos, foi possível verificar que os influenciadores digitais assumem um papel de grande importância no âmbito do marketing de influência, ou seja, são uma peça fundamental para as marcas conseguirem ter sucesso e chegar a mais consumidores.