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- Ações de fidelização do cliente no Hotel Villa BatalhaPublication . Serradas, Jéssica Filipe das; Fonseca, Júlia Fragoso daNos dias de hoje e face às exigências do mercado e concorrentes, existe uma maior necessidade de diferenciação, é importante que cada empresa se adapte aos seus clientes e não imite as estratégias da concorrência, pois cada empresa é única. Os clientes não procuram apenas um produto, pretendem um atendimento personalizado de acordo com as suas necessidades. Atualmente, muitas empresas recorrem ao Marketing Relacional, que é uma mais-valia que as permite ser únicas em relação à concorrência. Com o Marketing Relacional surge a ferramenta CRM, uma das ferramentas que melhor se adapta quando o objetivo é desenvolver um relacionamento sustentável e duradouro com os clientes. A identificação de ações de fidelização é também algo muito importante para as empresas que procuram posicionar-se e diferenciar-se melhor que os seus concorrentes, gerando mais lucros e, também uma melhor satisfação aos seus clientes. Estas são essenciais para o bom desempenho de uma organização, é através destas ações que uma empresa utiliza mais adequadamente os seus recursos, minimizando os problemas e maximizando as oportunidades que surgirão. Estas têm uma importante função entre as empresas e os clientes, os concorrentes e os stakholders, ou seja, focam explicitamente a vantagem competitiva e a vantagem de clientes em longo prazo. Ainda que adaptado a uma empresa em evolução, as ações que irão ser propostas no relatório são possíveis de ser concretizadas, mas terá de se ter em conta o meio ambiente, economia e crescimento de mercado. Pelo facto do hotel não constituir nenhum modelo de implementação de ações de CRM específico, este relatório de estágio pode ser considerado uma mais-valia e um avanço no crescimento a longo prazo da mesma, permitindo assim um relacionamento duradouro entre o hotel e o cliente.
- OpostosPublication . Sampaio, Teresa Mariana Fialho; Oliveira, Maria Luísa Mota Soares de; Quintas, Paulo Jorge LeandroLinha, cor, sombra, planificações de imagens e sobreposição de planos são ideias-chave que descrevem o que fazemos. As cores vivas e vibrantes estão presentes nos mais diferentes materiais e nas mais variadas escalas e plasticidades. O mundo é visto através de contornos e manchas de cor, numa simbiose híbrida entre o bidimensional e o tridimensional, onde habitam contrariedades estéticas e conceptuais que questionam as ténues linhas entre o tradicional e o contemporâneo.
- Transmedia storytelling aplicado ao marketing turístico projeto de aplicação móvelPublication . Azambuja, Inês Sofia Neves; Lourenço, Paulo Filipe de Almeida CravoO Turismo é cada vez mais um dos maiores setores económicos do mundo e aliado às novas tecnologias, que neste princípio de século têm vindo a desenvolver-se, há cada vez mais formas interessantes de interagir com o espaço visitado. O storytelling tem sido cada vez mais utilizado nos últimos anos como uma ferramenta de marketing, e a banda desenhada (comics) tem vindo a ganhar terreno e a passar para outras plataformas (transmedia). Este projeto combina storytelling, banda desenhada (comics) e novas tecnologias aplicadas ao Turismo, tem como base uma aplicação móvel para a cidade de Lisboa (digital storybook), onde através de uma história em banda desenhada (comics) o turista tem a possibilidade conhecer a cidade de uma forma inovadora e ao mesmo tempo vive uma experiência incomparável e singular. O turista participa e faz parte de experiências únicas que surgem através das novas tecnologias, estas proporcionam diferentes formas do turista vivenciar a sua visita, alterando a sua perceção do destino e tornando-se ele próprio uma ferramenta de marketing. Pois hoje em dia vivemos num mundo de partilha, a criação de identidades é uma cocriação. Experienciar uma história causa um envolvimento. Os turistas sentem o local experienciando a história e assim sentem-se parte dela. Esta aplicação é revolucionária na forma como dá a conhecer a cidade ao turista, é única, diferenciadora, interessante e inteligente. Lisboa foi a cidade escolhida para esta “história” com o nome de Secret City app.
- O acto de preservar em forma de registoPublication . Cruz, Joana Ventura de Melo Furtado da; Letria, Pedro Miguel AlmeidaO meu trabalho passa por uma vontade de trabalhar com matérias que existem no mundo. Matéria orgânica vegetal observada diariamente. Um trabalho que se constrói através da atenção dada aos pormenores das formas que encontro nas matérias – folhas em deterioração e partes de plantas. Estas são retiradas do seu habitat natural e transportadas para dentro do atelier. ! Uma vez que o que me interessa nas matérias é o desenho criado por si, pretendo perceber como posso registá-las. Para isso, trabalho a partir da gravura, do desenho e da fotografia. É nestes últimos que me concentro, no trabalho que aqui apresento. O registo permite-me conhecer tanto as matérias em questão, como os diferentes meios que utilizo.
- As motivações do eWom entre os utilizadores do FacebookPublication . Carvalho, Gilmara Souza; Marques, Alzira Maria da AscençãoO avanço da internet e a larga utilização das novas plataformas de comunicação on-line permitem aos consumidores partilhar conselhos, dar sugestões, acrescentar informações sobre produtos, marcas, empresas e serviços com uma infinidade de outros consumidores. Esta partilha é uma prática antiga que vem sendo cada vez mais utilizada e potencializada com as novas plataformas de comunicação on-line, que permitem um maior alcance e uma maior interação entre os consumidores e as “suas” marcas. Com proliferação e homogeneização das ofertas, a saturação publicitária e a fragmentação de meios, os consumidores deixaram de ter confiança nas instituições para passarem a confiar mais nos seus pares, daí o eWOM ser uma influência importante na decisão de compra, que importa estudar para compreender as motivações dos consumidores em se envolverem no eWOM positivo e negativo sobre marcas e empresas no Facebook e verificar quais, de entre as já identificadas em investigações científicas anteriores, exercem uma maior influência nos utilizadores portugueses. Nesse sentido, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 605 utilizadores do Facebook estimou-se um modelo de mínimos quadrados parciais, utilizando o software Smart PLS 2.0. Os resultados sugerem que a reciprocidade, o sentimento de pertença, o desejo de ajudar a empresa, a procura de opiniões/informações como um dos principais motivos para a partilha do eWOM positivo, sendo os sentimentos negativos e a preocupação com os outros os principais motivadores do eWOM negativo. O conhecimento das motivações dos utilizadores portugueses no eWOM sobre marcas e empresas no Facebook ajuda-as a formular estratégias diferenciadas de marca e de comunicação para incentivar comportamentos de partilha e interações do eWOM entre os seus consumidores.