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Authors
Abstract(s)
Nos dias de hoje, o Turismo é um fenómeno que atua significativamente na sociedade a nível mundial, com inúmeros impactos económicos, sociais e culturais associados, sejam eles positivos ou negativos. O Marketing Territorial surge como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos, por forma a desenvolver estratégias e mecanismos de comunicação e promoção.
A presente investigação pretende desenvolver as informações necessárias e pertinentes mediante os resultados obtidos na pesquisa de dados quantitativa, tendo em vista definir uma base estratégica de marketing territorial, aplicado especificamente ao concelho de Alcobaça. Assim, foram desenvolvidos questionários aplicados à comunidade local (isto é, os residentes) e aos turistas e visitantes deste mesmo destino turístico, por forma a quantificar as suas avaliações e opiniões em relação à promoção, recetividade e satisfação do concelho. Adicionalmente, pretende conhecer os pontos de interesse, edificados e naturais, e analisar o seu aproveitamento em relação ao potencial.
Os resultados obtidos permitiram concluir que, de facto, existe uma noção evidente da medíocre promoção e comunicação turística atual feita pelas entidades responsáveis, embora a satisfação perante a residência (comunidade local) e a visita (turistas) sejam expressamente positivas.
Por outro lado, em contradição com as expetativas iniciais, apenas uma parte dos pontos de interesse identificados (‘Mosteiro de Coz’ e Castelo de Alcobaça’) são considerados como estando mal aproveitados em relação ao seu potencial. Adicionalmente, verificou-se um resultado preocupante relativamente ao facto de que a maioria dos indivíduos não tem conhecimento dos seguintes pontos de interesse naturais: ‘Estação Arqueológica das Parreitas’, ‘Jardim do Amor’, ‘Lagoa de Pataias’, ‘Parque Verde’, ‘Parque Natural Serra d’Aire e Candeeiros’, ‘Praia Paredes de Vitória’, ‘Praia São Martinho do Porto’ e ‘Praia Fluvial de Alpedriz’.
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Keywords
Turismo Marketing territorial Comunidade local Oferta turística