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- Análise da imagem projectada e percebida do destino Lisboa através da fotografia digital. A rede Instagram como nova resposta para a recolha de dados.Publication . Baumann, Fabiana Diana Santos; Lourenço, Paulo Filipe de Almeida Cravo; Lopes, Maria Sofia Fernandes de PinhoO Turismo e a Fotografia têm uma relação muito estreita, sendo, para muitos turistas, a prática fotográfica um elemento essencial na experiência turística. Esta relação é, desde há muito, explorada pelas Organizações de Gestão do Destino (OGD) na vertente de promoção do destino e da sua imagem projectada, uma vez que as fotografias são uma forma de materializar uma ideia/imagem em relação a um determinado local, de aproximar o turista da experiência real, motivando-o à compra. No entanto é menos comum que as organizações do destino partam da fotografia para compreender o turista. Actualmente e com a rápida e abrangente disseminação de informação típica da era digital, os utilizadores/consumidores/visitantes têm um papel tão ou mais importante que as OGD’s na construção da imagem de um destino. É fundamental que as organizações não só percebam qual o tipo de informação que está a ser gerada entre os utilizadores, como que monitorizem preferências que surgem no seio das redes sociais, podendo deste modo antever tendências e, consequentemente criar novas estratégias, não só em termos de marketing e promoção, como de planeamento de negócio, especialmente no que respeita ao posicionamento e diferenciação perante a concorrência. Para ser possível monitorizar esta informação é necessário medir os seus indicadores, sendo importante criar estratégias e ferramentas de recolha. O que se pretende, a partir deste estudo, é defender a viabilidade da fotografia digital enquanto objecto de estudo, uma vez que é uma aliada na compreensão da imagem projectada pela OGD’s, mas também, e a cada vez mais, da imagem percebida e projectada pelos visitantes, a partir do conteúdo gerado pelos turistas. Tomamos como caso de estudo a cidade de Lisboa, a qual conhece nos últimos anos um grande impulso na sua atractividade turística. Tendo como base estudos similares relacionados com outros destinos construímos um sistema metodológico apoiado em estudos análogos, e no desenvolvimento de software de recolha de dados a partir de uma rede social de partilha de imagens – o Instagram. Foi possível recolher uma amostragem de imagens de Lisboa criadas por turistas, bem como o lote de imagens usadas por uma OGD para promoção de Lisboa. Após o nosso processamento de dados, foi possível efectuar uma análise de conteúdo dessas imagens chegando ao conjunto de atributos que caracteriza o seu conteúdo. Esse conteúdo foi então comparado, de modo a concluirmos sobre a semelhança ou disparidade entre as imagens usadas para promover Lisboa e aquelas que parecem transmitir aquilo que em Lisboa realmente impressiona. As principais conclusões apontam para uma concordância entre os atributos mais frequentes das fotografias tiradas por OGD e Turistas. Porém existe discordância entre os atributos menos importantes, isto é, menos presentes. A metodologia utilizada abre novos caminhos na utilização de fotos de redes sociais para estudo do comportamento do turista e da imagem do destino.
- Preparação para a implementação do referencial BRC numa indústria de abate e transformação de avesPublication . Murtinho, Ricardo Miguel Cabaço; Silva, Susana Filipa Jesus; Barbosa, Ana Carina Pereira LúcioAtualmente a segurança e qualidade alimentar surge como umas das maiores preocupações da indústria alimentar, isto deve-se a uma maior exigência dos consumidores, ao aumento do receio devido a recentes crises de segurança alimentar e consequentemente ao maior grau de exigência do quadro regulamentar aplicável ao sector Agroindustrial. Este facto levou ao aparecimento de vários referenciais normativos, entre eles aparece a norma BRC, uma norma reconhecida internacionalmente. A implementação e certificação de um sistema de gestão de segurança alimentar reconhecido internacionalmente é uma das metodologias mais eficazes de as empresas do sector alimentar garantirem a eficácia dos processos relacionados com a qualidade e segurança alimentar aumentando assim a confiança dos consumidores e clientes e consequentemente a sua competitividade num mercado global. Foi nesta base que foi desenvolvido o presente projeto, que consistiu na preparação de uma pequena e média empresa de abate e transformação de aves para a implementação do referencial BRC – Global Standard for food safety – Issue 6, July 2011, British Retail Consortium, London A preparação para implementação deste referencial foi elaborada em diferentes fases: numa primeira fase procedeu-se à realização de uma auditoria de diagnóstico, de modo a avaliar os procedimentos em comparação com os requisitos da norma. Verificaram-se nesta fase 45 não conformidades, com base nas quais foi elaborado um plano de ações e alterações em concordância das necessidades identificadas de forma a cumprir os requisitos da norma. O sistema de gestão BRC na empresa em estudo encontra-se atualmente totalmente planeado e estruturado estando igualmente definida a estrutura documental necessária ao cumprimento dos requisitos da norma. A certificação da empresa segundo o referencial BRC versão 6 no prazo previsto não foi possível mas este projeto contribuiu para que que esta venha a ser bem-sucedida, tendo sido definida a base processual e documental necessária para o efeito.
- Crescendo em torno das Práticas Pedagógicas em Contexto de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico Ideias de uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca dos estilos musicais – Rock e PopPublication . Boto, Débora Alexandra Santos; Milhano, Sandrina Diniz FernandesEste relatório inclui-se no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e é composto duas partes distintas. A primeira parte refere-se à dimensão reflexiva e a segunda parte reporta-se à dimensão investigativa. Com a primeira parte, pretende-se apresentar uma reflexão acerca das aprendizagens realizadas ao longo de quatro práticas pedagógicas como também acerca da construção pessoal e académica construída. Na dimensão investigativa, será apresentado um estudo de caso realizado a quatro crianças inseridas numa turma de 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, incluída numa escola situada no concelho de Leiria. Como questão de partida para esta investigação, procura-se obter respostas sobre: “Quais as ideias de uma turma de 3.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico sobre os estilos musicais rock e pop?”. Inicialmente foi realizada uma entrevista individual a quatro alunos; implementadas duas sequência de atividades: uma de música e outra de dança; e, por fim, uma entrevista individual aos mesmos quatro alunos. Finalmente, a análise de dados permitiu observar que existiram algumas alterações nas ideias dos alunos, o que revela que as atividades implementadas influenciaram as ideias dos mesmos relativamente aos estilos musicais rock e pop.