ESECS - Mestrado em Comunicação Acessível
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- ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL PARA O WEBSITE DO MEMORIAL IFRS CAMPUS SERTÃO/NUMEMPublication . Steffens, Simone de Fatima; Sousa, Jenny Gil; Moderno, Ana Luísa da SilvaA acessibilidade comunicacional em museus é de suma importância para que todas as pessoas, inclusivamente as pessoas com deficiência ou com necessidades específicas de comunicação possam ter acesso igualitário ao patrimônio cultural e educacional oferecido por estes equipamentos culturais. Isso não promove apenas a inclusão social, mas também cumpre com princípios de igualdade de direitos e diversidade. Outro aspecto relevante é que a acessibilidade comunicacional nos museus está em constante evolução devido ao avanço da tecnologia e das mudanças na sociedade. Esta investigação teve como propósito analisar as práticas de acessibilidade nos websites de museus e apresentar essas descobertas para o website do Memorial IFRS Campus Sertão/NuMem. Para realizar este estudo, foram examinados 20 websites de museus que fazem parte do Programa Ibermuseus e que informam possuir alguma prática de acessibilidade. Essas práticas foram avaliadas com base em um conjunto de critérios estabelecidos com referência a guias de acessibilidade em museus, sites especializados no assunto e diretrizes de acessibilidade web desenvolvidas pelo consórcio W3C. Além disso, aplicou-se um questionário a especialistas que trabalham com o desenvolvimento de sites, a fim de compreender até que ponto as práticas de acessibilidade são consideradas durante o processo de desenvolvimento de páginas web e se estas práticas atendem às necessidades do público-alvo. Os dados coletados, juntamente com revisão da literatura, sugerem que os museus estão, progressivamente adotando práticas de acessibilidade para promover um acesso mais inclusivo e igualitário à sociedade. Neste quadro, os websites dos museus desempenham um papel significativo na representação da instituição e de seu acervo, bem como servem como recurso para estimular, guiar ou complementar uma visita, desde que facilitem a comunicação e ofereçam recursos adequados às habilidades e capacidades dos indivíduos. Quanto à análise da acessibilidade do site do Memorial, a pesquisa demonstrou que, embora alguns elementos estejam em conformidade com as recomendações de acessibilidade, a página ainda não atende plenamente às expectativas em relação a outros aspectos. No entanto, é importante destacar que políticas em andamento buscam melhorar a acessibilidade e estão sendo gradualmente implementadas para alcançar um padrão mais abrangente e eficaz.
- ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA NA PUBLICIDADE AUDIOVISUAL: UM ESTUDO DE CASOPublication . Sarmento, Graziela; Freire, Carla Sofia Costa; Zucchetti, Dinora TerezaA presente investigação foi realizada no âmbito do Instituto Politécnico de Leiria e Feevale, no Mestrado em Comunicação Acessível e no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, que resulta na dupla titulação de mestrado. Ao longo dos anos, é possível observar um progresso na garantia de direitos das pessoas com deficiência e aumento em sua representatividade nos espaços publicitários. Ainda que representem mais de 9% da população brasileira, esse é um cenário em desenvolvimento, em que esse público ainda encontra muitas barreiras no acesso ao mercado de consumo, representado por apenas 1,2% de peças publicitárias com pessoas com deficiência. Tais barreiras acabam por impactar na consolidação da cidadania comunicativa das pessoas com deficiência, fazendo com que seus direitos e deveres no terreno da comunicação não sejam garantidos. Esse contexto se dá porque grande parte das produções na área da Comunicação não agem na perspetiva da Acessibilidade Comunicativa e não pensam a acessibilidade como parte do processo como um todo, como estratégia de negócio, para além de garantia de direitos e obrigações legais. Esta investigação se dedica a estudar como se deu a relação entre uma consultoria de acessibilidade e uma agência de publicidade na produção de filmes acessíveis. Para tal, foi realizado um Estudo de Caso da consultoria da Sondery, uma empresa brasileira que se dedica a produzir comunicação acessível e inclusiva. Interessou entender quais são os fatores que impactam na decisão de acessibilizar o conteúdo de filmes publicitários, em termos de narrativa acessível e recursos de acessibilidade, assim como, identificar os responsáveis pela tomada de decisão envolvidos no processo. O estudo foi orientado através da análise de três subunidades (filmes): Burger King – Audiodescrição, Lacta Sinais e Lacta Palavras, disponíveis em rede aberta. Foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais que atuaram como consultores da Sondery e da equipe de criação de uma agência publicitária. Os dados obtidos foram triangulados com registos de feedbacks enviados pela consultoria à agência durante dois dos processos de consultoria para produção de filmes acessíveis e um dossier de projeto. Nesse sentido, foi possível adicionar novas informações que fortalecem o entendimento das mediações que aconteceram no processo de consultoria até que ele se consolidasse. Assim, observou-se que o trabalho da consultoria é acionado pela agência quando já há um ou mais roteiros estruturados previamente pela equipe de Criação, que a necessidade desse tipo de serviço está relacionada com uma validação social pontual e ainda há um importante caminho a se percorrer rumo a conscientização da acessibilidade enquanto direito, para que essa prática seja replicada em projetos subsequentes e de forma indispensável.
- A Acessibilidade do Posto de Turismo da BatalhaPublication . Silva, Maria de Fátima do Rosário Costa da; Freire, Carla Sofia Costa; Varela, Jorge Alexandre Barroca SousaA acessibilidade tem sido tema de discussão na literatura e existe uma preocupação cada vez maior para tornar a sociedade mais inclusiva. No entanto, continuam a existir barreiras ao nível dos edifícios sociais, as quais podem contribuir para a exclusão social, acentuando preconceitos e desfavorecendo as pessoas com deficiência e os mais idosos. A maioria da oferta turística ainda não está preparada para disponibilizar um serviço com qualidade a um público com deficiência. Considerando as necessidades dos diversos públicos deveria existir uma preocupação maior em promover a equidade e a inclusão de TODOS. O presente estudo pretende analisar as condições de acessibilidade, tanto ao nível físico como ao nível comunicacional, do Posto de Turismo da Batalha de modo a potenciar uma melhor adequação do espaço físico e dos modelos comunicativos dispensados, por forma a garantir o pleno uso pelos seus visitantes. Para a concretização deste objetivo, optou-se por realizar um estudo de caso, enquadrado num paradigma qualitativo. Numa primeira fase foi realizado um levantamento da acessibilidade do edifico com base na interpretação do Decreto-Lei nº163/2006, de 8 de agosto, com uma grelha de observação. Numa segunda fase foram realizadas entrevistas à técnica do Posto de Turismo da Batalha e potenciais visitantes com deficiência (convidados a participar no estudo). Os resultados permitiram identificar que apesar dos esforços para tornar o espaço acessível, existem, ainda, barreiras ao nível físico e comunicacional. O cruzamento de dados tornou possível identificar medidas concretas que permitem contornar barreiras detetadas.
- O acesso aos cuidados de saúde primáriosPublication . Conceição, Ana Rita Pereira da; Freire, Carla Sofia CostaTodas as pessoas têm direito à prestação de cuidados de saúde independentemente da sua condição, pelo que, estes devem ser disponibilizados de acordo com as necessidades de cada utente. Neste sentido, é imprescindível que as pessoas recebam informação acessível tendo em conta o seu grau de instrução, condição física, sensorial, psíquica, entre outros aspetos. Dadas as características específicas das pessoas com deficiência visual, é fundamental a existência de formatos alternativos que permitam uma leitura autónoma da informação, bem como adaptações na comunicação interpessoal no decorrer do atendimento e do acompanhamento em cuidados de saúde. Considerando os direitos da pessoa com deficiência visual, assim como a necessidade do ambiente se adaptar à diversidade de públicos, esta dissertação pretende compreender em que medida os centros de saúde respondem às necessidades de comunicação e de interação dos utentes com deficiência visual no acesso aos cuidados de saúde primários. Os dados recolhidos neste estudo, de caráter exploratório-descritivo, resultaram do preenchimento de um inquérito por questionário, através da web, por 124 pessoas com deficiência visual. A partir dos resultados do estudo conclui-se que os centros de saúde não respondem às necessidades da maioria dos participantes, no que se refere à apresentação de formatos alternativos que permitam o acesso à informação escrita. As consequências da informação inacessível refletem-se, maioritariamente, em perdas de autonomia e privacidade. São também percecionadas barreiras que se prendem com questões interpessoais que podem comprometer a interação entre profissionais e as pessoas com deficiência visual. Os resultados obtidos reforçam a importância de se consciencializar profissionais e organizações sobre a influência da deficiência visual no acesso aos cuidados de saúde e sobre os ajustes necessários, de modo a que as pessoas com deficiência visual possam aceder autonomamente aos cuidados de saúde primários em equidade com as demais. Igualmente importante, é sensibilizar as próprias pessoas com deficiência visual para a afirmação esclarecida dos seus direitos no acesso à saúde.
- Adaptação de Obras Literárias Cabo-Verdianas em Multiformato: Um passo no combate à info-exclusãoPublication . Pina, Maria Teresa Mascarenhas dos Santos; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deA literatura tem discutido a importância da leitura no desenvolvimento cognitivo e na interação social de um individuo. Em Cabo Verde, os profissionais das áreas da educação e da saúde têm argumentado a necessidade de adequar e adaptar os livros para crianças e jovens, para que todos possam ter oportunidades equitativas no processo de aprendizagem. Nesta linha de pensamento, estruturou-se o presente projeto que teve como objetivo adaptar duas obras literárias infantojuvenis adotados pelo Ministério da Educação e Desporto de Cabo Verde (“Cidadão Pikinoti”, da autoria da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania e “Um País de Pernas para o Ar”, da autoria da Presidência da República de Cabo Verde) em dois formatos acessíveis - Crioulo e signos do Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC). Posteriormente seguiu-se um estudo exploratório do efeito dos livros adaptados em comparação com o seu formato original, nomeadamente no que diz respeito à reação comunicativa das crianças face aos livros. Participaram neste estudo oito crianças com paralisia cerebral e trinta e três alunos do segundo ano de escolaridade de uma turma bilingue de Ponta d’Água, na Cidade da Praia. Os resultados obtidos evidenciaram que os livros adaptados foram estruturadores e facilitadores da comunicação, face aos livros na sua versão original. Esta constatação foi ainda mais evidente na aplicação prática junto das crianças com paralisia cerebral, já que aquando da leitura das histórias na sua versão original, as reações foram praticamente inexpressivas, contrastando com o envolvimento constante destas crianças no processo comunicativo decorrente das histórias em SPC. Relativamente à reação comportamental das crianças da turma bilingue, face ao livro em Crioulo, também foi possível identificar uma maior participação e dinâmica dos alunos do que os que tiveram contacto com a sua versão em Português. Face aos resultados obtidos, constata-se a necessidade urgente de adaptar os materiais didáticos existentes em Cabo Verde, adequando-os a uma intervenção que vá ao encontro das capacidades e necessidades de todas as crianças e jovens, de forma a melhorar o seu processo comunicativo e as aprendizagens que dele decorrem.
- O aluno surdo em contexto escolar : comunicação e relaçãoPublication . Amaral, Vera Lúcia Silvestre Videira do; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraO presente trabalho de cariz qualitativo e quantitativo pretende abordar as relações em contexto escolar público regular, que contribuem para o desenvolvimento escolar e social do aluno surdo pré-linguístico, cuja primeira língua é a Língua Gestual Portuguesa natural e de aquisição espontânea. A escolha desta temática resulta da minha prática enquanto profissional da educação e assomou-se como consequência de experiência profissional significativa com alunos surdos, a qual se mantém há vários anos letivos na mesma Escola Secundária no âmbito dos cursos profissionais para alunos surdos e ouvintes. Assim, este estudo tem como ponto de partida a motivação que se prende com experiências educativas, relacionais e comunicacionais vividas com jovens com surdez pré linguística, com uma cultura particular, própria e específica e o conhecimento deste como um espaço para a investigação sobre as questões da educação de pessoas surdas. A presente dissertação tem como objeto de estudo as perceções que detêm os atores escolares no processo de ensino/aprendizagem e o impacto que elas detêm no processo relacional, bem como as funções que lhes competem exercer, as estratégias que empregam para melhorar o trabalho e, em contraponto, as exigências de adequação requeridas pela presença do aluno surdo numa escola comum, nomeadamente no domínio da Língua Gestual Portuguesa, fazendo parte da sua comunidade geral. Do ponto de vista metodológico, a investigação foi desenvolvida através de inquéritos por questionário, dirigidos a três grupos: alunos surdos, professores e intérpretes, com o objetivo de identificar pontos de referência entre estes três interlocutores, inferindo as perceções dos mesmos sobre o objeto em estudo. Os resultados constituíram uma oportunidade de reflexão sobre as práticas metodológicas, de comunicação e de relação do aluno surdo em contexto escolar e os restantes intervenientes no processo educativo, identificando os requisitos para uma educação melhorada deste grupo, nomeadamente através do efetivo desenvolvimento de uma escola bilingue e bicultural, assim como, ponderar que a sua inexistência se revela uma dificuldade comunicacional com os seus educadores e os seus pares, alterando os processos relacionais e de identificação. Assim, dos resultados obtidos, é possível inferir que o modelo conceptual que adotamos sobre o desenvolvimento de práticas inclusivas obrigam à educação bilingue como prática constante, à presença do Intérprete de LGP e à sua intervenção não enquanto espetadores, mas atores educativos e às práticas metodológicas, vi que devem ser diferenciadas, não alterando as expectativas desenvolvimentais do aluno surdo. A escola de referência para surdos tem de ser uma escola bilingue e bicultural, as práticas educativas tem que ser diferenciadas respeitando as características dos alunos surdos, desenvolvendo a comunicação entre o surdo e o ouvinte.
- Apps para apoio ao turismo acessível em Leiria de pessoas cegas ou com mobilidade reduzidaPublication . Couceiro, Adelino José Monteiro Craveiro; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de; Marcelino, Luís Filipe Fernandes SilvaNuma sociedade em que se defende a igualdade e onde cada vez mais, existe um público diversificado na sua génese, há que criar condições para que todos possam ter as mesmas oportunidades. Para o efeito há que reformular, adaptar e criar alternativas que se possam ajustar a todos. O foco da presente investigação, centra-se no levantamento das limitações de pessoas cegas ou com mobilidade reduzida, no acesso aos pontos turísticos da cidade de Leiria. A metodologia seguida no estudo é do tipo qualitativo, caraterizando-se como sendo um estudo exploratório. Na recolha de dados, os instrumentos utilizados, foram as entrevistas semiestruturadas, informação documental, levantamento de Apps disponíveis no mercado e observado in loco as acessibilidades aos locais turísticos da cidade de Leiria. Durante a análise realizada houve elaboração de grelhas de análise das entrevistas e todos os documentos recolhidos que permitiram o cruzamento de dados e estabelecer conclusões. Os resultados patentearam um número relevante de limitações do público alvo em aceder aos espaços turísticos da cidade de Leiria. A existência de poucos serviços de acessibilidade e a consequente falta de informações. Com este estudo podemos constatar que as funcionalidades mais importantes de uma App de apoio ao turismo são as informações e acessibilidades. A conjugação destes fatores valida a perspetiva de desenvolvimento de uma App acessível.
- Audiodescrição inserida nos textos dos telejornaisPublication . Corrêa, Luana Raymundo; Freire, Carla Sofia Costa; Fonseca, Marta Sofia Abreu daO direito à informação está previsto na Constituição Brasileira e o direito de acesso à informação e comunicação em formato acessível está assegurado na Declaração de direitos da pessoa com deficiência. Sendo assim, torna-se imprescindível garantir que estes direitos sejam facultados às pessoas com deficiência. Entretanto, programas jornalísticos exibidos nas emissoras de televisão não estão acessíveis a pessoas com deficiência visual. As informações visuais compõem grande parte da notícia, mas não há no telejornalismo alguma norma que preconiza ou inclui as necessidades das pessoas com deficiência visual na veiculação de tais notícias. Ao considerar, em primeiro lugar, os direitos das pessoas com deficiência visual, esta investigação propõe formas de tornar as notícias mais acessíveis através do uso de técnicas de audiodescrição no texto jornalístico. Para isso, é importante trazer quais técnicas e princípios são usados na produção de roteiros de audiodescrição e referências que indiquem a importância da audiodescrição desde seu surgimento até os dias de hoje. Esta dissertação também aborda as características do telejornalismo atual, para que, entendendo o que e como foi feito até aqui, se pense o que ainda é possível fazer. Os dados recolhidos nesta pesquisa, através de questionário e entrevista, apontam como se dá o consumo das notícias por parte das pessoas com deficiência visual e o que este público sugere para melhoria deste cenário. A partir das propostas do usuário, buscou a validação dos profissionais e especialistas da audiodescrição a fim de se entender a viabilidade da hipótese levantada. Aqui, interessa propor outras formas de se fazer, entendendo as necessidades do público em primeiro lugar. Como consequência da falta de acessibilidade nas notícias, as pessoas com deficiência precisam buscar outras formas de se informar ou, segundo eles, ficam com informação incompleta. A pesquisa expôs os problemas relacionados ao consumo de notícias, mas para além do que é proposto de possível solução, essa dissertação ainda expõe alguns meios para tornar as ferramentas de acessibilidade, majoritariamente a audiodescrição, mais popular e mais presente na realidade dos profissionais desde sua formação, para além da prática profissional.
- Audiodescrição para pessoas com incapacidade visual em peças de teatroPublication . Violante, Marta Sofia Sampaio de Sousa; Freire, Carla Sofia CostaEste estudo foi realizado com o intuito de, por um lado, perceber a importância da audiodescrição no acesso ao conteúdo de uma peça de teatro por parte de pessoas com incapacidade visual e, por outro, de demonstrar a relevância do acesso à cultura por parte de todas as pessoas. Para o efeito, primeiro, analisaram-se três espetáculos de teatro com audiodescrição, desde o processo de oferta e construção do evento, até à sua receção pelo público-alvo. Posteriormente, a investigadora construiu e aplicou um guião de audiodescrição para uma peça de teatro. Percebe-se, por um lado, a consciencialização, por parte de produtores, companhias e atores que participaram deste estudo, de que é importante ir ao teatro e esta forma de cultura deve ser disponibilizada para todos os públicos. Fica patente que a audiodescrição é um veículo que aproxima o público com incapacidade visual do teatro e permite que as pessoas com incapacidade visual acompanhem e fruam do espetáculo oferecido. Fica claro que, além da audiodescrição levada a cabo durante o espetáculo, para que efetivamente o público acompanhe e frua do espetáculo, é essencial a áudio introdução que contextualiza o mesmo e fornece informações fundamentais; assim como se reveste de enorme importância a exploração de palco e contacto com as personagens que integram o espetáculo. Torna-se evidente a real importância dos procedimentos normativos para garantir um trabalho de audiodescrição de qualidade.
- Como potenciar a fruição cultural das pessoas com deficiência visual em museusPublication . Farias, Valéria Regina Abdalla; Sousa, Jenny Gil; Freire, Carla Sofia CostaO tema desta investigação incide sobre acessibilidade em museus no âmbito específico da deficiência visual, visto que continuam a existir barreiras que dificultam que esses sujeitos usufruam das instituições museológicas. As barreiras persistem, mesmo que mudanças de paradigmas tenham ocorrido de forma significativa nas últimas décadas, que contribuíram para que as pessoas passassem a estar no centro das preocupações. No entanto, os museus são locais em que há predominância do sentido da visão. Diante disso, desenvolveu-se esse estudo, que tem a seguinte questão central: Como os museus podem potenciar a fruição cultural de pessoas com deficiência visual? Para responder ao questionamento, apresentou-se o objetivo geral: descrever estratégias para potenciar a fruição cultural de pessoas com deficiência visual em museus; e três objetivos específicos: descrever recursos de acessibilidade ao público com deficiência visual em museus atualmente; conhecer estratégias utilizadas em museus, a partir da perspectiva de seus profissionais; e apresentar propostas que potenciem a acessibilidade e a fruição cultural das pessoas com deficiência visual em museus. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, à luz do paradigma qualitativo, que contou com a análise de quatro instituições museológicas, sendo a primeira de Portugal e as outras do Brasil: Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), Pinacoteca do Estado de São Paulo (PINA), Centro de Memória Dorina Nowill (CMDN) e Museu da Inclusão (MI). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram uma ficha diagnóstico - para descrever os recursos que os museus oferecem aos visitantes com deficiência visual - e uma entrevista semiestruturada junto aos profissionais das instituições - para conhecer as estratégias que adotam. Os resultados apontaram, em sua maioria, para práticas de acessibilidade que também servem às pessoas sem deficiência; que é essencial a participação das pessoas com deficiência visual nas discussões sobre assuntos que lhes dizem respeito; que a as equipes precisam ter formação para lidarem com os públicos; que é necessário proporcionar experiências multissensoriais para o público. Por fim, apresentam-se propostas práticas para que os museus possam potenciar a fruição cultural das pessoas com deficiência visual. Portanto, pode-se dizer que a acessibilidade é um caminho para uma sociedade inclusiva e os museus fazem parte desse processo, sobretudo porque todas as pessoas têm direito à cultura em igualdade de condições.