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ESECS - Mestrado em Comunicação Acessível

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  • Comunicação acessível no Centro Hospitalar de Leiria:Elaboração do guia de acolhimento do Serviço de Imagiologia
    Publication . Castanheira, Clara Isabel Antunes; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de
    O presente projeto de mestrado teve como objetivo a elaboração de um guia de acolhimento para o serviço de imagiologia do Centro Hospitalar de Leiria, com foco na importância da comunicação para a promoção da saúde. A comunicação, essencial na relação entre profissionais de saúde e utentes, é fundamental para garantir que as informações sejam transmitidas de forma clara e compreensível. Neste contexto, a comunicação acessível emerge como uma abordagem necessária, para atender às diversas necessidades dos utentes, respeitando as particularidades e garantindo que todos tenham acesso igualitário às informações. O guia de acolhimento foi concebido com este princípio em mente, sendo estruturado de maneira a facilitar a compreensão de todos, independentemente de sua formação, idade ou condição de saúde. A literacia em saúde é outro pilar deste projeto, uma vez que a capacidade dos indivíduos de interpretar, avaliar e utilizar informações sobre saúde é crucial para a tomada de decisões informadas. Ao fornecer um material acessível e de fácil entendimento, o guia visa capacitar os utentes, promovendo uma maior autonomia e participação no seu próprio cuidado. A avaliação do guia foi realizada por meio de uma sondagem aplicado na sala de espera do serviço de imagiologia. O presente estudo ressaltou a importância da acessibilidade e da literacia em saúde como ferramentas fundamentais para a promoção de um atendimento mais humano e eficaz, através do desenvolvimento do guia acessível em diferentes formatos: escrita fácil, texto aumentado, escrita pictográfica, áudio e língua gestual Portuguesa. A implementação de guias de acolhimento em outros serviços do hospital pode ampliar ainda mais estes benefícios.
  • ENVELHECIMENTO HUMANO E INCLUSÃO DIGITAL
    Publication . Rodrigues, Priscilla Rabelo Valério; Santos, Filipe Alexandre da Silva; Berlese, Denise Bolzane
    O presente estudo, de caráter descritivo, quantitativo e transversal, investigou a acessibilidade de dispositivos de comunicação digital entre pessoas idosas nos municípios de Leiria, em Portugal, e Novo Hamburgo, no Brasil, com o objetivo de compreender os desafios e as oportunidades relacionados com o seu uso por este grupo etário. Este estudo foi realizado no âmbito do mestrado em Comunicação Acessível do Instituto Politécnico de Leiria e do mestrado em Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale. A amostra incluiu 94 idosos, entre os 60 e os 80 anos de idade. Para a avaliação da acessibilidade foi utilizado um questionário com 19 questões semiabertas, abrangendo o uso de recursos de comunicação digital. Os principais motivos de uso incluíram a comunicação com familiares e amigos, sendo a decisão pessoal o principal fator motivacional. As dificuldades de uso variaram entre os dois países, com diferenças notáveis na perceção de facilidade de uso e na adoção de ferramentas de acessibilidade. Os resultados da avaliação indicam a importância da inclusão digital para a comunicação e o desenvolvimento de competências entre pessoas idosas. Embora este estudo seja limitado a um recorte específico de idosos, ressalta a relevância dos dispositivos de comunicação digital na criação de novas oportunidades e na superação dos desafios inerentes ao envelhecimento. Conclui-se que, com os meios e conhecimentos adequados, as pessoas idosas podem melhorar a sua comunicação e transformar a sua relação com o mundo digital, destacando-se a necessidade de esforços contínuos para garantir equidade e inclusão digital a essa população.
  • ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA NA PUBLICIDADE AUDIOVISUAL: UM ESTUDO DE CASO
    Publication . Sarmento, Graziela; Freire, Carla Sofia Costa; Zucchetti, Dinora Tereza
    A presente investigação foi realizada no âmbito do Instituto Politécnico de Leiria e Feevale, no Mestrado em Comunicação Acessível e no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, que resulta na dupla titulação de mestrado. Ao longo dos anos, é possível observar um progresso na garantia de direitos das pessoas com deficiência e aumento em sua representatividade nos espaços publicitários. Ainda que representem mais de 9% da população brasileira, esse é um cenário em desenvolvimento, em que esse público ainda encontra muitas barreiras no acesso ao mercado de consumo, representado por apenas 1,2% de peças publicitárias com pessoas com deficiência. Tais barreiras acabam por impactar na consolidação da cidadania comunicativa das pessoas com deficiência, fazendo com que seus direitos e deveres no terreno da comunicação não sejam garantidos. Esse contexto se dá porque grande parte das produções na área da Comunicação não agem na perspetiva da Acessibilidade Comunicativa e não pensam a acessibilidade como parte do processo como um todo, como estratégia de negócio, para além de garantia de direitos e obrigações legais. Esta investigação se dedica a estudar como se deu a relação entre uma consultoria de acessibilidade e uma agência de publicidade na produção de filmes acessíveis. Para tal, foi realizado um Estudo de Caso da consultoria da Sondery, uma empresa brasileira que se dedica a produzir comunicação acessível e inclusiva. Interessou entender quais são os fatores que impactam na decisão de acessibilizar o conteúdo de filmes publicitários, em termos de narrativa acessível e recursos de acessibilidade, assim como, identificar os responsáveis pela tomada de decisão envolvidos no processo. O estudo foi orientado através da análise de três subunidades (filmes): Burger King – Audiodescrição, Lacta Sinais e Lacta Palavras, disponíveis em rede aberta. Foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais que atuaram como consultores da Sondery e da equipe de criação de uma agência publicitária. Os dados obtidos foram triangulados com registos de feedbacks enviados pela consultoria à agência durante dois dos processos de consultoria para produção de filmes acessíveis e um dossier de projeto. Nesse sentido, foi possível adicionar novas informações que fortalecem o entendimento das mediações que aconteceram no processo de consultoria até que ele se consolidasse. Assim, observou-se que o trabalho da consultoria é acionado pela agência quando já há um ou mais roteiros estruturados previamente pela equipe de Criação, que a necessidade desse tipo de serviço está relacionada com uma validação social pontual e ainda há um importante caminho a se percorrer rumo a conscientização da acessibilidade enquanto direito, para que essa prática seja replicada em projetos subsequentes e de forma indispensável.
  • O processo comunicativo no ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual no ensino superior
    Publication . Ramos, Simone Pacheco; Santos, Olga Maria Assunção Pinto dos; Freire, Carla Sofia Costa
    O presente estudo, visa conhecer o processo comunicativo no ensino e aprendizagem de cinco docentes de uma instituição do Ensino Superior em Portugal quando confrontados com estudantes com deficiência visual. Assim, tem como objetivos: identificar dificuldades e facilitadores encontrados pelos docentes no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual; conhecer as estratégias metodológicas adotadas; e analisar em que medida essas estratégias promoveram a participação dos estudantes com deficiência visual em sala de aula. Para o presente estudo de caso, adotamos uma metodologia qualitativa de tipo descritivo simples, onde utilizamos entrevistas semiestruturadas com os participantes. Como resultado das entrevistas realizadas, observou-se que os docentes que não possuem formação especializada na área da educação de pessoas com necessidades específicas, expressaram o desejo de aprofundar seus conhecimentos no assunto; os conhecimentos que adquiriram nesta área foram através de formações oferecidas pela própria Instituição em que trabalham. Já os docentes com formação neste domínio, informaram que sentem a necessidade de aprofundamento do conhecimento em alguma área específica relativa à pessoa com deficiência. Observou-se ainda, que as estratégias utilizadas pelos docentes em sala de aula para os estudantes com deficiência visual são muito parecidas entre si e que sempre contam com a colaboração destes estudantes no sentido do que pode ser melhor para o seu aprendizado. Quando questionados sobre o impacto das dificuldades encontradas no ensino aos estudantes com deficiência visual em suas práticas pedagógicas, os docentes foram unânimes ao afirmarem que estas serviram para repensarem as suas práticas pedagógicas em sala de aula.
  • O Museu da Imagem em Movimento (M|I|MO) e os visitantes seniores
    Publication . Monsanto, Ana Filipa da Cruz Dias; Sousa, Jenny Gil; Mangas, Catarina Frade
    O facto de se viver num mundo cada vez mais desenvolvido e abrangente faz com que os museus enfrentem o desafio de se adaptar a esta nova realidade. Se, em décadas anteriores, os museus se focavam mais na área da conservação e do restauro, hoje emerge a preocupação com a participação e o envolvimento dos diversos públicos. Neste sentido, os museus procuram promover ações que os façam ser acessíveis a todo o tipo de público, independentemente das suas necessidades. Para isso, é importante atenuar as barreiras à acessibilidade, designadamente as atitudinais, comunicacionais e físicas. O estudo que aqui se apresenta tem como foco os visitantes seniores, mais especificamente, analisar as possíveis barreiras físicas que este tipo de público encontra no acesso ao Museu da Imagem em Movimento – M|I|MO, em Leiria. Posto isto, o presente estudo centra-se numa metodologia de carácter qualitativo, com a utilização de um estudo de caso exploratório-descritivo, tendo como objetivo perceber se o Museu da Imagem em Movimento – M|I|MO, em Leiria, se encontra acessível, a nível arquitetónico, aos seus visitantes seniores. Para a concretização deste estudo, foi criada uma grelha de observação para recolha de dados sobre a acessibilidade física das diferentes áreas do museu, assim como um inquérito por questionário, aplicado a 44 visitantes seniores, de forma a estabelecer uma linha comparativa e, assim, compreender se o M|I|MO se encontra acessível, a nível arquitetónico, garantindo o pleno uso dos seus visitantes seniores. Apesar dos esforços para manter o espaço acessível, os resultados permitiram identificar alguns entraves ao nível da acessibilidade arquitetónica, que devem ser tidos em consideração. Para concluir, deixa-se um conjunto de potenciais melhorias, como brochuras ilustrativas e explicativas das exposições permanentes e a criação de um percurso acessível, entre outras possíveis melhorias, que possam aumentar a acessibilidade do M|I|MO.
  • Desenhos Animados Gestuantes
    Publication . Rodrigues, Andreia Esteves; Sousa, Joana Rita da Silva Conde e; Marques, Nuno Alexandre Fragata
    Apercebermo-nos da parca existência de desenhos animados gestuantes, assim procurámos Linhas Orientadoras que levassem a esta criação, levando a cabo um trabalho exploratório. Isto porque em termos de literatura não encontrámos trabalhos de investigação desenvolvidos nesta área senão na questão da representação do surdo nos média, nos desenhos animados. Assim, decidimos cruzar estudos que mostrassem a pertinência: da inclusão da legendagem, da Língua Gestual, dos desenhos animados como veículo cultural e modelador de comportamentos identitários, da animação enquanto técnica de ilusão ótica e como esta pode levar a uma produção mais clara da LG. Para desenvolver este trabalho procurámos o máximo de trabalhos empíricos de vídeos animados com LG, embora parcos, e procedemos à sua extensa análise, cruzando os dados com entrevistas, testes realizados pela investigadora e algumas investigações paralelas, resultando numa proposta de Desenhos Animados Gestuantes que vão beber à Banda Desenhada (BD), ao Deaflore, ao Cinema e à Animação. Desta forma recorremos à lógica de ancoramento da informação fazendo uso de balões pictográficos, onomatopeias, linhas de movimento e outros códigos visuais utilizados que se destacam na BD e já foram apropriados pelo cinema, bem como legendagem criativa, indo ao encontro da experiência visual dos surdos e da sua expressão artística. No campo das tecnologias, discute-se a vantagem da utilização da tecnologia 3D por permitir uma melhor noção de espaço, essencial para respeitar a experiência visual surda, permitir alterar mais fatores durante a captação e maior controlo sobre o resultado final. Independentemente disto, os gestos podem ser escolhidos de forma a facilitar a comunicação e o trabalho de animação, sendo que as LG dispõem de vários sinónimos como as outras línguas, ou outras formas de expressar que aliadas ao contexto e aos suportes visuais selecionados poderão servir melhor em detrimento de outros. Como este tipo de trabalho toca muitas áreas, percebemos que será basilar a criação de uma equipa pluridisciplinar, idealmente transdisciplinar. Desta pesquisa resultou um teste que mesclou Realidade Aumentada com traços gráficos da Banda Desenhada e proposta de algumas Linhas Orientadoras para criar Desenhos Animados Gestuantes, dividas pelas fases de pré-produção, produção e pós-produção.
  • COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL NA AFASIA PÓS-AVC
    Publication . Freitas, Sónia Catarina Cabete de; Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira
    As sequelas advindas do Acidente Vascular Cerebral dependem da extensão da lesão e da área atingida, sendo a afasia uma das sequelas mais comuns. A afasia carateriza-se por alterações de processos linguísticos de significação, com impacto na comunicação e repercussões de diversa ordem na vida do próprio e dos cuidadores informais, elementos-chave na vida e recuperação da pessoa com afasia. Revela-se, por isso, fundamental intervir, promovendo programas de formação para cuidadores informais, sobre comunicação acessível na afasia, promovendo a sua literacia e capacidade de cuidar. O objetivo, deste estudo, visa averiguar se a participação dos cuidadores informais num programa de formação sobre comunicação acessível na afasia, constitui um suporte efetivo no cuidar. Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, com a participação de oito cuidadores informais de pessoa com afasia, internadas no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro- Rovisco Pais. Foram utilizados inquérito por questionário e por entrevista, para a recolha de dados e utilizada a análise de conteúdo para a sua interpretação. Todos os cuidadores confirmaram a necessidade de (in)formação sobre comunicação acessível e justificaram a sua pertinência. Após a conceção do programa de formação, que teve por base as necessidades identificadas pelos cuidadores informais, procedeu-se à sua implementação e posterior avaliação, ficando comprovados ganhos alcançados pelos participantes, que percecionam alteração positiva no seu desempenho de cuidar a pessoa com afasia. Conclui-se, que programas de (in)formação para cuidadores informais da pessoa com afasia, apresentam-se como estratégia que contribui para uma melhor literacia em saúde, constituindo-se um suporte efetivo no cuidar.
  • ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL PARA O WEBSITE DO MEMORIAL IFRS CAMPUS SERTÃO/NUMEM
    Publication . Steffens, Simone de Fatima; Sousa, Jenny Gil; Moderno, Ana Luísa da Silva
    A acessibilidade comunicacional em museus é de suma importância para que todas as pessoas, inclusivamente as pessoas com deficiência ou com necessidades específicas de comunicação possam ter acesso igualitário ao patrimônio cultural e educacional oferecido por estes equipamentos culturais. Isso não promove apenas a inclusão social, mas também cumpre com princípios de igualdade de direitos e diversidade. Outro aspecto relevante é que a acessibilidade comunicacional nos museus está em constante evolução devido ao avanço da tecnologia e das mudanças na sociedade. Esta investigação teve como propósito analisar as práticas de acessibilidade nos websites de museus e apresentar essas descobertas para o website do Memorial IFRS Campus Sertão/NuMem. Para realizar este estudo, foram examinados 20 websites de museus que fazem parte do Programa Ibermuseus e que informam possuir alguma prática de acessibilidade. Essas práticas foram avaliadas com base em um conjunto de critérios estabelecidos com referência a guias de acessibilidade em museus, sites especializados no assunto e diretrizes de acessibilidade web desenvolvidas pelo consórcio W3C. Além disso, aplicou-se um questionário a especialistas que trabalham com o desenvolvimento de sites, a fim de compreender até que ponto as práticas de acessibilidade são consideradas durante o processo de desenvolvimento de páginas web e se estas práticas atendem às necessidades do público-alvo. Os dados coletados, juntamente com revisão da literatura, sugerem que os museus estão, progressivamente adotando práticas de acessibilidade para promover um acesso mais inclusivo e igualitário à sociedade. Neste quadro, os websites dos museus desempenham um papel significativo na representação da instituição e de seu acervo, bem como servem como recurso para estimular, guiar ou complementar uma visita, desde que facilitem a comunicação e ofereçam recursos adequados às habilidades e capacidades dos indivíduos. Quanto à análise da acessibilidade do site do Memorial, a pesquisa demonstrou que, embora alguns elementos estejam em conformidade com as recomendações de acessibilidade, a página ainda não atende plenamente às expectativas em relação a outros aspectos. No entanto, é importante destacar que políticas em andamento buscam melhorar a acessibilidade e estão sendo gradualmente implementadas para alcançar um padrão mais abrangente e eficaz.
  • RETRATO DA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL DE 4 ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS DA MARINHA GRANDE
    Publication . Santos, Sónia Marisa Lopes Ferreira dos; Santos, Filipe Alexandre da Silva
    As associações sem fins lucrativos, quer sejam de cariz social, cultural, recreativo ou desportivo, assumem-se como transformadoras da sociedade, promovendo o desenvolvimento local e trabalhando para a comunidade onde se inserem, nomeadamente para os seus sócios. Contudo, a maioria destas instituições carece de recursos humanos e financeiros que lhes permitam prestar um serviço profissionalizado em alguns domínios, como é o caso da comunicação externa. A presente investigação pretende não só conhecer o modo como estas organizações comunicam com os seus públicos, mas também analisar se as suas práticas comunicativas são acessíveis a diferentes públicos, como é o caso dos séniores e das pessoas com deficiência ou incapacidade. Este estudo é de natureza qualitativa, do tipo de estudo de caso, procedendo-se à caracterização de 4 associações sem fins lucrativos pertencentes ao concelho da Marinha Grande, no que diz respeito às suas práticas de comunicação externa, bem como à acessibilidade das mesmas. O estudo tem também uma componente quantitativa, do tipo survey, onde se procurou caracterizar o perfil dos sócios das associações deste conselho. Os resultados finais deste estudo mostram-nos que, no que diz respeito à comunicação externa das associações estudadas, a mesma é feita de forma amadora, sendo notória a ausência de estratégias de comunicação coerentes e estruturadas, que dificilmente têm em conta as especificidades dos públicos a atingir. Contudo, e apesar de estarem cientes que existem muitas falhas no que concerne à acessibilidade na comunicação, os dirigentes revelam ser sensíveis a esta matéria, manifestando vontade de repensar e melhorar os comportamentos a adotar no futuro.
  • COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL NO JORNALISMO COMUNITÁRIO
    Publication . Mendes, João Miguel Silvestre; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz; Santos, Maria João Sousa Pinto dos
    As sociedades contemporâneas compreendem uma maior mobilidade que se traduz numa crescente coexistência multicultural. Em paralelo, a mediatização da comunicação, com especial efeito a que se caracteriza pela massificação e concentração em grandes conglomerados, tem apresentado desafios ao nível da representatividade de diferentes culturas, verificando-se não só menor presença dessa diversidade como tendências etnocêntricas nas várias coberturas dos principais órgãos de comunicação social. O jornalismo comunitário pode, assim, constituir uma alternativa que convoca uma maior descentralização e participação cidadã, com um caráter menos convergente, com maior permeabilidade às dinâmicas dos contextos onde se insere, conferindo uma mais-valia na análise de práticas que possam contribuir para uma maior diversidade de vozes nos media e respetiva consagração do princípio constitucional da igualdade - Artigo 13.º da Constituição da República Portuguesa. É objetivo deste trabalho analisar a aplicação de critérios de comunicação intercultural e de mediação intercultural no jornalismo comunitário. Neste sentido, foi considerada uma publicação de natureza multicultural – o jornal Rosa Maria – quer pelo seu financiamento e estrutura editorial, como pelo seu âmbito territorial, que corresponde a uma das áreas do país com maior proporção da população residente com nacionalidade estrangeira. A metodologia utilizada neste estudo de caso insere-se no paradigma qualitativo, tendo-se empreendido uma Análise Documental por intermédio da Análise de Conteúdo, aplicada a um corpus de 13 edições, publicadas entre 2010 e 2020. A análise incidiu nos textos correspondentes aos editoriais, reportagens, notícias e capas das edições. Considerando o caráter eminentemente visual das capas, aplicou-se, complementarmente, metodologia do âmbito da Análise Crítica do Discurso e da Semiótica Social, mais especificamente a Gramática do Design Visual. Os resultados atestam a correspondência da publicação a práticas de comunicação intercultural e de mediação intercultural. Neste sentido, observaram-se boas práticas do jornalismo comunitário na promoção da interculturalidade em contextos multiculturais, visíveis na representatividade, na representação e na contextualização objetivas, imparciais e focadas em ganhos comuns.