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Todas as pessoas têm direito à prestação de cuidados de saúde independentemente da sua condição, pelo que, estes devem ser disponibilizados de acordo com as necessidades de cada utente. Neste sentido, é imprescindível que as pessoas recebam informação acessível tendo em conta o seu grau de instrução, condição física, sensorial, psíquica, entre outros aspetos. Dadas as características específicas das pessoas com deficiência visual, é fundamental a existência de formatos alternativos que permitam uma leitura autónoma da informação, bem como adaptações na comunicação interpessoal no decorrer do atendimento e do acompanhamento em cuidados de saúde.
Considerando os direitos da pessoa com deficiência visual, assim como a necessidade do ambiente se adaptar à diversidade de públicos, esta dissertação pretende compreender em que medida os centros de saúde respondem às necessidades de comunicação e de interação dos utentes com deficiência visual no acesso aos cuidados de saúde primários.
Os dados recolhidos neste estudo, de caráter exploratório-descritivo, resultaram do preenchimento de um inquérito por questionário, através da web, por 124 pessoas com deficiência visual. A partir dos resultados do estudo conclui-se que os centros de saúde não respondem às necessidades da maioria dos participantes, no que se refere à apresentação de formatos alternativos que permitam o acesso à informação escrita.
As consequências da informação inacessível refletem-se, maioritariamente, em perdas de autonomia e privacidade. São também percecionadas barreiras que se prendem com questões interpessoais que podem comprometer a interação entre profissionais e as pessoas com deficiência visual. Os resultados obtidos reforçam a importância de se consciencializar profissionais e organizações sobre a influência da deficiência visual no acesso aos cuidados de saúde e sobre os ajustes necessários, de modo a que as pessoas com deficiência visual possam aceder autonomamente aos cuidados de saúde primários em equidade com as demais. Igualmente importante, é sensibilizar as próprias pessoas com deficiência visual para a afirmação esclarecida dos seus direitos no acesso à saúde.
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Comunicação Acessível Deficiência visual Saúde Cuidados de saúde