Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-17"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A Acessibilidade do Posto de Turismo da BatalhaPublication . Silva, Maria de Fátima do Rosário Costa da; Freire, Carla Sofia Costa; Varela, Jorge Alexandre Barroca SousaA acessibilidade tem sido tema de discussão na literatura e existe uma preocupação cada vez maior para tornar a sociedade mais inclusiva. No entanto, continuam a existir barreiras ao nível dos edifícios sociais, as quais podem contribuir para a exclusão social, acentuando preconceitos e desfavorecendo as pessoas com deficiência e os mais idosos. A maioria da oferta turística ainda não está preparada para disponibilizar um serviço com qualidade a um público com deficiência. Considerando as necessidades dos diversos públicos deveria existir uma preocupação maior em promover a equidade e a inclusão de TODOS. O presente estudo pretende analisar as condições de acessibilidade, tanto ao nível físico como ao nível comunicacional, do Posto de Turismo da Batalha de modo a potenciar uma melhor adequação do espaço físico e dos modelos comunicativos dispensados, por forma a garantir o pleno uso pelos seus visitantes. Para a concretização deste objetivo, optou-se por realizar um estudo de caso, enquadrado num paradigma qualitativo. Numa primeira fase foi realizado um levantamento da acessibilidade do edifico com base na interpretação do Decreto-Lei nº163/2006, de 8 de agosto, com uma grelha de observação. Numa segunda fase foram realizadas entrevistas à técnica do Posto de Turismo da Batalha e potenciais visitantes com deficiência (convidados a participar no estudo). Os resultados permitiram identificar que apesar dos esforços para tornar o espaço acessível, existem, ainda, barreiras ao nível físico e comunicacional. O cruzamento de dados tornou possível identificar medidas concretas que permitem contornar barreiras detetadas.
- A marca pessoal como estratégia de diferenciação no mercado de trabalhoPublication . Guerra, Ana Sofia Bernardo; Ferreira, Alcina Teresa GasparA marca pessoal tem vindo a ser um tema cada vez mais discutido na disciplina de marketing, muito em parte devido às alterações económicas globais que fizeram com o mercado de trabalho se tornasse cada vez mais competitivo. Atualmente, as pessoas fazem cada vez mais uso de técnicas de marketing para se promoverem a si mesmas e se destacarem da sua concorrência, com o intuito de impulsionarem as suas carreiras profissionais. A proliferação das redes sociais e o seu fácil acesso fizeram com que estas se tornassem a ferramenta perfeita para o desenvolvimento da marca pessoal e para o seu consequente crescimento. Este estudo analisa as determinantes da marca pessoal que funcionam como estratégia de diferenciação no mercado de trabalho, impactando a vantagem competitiva e a atitude geral positiva dos candidatos a um posto de trabalho. Com base numa amostra de 121 indivíduos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente na contratação e/ou recomendação de alguém para o exercício de funções de âmbito profissional, concluiu-se que a perícia, a sinceridade e a competência influenciam positivamente a vantagem competitiva da pessoa. A atratividade, a sinceridade e a competência também estão positivamente relacionadas com a atitude geral em relação à pessoa e a rudeza exerce um impacto negativo na atitude geral. Neste estudo concluiu-se ainda que a atitude ao e-WOM de quem contrata ou recomenda enfraquece o impacto positivo da sinceridade e competência na vantagem competitiva, não moderando significativamente o efeito das outras variáveis em estudo. Com base nestes resultados, são apresentadas recomendações estratégicas para a criação de uma marca pessoal que tenha como objetivo a diferenciação de um candidato no mercado de trabalho, colocando-o em vantagem em relação à concorrência.
- Potencial da Ilha de Porto Santo (Região Autónoma da Madeira) para a aquaculturaPublication . Almada, Emanuel José Faria; Maranhão, Paulo Jorge de SousaNos últimos 17 anos em Portugal houve um rápido aumento na produção e na Região Autónoma da Madeira (RAM) o cultivo tem vindo a ser explorado através de aquaculturas offshore, em jaulas costeiras. Devido ao crescimento deste sector, surge a necessidade de determinar novos locais de implementação de aquaculturas offshore. Esta necessidade exige uma avaliação de vários fatores: geográficos, meteorológicos, económicos e biológicos. Perante esta situação foi executado um estudo para avaliar a implementação da aquacultura offshore na Ilha de Porto Santo (IPS). Numa primeira fase foi efetuada uma análise de variáveis abióticas (correntes, ondas, marés vento e temperatura) na costa IPS, que permitiu a identificação de dois locais potencialmente viáveis, em relação à exposição destas variáveis. A situação de referência biológica foi determinada através de indicadores bióticos: avaliação da ictiofauna em 26 pontos da costa IPS, usando o método de transetos e a avaliação da macrofauna nos dois locais potencialmente viáveis, através de cores, recorrendo a mergulho com escafandro autónoma para recolha das amostras. A avaliação da macrofauna indicou uma baixa biodiversidade nos dois locais. Os registos da ictiofauna mostraram que as espécies Thalassoma pavo, Abudefduf luridus e Sparisoma cretense tiveram uma maior ocorrência, destacando as espécies S. cretense e Seriola sp., como as espécies mais abundantes com valor comercial e de consumo mais elevado. Posteriormente foi realizado um estudo socioeconómico através de duas metodologias: i) obtenção de orçamentos necessários para os transportes essenciais para o funcionamento de uma aquacultura e ii) questionários Delphi realizados à população local, restauração e governantes de modo a entender a opinião em relação à implementação em questão. Este estudo mostra que a Ilha do Porto Santo tem condições para a implementação de uma aquacultura offshore de forma viável, económica e ambiental.
- Ensino da Música para cegos sem Braille: Desafio ou Loucura ?Publication . Mauá, Paulo Eduardo; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente trabalho foi motivado pela experiência pessoal do autor como coordenador e regente do projeto Música Transformando Vidas – Promuvi com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem de música para pessoas cegas e apresentar propostas e técnicas eficazes deste ensino para adultos com deficiência visual adquirida sem conhecimento musical e de braile. A Investigação-Ação com paradigma de estudo com enfoque qualitativo fundamentado na realidade visa compreender as percepções dos integrantes do projeto frente aos desafios da musicalização, uso de dispositivos de apoio musicais e técnicas de aprendizagem baseadas nos métodos de Willems, Suzuki e ideias de Koellreutter. O tipo de estudo foi descritivo com dados recolhidos em trabalho de campo com estudo de caso. A população e amostra de estudo de adultos com deficiência visual adquirida, total e parcial, e o método de amostragem não probabilístico, acidental e com critério de seleção, pertencem ao Promuvi, grupo com aulas semanais regulares na cidade de Santos, SP, Brasil. A técnica de análise de dados foi realizada com entrevistas parcialmente estruturadas e verificação de aprendizado teórico/prático com diário de bordo e grelha de observação ao longo do processo da investigação. As comparações de estudos basearam-se na maioria dos projetos existentes no Brasil e os resultados da análise de dados revelaram que a musicografia braile, dentro do Promuvi, tornou-se uma barreira em vez de um facilitador em termos de inclusão, não deixando de ser uma alavanca para passos futuros, mas não uma necessidade para a eficácia do projeto. A abrangência da metodologia do projeto foi estendida, com o mesmo sucesso, para outras necessidades especiais mantendo as características de socialização, recuperação de autoestima, cidadania e inclusão social e musicalização.
- A influência do storytelling (estrutura da narrativa) nas perceções, atitudes e comportamento dos consumidoresPublication . Cardoso, Ricardo Jorge Moita; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesO mundo gira demasiado rápido para que os seres humanos consigam fidelizar-se. Razão que leva as pessoas a viverem cada vez mais as suas relações através das emoções que elas lhes proporcionam e o Storytelling é uma das formas de comunicar provocando e despertando emoções e sentimentos. O presente trabalho de investigação pretende analisar o papel e a influência do storytelling (estrutura da narrativa) nas perceções, atitudes e comportamento dos consumidores Sabe-se que todas as experiências guardadas no cérebro do consumidor têm uma história associada. A estrutura da narrativa baseada na combinação de episódios contribui para que as pessoas tenham a sensação de possuírem um ambiente mais próximo do da sua vida, parecendo assim uma história real e contínua. Nesse sentido e com base num estudo que teve em conta uma amostra de 323 indivíduos, concluiu-se que o storytelling influencia positivamente a ligação à marca, memorização e envolvimento afetivo. Adicionalmente, a memorização estimula positivamente o brand equity e este a intenção de compra. Por seu turno, a ligação à marca influencia favoravelmente a intenção de compra.
- Potenciar a acessibilidade cultural em ambientes culturais: um estudo exploratório em museusPublication . Negreiros, Dilma de Andrade; Freire, Carla Sofia Costa; Sousa, Jenny GilAo vislumbrarmos os avanços relacionados com a acessibilidade na contemporaneidade, podemos perceber que os movimentos de luta das pessoas com deficiência repercutiram-se social e culturalmente, em resultados profícuos para toda sociedade. Contudo, no que concerne à acessibilidade em ambientes culturais, notam-se progressos somente nos considerados de grande porte, com linhas de financiamento e gestão definidos e já bem estruturados administrativamente. No entanto, a maioria dos ambientes de pequeno e médio porte vê-se alijada desse processo de inclusão por falta de informação, recursos financeiros, materiais e humanos. A legislação mundial, da qual Portugal e Brasil são signatários, aponta para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, inclusive no que tange à produção e fruição cultural. Para tanto, é premente que haja o fomento à disseminação das informações pertinentes ao tema, para que toda a sociedade aproprie-se e usufrua de seus direitos culturais. A presente pesquisa, elaborada no âmbito da Comunicação Acessível, assume um carácter qualitativo e analisa quatro ambientes culturais: um de Portugal e três do Brasil. A investigação acontece pautada na literatura, nas visitas aos locais selecionados e em entrevistas realizadas junto às experts responsáveis pelos projetos de acessibilidade destes ambientes culturais. Assim, procurou-se com este estudo encontrar respostas que possam abrir novos caminhos, especialmente, para quem desejar iniciar o processo de tornar acessível um ambiente cultural.