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- O aluno surdo em contexto escolar : comunicação e relaçãoPublication . Amaral, Vera Lúcia Silvestre Videira do; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraO presente trabalho de cariz qualitativo e quantitativo pretende abordar as relações em contexto escolar público regular, que contribuem para o desenvolvimento escolar e social do aluno surdo pré-linguístico, cuja primeira língua é a Língua Gestual Portuguesa natural e de aquisição espontânea. A escolha desta temática resulta da minha prática enquanto profissional da educação e assomou-se como consequência de experiência profissional significativa com alunos surdos, a qual se mantém há vários anos letivos na mesma Escola Secundária no âmbito dos cursos profissionais para alunos surdos e ouvintes. Assim, este estudo tem como ponto de partida a motivação que se prende com experiências educativas, relacionais e comunicacionais vividas com jovens com surdez pré linguística, com uma cultura particular, própria e específica e o conhecimento deste como um espaço para a investigação sobre as questões da educação de pessoas surdas. A presente dissertação tem como objeto de estudo as perceções que detêm os atores escolares no processo de ensino/aprendizagem e o impacto que elas detêm no processo relacional, bem como as funções que lhes competem exercer, as estratégias que empregam para melhorar o trabalho e, em contraponto, as exigências de adequação requeridas pela presença do aluno surdo numa escola comum, nomeadamente no domínio da Língua Gestual Portuguesa, fazendo parte da sua comunidade geral. Do ponto de vista metodológico, a investigação foi desenvolvida através de inquéritos por questionário, dirigidos a três grupos: alunos surdos, professores e intérpretes, com o objetivo de identificar pontos de referência entre estes três interlocutores, inferindo as perceções dos mesmos sobre o objeto em estudo. Os resultados constituíram uma oportunidade de reflexão sobre as práticas metodológicas, de comunicação e de relação do aluno surdo em contexto escolar e os restantes intervenientes no processo educativo, identificando os requisitos para uma educação melhorada deste grupo, nomeadamente através do efetivo desenvolvimento de uma escola bilingue e bicultural, assim como, ponderar que a sua inexistência se revela uma dificuldade comunicacional com os seus educadores e os seus pares, alterando os processos relacionais e de identificação. Assim, dos resultados obtidos, é possível inferir que o modelo conceptual que adotamos sobre o desenvolvimento de práticas inclusivas obrigam à educação bilingue como prática constante, à presença do Intérprete de LGP e à sua intervenção não enquanto espetadores, mas atores educativos e às práticas metodológicas, vi que devem ser diferenciadas, não alterando as expectativas desenvolvimentais do aluno surdo. A escola de referência para surdos tem de ser uma escola bilingue e bicultural, as práticas educativas tem que ser diferenciadas respeitando as características dos alunos surdos, desenvolvendo a comunicação entre o surdo e o ouvinte.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os contributos do desenho para o processo de representação gráfica na Educação Pré-Escolar.Publication . Sousa, Alícia Inês Cardoso; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Fortunato, Maria Albertina CarvalhoO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este apresenta-se dividido em três partes, a primeira parte refere-se à experiência em contexto de Creche, na segunda parte refere-se à experiência em contexto de Jardim de Infância I e por último, a terceira parte é sobre a minha experiência em contexto de Jardim de Infância II. A primeira consiste numa reflexão relativa aos momentos mais relevantes da minha Prática Pedagógica em contexto de Creche. A segunda parte é uma reflexão da minha experiência em contexto de Jardim de Infância I. A terceira parte é dividida em três pontos. Primeiramente é apresentada uma reflexão da minha experiência em contexto de Jardim de Infância II evidenciando expetativas, dificuldades e aprendizagens realizadas. No segundo ponto descrevo o trabalho realizado com o grupo de crianças desta Prática Pedagógica, tendo por base a Metodologia de Projeto, intitulado “À Descoberta de Mim”. Com estas reflexões, foram várias as aprendizagens que fiz, como a adaptação de crianças, a gestão do grupo, a gestão do tempo nas atividades orientadas, a escolha mais adequada dos materiais, saber observar, planear, agir e avaliar. O terceiro e último ponto envolve a apresentação do ensaio investigativo realizado em contexto de Jardim de Infância I e Jardim de Infância II, com dez crianças de quatro e cinco anos de idade, onde se tentou perceber que características de representação gráfica revelam os desenhos de crianças de 4 e 5 anos?. Os resultados sugerem que todas as crianças utilizaram todas as subcategorias em análise, são elas, a linha, textura, cores, formas e planos, sendo que umas foram mais utilizadas do que outras.
- Numerical modelling of the cyclic behavior of timber-framed structuresPublication . Lukic, Relja; Poletti, Elisa; Rodrigues, Hugo; Vasconcelos, GraçaThe present paper presents a study on the applicability of numerical models in predicting the global response of timber-framed shear walls during earthquake events. Based on previous in-plane cyclic testing of traditional timber frames with and without masonry infill, numerical models were developed to describe the cyclic response of traditional timber frame walls including flexural behavior, pinching and strength degradation. The numerical models were developed in the finite element software OpenSees with calibrated springs representing nailed connectors found in traditional half lap joints. Based on the calibrated models a study was conducted on the timber frame wall with brick infill model by varying wall configuration and analysing cumulative energy dissipation and the effect of slenderness and load capacity with increasing drift. A good correspondence was obtained with the experimental data and future work will include the application of the model to whole buildings.
- Apps para apoio ao turismo acessível em Leiria de pessoas cegas ou com mobilidade reduzidaPublication . Couceiro, Adelino José Monteiro Craveiro; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de; Marcelino, Luís Filipe Fernandes SilvaNuma sociedade em que se defende a igualdade e onde cada vez mais, existe um público diversificado na sua génese, há que criar condições para que todos possam ter as mesmas oportunidades. Para o efeito há que reformular, adaptar e criar alternativas que se possam ajustar a todos. O foco da presente investigação, centra-se no levantamento das limitações de pessoas cegas ou com mobilidade reduzida, no acesso aos pontos turísticos da cidade de Leiria. A metodologia seguida no estudo é do tipo qualitativo, caraterizando-se como sendo um estudo exploratório. Na recolha de dados, os instrumentos utilizados, foram as entrevistas semiestruturadas, informação documental, levantamento de Apps disponíveis no mercado e observado in loco as acessibilidades aos locais turísticos da cidade de Leiria. Durante a análise realizada houve elaboração de grelhas de análise das entrevistas e todos os documentos recolhidos que permitiram o cruzamento de dados e estabelecer conclusões. Os resultados patentearam um número relevante de limitações do público alvo em aceder aos espaços turísticos da cidade de Leiria. A existência de poucos serviços de acessibilidade e a consequente falta de informações. Com este estudo podemos constatar que as funcionalidades mais importantes de uma App de apoio ao turismo são as informações e acessibilidades. A conjugação destes fatores valida a perspetiva de desenvolvimento de uma App acessível.