Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
863.06 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Acontecendo em todos os contextos de vida, a educação é um elemento cada vez mais
indispensável para o ser humano enfrentar os desafios da contemporaneidade e do
futuro. Neste contexto, cabe também às instituições educativas consolidar as suas
práticas, de forma a garantir a possibilidade ao indivíduo de realizar percursos de
aprendizagem capazes de o preparar para a sua integração nas diversas dinâmicas
sociais, e, simultaneamente, para a humanização das relações, a consolidação da paz, da
liberdade e da justiça social. Assim, partindo destes pressupostos, foi realizado um
estudo exploratório, de natureza quantitativa, tendo como principal objetivo conhecer os
impactos que o projeto de voluntariado “Dá de Ti!”, desenvolvido numa escola
profissional da zona centro de Portugal, teve nos alunos que participaram ativamente na
iniciativa. Os resultados permitem-nos perceber que o mesmo tem implicações nos
alunos, quer no seu “self”, quer na forma como se posicionam enquanto futuros
cidadãos.
Description
Keywords
Educação Cidadania Voluntariado
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade de Tiradentes