ESECS - Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- ESTRATÉGIAS DE ENVOLVIMENTO PARENTALPublication . Pedrosa, Érica Sousa; Silva, Pedro de Carvalho daDiversos investigadores sustentam que o envolvimento parental em casa tende a ter um impacto positivo mais forte no desempenho escolar dos alunos do que a participação física dos pais e encarregados de educação (EE) na escola. Neste sentido, importa referir que o principal objetivo da presente investigação passa por compreender qual o tipo de estratégias e práticas utilizadas pelos pais e encarregados de educação no que respeita ao acompanhamento e envolvimento ativo na vida escolar dos seus educandos, algo que tende a ficar invisível em muitas investigações. A bibliografia existente relativa ao tema investigado neste estudo é já bastante extensa; no entanto, considerou-se que, sendo esta uma temática relevante e significativa, é fundamental dar continuidade a pesquisas neste âmbito de forma que cada vez mais seja possível intervir e implementar medidas e estratégias que fomentem o envolvimento e participação ativa dos pais e EE ao longo de todo o percurso escolar das crianças. A pesquisa empírica implicou o uso de duas técnicas de recolha de dados. Num primeiro momento, foi implementado um inquérito por questionário aos encarregados de educação, de forma a compreender se existe um envolvimento ativo na vida escolar das crianças por parte destes, bem como perceber quais as estratégias utilizadas pelos mesmos no que respeita ao acompanhamento realizado aos seus educandos. Num segundo momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a alguns encarregados de educação, cujo principal objetivo recaía em entender a opinião dos mesmos no que respeita à importância do seu envolvimento na vida escolar dos seus filhos, bem como percecionar se os mesmos realizam um acompanhamento regular aos seus educandos e através de que estratégias o fazem. Os dados foram posteriormente analisados através de análise estatística descritiva e de análise de conteúdo e confrontados com os autores e conceitos inventariados ao longo do enquadramento teórico.
- O projeto de intervenção “Promoção da cultura Terras de Miranda”: uma análise dos grupos de música no combate ao insucesso e à desmotivação escolaresPublication . Dias, Ana Patrícia; Vieira, Ricardo Manuel das Neves; Magalhães, Fernando Paulo OliveiraEsta dissertação tem como objetivo compreender a eficácia do projeto de intervenção PIICIE na ação - “Promoção da Cultura Terras de Miranda”, desenvolvido nas escolas de Miranda do Douro, concretamente com alunos que no ano letivo de 2020/21, frequentaram o 6º ano da EB de Sendim e o 11º ano do ensino profissional de turismo na EBS de Miranda do Douro, de modo a avaliar as transformações e motivações que a música tradicional pôde induzir nos alunos e comunidade educativa em geral. Neste estudo avalia-se os efeitos desse projeto de intervenção socioeducativa, com a participação de alunos do ensino básico e secundário em grupos musicais, e de outros atores locais, nas transformações ocorridas, na motivação e envolvimento com a escola. Poderá a música local ser um elemento não só de união da comunidade, mas também de articulação intergeracional e contribuir para a motivação dos alunos e seu maior sucesso educativo? Essa era uma das intenções das medidas colaborativas entre a CIM-TTM (Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes), Municípios e Agrupamentos de escolas – com Implementação do PIICIE (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar). O projeto de intervenção, integrado no Plano (PIICIE), tinha como propósito chegar às famílias e comunidade escolar com intenção de melhorar os resultados no que diz respeito ao insucesso e abandono escolar. A dissertação agora apresentada, corresponde, de algum modo, ao que Peres Serrano (2008) define como etapa de avaliação dum projeto de intervenção social, projeto que adiante apresentarei.
- Somos todos parte: Projeto de Intervenção Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) numa Escola BásicaPublication . Henriques, Ana Raquel da Cruz Macedo; Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro BravoCom o objetivo de responder às necessidades sociais da comunidade escolar e de fortalecer os vínculos entre a escola, as famílias e a comunidade, o presente estudo propõe a criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família numa escola básica em Portugal. A iniciativa visa promover um ambiente educativo mais inclusivo, participativo e colaborativo. Neste contexto, destaca-se a importância da mediação escolar como uma ferramenta essencial para melhorar as relações entre alunos, professores e famílias. A mediação é apresentada tanto como uma estratégia preventiva, capaz de antecipar e minimizar conflitos, como uma ferramenta transformadora que promove o entendimento mútuo, a mudança de comportamentos e a construção de soluções consensuais, contribuindo para um ambiente escolar harmonioso e de paz. A investigação segue uma metodologia de investigação-ação, com uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Serão aplicados inquéritos por questionário (método quantitativo) e entrevistas semiestruturadas (método qualitativo) para o levantamento das necessidades e compreensão dos desafios enfrentados pela escola. Os resultados apontam que a mediação em contexto escolar é essencial e sublinham o valor da prevenção e da intervenção precoce na abordagem de problemas sociais, legitimando a criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família nesta escola básica.
