Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

ESTRATÉGIAS DE ENVOLVIMENTO PARENTAL

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Diversos investigadores sustentam que o envolvimento parental em casa tende a ter um impacto positivo mais forte no desempenho escolar dos alunos do que a participação física dos pais e encarregados de educação (EE) na escola. Neste sentido, importa referir que o principal objetivo da presente investigação passa por compreender qual o tipo de estratégias e práticas utilizadas pelos pais e encarregados de educação no que respeita ao acompanhamento e envolvimento ativo na vida escolar dos seus educandos, algo que tende a ficar invisível em muitas investigações. A bibliografia existente relativa ao tema investigado neste estudo é já bastante extensa; no entanto, considerou-se que, sendo esta uma temática relevante e significativa, é fundamental dar continuidade a pesquisas neste âmbito de forma que cada vez mais seja possível intervir e implementar medidas e estratégias que fomentem o envolvimento e participação ativa dos pais e EE ao longo de todo o percurso escolar das crianças. A pesquisa empírica implicou o uso de duas técnicas de recolha de dados. Num primeiro momento, foi implementado um inquérito por questionário aos encarregados de educação, de forma a compreender se existe um envolvimento ativo na vida escolar das crianças por parte destes, bem como perceber quais as estratégias utilizadas pelos mesmos no que respeita ao acompanhamento realizado aos seus educandos. Num segundo momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a alguns encarregados de educação, cujo principal objetivo recaía em entender a opinião dos mesmos no que respeita à importância do seu envolvimento na vida escolar dos seus filhos, bem como percecionar se os mesmos realizam um acompanhamento regular aos seus educandos e através de que estratégias o fazem. Os dados foram posteriormente analisados através de análise estatística descritiva e de análise de conteúdo e confrontados com os autores e conceitos inventariados ao longo do enquadramento teórico.

Description

Keywords

Envolvimento parental Mediação intercultural Relação escola-família Sucesso educativo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue