ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Além do Mosteiro: potencialidades e proposta para o turismo criativo baseado na Cerâmica, em AlcobaçaPublication . Batista, Emanuel Taborda Dionísio; Oliveira, Fernanda Maria FernandesNos últimos anos a cidade de Alcobaça tem vindo a tornar-se um local turístico esquecido ou de estada reduzida, cuja oferta turística baseia-se no seu património cultural denominado de Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O presente projeto tem como objetivo dinamizar o potencial que a cerâmica em Alcobaça apresenta, de forma a torná-la um produto turístico criativo, para assim contribuir para a diferenciação da experiência turística. Como resultado, prevê-se a idealização e o desenvolvimento de um projeto, que apresente diversas atividades criativas, que aumentem o prolongamento da estada de turistas, que projete e valorize o património imaterial que é a Cerâmica Artística. Após a realização de uma entrevista a 10 intervenientes das áreas do Turismo, Cerâmica e Criatividade, verificou-se a falta de atividades criativas na oferta turística do concelho, como chegou-se à conclusão de que existe procura por parte de turistas nacionais, internacionais e em específico de grupos corporativos. Surge assim por influência e envolvimento de familiares na área da cerâmica, a proposta designada de Cerâmica 2460 que pretende desenvolver atividades criativas a partir de um atelier cerâmico da cidade, como também envolver a comunidade local e criar parcerias com indústrias e artistas cerâmicos da região, com o objetivo de partilhem os seus conhecimentos culturais e históricos relacionados com a temática e de modo a tornar Alcobaça mais sustentável, atrativa e criativa turisticamente. Como complemento criaram-se diversas atividades cerâmicas criativas, que envolverão alguns parceiros e que abrangerá todos os tipos turistas. O objetivo final deste projeto é atrair um maior número de turistas, pela oferta de atividades criativas existentes para participarem e motivá-los a permanecerem mais tempo na região. Assim como recuperar e revitalizar o património imaterial que é a Cerâmica Artística recorrendo às vertentes do Turismo e contribuindo para o crescimento económico de Alcobaça.
- Boas práticas na hotelaria: Plano de atividades com recursos do Hotel Sa Bassa Rotja e do seu meio envolventePublication . Nunes, José Armando Matos; Elias, Anabela ClementeO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do plano de estudos do mestrado de Turismo e Ambiente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria. O turismo encontra-se em constante expansão e desempenha um papel fulcral na economia global. Este setor de atividade tem a capacidade de impactar positiva e negativamente o planeta terra e os seus ecossistemas, na medida em que tanto pode promover a conservação de áreas naturais e valorizar a sua biodiversidade, como pode contribuir para a sua degradação. Portanto é necessário encarar esta atividade com um elevado sentido de responsabilidade, adotando estratégias e políticas sustentáveis que visem a mitigação dos efeitos negativos inerentes ao setor turístico. Este relatório faz referência ao estágio realizado no Hotel Sa Bassa Rotja, situado em Palma de Maiorca, com uma duração total de 1620 horas. As atividades realizadas decorreram no departamento de Manutenção que tem um papel fundamental para o bom funcionamento do hotel. Ao longo dos 9 meses, foram realizados bastantes trabalhos e atividades diversificadas. De um modo geral foram feitos, variados trabalhos agrícolas, criou-se uma horta biológica, fez-se manutenções de todo o tipo, por todo o hotel, manteve-se o bom funcionamento das piscinas, cuidou-se dos animais do hotel e ajudou-se na preparação de casamentos. O desafio deste estágio vai de encontro à criação de três planos de atividades sem prejuízo para o meio ambiente, atividades essas que serão de cariz educativo, cultural, gastronómico e de desporto. Para este efeito, todas as atividades foram criadas com os recursos existentes no hotel e no seu meio envolvente. Para além de potenciar o uso dos recursos naturais e não naturais do hotel, este desafio surge como um complemento à estadia dos turistas do Hotel Sa Bassa Rotja. Visto que estes planos de atividade ainda não foram implementados não há resultados e conclusões concretas dos mesmos, apesar de terem sido muito bem recebidos por parte da direção.
- Casa Gaveta: Uma nova experiência criativa em ambiente ruralPublication . Lopes, João Ricardo Marques; Martins, RuiOs últimos anos trouxeram algumas mudanças na forma como a atividade turística se estrutura e organiza, com os visitantes a procurarem cada vez mais uma oferta alternativa ao Turismo de Massas, com características que permitam que os mesmos possam ter experiências mais impactantes, sensoriais e criativas. A criação de um alojamento local em ambiente rural permite assim conceber uma oferta alternativa e inovadora num contexto que, muitas vezes, é esquecido e que possibilita um potencial enorme em termos de recursos existentes, desde natureza, tipicidade rural, autenticidade até à própria comunidade existente. A Casa Gaveta é um alojamento localizado em pleno espaço rural, na Aldeia da Fonte da Bica, que se define pela capacidade de inovação da oferta disponibilizada aos turistas, onde os mesmos podem usufruir de uma experiência com foco na criatividade, na sustentabilidade e na comunidade. A realização deste projeto surge na procura da concretização de um sonho empreendedor, de criação de um negócio próprio, aproveitando todos os conhecimentos e competências adquiridas ao longo dos anos da licenciatura e mestrado. Pretende, ainda dar resposta a uma lacuna na oferta em termos de alojamento existente no concelho e com a necessidade de se criar uma experiência inovadora em ambiente rural que permita um menor impacto da sazonalidade no território, diversificando e melhorando a oferta turística. Tendo em conta o contexto em que o alojamento se enquadra e a importância de criar uma experiência inovadora e autêntica, este projeto destaca ainda a relevância das parcerias com as empresas e organizações locais, com o objetivo de melhorar e diversificar a oferta existente no território, tornando possível o desenvolvimento do território de forma sustentável e com uma forte vertente social, económica e ambiental
- Competências para o futuro do setor turístico no Ensino SuperiorPublication . Cepa, Sara Pontes; Vasconcelos, João Viljoen; Cardoso, Paula Alexandra Gomes de AguiarO mundo está em constante mudança, tendo como exemplos a crise económica, alterações climáticas e a pandemia, que originaram mudanças de mentalidade, precauções tanto a nível económico, como consciencialização ambiental, e a nível de segurança e saúde. Estas mudanças impactam não só a vida quotidiana das pessoas, mas também a sua vida profissional. O Turismo é disso exemplo, pois as mudanças afetam não só a forma como os turistas o vivem, mas também a forma como é ensinado no ensino superior a futuros profissionais da área. A Next Tourism Generation Alliance apresenta uma prospeção do futuro das competências que serão necessárias para os trabalhadores da área do Turismo, tendo em conta as mudanças que temos vindo a presenciar e divide-as em três categorias: as competências digitais, as competências na área da sustentabilidade, e as competências sociais. Partindo desta premissa, procurou-se no presente trabalho identificar a presença destas três competências na oferta formativa de Turismo no Ensino Superior público em Portugal. Foram analisados os conteúdos programáticos das Licenciaturas em Turismo no Ensino Superior público em Portugal, por via de uma análise de conteúdo e foram inquiridos os docentes coordenadores das mesmas, através de um questionário de escolha múltipla, tendo sido utilizada a metodologia utilizada no livro Factfulness, desenvolvida por Hans Rosling. É concluído que há discrepâncias nas respostas fornecidas pelos docentes e na frequência de palavras-chave associadas a cada competência. Portanto, é necessário que as competências sejam abordadas de maneira equitativa tanto nos programas curriculares quanto na comunicação dos docentes. Para isso, é essencial que os docentes estejam atualizados em relação aos dados e evitem transmitir ideias preconcebidas aos futuros profissionais.
- O perfil do visitante de São Martinho do Porto e estratégias para o desenvolvimento do destinoPublication . Fontes, Patricia Alexandra Félix; Ramos, , Dulcineia BasílioOs destinos de Sol e Mar são dos maiores geradores de receitas em Portugal. O facto de o país se encontrar numa localização considerada perfeita na Europa e no mundo permite o desenvolvimento de vários tipos de turismo, em particular o turismo Sol e Mar. A área de estudo escolhida para esta investigação, localiza-se em zona costeira, mas não detém o reconhecimento de destino turístico, apesar de receber elevados números de turistas e visitantes todos os anos. Propõe-se, assim, a análise do perfil do turista de São Martinho do Porto e elaboração de estratégias para o desenvolvimento do destino. A metodologia utilizada e o plano estabelecido foram importantes para o desenvolvimento de todo o projeto que permitiu investigar e conhecer SMP compreendendo a essência de definir o tipo de turista e visitante que aqui se encontra. Além disso, permitiu perceber que esta área apresenta potenciais para desenvolvimento económico, sustentável e ambiental, necessitando da definição de um rumo estratégico. Neste sentido, a presente dissertação foi trabalhada com esses dois mesmos objetivos, findando em hipóteses e estratégias com base em benchmarking e na consolidação da opinião do turista e visitante bem como no que a área detém. O estudo elaborado detetou a necessidade de existir um modelo que defina quem é o turista residencial, por se verificar falta de consenso na definição do conceito; ambiciona-se que esta análise possa servir de base para a criação do mesmo. Este estudo permitiu concluir que esta área pode adquirir o estatuto de destino turístico.
- As potencialidades do enoturismo sustentável no concelho de Torres VedrasPublication . Matias, Daniel Rodrigues; Ramos, Dulcineia BasílioEsta dissertação explora as potencialidades do enoturismo sustentável na região de Torres Vedras, em Portugal. Com base em uma revisão bibliográfica sobre o tema, foram identificadas as principais práticas de enoturismo sustentável e seu impacto positivo na conservação ambiental e no desenvolvimento socioeconómico, no concelho, em Portugal e também no mundo. A pesquisa foi realizada às entidades de enoturismo da região, onde foram coletados dados quantitativos por meio de questionários aos responsáveis por essas unidades. Os resultados mostram que apesar de ainda a região de Torres Vedras possui um grande potencial para o desenvolvimento de enoturismo sustentável, pois para além do trabalho que tem vindo a ser feito por parte das entidades publicas da região, conta ainda com suas paisagens naturais e ricas tradições ligadas à vitivinicultura. Tendo em conta que cada vez mais há uma procura por parte dos turistas em destinos e empresas que tenham preocupações e atitudes ambientais responsáveis, ainda há muito trabalho a ser feito por parte das empresas inquiridas neste estudo. Para além disso, ainda existe uma grande necessidade que todas as entidades locais trabalhem em conjunto para que exista um o desenvolvimento sustentável no concelho. O estudo conclui que o enoturismo sustentável pode ser uma estratégia importante para promover o desenvolvimento socioeconómico da região de Torres Vedras, ao mesmo tempo em que se preserva o património natural e cultural da região e ainda pode permitir ao concelho ser o primeiro destino de enoturismo sustentável no mundo.
- Relatório de Estágio de Mestrado em Turismo e Ambiente: Vantagens associadas à Implementação de um Horto EcológicoPublication . Santos, Duarte Miguel Oliveira dos; Bento , Carla Isabel Santos de SousaO presente trabalho refere-se a um relatório de estágio que implicou um trabalho contínuo no Hotel Sa Bassa Rotja Ecoturisme, desde fevereiro até outubro, do presente ano. No documento serão abordados essencialmente aspetos relacionados com o trabalho desenvolvido no horto ecológico, entre abril e final de setembro, embora tenham sido realizadas outras tarefas. A implementação de medidas e práticas sustentáveis, no quotidiano da sociedade, é cada vez mais necessário e urgente, especialmente em ambientes turísticos, onde a produção de resíduos é muito grande, cuja emissão de CO2 representa cerca de 5% do total, e, até 2035, prevê-se um aumento de 135%. Apoiar a economia local, comprando produtos a um produtor mais próximo ou a criação de um horto ecológico, num ambiente turístico, são medidas viáveis. Estas medidas ambientalmente conscientes trazem vantagens, tanto para a unidade hoteleira, como para o turista. Perante o exposto, criou-se um pequeno horto ecológico cujos objetivos consistiram em perceber qual o valor monetário que esse horto pode gerar e de que forma a utilização dos alimentos daí provenientes, para consumo próprio do hotel, permite poupança financeira. Desta forma, para além da vantagem monetária, que poderá possibilitar investir o dinheiro gerado em utensílios ecológicos para a conservação do pequeno terreno agrícola e do ambiente natural circundante, é possível reduzir a pegada de carbono, associada ao transporte de mercadorias. Com a implementação do horto ecológico, é ainda possível realizar simultaneamente, algumas atividades de promoção do mesmo, para tornar a experiência do turista mais memorável e autêntica, de modo a haver um retorno monetário adicional. A poupança gerada pelo horto poderá ainda contribuir, para a conservação do espaço natural do hotel, sem comprometer o meio ambiente.
- Turismo cultural en San Basilio de Palenque: Una estrategia para el reconocimiento y valorización de la identidad africana en ColombiaPublication . Julio Guerrero, Yarlein Ivama; Almeida, António Sérgio Araújo deDe todos los pueblos establecidos por esclavos fugados en la época colonial, Palenque es el único que ha sobrevivido, y ha luchado por mantener su identidad; por esta razón, como se verá, es la cuna y testimonio de las tradiciones africanas en Colombia. En el 2005 la UNESCO reconoció Palenque con el galardón de Patrimonio Inmaterial de la Humanidad, desde entonces se ha consolidado el turismo en este corregimiento. La presente investigación se enfoca en dar respuesta a la pregunta: ¿Cuál puede ser una estrategia para el reconocimiento y valorización de la identidad africana en Colombia? El estudio se desarrolló en tres etapas. Primero, revisión bibliográfica. Segundo, realización de una encuesta para conocer las percepciones de potenciales turistas sobre Palenque respecto de las manifestaciones culturales de la comunidad y los factores que podrían proporcionar una experiencia memorable a los visitantes; la segunda etapa también incluyó la realización de entrevistas a los principales actores turísticos del corregimiento. Tercero, análisis cuantitativo y cualitativo de los datos recolectados. Los resultados obtenidos muestran que el turismo cultural en San Basilio de Palenque, al permitir conocer los saberes, tradiciones y la cosmovisión palenquera, se convierte en una estrategia para que los colombianos reconozcan y aprendan a valorar la identidad africana. Los resultados también sugieren la necesidad de mejorar la promoción de este destino, y la importancia de promover estrategias estatales para el conocimiento y la salvaguarda de la cultura afrocolombiana. Así mismo, se presenta una propuesta de fortalecimiento del turismo en Palenque que incluye la promoción del destino, mejoramiento de la infraestructura turística y enfoque en la autenticidad del destino.
- Turismo de Portugal: Relatório de estágioPublication . Ramalhete, Carolina Vieira; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaThe sustainable development of tourism, essentially aimed at diversifying and preserving this activity in all its complex dimensions, presupposes a very strong and intervening role on the part of governments, through various public entities that contribute to this development through regulation, promotion, the study of impacts, among other objectives. In line with the topic that has always interested me, the sustainability of tourism in coastal areas, the public entity "Turismo de Portugal" was chosen to carry out the internship, and specifically its Department for Valuing the Offer - Department for Boosting the Offer and Resources. Within the scope of this department's activity and taking into account the interest in the topic of sustainable nautical tourism, it was agreed that the internship would essentially focus on monitoring the European project EU WeMED NaTOUR, in which Turismo de Portugal is one of the partners. This report first analyses the theoretical concepts related to the sustainability of coastal destinations and sustainable nautical tourism and, more specifically, the aforementioned project, which was innovative in its assumptions and objectives, aiming to develop a body of knowledge, and its implementation, in the field of good practices in the management of Mediterranean marine ecosystems as well as the respective coastal destinations, also highlighting the crucial issue of Environmental Education. The second part of this report describes the organisation and department in which the internship took place. It also describes the activities in which I had the opportunity to actively participate, what they consisted of and how I contributed to them. Finally, recommendations and conclusions are drawn about the project that was most relevant to the internship, as well as general conclusions about the internship as a whole.