ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente by Title
Now showing 1 - 10 of 50
Results Per Page
Sort Options
- Além do Mosteiro: potencialidades e proposta para o turismo criativo baseado na Cerâmica, em AlcobaçaPublication . Batista, Emanuel Taborda Dionísio; Oliveira, Fernanda Maria FernandesNos últimos anos a cidade de Alcobaça tem vindo a tornar-se um local turístico esquecido ou de estada reduzida, cuja oferta turística baseia-se no seu património cultural denominado de Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O presente projeto tem como objetivo dinamizar o potencial que a cerâmica em Alcobaça apresenta, de forma a torná-la um produto turístico criativo, para assim contribuir para a diferenciação da experiência turística. Como resultado, prevê-se a idealização e o desenvolvimento de um projeto, que apresente diversas atividades criativas, que aumentem o prolongamento da estada de turistas, que projete e valorize o património imaterial que é a Cerâmica Artística. Após a realização de uma entrevista a 10 intervenientes das áreas do Turismo, Cerâmica e Criatividade, verificou-se a falta de atividades criativas na oferta turística do concelho, como chegou-se à conclusão de que existe procura por parte de turistas nacionais, internacionais e em específico de grupos corporativos. Surge assim por influência e envolvimento de familiares na área da cerâmica, a proposta designada de Cerâmica 2460 que pretende desenvolver atividades criativas a partir de um atelier cerâmico da cidade, como também envolver a comunidade local e criar parcerias com indústrias e artistas cerâmicos da região, com o objetivo de partilhem os seus conhecimentos culturais e históricos relacionados com a temática e de modo a tornar Alcobaça mais sustentável, atrativa e criativa turisticamente. Como complemento criaram-se diversas atividades cerâmicas criativas, que envolverão alguns parceiros e que abrangerá todos os tipos turistas. O objetivo final deste projeto é atrair um maior número de turistas, pela oferta de atividades criativas existentes para participarem e motivá-los a permanecerem mais tempo na região. Assim como recuperar e revitalizar o património imaterial que é a Cerâmica Artística recorrendo às vertentes do Turismo e contribuindo para o crescimento económico de Alcobaça.
- O alojamento local, da ascensão ao declínioPublication . Bernardo, Inês Silva; Oliveira, Verónica Nobre de; Vasconcelos, João Viljoen deNos últimos anos, o setor do turismo apresenta uma tendência de crescimento que deriva da globalização e dos avanços da tecnologia a nível de transportes e comunicação. Embora este crescimento seja benéfico para o desenvolvimento dos destinos, a nível económico e social, a verdade é que, na eventualidade, da sua gestão não ser feita de forma integrada e sustentada, os mesmos podem sofrer alguns impactes. Neste sentido, o crescimento exponencial do turismo tornou-se tema de debate na medida em que são avaliados os prós e contras, nomeadamente nas grandes cidades, como é o caso de Lisboa. Esta discussão centra-se sobretudo, no aparecimento em “massa” das plataformas digitais e dos desafios impostos ao setor do turismo. Embora, o turismo assuma um papel fundamental para o desenvolvimento económico dos centros históricos que se encontravam em estado de degradação, as grandes cidades vivem um momento de forte contestação por parte dos residentes dos bairros históricos devido à transformação urbana em prol do bem-estar dos turistas, acusando as autarquias de serem os principais responsáveis pela perda da vivência das cidades. Por fim, o Mundo encontra-se a enfrentar um dos momentos mais marcantes da História da Humanidade, a pandemia derivada pelo COVID-19 que, obrigou a uma paragem mundial em todos os setores, sem exceção. Desta forma, o turismo é um dos setores mais afetados devido às medidas de confinamento e restrição na mobilidade dos cidadãos. Este estudo tem como principal foco compreender os impactes sociais, económicos e culturais do crescimento do alojamento local e à posteriori, da pandemia para o setor do turismo através da análise da perspetiva dos stakeholders, por intermédio de um guião de entrevista semiestruturada. A análise dos resultados obtidos sugere que a posição dos entrevistados difere consoante o cargo ocupado na comunidade.
- Análise comparativa dos sistemas de governança dos geoparques Estrela e Naturtejo em PortugalPublication . Osório Sanchez, Maria Cristina; Almeida, António Sérgio Araújo de; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaOs Geoparques Globais da UNESCO (UGGPs) são territórios ideais para promover o geoturismo. O primeiro Geoparque português a integrar a Rede de Geoparques Mundiais (GGN) da UNESCO, foi o Geopark Naturtejo em 2006. Partilha território com três áreas protegidas e a Reserva de Biosfera do Tejo/Tajo Internacional. O último a integrar a GGN foi o Estrela Geopark em 2020, tendo integrado por consequência, o Parque Natural da Serra de Estrela. Perseguindo objetivos comuns, cada um deles possui um modelo próprio de governança. É assim que o objetivo principal desta dissertação consiste em realizar uma análise comparativa dos sistemas de governança através da respetiva caracterização de linhas estratégicas, tais como: sistemas de governança, conservação do património natural e geológico, comunicação, educação, turismo, revisão do processo de implementação e evolução dos Geoparques Naturtejo e Estrela em Portugal. A metodologia de investigação baseia-se numa análise descritiva exploratória realizada através de pesquisas bibliográficas e entrevistas aos representantes dos órgãos de administração e órgãos de poder local. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que os dois sistemas de governança são diferentes e ambos cumprem com os objetivos dos (GGPs). Verificou-se que o Geopark Naturtejo enfrenta um desafio assente na conciliação dos processos de cooperação devido à estrutura administrativa de empresa Intermunicipal com fins lucrativos. É recomendável considerar uma proposta de reestruturação para evitar conflitos de interesse no futuro. Observou-se que as diferentes fases de desenvolvimento de ambos os geoparques têm um impacto na atualização dos sistemas informáticos. No caso do Geopark Naturtejo, ferramentas para o geoturismo, podem ser reforçadas. É necessário analisar o impacto na economia do território municipal mercê do desenvolvimento de projetos turísticos ligados aos Geoparques.
- Análise da potencialidade turística inexplorada – Caminha, entre a natureza e a históriaPublication . Simões, Alexandra Daniela Soares; Mouga, Teresa Margarida Lopes da SilvaO presente relatório insere-se no plano curricular do 2º ano de Mestrado de Turismo e Ambiente e consiste no estudo das potencialidades turísticas não exploradas no município. Caminha é um município litoral, onde, existe uma de grande variedade de produtos, sejam eles naturais, culturais ou até mesmo gastronómicos. A procura turística, porém, centra-se bastante no Turismo de Sol & Mar, sendo os produtos acima referidos desvalorizados pelos turistas. Esta problemática verifica-se ao longo do ano, onde por um lado existe uma crescente procura durante os meses de época balnear, e por outro lado uma baixa procura turística nos restantes meses e, consequentemente, pequenos comércios locais são particularmente afetados por esta sazonalidade. Sendo esta região, portanto, uma zona bastante sazonal, é nosso dever combater esta problemática, expandindo a oferta turística do município, através da obtenção de, por exemplo, novos trilhos pedestres que permitam conhecer melhor o património existente e portanto aumentar a oferta turística. Assim, foi desenvolvido um estágio de mestrado, com o objetivo de identificar e caracterizar os recursos que o município de Caminha tem para oferecer, bem como definir as formas sustentadas de exploração destes recursos. Para que estes trabalhos pudessem ser desenvolvidos tendo em conta os objetivos inicialmente delineados, foi feita uma revisão bibliográfica para poder sustentar as várias atividades desenvolvidas durante o estágio, que proporcionaram, ao mesmo tempo, a aquisição e o desenvolvimento de diferentes competências técnicas e científicas, na área de turismo e ambiente. Conclui-se que os resultados alcançados foram positivos, tendo-se percebido, após a identificação dos recursos, quais os que exibem uma má exploração, de forma a ser traçado um plano de gestão sustentada desses recursos. Por último, para uma maior compreensão e ajuste da oferta turística da região, caracterizou-se o perfil do turista que visita o município bem como as suas motivações. Este relatório é, assim, o produto final da aprendizagem das competências obtidas ao longo da licenciatura e consolidadas no mestrado, bem como de nove meses de trabalho de estágio na Câmara Municipal de Caminha, gabinete da Cultura e Turismo, os quais no seu conjunto contribuíram para a realização do presente relatório de estágio.
- Avaliação da expectativa e da satisfação dos visitantes da Ilha da BerlengaPublication . Nazário, Joana Jogo; Vasconcelos, João Viljoen deAs áreas protegidas têm vindo a desempenhar um papel muito importante na conservação da natureza, que se encontra cada vez mais ameaçada devido, maioritariamente à ação do Homem. A Reserva Natural das Berlengas abriga importantes valores naturais, ecológicos e paisagísticos. No entanto, a visitação sazonal e as atividades recreativas que são realizadas na Ilha da Berlenga constituem impactos na conservação deste ecossistema, podendo colocar em causa os objetivos definidos para esta reserva natural. Ao longo dos anos tem-se assistido a um crescente aumento do número de visitantes na Ilha da Berlenga, o que pode pressionar as infraestruturas e serviços existentes. Assim, é importante perceber se a satisfação com as condições da visita à ilha corresponde ou ultrapassa a expectativa, assim como também é importante entender quais os elementos que podem ser alvos de melhorias de forma a aumentar a satisfação do turismo na Ilha das Berlengas, sem contudo colocar em risco a reserva natural. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a expectativa e a satisfação dos visitantes da Ilha da Berlenga, bem como identificar os elementos que podem contribuir para uma maior qualidade da visita. Para avaliar as expectativas, o inquérito foi aplicado aos turistas que se encontravam no cais de embarque, imediatamente antes da partida para a Ilha da Berlenga. De forma similar, para avaliar a satisfação, os mesmos indivíduos foram inquiridos mesmo antes de regressar a terra. Desta forma, foi possível quantificar a expectativa e a motivação daqueles que fazem a visita à Ilha da Berlenga, bem como identificar quais os aspetos em que os visitantes saíam satisfeitos/insatisfeitos. Através dos resultados foi possível perceber que tanto a expectativa como a satisfação foram avaliadas positivamente, mas os visitantes acabavam por sair satisfeitos em comparação à expectativa relativamente à maior parte dos itens avaliados. O único item onde os visitantes avaliaram a expectativa melhor que a satisfação foi no número de visitantes presentes na ilha. Com este trabalho foi possível caracterizar o perfil dos visitantes da Ilha da Berlenga, assim como identificar os elementos que contribuem para a satisfação da experiência e os que poderão vir eventualmente a ser melhorados. Desta forma, será possível aconselhar a implementação de atividades e infraestruturas e o melhoramento das já existentes que consigam ir ao encontro das sugestões expressas pelos visitantes inquiridos, assim como, atividades que potenciem benefícios para a natureza.
- Boas práticas na hotelaria: Plano de atividades com recursos do Hotel Sa Bassa Rotja e do seu meio envolventePublication . Nunes, José Armando Matos; Elias, Anabela ClementeO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do plano de estudos do mestrado de Turismo e Ambiente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria. O turismo encontra-se em constante expansão e desempenha um papel fulcral na economia global. Este setor de atividade tem a capacidade de impactar positiva e negativamente o planeta terra e os seus ecossistemas, na medida em que tanto pode promover a conservação de áreas naturais e valorizar a sua biodiversidade, como pode contribuir para a sua degradação. Portanto é necessário encarar esta atividade com um elevado sentido de responsabilidade, adotando estratégias e políticas sustentáveis que visem a mitigação dos efeitos negativos inerentes ao setor turístico. Este relatório faz referência ao estágio realizado no Hotel Sa Bassa Rotja, situado em Palma de Maiorca, com uma duração total de 1620 horas. As atividades realizadas decorreram no departamento de Manutenção que tem um papel fundamental para o bom funcionamento do hotel. Ao longo dos 9 meses, foram realizados bastantes trabalhos e atividades diversificadas. De um modo geral foram feitos, variados trabalhos agrícolas, criou-se uma horta biológica, fez-se manutenções de todo o tipo, por todo o hotel, manteve-se o bom funcionamento das piscinas, cuidou-se dos animais do hotel e ajudou-se na preparação de casamentos. O desafio deste estágio vai de encontro à criação de três planos de atividades sem prejuízo para o meio ambiente, atividades essas que serão de cariz educativo, cultural, gastronómico e de desporto. Para este efeito, todas as atividades foram criadas com os recursos existentes no hotel e no seu meio envolvente. Para além de potenciar o uso dos recursos naturais e não naturais do hotel, este desafio surge como um complemento à estadia dos turistas do Hotel Sa Bassa Rotja. Visto que estes planos de atividade ainda não foram implementados não há resultados e conclusões concretas dos mesmos, apesar de terem sido muito bem recebidos por parte da direção.
- Casa Gaveta: Uma nova experiência criativa em ambiente ruralPublication . Lopes, João Ricardo Marques; Martins, RuiOs últimos anos trouxeram algumas mudanças na forma como a atividade turística se estrutura e organiza, com os visitantes a procurarem cada vez mais uma oferta alternativa ao Turismo de Massas, com características que permitam que os mesmos possam ter experiências mais impactantes, sensoriais e criativas. A criação de um alojamento local em ambiente rural permite assim conceber uma oferta alternativa e inovadora num contexto que, muitas vezes, é esquecido e que possibilita um potencial enorme em termos de recursos existentes, desde natureza, tipicidade rural, autenticidade até à própria comunidade existente. A Casa Gaveta é um alojamento localizado em pleno espaço rural, na Aldeia da Fonte da Bica, que se define pela capacidade de inovação da oferta disponibilizada aos turistas, onde os mesmos podem usufruir de uma experiência com foco na criatividade, na sustentabilidade e na comunidade. A realização deste projeto surge na procura da concretização de um sonho empreendedor, de criação de um negócio próprio, aproveitando todos os conhecimentos e competências adquiridas ao longo dos anos da licenciatura e mestrado. Pretende, ainda dar resposta a uma lacuna na oferta em termos de alojamento existente no concelho e com a necessidade de se criar uma experiência inovadora em ambiente rural que permita um menor impacto da sazonalidade no território, diversificando e melhorando a oferta turística. Tendo em conta o contexto em que o alojamento se enquadra e a importância de criar uma experiência inovadora e autêntica, este projeto destaca ainda a relevância das parcerias com as empresas e organizações locais, com o objetivo de melhorar e diversificar a oferta existente no território, tornando possível o desenvolvimento do território de forma sustentável e com uma forte vertente social, económica e ambiental
- Competências para o futuro do setor turístico no Ensino SuperiorPublication . Cepa, Sara Pontes; Vasconcelos, João Viljoen; Cardoso, Paula Alexandra Gomes de AguiarO mundo está em constante mudança, tendo como exemplos a crise económica, alterações climáticas e a pandemia, que originaram mudanças de mentalidade, precauções tanto a nível económico, como consciencialização ambiental, e a nível de segurança e saúde. Estas mudanças impactam não só a vida quotidiana das pessoas, mas também a sua vida profissional. O Turismo é disso exemplo, pois as mudanças afetam não só a forma como os turistas o vivem, mas também a forma como é ensinado no ensino superior a futuros profissionais da área. A Next Tourism Generation Alliance apresenta uma prospeção do futuro das competências que serão necessárias para os trabalhadores da área do Turismo, tendo em conta as mudanças que temos vindo a presenciar e divide-as em três categorias: as competências digitais, as competências na área da sustentabilidade, e as competências sociais. Partindo desta premissa, procurou-se no presente trabalho identificar a presença destas três competências na oferta formativa de Turismo no Ensino Superior público em Portugal. Foram analisados os conteúdos programáticos das Licenciaturas em Turismo no Ensino Superior público em Portugal, por via de uma análise de conteúdo e foram inquiridos os docentes coordenadores das mesmas, através de um questionário de escolha múltipla, tendo sido utilizada a metodologia utilizada no livro Factfulness, desenvolvida por Hans Rosling. É concluído que há discrepâncias nas respostas fornecidas pelos docentes e na frequência de palavras-chave associadas a cada competência. Portanto, é necessário que as competências sejam abordadas de maneira equitativa tanto nos programas curriculares quanto na comunicação dos docentes. Para isso, é essencial que os docentes estejam atualizados em relação aos dados e evitem transmitir ideias preconcebidas aos futuros profissionais.
- Conceção de uma plataforma de promoção turística para o destino AlgarvePublication . Torcato, Pedro Henrique Bento; Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoO objetivo primordial do presente trabalho passa pela criação de uma plataforma online, para promover, distribuir e comercializar experiências de animação turística, restauração e alojamento em turismo náutico. A elaboração do estudo obrigou a uma reflexão teórica sobre o turismo náutico e turismo de natureza quer numa dimensão nacional quer internacional. Alicerçada numa ampla revisão bibliográfica, e em concordância com as reflexões retiradas pelo autor, identificou-se a oportunidade para a criação e desenvolvimento do negócio conforme o presente projeto. De forma a obter dados previsionais realizou-se um estudo empírico com aplicação de questionários dirigidos a clientes da empresa Dream Wave, na marina de Albufeira. Foram aplicados 152 inquéritos entre os meses de maio e agosto de 2016.
- Contributo do ecoturismo para a conservação das tartarugas marinhas e o desenvolvimento das comunidades locais : Estudo de caso de Morro Peixe, São Tomé e Príncipe -Publication . Martins, Joana Margarida Carvalho; Mouga, Teresa Margarida Lopes da Silva; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoQuestões como as alterações climáticas, a exploração excessiva dos recursos e atividades humanas danosas têm conduzido a problemas ambientais graves, designadamente ao declínio populacional de muitas espécies relevantes para os ecossistemas, muitas das quais se encontram já em perigo de extinção. Algumas das atividades danosas mais comuns, como o turismo desregrado, bem como a captura ilegal de “espécies-bandeira” para consumo humano, comércio ilegal e produção de artesanato, podem ser substituídas pelo Ecoturismo baseado na observação dessas espécies, gerando desta forma rendimento económico para as populações locais, através do desenvolvimento de atividades que, efectuadas de uma forma adequada e ambientalmente responsável, não causam impactos negativos nas espécies nem nos ecossistemas. Desta forma o Ecoturismo, através da exploração sustentada de “espécies-bandeira”, como seja a observação de tartarugas marinhas, conseguirá promover atividades turísticas responsáveis, o desenvolvimento económico de um país e, simultaneamente, poderá sensibilizar as populações locais para a promoção de atividades económicas mais sustentáveis. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi conhecer a realidade de São Tomé e Príncipe e compreender quais as suas potencialidades para se tornar num destino sustentável com base no desenvolvimento do Ecoturismo em torno da observação de tartarugas marinhas. A observação destes animais tem suscitado interesse crescente por parte de numerosos turistas, sobretudo portugueses, que visitam o país entre os meses de novembro a abril, que coincide com o período de desova e de eclosão dos ovos. Como resultado destas atividades, foram analisadas possíveis soluções mais sustentáveis para a promoção e desenvolvimento do turtle watching integradas nas comunidades piscatórias locais. Desenvolveu-se, assim, um projeto de ecoturismo, para observação de tartarugas marinhas, na zona Norte da ilha de São Tomé, comunidade local de Morro Peixe, Guadalupe. O estudo envolveu inquéritos à comunidade local (n=56) de Morro Peixe e à população turística (n=55) que realizou estas atividades, de forma a criar um plano de desenvolvimento sustentável para o centro de visitas local – o Museu do Mar e da Pesca Artesanal.