Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-30"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO INTERIOR PARA OPERAÇÕES LOGÍSTICAS COM REALIDADE AUMENTADA EM ARMAZÉNSPublication . Silva, Jaime Miguel Conceição; Castro, Hugo Filipe Costelha de; Neves, Carlos Fernando Couceiro de SousaAo longo dos últimos anos a realidade aumentada (RA) tem sido cada vez mais popularizada a nível mundial, podendo ser utilizada de diversas formas em vários tipos de dispositivos, como tablets, smartphones e óculos de RA. Esta tecnologia permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. Estes sistemas já têm sido usados com sucesso em vários setores como, por exemplo, na saúde, no entretenimento, na educação e na indústria. Ao nível dos armazéns industriais novas tecnologias têm sido testadas para melhorar o desempenho das operações. A melhoria da eficiência dos armazéns desperta interesse a nível académico e industrial, uma vez que vários estudos realizados indicam que este mercado pode atingir valores financeiramente elevados. A logística de um armazém industrial representa uma parte importante dos custos de um produto que tenha de ser armazenado. Os sistemas com RA utilizados em armazéns pretendem ajudar os operadores a executar as suas tarefas com mais facilidade e rapidez, utilizando a sua localização, reconhecimento de identificadores e sincronização da informação com os demais sistemas da empresa. Este documento contém uma componente desenvolvida no âmbito do projeto ARware-Augmented Reality for intelligent WAREhouse management e tem como base a utilização de sistemas de localização em dispositivos de RA nas operações de armazenamento industrial. Este sistema de localização é baseado na deteção de marcadores, navegação inercial e odometria monocular. Esta solução permite que, em tempo real, seja determinada a posição e orientação de um dispositivo de RA. No desenvolvimento deste sistema foram abordadas vários requisitos funcionais, arquiteturas, equipamento, algoritmo de localização interior (tracking), sensores, integração de dados e, por fim, testes da componente de Localização Fina (LF). Tendo em conta os resultados obtidos, embora tenham sido realizados avanços significativos na área da RA, a usabilidade destes sistemas em aplicações de utilização contínua, com projeção 3D baseada no ambiente em torno do operador, ainda tem que ser melhorada para uma efetiva comercialização e utilização destes sistemas, mas demonstra um potencial elevado perante as indústrias. Apesar desta conclusão, pode afirmar-se que o seu potencial para a indústria pode refletir-se na redução do tempo despendido na procura dos objetos, na redução de erro humano, bem como na facilidade de interligação com os sistemas de gestão.
- Turismo de Portugal: Relatório de estágioPublication . Ramalhete, Carolina Vieira; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaThe sustainable development of tourism, essentially aimed at diversifying and preserving this activity in all its complex dimensions, presupposes a very strong and intervening role on the part of governments, through various public entities that contribute to this development through regulation, promotion, the study of impacts, among other objectives. In line with the topic that has always interested me, the sustainability of tourism in coastal areas, the public entity "Turismo de Portugal" was chosen to carry out the internship, and specifically its Department for Valuing the Offer - Department for Boosting the Offer and Resources. Within the scope of this department's activity and taking into account the interest in the topic of sustainable nautical tourism, it was agreed that the internship would essentially focus on monitoring the European project EU WeMED NaTOUR, in which Turismo de Portugal is one of the partners. This report first analyses the theoretical concepts related to the sustainability of coastal destinations and sustainable nautical tourism and, more specifically, the aforementioned project, which was innovative in its assumptions and objectives, aiming to develop a body of knowledge, and its implementation, in the field of good practices in the management of Mediterranean marine ecosystems as well as the respective coastal destinations, also highlighting the crucial issue of Environmental Education. The second part of this report describes the organisation and department in which the internship took place. It also describes the activities in which I had the opportunity to actively participate, what they consisted of and how I contributed to them. Finally, recommendations and conclusions are drawn about the project that was most relevant to the internship, as well as general conclusions about the internship as a whole.
- Casa DozePublication . Reis, João Artur Lopes; Oliveira, Fernanda Maria Fernandes; Eurico, Sofia TeixeiraThis master's project delves into the realms of holistic tourism, wellness tourism, and the tourism industry's evolving landscape through the lens of sustainability. With a specific focus on the Mafra region in Portugal, the study aims to address three primary objectives: firstly, to comprehensively explore the existing literature and conceptual foundations of holistic and wellness tourism; secondly, to assess how the tourism industry is aligning with wellness concepts and identify emerging trends in wellness tourism; and finally, to evaluate the feasibility of establishing a sustainable holistic tourism venue named Casa Doze in the Mafra region. The study starts by establishing the theoretical framework, highlighting the interconnectedness of holistic tourism, wellness, and sustainability. It underscores the pursuit of holistic well-being, encompassing its different dimensions, within the context of contemporary society. With the tourism industry increasingly recognizing this pursuit, the study attempts to shed light on how tourism can contribute to individual well-being. In the practical exploration, the study turns its attention to Portugal and, more specifically, the Mafra region, which exhibits burgeoning potential as a holistic tourism hub. A meticulous examination of the current holistic tourism landscape in Mafra substantiates the viability of the Casa Doze project. This section also draws on insights derived from interviews with key stakeholders in the holistic tourism industry, providing valuable perspectives on challenges, priorities, and future trends. While the study achieves its objectives, certain limitations are acknowledged. These include a limited sample for interviews and the absence of an in-depth financial analysis for the Casa Doze project. To conclude, this study serves as a foundational exploration of the dynamic interplay between holistic tourism, wellness, and sustainability. It aims to contribute to the broader narrative of enhancing well-being and personal transformation in the evolving landscape of the tourism industry.
- PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO IEFP, IPPublication . Roque, Celia Maria Gomes; Gonçalves, Dulce Cristina dos Santos IriaVivemos uma conjuntura de profundas mudanças na economia e na sociedade, marcada por grandes incertezas e pela crescente digitalização. A transformação para o digital está a acelerar em todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas. As soluções tecnológicas estão disponíveis e multiplicam-se um pouco por toda a parte, para fazer diferente, mais rápido e com menos recursos. A revolução em curso surpreende-nos a cada segundo com a Inteligência Artificial a liderar processos de inovação, integrando-se com modelos de Machine Learning e com robots. As potencialidades do Robotic Process Automation (RPA) estão a ser exploradas, permitindo a otimização de recursos, substituindo pessoas em tarefas sem valor acrescentado. O projeto que aqui se apresenta pretende sugerir uma mudança profunda numa organização com o aproveitamento deste novo mundo tecnológico e digital. Com recurso a processos de automação, integrando a inteligência artificial e os Large Language Models (LLM) será demonstrado o potencial de transformação de um serviço público e da sua forma de interagir com o cidadão. Propõe-se um processo de automação para cumprir o circuito de registo administrativo de documentos nos sistemas informáticos da organização e um Chatbot para integração com o site desta, alimentado por documentos de temas exclusivos dessa organização para posterior esclarecimento das dúvidas dos cidadãos / clientes. A adaptação à revolução digital é urgente e necessária e os serviços públicos não podem deixar de se envolver e de mudar a sua forma de estar e de prestar serviços. Porque um serviço público existe para satisfazer as necessidades dos cidadãos, estes, cada vez mais exigentes e informados, questionam sobre a execução, a transparência no processo de decisão, a própria capacidade de resposta. O projeto assume, por isso, particular relevância num contexto em que fazer mais e melhor e de forma inovadora tem que passar a fazer parte do nosso dia a dia.
- Estradeiros, altares e ruínas. Possiblidades da paisagem, da matéria e da representaçãoPublication . Rodrigues, Isadora Teixeira Almeida Polli; Rama, Samuel José Travassos; Martins, Celso da CruzEsse é um agrupamento de textos e de reflexões sobre o fazer da paisagem e da sua pintura, principalmente no Brasil assim como sobre elucubrações que rondam minha própria prática de ateliê. Na primeira parte, Das Conversas, abordo influências teóricas e um apanhado histórico da pintura de paisagem, assim como as formas de lidar com o espaço e com a natureza ao longo do tempo. Junto a esses estudos, surge a segunda parte, Do fazer, que reúne investigações da prática de ateliê e sobre o corpo de trabalho que foi produzido ao longo dos últimos dois anos. Nesse período, encontro os termos Estradeiros, Altares e Ruínas para lidar com a construção co-letiva dos lugares e suas possiblidades.
- ERS International Congress 2023: Highlights from the Allied Respiratory Professionals assemblyPublication . Jacinto, Tiago; Smith, Elizabeth; Diciolla, Nicola S.; van Herck, Maarten; Silva, Liliana; Santiago, Maria Granados; Volpato, Eleonora; Grønhaug, Louise Muxoll; Verkleij, Marieke; Peters, Jeannette B.; Sylvester, Karl; Inal-Ince, Deniz; Padilha, José Miguel; Langer, Daniel; Demeyer, Heleen; Cruz, JoanaThis paper summarises some of the outstanding sessions that were (co)organised by the Allied Respiratory Professionals Assembly during the 2023 European Respiratory Society (ERS) International Congress. Two sessions from each Assembly group are outlined in the present paper, covering the following topics: Group 9.1 focuses on respiratory physiology techniques, specifically on predicted values and reference equations, device development and novel applications of cardiopulmonary exercise tests; Group 9.2 presents an overview of the talks given at the mini-symposium on exercise training, physical activity and self-management at home and outlines some of the best abstracts in respiratory physiotherapy; Group 9.3 highlights the nursing role in global respiratory health and presents nursing interventions and outcomes; and Group 9.4 provides an overview of the best abstracts and recent advances in behavioural science and health psychology. This Highlights paper provides valuable insight into the latest scientific data and emerging areas affecting the clinical practice of Allied Respiratory Professionals.
- Estudo sobre a utilização de combustíveis avançados no rendimento e emissões de veículos com motores de ignição por compressãoPublication . Silva, Diogo Ferreira; Serrano, Luis Manuel Ventura; Pereira, João Francisco Romeiro da FonsecaA necessidade de encontrar alternativas que possibilitem a descarbonização do setor dos transportes tem promovido o desenvolvimento de outras soluções energeticamente sustentáveis, sendo os combustíveis alternativos uma dessas alternativas. O presente trabalho tem como objetivo a análise da utilização real de biodiesel em dois casos de estudos diferentes. No caso de estudo A, foi utilizado biodiesel puro (B100) em veículos e equipamentos presentes numa base aérea. tendo sido monitorizado o consumo de combustível com B7 e B100. Paralelamente, foram realizados teste às emissões de gases de escape de dois veículos e dois equipamentos e testes em laboratório a um veículo, com ambos os combustíveis. Na frota de veículos e equipamentos, foi obtido um aumento do consumo de cerca de 1% ao utilizar o biodiesel. Nos veículos e equipamentos em que foram analisados os gases de escape ocorreu um aumento médio da emissão de CO em 33% e uma diminuição do NOx em 35%. As emissões de CO2 provenientes do sistema de escape ficaram inalteradas após a utilização do biodiesel. Nos testes em laboratório, foi visível um ligeiro aumento da prestação do veículo, em regimes mais altos. O mesmo não seria expectável, sendo prevista uma ligeira diminuição. Considerando o teste de consumo, realizando de acordo com o ciclo WLTP, a utilização de B100 correspondeu a um aumento médio de 3,2% no consumo mássico de combustível. Analisando o consumo volumétrico por distância percorrida (l/100km) ocorreu uma ligeira diminuição na ordem de 2%. No caso de estudo B, ocorreu a utilização de B30 e B50 em três viaturas pesadas de mercadorias. Com estas, foi aferido o consumo de combustível, as emissões de gases de escape e análises ao óleo lubrificante. Ao utilizar o B30, comparativamente com a utilização de B7, o consumo de combustível aumentou cerca de 2%. Já com B50, ocorreu um aumento superior de cerca de 3,6%. Estes valores foram mais reduzidos que o expectável tendo em consideração o menor poder calorífico do biodiesel. Para as emissões de gases de escape, globalmente, não é possível correlacionar o que se sucedeu a cada composto químico com o aumento da incorporação de biodiesel. O O2 é considerado com composto inalterado, independentemente do teor de biodiesel, uma vez que a sua variação foi muito reduzida. Já para o NOx, ocorreu uma diminuição deste composto com a mesma magnitude em ambos os combustíveis de cerca de 13%. Os valores de emissões de CO2 variaram ligeiramente. Se existiu uma ligeira diminuição de 3% a utilizar B30, a mesma não foi verificada ao utilizar B50, tendo a sua emissão aumentado 4%. Das análises às amostras de óleo conclui-se que nenhuma viatura possuía contaminantes externos no óleo. Para os contaminantes metálicos, a viatura IX foi até excluída do estudo devido a elevada concentração de ferro e alumínio presentes, antes da inicialização da utilização de B30 e B50. Assim sendo, considera-se que a origem desta contaminação não estará relacionada com o biodiesel. Para a viatura SC não foi registado nenhum valor preocupante para os contaminantes metálicos. Por último, para a viatura TG, a presença de ferro e alumínio foi aumentando ao longo do tempo do estudo, ultrapassando mesmo os limites considerados críticos. No entanto, não é inequívoco que a origem desta subida estivesse relacionada com o biodiesel, já que a mesma foi alvo de uma intervenção mecânica antes do início do estudo, podendo estes contaminantes serem originados por este processo de reparação. Nos indicadores de estado, apenas a viatura SC apresentou um nível alarmante no TBN. Não é claro que o mesmo tenha sido decorrente do aumento do teor biodiesel, visto que ocorreu de uma descida abrupta no indicador. Adicionalmente, não é visível o mesmo comportamento noutros veículos. É assim concluído que a utilização de biodiesel não terá contribuído para a degradação do óleo lubrificante para o desgaste anormal dos componentes internos do motor.