ESECS - Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário
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- A importância do projeto “Gerações em 2 Pautas” e a sua valorização no possível decréscimo da solidão dos idosos residentes nos laresPublication . Dias, Inês Santos; Milhano, Sandrina Diniz FernandesEste projeto incide sobre a problemática da solidão dos idosos institucionalizados em lares. Foca-se, especialmente, na compreensão dos contributos de programas de intervenção assentes no uso de estratégias promotoras de experiências artísticas e culturais na redução da solidão nesta população. Assim, tendo em conta a natureza do projeto “Gerações em 2 Pautas”, procurou-se compreender os seus contributos na redução da solidão dos idosos residentes nos lares, nomeadamente institucionalizados do Centro Social Paroquial da Caranguejeira, Lar São Cristóvão e do Centro Paroquial de Santa Catarina da Serra. Através da análise do projeto, de pesquisa documental, do resultado da análise de entrevistas semiestruturadas individuais e em pequenos grupos junto dos agentes envolvidos nas instituições participantes , traçam-se os âmbitos de ação do projeto “Gerações em 2 Pautas”; procura-se perceber como foi percecionado pelos seus participantes, compreender a importância do recurso a estratégias do domínio das artes e da cultura na diminuição da solidão nos idosos institucionalizados, entender a importância desses processos de partilha de experiências e vivências de aprendizagem entre diferentes gerações. Na perspetiva dos entrevistados, este projeto contribuiu para a redução da diminuição dos idosos institucionalizados através das oportunidades proporcionadas para a sua valorização enquanto ser individual e coletivo. Os resultados sugerem, ainda, o contributo destas vivências artísticas e culturais para a sensação de maior inclusão dos idosos institucionalizados na sociedade, maior respeito e valorização das suas vozes, que ficaram mais ativas através das partilhas das suas histórias e vivências. Assim, as experiências artísticas e culturais proporcionadas pelo projeto desempenharam um papel performativo, mediador, inclusivo, capaz de esbater barreiras sociais, (re)criando, deste modo, laços e novas experiências através de aprendizagens, partilhas e dinâmicas criativas.
- A METODOLOGIA DO TRABALHO DE PROJETO: principais contributos para o envolvimento das crianças no seu processo de aprendizagemPublication . Paiva, Carolina Evaristo; Vicente, José António DuqueAo longo dos anos, tem-se assistido a um avanço significativo na filosofia de base dos processos educativos em Portugal, tornando-os em geral mais flexíveis tendo em conta as diferentes necessidades dos alunos. Apesar destas transformações, poucas as escolas se afastam do ensino/currículo tradicional. No entanto, alguns estudos apresentam vantagens nas metodologias de ensino mais práticas que valorizam a transmissão de conhecimento através da interação dos alunos com a realidade social. A metodologia de trabalho de projeto é um modelo de ensino que promove um ensino-aprendizagem centrado na resolução de problemas, nas necessidades e interesses dos alunos e na possibilidade de os alunos terem um papel ativo na sua aprendizagem. Este trabalho é fruto de uma Investigação realizada numa instituição que nas suas práticas educativas implementa a Metodologia de Trabalho de Projeto. Este estudo teve como principais objetivos compreender de que modo a Metodologia de Trabalho de Projeto contribui para o desenvolvimento integral da criança e para o envolvimento das crianças no seu processo de aprendizagem. Ao longo do estudo adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa, recorrendo a diferentes instrumentos de recolha de dados: a observação direta, a recolha documental e as entrevistas semiestruturadas realizadas a Educadoras que colocam na prática esta metodologia de ensino. Para analisar os dados recorreu-se ao método de análise de conteúdo tal como articulado por Laurence Bardin. Da análise dos resultados obtidos, foi possívelsaber que esta metodologia educativa apresenta vários benefícios para o ao nível das aprendizagens e do rendimento académico e desenvolvimento psicossocial da criança.
- Adaptações dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências a alunos surdos : um estudo de casoPublication . Roussos, Cecília Maria Soares da Silva; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos
- As Associações de Estudantes do ensino superior, na dinamização da participação cívica dos jovens (estudantes)Publication . Oliveira, Ana Zita Lopes Baptista de; Lopes, Sara MónicoEste trabalho tem como tema “o papel das associações de estudantes do ensino superior, na dinamização da participação cívica dos jovens (estudantes)”. Com este tema pretendeu-se alcançar o seguinte objetivo geral: analisar o papel das associações de estudantes do ensino superior, na promoção entre os seus membros, de uma cultura de participação cívica e perceber se a integração dos estudantes numa associação, tem influência na forma como estes se envolvem na comunidade académica e na comunidade local. Para alcançar este objectivo e os objectivos específicos, a opção escolhida, foi o paradigma qualitativo ou interpretativo, para a aplicação do método e dos instrumentos. O atual estudo procura perceber como se relaciona pertencer a uma associação de estudantes do ensino superior e ser um elemento ativo na sociedade e para tanto, escolhemos como método, o estudo de caso, as cinco associações de estudantes do Politécnico de Leiria. Assim, e considerando a abordagem de natureza interpretativa, o método e objeto de estudo, os instrumentos de recolha de dados escolhidos para procurar atender aos propósitos da investigação foram a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e a pesquisa documental. Optou-se por aplicar a entrevista semiestruturada aos estudantes que desempenham funções de direção, como presidente ou vice-presidente, e o inquérito por questionário a todos os membros das associações de estudantes do Politécnico de Leiria. O estudo permite concluir que o associativismo tem influência na participação cívica dos membros da associação de estudantes, nomeadamente ao nível da aquisição de competências importantes para a intervenção ativa na comunidade académica e na sociedade. Contudo, verificou-se que em relação à comunidade local, a atuação da associação de estudantes não é pensada e estruturada para influenciar o desenvolvimento da mesma, nomeadamente ao nível do que é proposto para o nsino superior em termos de responsabilidade social.
- Atividades socioeducativas e intergeracionais no CATL da Vila, proposta de intervençãoPublication . Elias, Carolina; Lopes, Sara MónicoOs centros de atividades de tempos livres desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, no apoio às famílias, escola e comunidade onde se inserem. Neste sentido, este trabalho de projeto teve como objetivo geral compreender os benefícios que as atividades socioeducativas de cariz cultural e intergeracional, dinamizadas por um Centro de Atividades de Tempos Livres, situado num concelho da região centro de Portugal, distrito de Leiria, poderão ter para os seus participantes. Seguindo uma abordagem qualitativa, com recurso ao método de investigação ação, o estudo desenvolveu-se em duas grandes etapas, a do diagnóstico e da intervenção. Os instrumentos de recolha de dados foram a pesquisa documental, a observação direta e a entrevista semiestruturada. Participaram 48 crianças que frequentavam o CATL, o Coordenador e alguns membros da comunidade pertencentes a duas estruturas residenciais para pessoas idosas da Vila. A partir dos dados da fase do diagnóstico, que apontavam para a necessidade de diversificar a oferta de atividades do CATL, muito focadas na realização dos trabalhos de casa, propõe-se um projeto de intervenção - Guia de Acolhimento Intergeracional – elaborado em conjunto com as crianças do CATL. Concluiu-se que durante a implementação do projeto de intervenção, as crianças evidenciaram um nível de satisfação, empenho e entusiasmo elevados, tornando evidente a importância do brincar e da sua voz no desenvolvimento da sua autonomia e responsabilidade.
- Avaliação do conhecimento de desperdício alimentar em crianças do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Marques, Joana Patrícia Bernardo; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraO Desperdício Alimentar começou a ser estudado recentemente devido à sua existência em simultâneo com a insegurança alimentar e a obesidade. Estima-se que em Portugal sejam desperdiçadas cerca de 17% das partes comestíveis dos alimentos. A Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar tem desenvolvido diversas estratégias de acordo com o objetivo 12.3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que pretende até 2030 reduzir para metade o desperdício de alimentos a nível mundial. A Educação para a Cidadania aborda este tema no meio escolar, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e participativos. Para a realização deste estudo, transversal e descritivo, a recolha de dados foi feita através de um questionário estruturado com 3 questões abertas. Os dados depois de recolhidos foram analisados de forma estatística. Esta investigação tratou-se de um paradigma quantitativo e qualitativo. O questionário foi aplicado em sala de aula, aos alunos das turmas de 2º e 4º ano das escolas EB1 de Marinheiros e EB1 de Marrazes, com um total de 98 respostas. Todos os objetivos propostos neste estudo foram alcançados. Segundo os resultados obtidos, nas turmas de 2º ano 47% dos alunos conhece ou tem uma noção do conceito de desperdício alimentar, enquanto nas turmas de 4º ano 83% dos alunos inquiridos conhece ou tem uma noção do conceito. Relativamente à existência de uma ligação entre conhecer o conceito e evitar o desperdício de alimentos, esta não se comprovou através deste estudo, podendo haver outras variáveis que não foram analisadas a influenciar a ocorrência de desperdício alimentar.
- Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira : um lugar de construção de desenvolvimento humanoPublication . Parreira, Filomena Maria de Sousa; Gamboa, Maria José Nascimento Silva
- Brincar livremente na natureza: contributo de pais e professoresPublication . Maria, Isabela Oliveira dos Santos; Santos, Rui Miguel Duarte; Oliveira, Mário Acácio Borges de Melo Correia deOs processos de urbanização, criam nos adultos uma cultura do medo, onde a violência, falta de segurança e a falta de adultos disponíveis implica na diminuição drástica da mobilidade de crianças, na redução dos espaços de movimentação ao ar livre e no aumento do uso dos dispositivos eletrônicos. O brincar livremente em espaços abertos, ao ar livre e na natureza se tornou algo perigoso e pouco explorado pelas crianças. A infância atual é marcada pelas brincadeiras em espaços fechados e reduzidos, com brinquedos prontos e que pouco estimulam a criatividade e o movimento. É neste contexto que este estudo busca compreender de que modo pais e professores contribuem para o brincar livremente na natureza por parte de suas crianças. A análise centra-se na compreensão da perspetiva de pais e professores sobre o brincar livremente na natureza, seus benefícios e a importância dada a este brincar na infância das crianças. Este estudo enquadra-se como uma investigação do tipo qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada o principal instrumento de coleta de dados. Com uma amostra de 39 pais e 16 professores distribuídos pelos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém, foi possível concluir que pais e professores identificam os benefícios de brincar livremente na natureza, embora as suas perceções sobre os riscos e falta de segurança impeçam que estes possam contribuir de forma efetiva no brincar livremente na natureza por parte de suas crianças. Com este estudo foi possível perceber que há uma urgência em desconstruir a cultura da segurança, ocupar espaços públicos e permitir que as crianças voltem a brincar livremente. O que só é possível através da elaboração de políticas públicas que possibilitem uma maior mobilidade das crianças e que promovam o brincar livremente ao mesmo tempo que permitam aos pais e professores sentirem-se seguros em deixar as suas crianças brincarem sem a interferência de adultos.
- Cidadania e sustentabilidade ambiental, o contributo dos programas para seniores de instituições de ensino superior em PortugalPublication . Bento, Sónia Carla Horta; Lopes, Sara MónicoO envelhecimento da população é um fenómeno demográfico de contornos mundiais, que tem exigido das sociedades um olhar atento para as questões da velhice. O “paradigma do envelhecimento ativo”, proposto pela OMS no final dos anos 90, surge como política de intervenção para contrariar alguns aspetos negativos trazidos pelas acentuadas transformações demográficas do final do séc. XX. Este paradigma pretende melhorar as oportunidades de saúde, de segurança e da participação dos indivíduos ao longo do seu ciclo vital, de forma a criar condições que possam contribuir para a qualidade de vida dos mesmos. O conceito de “ativo”, refere-se à participação dos indivíduos nos vários domínios da vida social, cultural, económica, civil e espiritual, não se restringindo apenas à capacidade de estar fisicamente ativo. Projetos de cariz socioeducativo têm sido uma estratégia seguida em diversos países para potenciar a questão da participação social dos seniores na sociedade. Em Portugal, são diversas as iniciativas desenvolvidas, tais como as Universidades Seniores e os programas de aprendizagem ao longo da vida promovidos pelas instituições de ensino superior de norte a sul do país. É neste contexto que o estudo incide, com o propósito de compreender a relação entre as atividades frequentadas pelos estudantes seniores, das diversas instituições de ensino superior com formação para este público alvo, e as suas perceções sobre valores associados à cidadania ambiental, nomeadamente as questões da sustentabilidade do Planeta. A opção metodológica foi a do estudo de caso múltiplo, 4 programas de formação para seniores em instituições de ensino superior, constituindo os seniores que frequentavam os referidos programas no ano letivo de 2019-20, os participantes no estudo. A pesquisa documental e o inquérito por questionário, dirigido aos alunos dessas mesmas instituições de ensino, foram os instrumentos de recolha de dados utilizados. Os resultados deste estudo indicam-nos que os seniores que frequentam os referidos programas, consideram importante a existência de conteúdos sobre a temática, que a frequência de disciplinas da área promove uma maior cidadania ambiental, salientando a importância e necessidade de nova oferta formativa especificamente sobre assuntos de ambiente e sustentabilidade. Por outro lado, apesar da consciência ambiental evidenciada, mostram-se pouco participativos em ações da comunidade.
- Contributo do Projeto reAct – Reactivating Teachers and Learners - para a motivação escolar e desenvolvimento da cidadaniaPublication . Santos, Patrícia Isabel Duarte dos; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira