ESECS - Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário
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- A METODOLOGIA DO TRABALHO DE PROJETO: principais contributos para o envolvimento das crianças no seu processo de aprendizagemPublication . Paiva, Carolina Evaristo; Vicente, José António DuqueAo longo dos anos, tem-se assistido a um avanço significativo na filosofia de base dos processos educativos em Portugal, tornando-os em geral mais flexíveis tendo em conta as diferentes necessidades dos alunos. Apesar destas transformações, poucas as escolas se afastam do ensino/currículo tradicional. No entanto, alguns estudos apresentam vantagens nas metodologias de ensino mais práticas que valorizam a transmissão de conhecimento através da interação dos alunos com a realidade social. A metodologia de trabalho de projeto é um modelo de ensino que promove um ensino-aprendizagem centrado na resolução de problemas, nas necessidades e interesses dos alunos e na possibilidade de os alunos terem um papel ativo na sua aprendizagem. Este trabalho é fruto de uma Investigação realizada numa instituição que nas suas práticas educativas implementa a Metodologia de Trabalho de Projeto. Este estudo teve como principais objetivos compreender de que modo a Metodologia de Trabalho de Projeto contribui para o desenvolvimento integral da criança e para o envolvimento das crianças no seu processo de aprendizagem. Ao longo do estudo adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa, recorrendo a diferentes instrumentos de recolha de dados: a observação direta, a recolha documental e as entrevistas semiestruturadas realizadas a Educadoras que colocam na prática esta metodologia de ensino. Para analisar os dados recorreu-se ao método de análise de conteúdo tal como articulado por Laurence Bardin. Da análise dos resultados obtidos, foi possívelsaber que esta metodologia educativa apresenta vários benefícios para o ao nível das aprendizagens e do rendimento académico e desenvolvimento psicossocial da criança.
- Adaptações dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências a alunos surdos : um estudo de casoPublication . Roussos, Cecília Maria Soares da Silva; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos
- As Associações de Estudantes do ensino superior, na dinamização da participação cívica dos jovens (estudantes)Publication . Oliveira, Ana Zita Lopes Baptista de; Lopes, Sara MónicoEste trabalho tem como tema “o papel das associações de estudantes do ensino superior, na dinamização da participação cívica dos jovens (estudantes)”. Com este tema pretendeu-se alcançar o seguinte objetivo geral: analisar o papel das associações de estudantes do ensino superior, na promoção entre os seus membros, de uma cultura de participação cívica e perceber se a integração dos estudantes numa associação, tem influência na forma como estes se envolvem na comunidade académica e na comunidade local. Para alcançar este objectivo e os objectivos específicos, a opção escolhida, foi o paradigma qualitativo ou interpretativo, para a aplicação do método e dos instrumentos. O atual estudo procura perceber como se relaciona pertencer a uma associação de estudantes do ensino superior e ser um elemento ativo na sociedade e para tanto, escolhemos como método, o estudo de caso, as cinco associações de estudantes do Politécnico de Leiria. Assim, e considerando a abordagem de natureza interpretativa, o método e objeto de estudo, os instrumentos de recolha de dados escolhidos para procurar atender aos propósitos da investigação foram a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e a pesquisa documental. Optou-se por aplicar a entrevista semiestruturada aos estudantes que desempenham funções de direção, como presidente ou vice-presidente, e o inquérito por questionário a todos os membros das associações de estudantes do Politécnico de Leiria. O estudo permite concluir que o associativismo tem influência na participação cívica dos membros da associação de estudantes, nomeadamente ao nível da aquisição de competências importantes para a intervenção ativa na comunidade académica e na sociedade. Contudo, verificou-se que em relação à comunidade local, a atuação da associação de estudantes não é pensada e estruturada para influenciar o desenvolvimento da mesma, nomeadamente ao nível do que é proposto para o nsino superior em termos de responsabilidade social.
- Atividades socioeducativas e intergeracionais no CATL da Vila, proposta de intervençãoPublication . Elias, Carolina; Lopes, Sara MónicoOs centros de atividades de tempos livres desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, no apoio às famílias, escola e comunidade onde se inserem. Neste sentido, este trabalho de projeto teve como objetivo geral compreender os benefícios que as atividades socioeducativas de cariz cultural e intergeracional, dinamizadas por um Centro de Atividades de Tempos Livres, situado num concelho da região centro de Portugal, distrito de Leiria, poderão ter para os seus participantes. Seguindo uma abordagem qualitativa, com recurso ao método de investigação ação, o estudo desenvolveu-se em duas grandes etapas, a do diagnóstico e da intervenção. Os instrumentos de recolha de dados foram a pesquisa documental, a observação direta e a entrevista semiestruturada. Participaram 48 crianças que frequentavam o CATL, o Coordenador e alguns membros da comunidade pertencentes a duas estruturas residenciais para pessoas idosas da Vila. A partir dos dados da fase do diagnóstico, que apontavam para a necessidade de diversificar a oferta de atividades do CATL, muito focadas na realização dos trabalhos de casa, propõe-se um projeto de intervenção - Guia de Acolhimento Intergeracional – elaborado em conjunto com as crianças do CATL. Concluiu-se que durante a implementação do projeto de intervenção, as crianças evidenciaram um nível de satisfação, empenho e entusiasmo elevados, tornando evidente a importância do brincar e da sua voz no desenvolvimento da sua autonomia e responsabilidade.
- Avaliação do conhecimento de desperdício alimentar em crianças do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Marques, Joana Patrícia Bernardo; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraO Desperdício Alimentar começou a ser estudado recentemente devido à sua existência em simultâneo com a insegurança alimentar e a obesidade. Estima-se que em Portugal sejam desperdiçadas cerca de 17% das partes comestíveis dos alimentos. A Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar tem desenvolvido diversas estratégias de acordo com o objetivo 12.3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que pretende até 2030 reduzir para metade o desperdício de alimentos a nível mundial. A Educação para a Cidadania aborda este tema no meio escolar, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e participativos. Para a realização deste estudo, transversal e descritivo, a recolha de dados foi feita através de um questionário estruturado com 3 questões abertas. Os dados depois de recolhidos foram analisados de forma estatística. Esta investigação tratou-se de um paradigma quantitativo e qualitativo. O questionário foi aplicado em sala de aula, aos alunos das turmas de 2º e 4º ano das escolas EB1 de Marinheiros e EB1 de Marrazes, com um total de 98 respostas. Todos os objetivos propostos neste estudo foram alcançados. Segundo os resultados obtidos, nas turmas de 2º ano 47% dos alunos conhece ou tem uma noção do conceito de desperdício alimentar, enquanto nas turmas de 4º ano 83% dos alunos inquiridos conhece ou tem uma noção do conceito. Relativamente à existência de uma ligação entre conhecer o conceito e evitar o desperdício de alimentos, esta não se comprovou através deste estudo, podendo haver outras variáveis que não foram analisadas a influenciar a ocorrência de desperdício alimentar.
- AVALIAÇÃO DO PERFIL SOCIOFAMILIAR, EMOCIONAL E DO BEMESTAR PERCECIONADO PELAS MULHERESPublication . Teixeira, Maria Manuela Santos; Santos, Maria João Sousa Pinto dosO envelhecimento populacional exigiu das organizações mundiais novas estratégias para manter o bem-estar na adultez avançada. A adultez avançada constitui-se como uma fase do desenvolvimento humano com caraterísticas multifacetadas, influenciada por vários fatores, não só por fatores biológicos, como psicológicos, sociais e culturais. Os centros de convívio vocacionados para adultos em idade avançada, constituem-se como lugares de promoção de desenvolvimento pessoal, cognitivo, e de aprendizagem, contribuindo para o bem-estar na adultez avançada. Neste contexto este estudo procura responder à seguinte pergunta de partida “como é percecionado, pelas mulheres que frequentam o Centro de convívio, o seu bem-estar e de que forma essa frequência contribuiu para esse bem-estar?”. Para responder a esta questão definimos um conjunto de objetivos: i) identificar as caraterísticas sociais, familiares e demográficas das mulheres que frequentam os centros de convívio; ii) identificar as aptidões de literacia emocional e de regulação emocional das mulheres que frequentam os centros de convívio; iii) identificar o bem-estar percecionado pelas mulheres ao frequentar o centro de convívio e de que forma este contribui para o seu bem-estar. A metodologia utilizada neste estudo caso, insere-se no paradigma quantitativo, selecionámos uma amostra de conveniência constituída por 12 mulheres com idades compreendidas entre os 53 e os 86 anos frequentadoras de um centro de convívio, salientando que o centro de convívio, é apenas frequentado por mulheres. O processo de recolha de dados foi realizado por meio da aplicação de quatro questionários. O questionário sociofamiliar, com a finalidade de avaliar as variáveis sociofamiliares; o Perth Emotion Regulation Competency Inventory (PERCI) para avaliar a regulação emocional e a Escala de Aptidões de Literacia Emocional (EALE), com o objetivo de avaliar a aptidão de literacia emocional. Estas duas últimas escalas tinham por objetivo aferir se o grau de regulação e literacia emocional se encontra dentro da média, permitindo uma melhor avaliação por parte da amostra da função do centro de convívio, como fator de bem-estar. O questionário de Autoperceção de Bem-Estar teve por finalidade perceber qual a autoperceção deste grupo de mulheres sobre o seu bemestar. Os resultados dos questionários foram analisados estatisticamente, através da construção de tabelas no Excel, da análise correlacional, da regressão linear e de tabelas de frequência. Os resultados obtidos permitiram constatar que estas mulheres apresentam uma boa literacia emocional e uma boa regulação emocional, capacidade que permitiu avaliar a importância dos centros de convívio para o seu bem-estar, manutenção da vida ativa e perceção de um envelhecimento inclusivo. Foi, ainda possível constatar que estas mulheres têm na frequência do centro de convívio a principal ocupação fora das suas lides domésticas, procurando esta resposta como uma forma de combater a solidão, aprender e melhorar o seu bemestar, proporcionando qualidade de vida e desempenhando um papel fulcral na ressignificação do processo de envelhecimento e da perda de papéis sociais.
- Avaliação e Gestão de Impacto SocialPublication . Santos, Ana João Ramos dos; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraNos últimos anos tem-se assistido a um crescente interesse das organizações sem fins lucrativos ou dinamizadoras de negócios sociais na perceção e demonstração do real impacto que as suas ações têm nas suas comunidades e na sociedade em geral. O presente trabalho apresenta como tema principal a avaliação e gestão de impacto social nas entidades que integram a Economia Social, tomando como amostra uma IPSS do Concelho de Leiria. O SIM Toolkit (Social Impact Management Toolkit) – uma bateria de instrumentos lançada em novembro de 2019 por uma consultora portuguesa e alguns parceiros europeus – constitui a base de partida para o presente estudo. O objetivo consiste em testar a aplicabilidade desses instrumentos, analisando as suas potencialidades e limitações. O SIM Toolkit é utilizado a partir da implementação de um ciclo de cinco etapas – o SIM Cycle. Devido a constrangimentos temporais, neste estudo foram aplicados apenas os instrumentos sugeridos para as primeiras duas etapas, o que implicou que ao longo do processo fossem concretizados vários focus groups, uma análise documental detalhada sobre a entidade em questão e seu contexto, e a aplicação de três questionários distintos aos colaboradores da instituição. Os resultados obtidos através de uma pesquisa exploratória demonstram que os instrumentos sugeridos são relativamente fáceis de utilizar de forma autónoma pelas organizações, mas que nem sempre se adequam aos contextos das mesmas. A necessidade de envolver diversos stakeholders na investigação demonstrou ainda que o processo de aplicação das ferramentas acaba muitas vezes por ser mais relevante do que propriamente os resultados obtidos, pois obriga a organização a confrontar-se com as suas fraquezas e a redesenhar as estratégias para poder avançar ao longo das etapas sugeridas. A aplicação de alguns dos instrumentos sugeridos no SIM Toolkit poderá representar uma excelente oportunidade para as organizações compreenderem a importância de avaliar e gerir o seu impacto para a consolidação da sua missão social e sustentabilidade.
- Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira : um lugar de construção de desenvolvimento humanoPublication . Parreira, Filomena Maria de Sousa; Gamboa, Maria José Nascimento Silva
- Brincar livremente na natureza: contributo de pais e professoresPublication . Maria, Isabela Oliveira dos Santos; Santos, Rui Miguel Duarte; Oliveira, Mário Acácio Borges de Melo Correia deOs processos de urbanização, criam nos adultos uma cultura do medo, onde a violência, falta de segurança e a falta de adultos disponíveis implica na diminuição drástica da mobilidade de crianças, na redução dos espaços de movimentação ao ar livre e no aumento do uso dos dispositivos eletrônicos. O brincar livremente em espaços abertos, ao ar livre e na natureza se tornou algo perigoso e pouco explorado pelas crianças. A infância atual é marcada pelas brincadeiras em espaços fechados e reduzidos, com brinquedos prontos e que pouco estimulam a criatividade e o movimento. É neste contexto que este estudo busca compreender de que modo pais e professores contribuem para o brincar livremente na natureza por parte de suas crianças. A análise centra-se na compreensão da perspetiva de pais e professores sobre o brincar livremente na natureza, seus benefícios e a importância dada a este brincar na infância das crianças. Este estudo enquadra-se como uma investigação do tipo qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada o principal instrumento de coleta de dados. Com uma amostra de 39 pais e 16 professores distribuídos pelos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém, foi possível concluir que pais e professores identificam os benefícios de brincar livremente na natureza, embora as suas perceções sobre os riscos e falta de segurança impeçam que estes possam contribuir de forma efetiva no brincar livremente na natureza por parte de suas crianças. Com este estudo foi possível perceber que há uma urgência em desconstruir a cultura da segurança, ocupar espaços públicos e permitir que as crianças voltem a brincar livremente. O que só é possível através da elaboração de políticas públicas que possibilitem uma maior mobilidade das crianças e que promovam o brincar livremente ao mesmo tempo que permitam aos pais e professores sentirem-se seguros em deixar as suas crianças brincarem sem a interferência de adultos.
- As Campanhas de Comunicação para a Mudança Social e Comportamental na promoção da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global em PortugalPublication . Silva, Mónica Santos Loureiro da; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Sousa, Jenny GilPerante as transformações impulsionadas pela globalização, cresce a perceção da importância de uma cidadania ativa e crítica, que permita a compreensão dos principais desafios que hoje enfrentamos. Da erradicação da pobreza à educação de qualidade; das alterações climáticas à promoção da paz, são múltiplos e interligados os temas globais com que nos confrontamos e que fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Agenda 2030 está alicerçada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que constituem um plano de ação para um mundo mais justo, mais digno e mais sustentável. É perante um sistema internacional cada vez mais complexo, que surge a importância da participação ativa dos cidadãos no alcance do Desenvolvimento Sustentável, sobretudos dos jovens, e que se apresentam as Campanhas de Comunicação para a Mudança Social e Comportamental (CCMSC) como uma estratégia para promover a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global (EDCG) e assegurar a sensibilização e mobilização necessárias à concretização da justiça social e do bem comum. A investigação que aqui se apresenta explora como as CCMSC podem contribuir para a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG), tendo como estudo de caso, a Campanha #ClimateofChange em Portugal. O estudo qualitativo divide-se em uma parte teórica, que aborda a importância das CCMSC e a evolução da EDCG, e uma parte empírica, que inclui a análise dos dados recolhidos através das entrevistas e análise documental. Conclui que os objetivos da pesquisa foram atingidos, destacando o impacto das CCMSC na mobilização dos jovens para uma cidadania ativa, crítica e consciente.