Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-26"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Cidadania e sustentabilidade ambiental, o contributo dos programas para seniores de instituições de ensino superior em PortugalPublication . Bento, Sónia Carla Horta; Lopes, Sara MónicoO envelhecimento da população é um fenómeno demográfico de contornos mundiais, que tem exigido das sociedades um olhar atento para as questões da velhice. O “paradigma do envelhecimento ativo”, proposto pela OMS no final dos anos 90, surge como política de intervenção para contrariar alguns aspetos negativos trazidos pelas acentuadas transformações demográficas do final do séc. XX. Este paradigma pretende melhorar as oportunidades de saúde, de segurança e da participação dos indivíduos ao longo do seu ciclo vital, de forma a criar condições que possam contribuir para a qualidade de vida dos mesmos. O conceito de “ativo”, refere-se à participação dos indivíduos nos vários domínios da vida social, cultural, económica, civil e espiritual, não se restringindo apenas à capacidade de estar fisicamente ativo. Projetos de cariz socioeducativo têm sido uma estratégia seguida em diversos países para potenciar a questão da participação social dos seniores na sociedade. Em Portugal, são diversas as iniciativas desenvolvidas, tais como as Universidades Seniores e os programas de aprendizagem ao longo da vida promovidos pelas instituições de ensino superior de norte a sul do país. É neste contexto que o estudo incide, com o propósito de compreender a relação entre as atividades frequentadas pelos estudantes seniores, das diversas instituições de ensino superior com formação para este público alvo, e as suas perceções sobre valores associados à cidadania ambiental, nomeadamente as questões da sustentabilidade do Planeta. A opção metodológica foi a do estudo de caso múltiplo, 4 programas de formação para seniores em instituições de ensino superior, constituindo os seniores que frequentavam os referidos programas no ano letivo de 2019-20, os participantes no estudo. A pesquisa documental e o inquérito por questionário, dirigido aos alunos dessas mesmas instituições de ensino, foram os instrumentos de recolha de dados utilizados. Os resultados deste estudo indicam-nos que os seniores que frequentam os referidos programas, consideram importante a existência de conteúdos sobre a temática, que a frequência de disciplinas da área promove uma maior cidadania ambiental, salientando a importância e necessidade de nova oferta formativa especificamente sobre assuntos de ambiente e sustentabilidade. Por outro lado, apesar da consciência ambiental evidenciada, mostram-se pouco participativos em ações da comunidade.
- Refletindo sobre o meu percurso na Prática Pedagógica: o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratórioPublication . Costa, Catarina Alexandra Santos da; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e é composto por duas partes. A parte I integra uma reflexão sobre as principais aprendizagens realizadas com as experiências vividas ao longo da Prática Pedagógica. A parte II integra um estudo realizado sobre o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório. Na parte I, que teve como objetivo refletir sobe o percurso realizado no âmbito das práticas pedagógicas, salienta-se a importância da observação para planificar e intervir, e da reflexão transversal a todo este processo no contexto Creche. Já no Jardim de Infância o foco vai para a metodologia de trabalho por projeto, que tal como na Creche, exige observar, planificar, atuar e refletir ao longo e sobre todo o processo educativo. Por último, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma experiência em dois contextos diferentes, um presencial e outro em situação de pandemia, salienta-se também a importância da planificação, atuação e avaliação, e da observação e reflexão transversal a toda a ação educativa. Na parte II apresenta-se uma investigação realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber qual o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório. Para atingir este objetivo foram realizados um conjunto de problemas, no referido contexto, tendo-se adotado o paradigma interpretativo com uma abordagem qualitativa e designe de estudo de casos múltiplos. Os resultados obtidos permitiram compreender que a comunicação apresenta o papel de clarificar e organizar o pensamento matemático dos alunos e assim, desenvolver a sua capacidade de resolver problemas.