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ESECS - Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário

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  • A METODOLOGIA DO TRABALHO DE PROJETO: principais contributos para o envolvimento das crianças no seu processo de aprendizagem
    Publication . Paiva, Carolina Evaristo; Vicente, José António Duque
    Ao longo dos anos, tem-se assistido a um avanço significativo na filosofia de base dos processos educativos em Portugal, tornando-os em geral mais flexíveis tendo em conta as diferentes necessidades dos alunos. Apesar destas transformações, poucas as escolas se afastam do ensino/currículo tradicional. No entanto, alguns estudos apresentam vantagens nas metodologias de ensino mais práticas que valorizam a transmissão de conhecimento através da interação dos alunos com a realidade social. A metodologia de trabalho de projeto é um modelo de ensino que promove um ensino-aprendizagem centrado na resolução de problemas, nas necessidades e interesses dos alunos e na possibilidade de os alunos terem um papel ativo na sua aprendizagem. Este trabalho é fruto de uma Investigação realizada numa instituição que nas suas práticas educativas implementa a Metodologia de Trabalho de Projeto. Este estudo teve como principais objetivos compreender de que modo a Metodologia de Trabalho de Projeto contribui para o desenvolvimento integral da criança e para o envolvimento das crianças no seu processo de aprendizagem. Ao longo do estudo adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa, recorrendo a diferentes instrumentos de recolha de dados: a observação direta, a recolha documental e as entrevistas semiestruturadas realizadas a Educadoras que colocam na prática esta metodologia de ensino. Para analisar os dados recorreu-se ao método de análise de conteúdo tal como articulado por Laurence Bardin. Da análise dos resultados obtidos, foi possívelsaber que esta metodologia educativa apresenta vários benefícios para o ao nível das aprendizagens e do rendimento académico e desenvolvimento psicossocial da criança.
  • As Campanhas de Comunicação para a Mudança Social e Comportamental na promoção da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global em Portugal
    Publication . Silva, Mónica Santos Loureiro da; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Sousa, Jenny Gil
    Perante as transformações impulsionadas pela globalização, cresce a perceção da importância de uma cidadania ativa e crítica, que permita a compreensão dos principais desafios que hoje enfrentamos. Da erradicação da pobreza à educação de qualidade; das alterações climáticas à promoção da paz, são múltiplos e interligados os temas globais com que nos confrontamos e que fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Agenda 2030 está alicerçada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que constituem um plano de ação para um mundo mais justo, mais digno e mais sustentável. É perante um sistema internacional cada vez mais complexo, que surge a importância da participação ativa dos cidadãos no alcance do Desenvolvimento Sustentável, sobretudos dos jovens, e que se apresentam as Campanhas de Comunicação para a Mudança Social e Comportamental (CCMSC) como uma estratégia para promover a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global (EDCG) e assegurar a sensibilização e mobilização necessárias à concretização da justiça social e do bem comum. A investigação que aqui se apresenta explora como as CCMSC podem contribuir para a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG), tendo como estudo de caso, a Campanha #ClimateofChange em Portugal. O estudo qualitativo divide-se em uma parte teórica, que aborda a importância das CCMSC e a evolução da EDCG, e uma parte empírica, que inclui a análise dos dados recolhidos através das entrevistas e análise documental. Conclui que os objetivos da pesquisa foram atingidos, destacando o impacto das CCMSC na mobilização dos jovens para uma cidadania ativa, crítica e consciente.
  • MALA DE CENAS
    Publication . Fouto, Inês Ferreira da Conceição; Sousa, Jenny Gil; Proença, Ana Paula Coelho de Pina
    O presente trabalho de investigação incidiu no estudo dos diferentes modos de utilização da Mala de Cenas, enquanto estratégia de educação artística na formação profissional do animador sociocultural, em dois contextos distintos de formação: - o contexto de formação em sala de aula e no contexto de formação em ambiente de trabalho. Num primeiro momento a Mala de Cenas foi aplicada em sala de aula numa perspetiva de descoberta e interação com o dispositivo teatral, com o objetivo de produzir conteúdos teatrais, num segundo momento, numa outra perspetiva - de que fossem os próprios alunos a aplicar a mala com o público-alvo e a produzirem os seus recursos artísticos. A Mala de Cenas, é um dispositivo de mediação teatral, educativo e cultural, que recorre a diversas formas animadas, como marionetes de luva, de boca, de sombra, entre outros formas animadas, com o fito de criar espetáculos. Aliando mecanismos de aprendizagem através da arte, aos diferentes contextos de mediação do animador sociocultural, esta investigação-ação pretendeu explorar novas estratégias de educação artística, através do conceito da mala pedagógica de teatro, aqui denominada Mala de Cenas, e compreender, através de uma avaliação sistemática e contínua, de que forma o projeto influenciou a aprendizagem dos estudantes do curso profissional de animador sociocultural, assim como o impacto que a dinamização das atividades com a Mala de Cenas teve nos alunos, que desenvolveram a sua formação em contexto de trabalho. Os resultados obtidos, através da análise dos dois momentos de formação revelam as potencialidades da Mala de Cenas enquanto objeto mediador, concretizam os seus contributos para a formação do animador sociocultural e identificam diferentes modos de dinamização da Mala de Cenas.
  • Atividades socioeducativas e intergeracionais no CATL da Vila, proposta de intervenção
    Publication . Elias, Carolina; Lopes, Sara Mónico
    Os centros de atividades de tempos livres desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, no apoio às famílias, escola e comunidade onde se inserem. Neste sentido, este trabalho de projeto teve como objetivo geral compreender os benefícios que as atividades socioeducativas de cariz cultural e intergeracional, dinamizadas por um Centro de Atividades de Tempos Livres, situado num concelho da região centro de Portugal, distrito de Leiria, poderão ter para os seus participantes. Seguindo uma abordagem qualitativa, com recurso ao método de investigação ação, o estudo desenvolveu-se em duas grandes etapas, a do diagnóstico e da intervenção. Os instrumentos de recolha de dados foram a pesquisa documental, a observação direta e a entrevista semiestruturada. Participaram 48 crianças que frequentavam o CATL, o Coordenador e alguns membros da comunidade pertencentes a duas estruturas residenciais para pessoas idosas da Vila. A partir dos dados da fase do diagnóstico, que apontavam para a necessidade de diversificar a oferta de atividades do CATL, muito focadas na realização dos trabalhos de casa, propõe-se um projeto de intervenção - Guia de Acolhimento Intergeracional – elaborado em conjunto com as crianças do CATL. Concluiu-se que durante a implementação do projeto de intervenção, as crianças evidenciaram um nível de satisfação, empenho e entusiasmo elevados, tornando evidente a importância do brincar e da sua voz no desenvolvimento da sua autonomia e responsabilidade.
  • Mediação Socioeducativa e Intercultural: Desafios e Práticas em Contexto Escolar
    Publication . Gomes, Arlete Maria Correia; Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro Bravo
    Na sociedade atual, marcada pela riqueza da diversidade cultural, a mediação desempenha um papel importante, não apenas como uma ferramenta de apoio à resolução de conflitos, mas também como função preventiva e transformativa. Neste sentido, as instituições educativas ganham especial importância, pois refletem a complexidade social e incluem uma capacidade transformadora. Assim, se a Mediação Socioeducativa e Intercultural é essencial para a sociedade em geral, também se torna indispensável no contexto educativo. A escola enquanto organização educativa é considerada um local privilegiado de aprendizagem social, assumindo cada vez mais um papel central na transformação dos indivíduos e dos contextos, na prevenção da violência e de comportamentos menos assertivos, através do desenvolvimento de práticas de mediação que promovam o diálogo e fortaleçam os laços entre os membros da comunidade educativa. Este projeto de investigação-ação, intitulado “Mediação Socioeducativa e Intercultural: Desafios e Práticas no Contexto Escolar”, visou compreender e refletir sobre as perceções da comunidade educativa sobre a importância da Mediação Socioeducativa e Intercultural em contexto escolar, com vista à co-construção de um Gabinete de Mediação Socioeducativa e Intercultural, no sentido do desenvolvimento comunitário. É de extrema importância explorar a forma pela qual a mediação poderá desempenhar um papel fundamental na promoção do sucesso e inclusão escolar, bem como contribuir para a convivência pacífica e o bem-estar de toda a comunidade. A metodologia utilizada foi a investigação-ação no sentido de construirmos em e na comunidade um gabinete de mediação que fosse ao encontro das necessidades e fragilidades do Agrupamento de Escolas, no sentido da valorização da multiculturalidade e da promoção do diálogo intercultural.
  • A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCATIVO COM MIGRANTES
    Publication . Pereira, Ana Sofia Trindade; Santos, Rui Miguel Duarte
    No âmbito da temática educação e migração é urgente integrar e incluir os migrantes no país de acolhimento. A educação, aprendizagem e orientação ao longo da vida torna-se a ponte na rede da integração e inclusão dos adultos migrantes. Esta temática é, assim, pertinente, dado que é orientada para observar e percecionar os aspetos relacionais da prática com migrantes, enquanto alunos, num contexto formativo. Logo, este estudo pretende analisar e compreender o desenvolvimento da relação pedagógica com a população migrante, sob a perceção de diferentes intervenientes, objetivando identificar os fatores potenciadores desta relação e a construção de um perfil específico de formador/ educador. Em suma, esta investigação objetiva conhecer e compreender as perspetivas de formadores e formandos migrantes, buscando respostas de melhoria para a relação pedagógica no processo educativo com migrantes. No referente à metodologia, salienta-se o paradigma interpretativo e o tipo de estudo qualitativo, as técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados empregados, especificamente Focus Group e análise de conteúdo. Pelos resultados obtidos, evidencia-se a necessidade de implementar e usar estratégias de mediação e/ou negociação com os migrantes, harmonizando culturas, favorecendo mutuamente a empatia e um acompanhamento mais humanizado, particularmente em situações de maior conflito ou risco. O estudo apresentado mostra resultados de melhoria na relação pedagógica com migrantes, se se atender ao fator emocional, na vertente humana da relação, reforçando o bem-estar holístico e o elo pedagógico em contexto formativo, dando especial relevo aos aspetos sociais, psicológicos, afetivos e educativos, singulares e intrínsecos de cada elemento do grupo formativo, potenciando o desenvolvimento comunitário.
  • ESTUDANTES GUINEENSES NO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS: MOTIVAÇÕES E DIFICULDADES DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E ACADÉMICA
    Publication . Natiori, Filomeno Mariano Martinho; Santos, Filipe Alexandre da Silva
    A Guiné-Bissau e Portugal assinaram acordos de cooperação no domínio da educação desde 1978. Estes acordos têm motivado vários deslocamentos de estudantes da Guiné-Bissau à procura de Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, para que possam adquirir novos conhecimentos e graus académicos. O presente estudo procura conhecer as motivações dos estudantes guineenses para estudar em Portugal, bem como as dificuldades vividas em diferentes IES portuguesas. Procurou-se também conhecer os processos de inclusão oferecidos pelas Universidades a estes estudantes e que facilitaram a sua integração académica. Para isso, fez-se entrevistas a 10 estudantes guineenses de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 26 e os 36 anos, de diferentes IES e de vários níveis de ensino (licenciaturas e mestrados). As entrevistas evidenciaram um conjunto diversificado de dificuldades experienciadas pelos estudantes que começam logo no país de origem (obtenção de visto, agendamentos) até à sua chegada e vivência em Portugal (integração social e académica, dificuldades económicas e de alojamento), e que tiveram um impacto significativo no seu desempenho académico, levando muitas vezes à desistência do curso em que estavam inscritos.
  • Youth Arts Empowerment
    Publication . Faria, Sandra Maria Camacho; Vicente, José António Duque
    A intervenção social integra conceitos e práticas multidisciplinares e participativas relativamente ao empowerment enquanto paradigma de intervenção na sociedade contemporânea, assim como perceber quais as principais dimensões que reforçam a ideia de fortalecer a capacidade das pessoas através da sua participação em atividades promotoras de competências, relacionais, sociais e culturais. O uso do termo empowerment tem sido recorrente nos campos da intervenção social e sua definição implica vários aportes de conhecimento, sendo, por isso, exigida a contextualização de sua definição. A arte e a sua função como estratégia de empoderamento da população jovem é uma forma de não só de melhorar o bem-estar dos jovens, mas de criar sinergias que visam contribuir a o desenvolvimento comunitário. Neste sentido, o presente estudo pretendeu concetualizar e contextualizar o empowerment através da realização de atividades artísticas num processo continuo de execução, monotorização e avaliação, resultante da operacionalização com cariz interventivo a partir do estudo de caso da Associação de Amigos das Artes - Teatro Metaphora, uma associação situada em Câmara de Lobos na Ilha da Madeira.
  • AVALIAÇÃO DO PERFIL SOCIOFAMILIAR, EMOCIONAL E DO BEMESTAR PERCECIONADO PELAS MULHERES
    Publication . Teixeira, Maria Manuela Santos; Santos, Maria João Sousa Pinto dos
    O envelhecimento populacional exigiu das organizações mundiais novas estratégias para manter o bem-estar na adultez avançada. A adultez avançada constitui-se como uma fase do desenvolvimento humano com caraterísticas multifacetadas, influenciada por vários fatores, não só por fatores biológicos, como psicológicos, sociais e culturais. Os centros de convívio vocacionados para adultos em idade avançada, constituem-se como lugares de promoção de desenvolvimento pessoal, cognitivo, e de aprendizagem, contribuindo para o bem-estar na adultez avançada. Neste contexto este estudo procura responder à seguinte pergunta de partida “como é percecionado, pelas mulheres que frequentam o Centro de convívio, o seu bem-estar e de que forma essa frequência contribuiu para esse bem-estar?”. Para responder a esta questão definimos um conjunto de objetivos: i) identificar as caraterísticas sociais, familiares e demográficas das mulheres que frequentam os centros de convívio; ii) identificar as aptidões de literacia emocional e de regulação emocional das mulheres que frequentam os centros de convívio; iii) identificar o bem-estar percecionado pelas mulheres ao frequentar o centro de convívio e de que forma este contribui para o seu bem-estar. A metodologia utilizada neste estudo caso, insere-se no paradigma quantitativo, selecionámos uma amostra de conveniência constituída por 12 mulheres com idades compreendidas entre os 53 e os 86 anos frequentadoras de um centro de convívio, salientando que o centro de convívio, é apenas frequentado por mulheres. O processo de recolha de dados foi realizado por meio da aplicação de quatro questionários. O questionário sociofamiliar, com a finalidade de avaliar as variáveis sociofamiliares; o Perth Emotion Regulation Competency Inventory (PERCI) para avaliar a regulação emocional e a Escala de Aptidões de Literacia Emocional (EALE), com o objetivo de avaliar a aptidão de literacia emocional. Estas duas últimas escalas tinham por objetivo aferir se o grau de regulação e literacia emocional se encontra dentro da média, permitindo uma melhor avaliação por parte da amostra da função do centro de convívio, como fator de bem-estar. O questionário de Autoperceção de Bem-Estar teve por finalidade perceber qual a autoperceção deste grupo de mulheres sobre o seu bemestar. Os resultados dos questionários foram analisados estatisticamente, através da construção de tabelas no Excel, da análise correlacional, da regressão linear e de tabelas de frequência. Os resultados obtidos permitiram constatar que estas mulheres apresentam uma boa literacia emocional e uma boa regulação emocional, capacidade que permitiu avaliar a importância dos centros de convívio para o seu bem-estar, manutenção da vida ativa e perceção de um envelhecimento inclusivo. Foi, ainda possível constatar que estas mulheres têm na frequência do centro de convívio a principal ocupação fora das suas lides domésticas, procurando esta resposta como uma forma de combater a solidão, aprender e melhorar o seu bemestar, proporcionando qualidade de vida e desempenhando um papel fulcral na ressignificação do processo de envelhecimento e da perda de papéis sociais.
  • A INCLUSÃO DOS JOVENS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO NO CONCELHO DE MONTEMOR-O-NOVO
    Publication . Simões, Melissa Isabel Godinho; Monteiro, Susana Isabel da Cunha Sardinha
    A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho está intimamente relacionada com seu o reconhecimento social e a sua participação ativa na sociedade, sendo que menores taxas de participação no mercado de trabalho constituem-se como fatores determinantes de pobreza, de exclusão social, acentuando-se, assim, a vulnerabilidade e a discriminação. Deste modo, a presente dissertação incide sobre a temática da Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, e mais especificamente sobre a inclusão dos jovens com deficiência residentes no concelho de Montemor-o-Novo e com idades compreendidas entre os 20 e 40 anos. Para o desenvolvimento desta investigação optou-se por uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, com recurso a entrevistas semiestruturadas a jovens com deficiência e inquéritos por questionário aos empregadores de Montemor-o-Novo com o objetivo de compreender qual a perceção que os jovens têm sobre a sua inclusão no mercado de trabalho, bem como qual a motivação dos empregadores aquando da sua contratação e a identificação das competências mais valorizadas. Por forma a triangular os diversos interesses em presença e tendo em conta o campo de estudo, tentou-se identificar as políticas públicas locais e/ou as medidas concretas adotadas pelo Município destinadas a promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Montemor-o-Novo. A revisão bibliográfica deste estudo consistiu no retrato da evolução do conceito de deficiência ao longo dos anos e, por conseguinte, dos modelos de abordagem à deficiência e em analisar os textos orientadores, quer a nível internacional, europeu e nacional, relativos à promoção da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e sobretudo no mercado de trabalho, enquanto estratégia de inclusão social. Os resultados demonstraram que as mentalidades convencionais e o desconhecimento sobre a deficiência são uma das principais barreiras à inclusão dos jovens no mercado de trabalho no concelho.