Browsing by Issue Date, starting with "2021-10-28"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Desenho de decalque - translação, interpretação e heurísticaPublication . Santos, João DosDrawing by tracing is composed of the duration of the drawer’s action of tracing on a tracing paper (almost transparent or translucent), positioned over the image (of the object) to be traced. In this text, I attempt to reflect upon the available means for the elaboration of drawing strategies leading to the making of a tracing drawing. These strategies are based on the drawer’s choices, which in turn depend on their abilities as drawer and observer. I propose the tracing drawing as a type of translation and interpretation, which, through heuristics, is revealed as ancillary to other drawings. I also propose the attentional tracing drawing as a contribution to the development of learning drawing strategies,, by contributing to the awareness of the act of drawing by the drawer.
- As Associações de Estudantes do ensino superior, na dinamização da participação cívica dos jovens (estudantes)Publication . Oliveira, Ana Zita Lopes Baptista de; Lopes, Sara MónicoEste trabalho tem como tema “o papel das associações de estudantes do ensino superior, na dinamização da participação cívica dos jovens (estudantes)”. Com este tema pretendeu-se alcançar o seguinte objetivo geral: analisar o papel das associações de estudantes do ensino superior, na promoção entre os seus membros, de uma cultura de participação cívica e perceber se a integração dos estudantes numa associação, tem influência na forma como estes se envolvem na comunidade académica e na comunidade local. Para alcançar este objectivo e os objectivos específicos, a opção escolhida, foi o paradigma qualitativo ou interpretativo, para a aplicação do método e dos instrumentos. O atual estudo procura perceber como se relaciona pertencer a uma associação de estudantes do ensino superior e ser um elemento ativo na sociedade e para tanto, escolhemos como método, o estudo de caso, as cinco associações de estudantes do Politécnico de Leiria. Assim, e considerando a abordagem de natureza interpretativa, o método e objeto de estudo, os instrumentos de recolha de dados escolhidos para procurar atender aos propósitos da investigação foram a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e a pesquisa documental. Optou-se por aplicar a entrevista semiestruturada aos estudantes que desempenham funções de direção, como presidente ou vice-presidente, e o inquérito por questionário a todos os membros das associações de estudantes do Politécnico de Leiria. O estudo permite concluir que o associativismo tem influência na participação cívica dos membros da associação de estudantes, nomeadamente ao nível da aquisição de competências importantes para a intervenção ativa na comunidade académica e na sociedade. Contudo, verificou-se que em relação à comunidade local, a atuação da associação de estudantes não é pensada e estruturada para influenciar o desenvolvimento da mesma, nomeadamente ao nível do que é proposto para o nsino superior em termos de responsabilidade social.