Browsing by Issue Date, starting with "2013-07-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: as estratégias utilizadas pelos alunos do 2.º ano de escolaridade na resolução de problemas envolvendo a multiplicaçãoPublication . Gonçalves, Mónica Simões; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes
- Contributo do Projeto reAct – Reactivating Teachers and Learners - para a motivação escolar e desenvolvimento da cidadaniaPublication . Santos, Patrícia Isabel Duarte dos; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
- O impacto da liderança autêntica no desempenho dos colaboradores: estudo empíricoPublication . Filipe, Rita Sofia de Barros; Ribeiro, Neuza Manuel PereiraO principal objetivo deste estudo empírico é o de investigar a influência da liderança autêntica (LA) no desempenho dos colaboradores. Mais concretamente pretende-se apurar como (a) as perceções de LA explicam a criatividade dos colaboradores, (b) as perceções de LA explicam os CCO, (c) a criatividade dos colaboradores prediz o seu desempenho individual, (d) os CCO predizem o desempenho individual dos colaboradores, (e) as perceções de LA explicam diretamente o desempenho individual, (f) a criatividade medeia a relação entre as perceções de LA e o desempenho individual, e (g) os CCO medeiam a relação entre as perceções de LA e o desempenho individual. A amostra é constituída por 177 colaboradores, cujo desempenho foi avaliado por 73 líderes, de 26 empresas, localizadas nos distritos de Leiria, Santarém, Coimbra e Lisboa. Foi utilizado o método de dupla fonte, em que os líderes pronunciaram-se acerca de criatividade e CCO dos colaboradores, e os colaboradores descreveram a LA dos seus supervisores. Os resultados sugerem que: (a) as perceções de LA explicam a criatividade dos colaboradores, (b) as perceções de LA explicam os CCO, (c) a criatividade dos colaboradores prediz o seu DI, (d) o altruísmo, a virtude cívica e a conscienciosidade predizem o DI dos colaboradores, (e) as perceções de LA explicam diretamente o DI, (f) a criatividade medeia a relação entre as perceções de LA e o DI, e (g) o altruísmo, a virtude cívica e a conscienciosidade medeiam a relação entre as perceções de LA e o DI.