ESTM - Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
Now showing 1 - 10 of 70
Results Per Page
Sort Options
- Análise da segmentação e mercadoPublication . Coelho, Alexandra Raquel Rodrigues; Bento, Carla Isabel Santos de SousaDe modo a concluir o Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, foi realizado um estágio obrigatório de 9 meses entre setembro 2021 e junho de 2022, para a obtenção do grau de mestre em gestão e direção hoteleira pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM). A empresa escolhida foi o Hotel Radisson Blu Golden Sands em Malta. Este estágio realizou-se no departamento de reservas, onde foi dada a oportunidade de adquirir diversos ensinamentos ao nível de “Back Office” num hotel de 5 estrelas, sob as funções desempenhadas do departamento em estudo, como o atendimento ao cliente indireto e tudo o que está inerente ao mesmo, a gestão do tempo e até mesmo à melhoria do nível da língua estrangeira – o inglês. O desafio proposto no presente relatório visa demonstrar a importância das estratégias tomadas pelo hotel em relação à sua gestão, à atração de novos públicos e mercados, contribuindo assim para a maximização da receita do estabelecimento hoteleiro em estudo.
- Análise económico financeira em estabelecimentos termais portuguesesPublication . Almeida, Rute Isabel Pedro; Almeida, Anabela Clemente Elias; Gomes, Conceição Ilda da SilvaA relação do Homem com as águas termais é tão antiga quanto conturbada e sempre nos fascinou. O turismo de saúde e bem-estar, cujo conceito ao evoluir passou a contemplar o termalismo nas suas duas vertentes (clássico e de bem-estar), é, desde 2006, considerado como um produto estratégico pelo Turismo de Portugal, IP. Quisemos estudar a viabilidade económica de um grupo de estabelecimentos termais (Termas de Luso, Termas de Monfortinho, Termas de São Pedro do Sul e Termas de São Vicente) que foi selecionado com base num conjunto de características comuns, esperando que fossem dessa forma comparáveis. Procurávamos saber se as empresas: i) dispõem de meios financeiros adequados para responder às suas necessidades operacionais e às obrigações contraídas; ii) apresentam rendibilidade; iii) apresentam risco financeiro. Para tal, recorremos à técnica mais popular de análise financeira: o método dos rácios que, ao relacionar dados provenientes do balanço e da demonstração dos resultados das empresas, revela dados importantes acerca da sua situação económico-financeira. Os documentos financeiros foram descarregados da base de dados SABI e, no âmbito deste trabalho, foram analisados os anos de 2014 a 2019. Também quisemos comparar os dados das empresas em estudo com a média do setor, tendo obtido os quadros do setor da atividade económica 86905 – atividades termais, no website do Banco de Portugal. Todos os dados foram compilados num ficheiro de Excel para facilitar o tratamento e análise dos mesmos, onde também foram calculados os diversos rácios financeiros. Apesar das características comuns que elegeram as 4 empresas para o estudo, as suas características financeiras são bastante diferentes, a começar pela sua forma jurídica. Não se conseguiu estabelecer tendências de crescimento ou abrandamento superiores a 2 ou 3 anos consecutivos, exceto nos rácios de rendibilidade do setor e rotação do ativo do setor. De uma forma geral, a empresa que mais se aproxima da média do setor nos diversos rácios é as Termas de São Pedro do Sul. Consideramos que o setor pode ser interessante para os investidores, comprovado pela análise DuPont, que mostra que é o peso dos gastos de financiamento nos resultados que torna a rendibilidade das empresas negativa. Deixamos a título de sugestão para investigações futuras, a aplicação deste método de análise a outro conjunto de estabelecimentos termais que sejam reunidos sob outros critérios de seleção, por exemplo, número de frequência termal mais aproximados, o que poderá revelar algum fio condutor, se ele existir.
- As atitudes e perceção dos alunos do ensino secundário sobre o turismo sustentávelPublication . Ribeiro, Soraia Daniela Simões; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraA doença Covid-19 veio intensificar o debate sobre o tema da sustentabilidade. Sendo o turismo uma das maiores indústrias ao nível mundial, desempenha um papel fundamental para uma mudança de paradigma. Neste sentido, a educação assume um dever importante para o desenvolvimento de novos comportamentos. Este estudo teve como objetivo aferir qual a perceção e atitudes dos alunos do ensino secundário sobre o turismo sustentável. Os resultados indicam uma percentagem elevada de inquiridos sem opinião formada, verificando-se uma maior incidência nos alunos de ensino profissional, com valores de dispersão superiores ao ensino regular. Nas questões relativas à sustentabilidade ambiental, constatou-se uma maior consistência de resultados, revelando uma taxa de opinião superior em relação às restantes dimensões. Uma análise aos currículos é importante por forma a permitir um desenvolvimento de conhecimentos orientado para todas as dimensões do turismo sustentável. Desta forma, permitirá aos alunos um pensamento mais crítico e complexo em relação a todas as questões da sustentabilidade.
- Características Determinantes na Escolha de um Alojamento Turístico pela Geração MillennialPublication . Poseiro, Rute Alexandra Santos; Pereira, Ângela Margarida de Sousa; Esteves, Maria Micaela Gonçalves Pinto DinisA Geração Millennial apresenta uma forte ligação com as Tecnologias da Informação e Comunicação e com os novos meios de promoção. Estes indivíduos são apelidados como nativos digitais, uma vez que cresceram na era do desenvolvimento tecnológico e da globalização. Para estes é fundamental estarem conectados vinte e quatro horas por dia. Consideram as relações sociais muito importantes, a interação não se efetua apenas cara-a-cara, mas também através do mundo digital, nomeadamente através das redes sociais. Apesar de valorizarem as opiniões dos amigos e familiares, a sua rede de influenciadores foi alargada à sua rede de contactos online, nomeadamente a celebridades e indivíduos que já tenham experimentado determinado produto e/ou serviço que eles também querem usufruir. O objetivo do presente estudo é analisar quais as caraterísticas que os Millennials procuram num alojamento turístico, com o intuito de ajudar os gerentes dos alojamentos a criar uma oferta de produtos e/ou serviços que corresponda aos desejos e necessidades desta nova geração de consumidores. Para este estudo foi aplicado um questionário online obtendo-se uma amostra válida de 235 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 36 anos. Após aplicação de testes estatísticos conclui-se que os fatores que influenciam os indivíduos desta geração a optarem por determinadas unidades de alojamento são a presença em canais online, tais como agências de viagens online como o Booking, redes sociais e websites de classificações online como o Tripadvisor; o passa a palavra de amigos e/ou familiares. As classificações online dos alojamentos, nomeadamente comentários de pessoas que já tenham usufruído dos produtos e/ou serviços que eles pretendem adquirir, também é um fator que os influencia na escolha.
- A contabilidade de gestão na restauração: Estudo de Caso – Implementação do USAR no restaurante O PinotePublication . Campos, Filipa Alexandra Gomes de; Santos, Luís Filipe Marinho Lima; Gomes, Conceição Ilda da SilvaO setor da restauração tem evoluído positivamente ao longo dos anos, registando máximos históricos na economia de vários países até ao início de 2020. Contudo, o desenvolvimento académico tem sido pouco significativo neste setor de atividade. A contabilidade de gestão tem assumido crescente importância na restauração, razão pela qual a presente investigação tem como principal objetivo a implementação do USAR (Uniform System of Accounts for Restaurants), a qual proporciona aos gestores um melhor controlo de rendimentos e custos, através de informações operacionais e financeiras mais detalhadas. A metodologia utilizada é qualitativa optando-se pelo método do estudo de caso único e exploratório que foi concretizado numa microempresa – restaurante O Pinote. Foram estipuladas cinco etapas: formulação das questões de investigação; opção metodológica; recurso a fontes de evidência; procedimentos e análise de dados e caraterização da empresa objeto de estudo. Os resultados suportam a opinião de que a implementação do USAR é benéfica e possibilita uma gestão mais eficaz. O estudo de caso permitiu dar início à implementação do USAR adaptado ao restaurante O Pinote, removendo várias demonstrações auxiliares detalhadas e reduzindo linhas de outras demonstrações. As respostas às questões de investigação confirmam a perceção de que a gestão deve incidir no controlo dos custos, de modo a auxiliar a tomada de decisões com base na informação disponível. O USAR apresenta diversas vantagens, pelo que esta investigação procurou dar um contributo para a adoção de um sistema uniforme de contabilidade adaptado às condições de qualquer empresa de restauração de micro e pequena dimensão. Deste modo, o USAR foi adaptado, através de uma revisão do plano de contas da empresa, do ajuste das demonstrações auxiliares detalhadas e da conceção de um plano de contas analítico. Não obstante, a implementação do USAR noutras empresas dependerá do nível de conhecimento dos gestores e colaboradores.
- Criação da empresa Conde TávoraPublication . Simões, Maria Rafael; Carvalho, Mário João Paulo de JesusTendo como ponto de partida o aumento do turismo em Portugal e, mais concretamente, na zona Oeste de Portugal, foi criado o presente projeto, a empresa Conde Távora, para dar resposta a esta demanda nas áreas da hotelaria e restauração no concelho de Peniche. A empresa contará com duas vertentes de negócio, o alojamento local Conde Távora Residence e o restaurante Conde Távora Taverna & Wine Bar com uma garrafeira integrada. Intimamente ligada com a História local, a empresa visa oferecer uma experiência única e completa a todos os seus clientes. Na fase inicial do projeto, procedeu-se à contextualização da indústria do turismo para se perceber a oportunidade e pertinência da criação da empresa. Neste sentido, fundamentou-se a ideia analisando a oferta e procura turística no destino com o intuito de posicionar estrategicamente a empresa. A Conde Távora destina-se a todos os turistas e visitantes com motivações histórico-culturais e/ou gastronómicas que procurem este destino turístico. Foram desenvolvidas diferentes análises, nomeadamente contextual e transacional. Identificadas e analisadas as oportunidades e ameaças, desenvolveu-se um plano de marketing, onde foram definidos não só os objetivos como as estratégias para abordar os mercados. Por fim, definiu-se o marketing mix visando o posicionamento da empresa. Esta ação permitiu não só alcançar uma identidade com valor acrescentado para os clientes como obter uma identidade diferenciadora face à concorrência. O projeto foi ainda submetido a um plano financeiro previsional para se percecionar e avaliar a viabilidade do projeto. Para tal, foram tidos em conta diversos fatores para adequada análise da sua rendibilidade e desempenho ao longo do tempo.
- O departamento de revenue management de um grupo hoteleiro: análise dos tivoli hotels & resortsPublication . Faria, André Gonçalo Abreu; Carvalho, Mário João Paulo de JesusO presente relatório relata o contacto com a indústria hoteleira nacional por meio da realização de um estágio curricular no departamento de Revenue Management do grupo Tivoli Hotels & Resorts, assentando por base sob as funções desempenhadas na área em estudo. Trata-se de um relatório que apresenta como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Gestão e Direção Hoteleira, curso lecionado na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, através da realização de um estágio curricular entre Julho 2014 e Maio 2015. Foram definidos diversos objetivos com a realização do presente estágio, tais como adquirir conhecimentos e competências nas técnicas de Revenue Management utilizadas nos Tivoli Hotels & Resorts, bem como adquirir conhecimentos nas técnicas utilizadas para maximização de receita, quer a nível de clientes individuais, quer a nível de grupos. Outro dos objetivos passava por adquirir experiência na análise de estatísticas e técnicas de monitorização, acompanhando a sua correta aplicação por parte das unidades hoteleiras. O grupo hoteleiro sobre o qual incide o relatório, a Tivoli Hotels & Resorts, é uma cadeia hotelaria nacional que conta com doze hotéis localizados em território nacional e outras duas unidades localizadas no Brasil, e que se destaca ao oferecer um vasto leque de serviços ao cliente que dinamizem a sua estada. Este trata-se portanto do Unique Selling Proposition (USP) da marca Tivoli: vender experiências e não simples estadas – Experience More. Ao longo do relatório será feito desta forma referência ao grupo Tivoli Hotels & Resorts bem como especificamente ao departamento de Revenue Management, incidindo o relatório sobre em que consiste esta técnica de gestão e quais as tarefas diárias de um revenue manager.
- O desempenho da carta de restaurantePublication . Coelho, Cátia Gabriela Rodrigues; Ferreira, Cátia Nunes MalheirosO presente relatório visa apresentar o percurso ao longo dos 9 meses de estágio no departamento financeiro do Hotel Radisson Blu Malta Golden Sands, para a conclusão do mestrado e obtenção do grau de mestre em gestão e direção hoteleira pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leiria. Neste relatório é apresentado um enquadramento geral da unidade hoteleira, partilha-se a experiência obtida durante o período de estágio, as tarefas, responsabilidades e competências adquiridas, salientando a importância da formação obtida para o sucesso desta experiência, que contribui para que hoje esteja a trabalhar na empresa, na secção de controlo de custos onde o estágio foi realizado. O presente relatório inclui ainda um desafio de gestão que procura aplicar os conhecimentos adquiridos durante o mestrado, mais concretamente na análise ao desempenho da carta. A componente desafio incide sobre o restaurante Agliolio (restaurante italiano inserido na unidade hoteleira), na importância das cartas para o bom desempenho e performance de um restaurante, da relevância das suas análises para a tomada de decisões informadas e ponderadas, tendo em conta os objetivos financeiros e a satisfação dos clientes, e de como o controlo de custos é a solução para o bom desempenho geral de um negócio. Neste relatório são aplicadas 4 análises para o estudo da carta do restaurante Agliolio: Menu Engineering, Menu Analysis, Cost-Margin Analysis e Goal Value. Com base nas suas análises e conclusões, apresenta-se algumas soluções que contribuem para melhorar o desempenho global da carta do restaurante.
- O desempenho económico-financeiro dos hotéis face à evolução do turismo em PortugalPublication . Vieira, Isa da Silva; Santos, Luís Filipe Marinho LimaO turismo é uma das atividades que apresentou maior evolução nos últimos anos. Face ao elevado aumento da procura turística houve um crescimento exponencial da oferta turística, gerando uma saturação do mercado turístico e, consequentemente, um elevado grau de competitividade entre as empresas do turismo. Neste quadro de extrema agressividade comercial, para as empresas se manterem competitivas é essencial que procedam à análise e avaliação do seu desempenho económico-financeiro, podendo, para tal, recorrer à análise dos principais rácios económico-financeiros – considerado por vários autores como o método mais adequado de análise do desempenho empresarial. A presente dissertação apresenta um estudo sobre a relação entre a evolução da oferta turística dos hotéis em Portugal, entre 2014 e 2018, e o desempenho económico-financeiro no mesmo período; o estudo incide sobre os hotéis cuja abertura ocorreu antes de 2014. Na obtenção de informações para a realização do estudo recorreu-se a três bases de dados distintas: ao Pordata, ao SABI e ao Registo Nacional de Turismo; os dados foram recolhidos em fevereiro de 2020 e foi selecionada e estudada uma amostra de 373 hotéis de Portugal. Para a análise dos dados utilizou-se o IBM SPSS Statistics, sendo o teste escolhido para a análise das hipóteses o teste de correlação de Pearson. Foram testados os rácios de liquidez, de estrutura, de rendibilidade e de funcionamento; apenas se verificou a existência de correlação nos rácios de rendibilidade. As conclusões evidenciam que o aumento da oferta turística contribuiu para uma maior rendibilidade dos hotéis, designadamente daqueles que já operavam no mercado há mais tempo.
- Empenho hoteleiro na promoção do património em Caldas da RainhaPublication . Casimiro, Ângela Montez; Viana, Ana Sofia da CostaA área de estudo da presente dissertação, o concelho de Caldas da Rainha, possui um verdadeiro rol no que respeita à sua história e ao seu património, e não só, uma vez que tem vindo ao longo dos anos a apostar, cada vez mais, em eventos que atraem milhares de pessoas à cidade. Nesse sentido, um dos objetivos deste trabalho passa pelo levantamento de todo o património que a cidade tem ao dispor para quem a visita. Por outro lado, e como menciona Alves (2013), “A cultura e o património têm, ao longo do tempo, sido aproveitados pelo turismo, de modo a criar uma imagem-produto que se comercializa para ver e visitar, ou seja, transforma-os em recursos turísticos”. Assim, o grande objetivo deste trabalho é entender se, na prática, existe algum esforço adicional das unidades hoteleiras no sentido de promoverem a própria cidade através desses recursos turísticos, ou seja, de tudo o que ela tem para oferecer, ajudando assim a desenvolver o próprio turismo na cidade, ou se, ao invés desta situação, sugerem outros locais de interesse nas proximidades, como é o caso dos grandes campos de golf da Serra d’el Rei, da praia de São Martinho do Porto, de Peniche e da Nazaré, ou da Vila de Óbidos conhecida pelos seus famosos eventos como as Feiras Medievais, Feiras do Chocolate e Vila Natal. Para auxiliar na temática e para uma melhor compreensão da investigação, é feito inicialmente um breve enquadramento teórico onde é estudado de forma breve alguns assuntos relacionados com a hotelaria e como esta pode ser promotora de um destino turístico. São também analisados alguns conceitos fundamentais à temática, como por exemplo, o conceito dos diversos tipos de património e de turismo.
