Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-26"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Conceção de uma plataforma de promoção turística para o destino AlgarvePublication . Torcato, Pedro Henrique Bento; Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoO objetivo primordial do presente trabalho passa pela criação de uma plataforma online, para promover, distribuir e comercializar experiências de animação turística, restauração e alojamento em turismo náutico. A elaboração do estudo obrigou a uma reflexão teórica sobre o turismo náutico e turismo de natureza quer numa dimensão nacional quer internacional. Alicerçada numa ampla revisão bibliográfica, e em concordância com as reflexões retiradas pelo autor, identificou-se a oportunidade para a criação e desenvolvimento do negócio conforme o presente projeto. De forma a obter dados previsionais realizou-se um estudo empírico com aplicação de questionários dirigidos a clientes da empresa Dream Wave, na marina de Albufeira. Foram aplicados 152 inquéritos entre os meses de maio e agosto de 2016.
- Relatório de estágio na Ytravel : marketing digitalPublication . Romano, Rafael Machado; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraO marketing digital tem vindo a crescer de dia para dia e as marcas precisam de estar a par de toda esta evolução, procurando analisar tanto a sua performance, como os seus pontos fortes e fracos. Após esta análise, devem ser capazes de se organizar e fazer um bom planeamento, pois só assim se alcançam melhores resultados. Deste modo, no seguimento do estágio curricular realizado na Ytravel e de todas as competências adquiridas com as atividades desenvolvidas, o presente relatório tem como principal objetivo analisar as mudanças do marketing tradicional até ao marketing digital, abordando as variáveis: comunicação e promoção, os 8P’s do marketing digital, assim como a crescente importância da internet, das redes sociais e dos social media. Posteriormente, o relatório conta ainda com as tarefas, descritas detalhadamente, que vim a desenvolver ao logo de todo o estágio: desde a gestão de websites e de social media, e-mail marketing, criação de novos produtos e documentações de viagens a realizar, entre outras. Tendo em conta que os meios tradicionais têm sido cada vez mais substituídos pelos digitais, é uma mais valia para as empresas apostarem na formação dos seus colaboradores para que estes sejam capazes de traçar objetivos, delinear uma estratégia, analisar qual o conteúdo com maior interesse perante os seus consumidores e o mercado em que atua e, assim, gerar uma vantagem competitiva de sucesso.
- Relatório de estágio no hotel Casino Chaves : manual de acolhimento e procedimentos como proposta para a qualidade do serviçoPublication . Rebelo, Ricardo Alexandre Pereira; Almeida, Anabela Clemente EliasA Hotelaria sendo parte integrante do setor do Turismo, representa uma importante fatia da economia em Portugal. A história recente retrata que a indústria hoteleira tem vindo a crescer e apresenta fortes indícios para continuar nesta direção. Atualmente, esta evolução está mais acelerada e exigente, pelo que é necessário acompanhar as novas tendências e responder às necessidades dos clientes. Nesta indústria a principal atividade incide na oferta de serviços, onde o maior fator de diferenciação para a concorrência reflete-se na performance dos colaboradores e na ambição contínua de obter a excelência na Qualidade do Serviço. Os hotéis tornam-se únicos na prestação de serviços quando existe uma união concisa de métodos de trabalho, que crie valor e relações de longo prazo com os clientes. O presente relatório resulta de um estágio curricular do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, que teve lugar no Hotel Casino Chaves, entre agosto de 2017 e abril de 2018. O tema central neste relatório é mostrar que a Qualidade do Serviço pode ser melhorada através do uso do Manual de Acolhimento e Procedimentos e elucidar que o seu uso proporciona padronização dos serviços e cria mais valor nas tarefas desenvolvidas pelos colaboradores. Como complemento, neste trabalho são apresentadas as tarefas desenvolvidas no decorrer do estágio e as principais funções de cada elemento da estrutura organizacional do hotel.
- Ligao : a multidisciplinary accommodation space Supertubos—Peniche, PortugalPublication . Diorio, Kyle; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaThe following text is a business plan for Ligao—A boutique hotel concept at the world famous surf break Supertubos in Peniche, Portugal. The concept explores the evolution of specialized leisure spaces appealing to a demographic interested in authentic, co-produced tourism experiences related to creativity, adventure and culture in a space that is modern and multi-functional, committed to giving warmth and inspiration to its guests. A surfing renaissance in Portugal over the last years has resulted in increased pressures on surfing tourism and its related products and services, but issues such as the ever-changing needs of the coastal tourist, sustainable approaches to business and the overabundance of homogenized holiday experiences should also be considered. Portugal and Peniche present themselves as highly promising destinations with a variety of stakeholders fully committed to the continued success of tourism. The body of work intends to exhibit a model of quality and efficiency in disciplines such as design, communication, marketing and architecture; combining theoretical and practical methodologies to improve the overall leisure experience mindfully considering the economic, environmental and social aspects of the business and host community—aligning with the core principles of sustainability; and is formatted in accordance with the United States Agency for International Development Sustainable Tourism Enterprise Development: A Business Planning Approach (Humke & Hilbrunner, n.d.).
- Empenho hoteleiro na promoção do património em Caldas da RainhaPublication . Casimiro, Ângela Montez; Viana, Ana Sofia da CostaA área de estudo da presente dissertação, o concelho de Caldas da Rainha, possui um verdadeiro rol no que respeita à sua história e ao seu património, e não só, uma vez que tem vindo ao longo dos anos a apostar, cada vez mais, em eventos que atraem milhares de pessoas à cidade. Nesse sentido, um dos objetivos deste trabalho passa pelo levantamento de todo o património que a cidade tem ao dispor para quem a visita. Por outro lado, e como menciona Alves (2013), “A cultura e o património têm, ao longo do tempo, sido aproveitados pelo turismo, de modo a criar uma imagem-produto que se comercializa para ver e visitar, ou seja, transforma-os em recursos turísticos”. Assim, o grande objetivo deste trabalho é entender se, na prática, existe algum esforço adicional das unidades hoteleiras no sentido de promoverem a própria cidade através desses recursos turísticos, ou seja, de tudo o que ela tem para oferecer, ajudando assim a desenvolver o próprio turismo na cidade, ou se, ao invés desta situação, sugerem outros locais de interesse nas proximidades, como é o caso dos grandes campos de golf da Serra d’el Rei, da praia de São Martinho do Porto, de Peniche e da Nazaré, ou da Vila de Óbidos conhecida pelos seus famosos eventos como as Feiras Medievais, Feiras do Chocolate e Vila Natal. Para auxiliar na temática e para uma melhor compreensão da investigação, é feito inicialmente um breve enquadramento teórico onde é estudado de forma breve alguns assuntos relacionados com a hotelaria e como esta pode ser promotora de um destino turístico. São também analisados alguns conceitos fundamentais à temática, como por exemplo, o conceito dos diversos tipos de património e de turismo.