ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
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- ANSIEDADE PRÉ-OPERATÓRIA E MINDFULNESS– RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIOPublication . Reis, Inês dos Santos; Querido, Ana Isabel FernandesEste relatório apresenta-se como trabalho final de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, do Instituto Politécnico de Leiria. Constitui-se em duas partes de desenvolvimento, referentes às competências adquiridas e desenvolvidas enquanto mestranda desta área. Na primeira parte analisam-se as atividades desenvolvidas durante os ensinos clínicos e estágio realizados, recorrendo a uma metodologia descritiva, analítica e critico-reflexiva, incorporando as experiências vivenciadas e as estratégias aplicadas em cada momento, que permitiram o desenvolvimento das competências previstas para o Enfermeiro Especialista, quer as comuns a todos estes profissionais, quer as específicas para os profissionais especialistas da área da Saúde Mental e Psiquiátrica, definidas pela Ordem dos Enfermeiros. Na segunda parte deste relatório apresenta-se o processo de desenvolvimento de um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem em contexto de internamento hospitalar cirúrgico, com componentes científica e reflexiva, resultantes de um processo de investigação-ação sobre o foco de ansiedade pré-operatória. O referencial teórico emerge da literatura disponível, e o prático da experiência da equipa e o seu parecer referente ao projeto. Esta fase do relatório permite evidenciar a transladação para o contexto prático dos conhecimentos adquiridos no contexto académico, contribuindo assim para a melhoria contínua fundamentada dos cuidados prestados. O desenvolvimento de aprendizagens e competências dos enfermeiros e da própria ciência de enfermagem deve visar as necessidades de cuidados de saúde das pessoas e das populações, e a formação progressiva, contínua e diferenciada dos profissionais deve procurar a excelência dos cuidados, de formas criativas e que simultaneamente satisfaçam o cliente e as instituições prestadoras de cuidados e reguladoras desses. Acredita-se que a formação espelhada neste relatório é congruente com esse princípio e que se traduzirá na melhoria dos cuidados prestados enquanto enfermeira, tendo também contribuído para o desenvolvimento pessoal.
- Ansiedade, Coping Resiliente e Qualidade de Vida das Pessoas com Doença Inflamatória Intestinal: Intervenção do Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Contente, Nancy Cristina Batista; Querido, Ana Isabel FernandesO Relatório Final é um documento elaborado no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde de Leiria, do Instituto Politécnico de Leiria, que resulta de uma análise e reflexão crítica das intervenções da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, na prática clínica que decorreu em três contextos de atuação diferentes (Cuidados na comunidade, Reabilitação psicossocial e Pedopsiquiatria) onde foram desenvolvidas as Competências do Enfermeiro Especialista, as Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e as Competências de Mestre. Foi desenvolvido um Projeto de Melhoria Continua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem: “Ansiedade, Coping Resiliente e Qualidade de Vida das Pessoas com Doença Inflamatória Intestinal: a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica”. Neste âmbito, foi desenvolvido um estudo numa pequena amostra da população-alvo de um hospital, com posterior implementação de um Programa de intervenção psicoterapêutica e posterior avaliação dos resultados desse programa. Os utentes pareceram beneficiar do Programa de intervenção ao nível de todos os diagnósticos levantados. Considera-se que a contribuição apresentada é relevante para a evolução dos cuidados de enfermagem especializados em saúde mental e para investigações futuras, sendo inequivocamente um contexto onde é necessário investimento e a intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
- ARCAS – Arte de Recordar e Celebrar Acontecimentos Significativos: Intervenção baseada na terapia da reminiscênciaPublication . Lopes, Nancy Baptista; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório evidencia o percurso crítico-reflexivo no desenvolvimento e aquisição de competências de Mestre e Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EEESMP). Na primeira parte, contextualiza-se a aprendizagem desenvolvida nos diversos contextos de prática clínica, descrevendo e analisando as práticas e competências comuns, específicas e de mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Na segunda parte, explana-se o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem intitulado: ARCAS – Arte de Recordar e Celebrar Acontecimentos Significativos. Este projeto, visou analisar o impacto de um programa baseado na Terapia da Reminiscência, em pessoas idosas institucionalizadas. Frequentemente, a institucionalização da pessoa idosa envolve processos de elevada carga emocional, ocasionadas não só pelo desenraizamento do seu meio ambiente natural, mas também, pelas vulnerabilidades físicas e psicológicas inerentes ao envelhecimento. Este processo pode afetar a sua saúde mental, predispondo as pessoas idosas a fenómenos de solidão e depressão, que comprometem muitas vezes o seu bemestar, com outcomes de maiores níveis de comorbilidades e mortalidade. O projeto ARCAS, foi elaborado de acordo com o ciclo de Deming. Trata-se de um estudo pré-experimental, de grupo único com uma avaliação pré e pós-intervenção. Recorreu-se à terapia da reminiscência de revisão da vida mediante a estimulação das memórias autobiográficas de valência emocional positiva. Para o efeito, foram planeadas 8 sessões grupais as quais seguiram a sequência cognitivo-comportamental. Na sua globalidade, os dados obtidos revelaram uma diminuição dos níveis de depressão e uma melhoria do bem-estar pós-intervenção. Não obstante, apenas foram identificadas diferenças estatisticamente significativas (p=0.042) em relação à variável solidão. Estes dados reforçam a relevância da intervenção do EEESMP em contexto das Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas. Ressalva-se a necessidade de investir em estudos futuros de natureza experimental, com amostras de maior dimensão para aferir os ganhos em saúde.
- AUTOCONTROLO DA ANSIEDADE NO ADOLESCENTE COM DOR CRÓNICA RELATÓRIO DE ESTÁGIOPublication . Santo, Patrícia Isabel Ribeiro do Espírito; Querido, Ana Isabel Fernandes; Valentim, Olga Maria Martins de SousaEste relatório surge no âmbito do 2º Mestrado de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e pretende evidenciar o desenvolvimento e a consolidação de competências comuns e especializadas do enfermeiro especialista nesta área disciplinar de Enfermagem. Nele reflete-se a componente clínica, académica e profissional que suportada por evidência científica, sustentou o desenvolvimento de competências de prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no cuidar da pessoa ao longo do ciclo vital e da comunidade em que se insere numa perspetiva holística. Na primeira parte do relatório apresenta-se uma descrição breve dos contextos de prática clínica: uma Unidade de Cuidados na Comunidade, um Serviço de Internamento de Psiquiatria e em contexto diferenciado, um Serviço de Internamento de Pedopsiquiatria. Na segunda parte, apresenta-se a reflexão crítica das aprendizagens em contexto de prática clínica e a sua contribuição para o desenvolvimento de competências comuns, especializadas e de mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. A temática do Autocontrolo da ansiedade do adolescente com dor crónica emergiu da sua prática clínica profissional em contexto de ambulatório, assente na evidência que reconhece a elevada prevalência da ansiedade na população pediátrica com dor crónica, em especial nos adolescentes. Foi desenvolvido um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem intitulado MindPower2Pain (MP2P) - Autocontrolo da ansiedade, no Adolescente com Dor Crónica, dirigido à capacitação dos adolescentes para o autocontrolo da ansiedade associada à dor crónica, visando melhorar o atendimento em enfermagem em consulta de dor crónica, constitui a terceira parte deste relatório. Com base no Ciclo de Deming ou PDCA (P-Plan, D-Do, C-Chek e A-Act) e nos Enunciados Descritivos dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem de Saúde Mental, foi desenvolvido um programa de intervenção psicoterapêutica de oito sessões, num grupo de adolescentes com dor crónica. Da sua aplicação resultou a melhoria da aprendizagem de técnicas de autocontrolo da ansiedade; melhoria de competências de Mindfulness; melhoria da aceitação do estado de saúde e satisfação, evidenciando os resultados positivos na redução e controlo da ansiedade. Todo este percurso de aprendizagem, prática e reflexão, permitiu adquirir o conjunto das competências específicas de enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre.
- COMPETÊNCIA EMOCIONAL DOS ENFERMEIROS E A CULTURA DE SEGURANÇA DOS CUIDADOS: PRÁTICA ESPECIALIZADA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICAPublication . Carreira, Solange da Silva; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório final é um elemento integrante do percurso formativo no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (MESMP), da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leira. A primeira parte inclui a caracterização dos diferentes contextos de aprendizagem (contexto de internamento, intervenção comunitária e respostas diferenciadas). Na segunda parte é realizada a análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas nos três contextos clínicos, dando enfoque às competências comuns e competências específicas de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica (EEESMP). Na terceira parte, é apresentada a descrição do projeto de melhoria continua da qualidade dos cuidados de enfermagem, estruturado de acordo com a metodologia do ciclo PDCA (Plan; Do; Check; Act/Adjust). O projeto de melhoria contínua centrou-se na promoção da competência emocional e cultura de segurança dos cuidados, num grupo de onze enfermeiros de um serviço de internamento médico, através da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP). A complexidade associada aos cuidados de saúde exige que os profissionais mobilizem diferentes tipos de competências. Dentro destas, a competência emocional assume-se como um fator de proteção em situações de elevado stresse laboral, produzindo assim impacto na cultura de segurança. Neste sentido, foi desenvolvido um programa formativo de aproximação aos princípios da intervenção psicoeducacional e com recurso à sequência cognitivo-comportamental, constituído por sete sessões grupais: as sessões 0 e 6 eram referentes à pré e pós-intervenção e as restantes cinco sessões centraram-se nas cinco capacidades da competência emocional e em conceitos-chave da cultura de segurança dos cuidados. Na sua globalidade, e apesar de se verificarem algumas melhorias nos scores das capacidades da competência emocional e das dimensões da perceção de cultura de segurança, entre os momentos pré e pós-intervenção, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas. A intervenção do EEESMP contribui para desenvolvimento da competência emocional em contexto laboral, permitindo a adoção de comportamentos adaptativos e o aprimoramento de habilidades de gestão/regulação emocional, elementos fulcrais para o processo de humanização e segurança dos cuidados.
- (Con)Viver com a Doença Inflamatória Intestinal: A prática de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica Especializada na intervenção em utentes com Doença Inflamatória IntestinalPublication . Neto, Telma Filipa Lourenço; Gomes, João Manuel FerreiraConviver diariamente com uma doença crónica como a Doença Inflamatória Intestinal - pode ser incapacitante -; O impacto desta doença acaba por influenciar a forma como os seus portadores vivem o dia a dia, levando a uma diminuição na sua qualidade de vida. A prevalência de pessoas jovens e de meia-idade afetadas por esta patologia tem vindo a aumentar de ano para ano, levando a que muitos dos seus portadores ainda não possuam fatores psicológicos ou estratégias de adaptação eficazes para lidar com os sintomas da mesma. A imprevisibilidade da evolução da doença pode interferir na realização de planos a longo ou a médio prazo, conduzindo a fenómenos de incompreensão do portador da doença por parte da sociedade e dos sistemas que o rodeiam, o que pode acarretar um aumento dos níveis de ansiedade e stress. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica pode desempenhar um papel fundamental no acompanhamento dos utentes portadores de doença inflamatória intestinal, atuando ao nível da sua qualidade de vida e da sua saúde mental, através da capacitação para a autogestão emocional e para promover mecanismos mais adaptativos de ferir os seus processos de saúde/doença. O presente relatório engloba o exercício de análise reflexiva do processo de obtenção de competências comuns de Enfermeiro Especialista e de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, reflete um percurso sustentado por uma prática baseada na evidência e em modelos de enfermagem, resultando no desenvolvimento de intervenções especializadas em contexto de uma Unidade de Cuidados na Comunidade, de um Serviço de Internamento e de uma Unidade de Desabituação. Nestes contextos, a prática especializada resultou da aplicação do processo de enfermagem, tendo por referência os Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem de Saúde Mental.
- Contributos para uma Intervenção Especializada em Contexto Prisional: Stresse e AnsiedadePublication . Alfaiate, Mariana Tomé Pereira; Valentim, Olga Maria Martins de Sousa
- Estimulação Cognitiva como estratégia do autocuidado promovido pelo Cuidador InformalPublication . Costa, Tiago Daniel Silva Pereira da; Carvalho, Daniel Ricardo Simões deNeste relatório é evidenciado o percurso académico realizado para aquisição das competências comuns e específicas Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EEESMP), conforme o definido pela Ordem dos Enfermeiros, publicadas nos regulamentos n.º 515/2018 de 7 agosto, 140/2019 de 6 de fevereiro. Na primeira parte do relatório, será feita uma reflexão sobre a experiência adquirida em três contextos diferentes do ensino clinico (EC), destacando o papel do EEESMP no desenvolvimento de práticas de cuidados inovadoras e eficazes, gestão da qualidade dos cuidados de saúde e promoção de uma prática fundamentada em evidências e ética profissional. Na segunda parte, serão analisadas as atividades realizadas durante os estágios clínicos, adotando uma abordagem descritiva, analítica e de reflexão crítica. Esta seção engloba as experiências obtidas e as estratégias empregadas em momentos diferentes, que facilitaram o desenvolvimento das competências estabelecidas para o Enfermeiro Especialista (EE). Esta abordagem abrange tanto as competências comuns a como as específicas da área de Saúde Mental e Psiquiátrica, conforme definido pela Ordem dos Enfermeiros. Na terceira parte, para o desenvolvimento de competências de investigação será descrito e discutido o projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem (PMCQCE), realizado no contexto de trabalho do estudante, sobre a temática: “Estimulação Cognitva como estratégia do autocuidado promovido pelo cuidador informal”. Para finalizar serão apresentadas as considerações finais com os aspetos mais relevantes deste percurso.
- IMPACTO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DE ENFERMEIROS INFETADOS COM COVID-19 NUM CENTRO HOSPITALARPublication . Esteves, Igor Ricardo Lopes; Tomás, Catarina CardosoEste relatório reflete a componente clínica, académica e profissional que me permitiu adquirir conhecimentos e atribuir um novo olhar sobre o cuidar da pessoa em situação de doença mental, durante o desenvolvimento e treino de competências específicas do enfermeiro especialista na área da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O surto de COVID-19 desafiou o sistema de cuidados de saúde globais e nacionais e demonstrou que, em situações de grande pressão, pode comprometer gravemente o bem-estar dos profissionais de saúde. De acordo com a literatura, os enfermeiros parecem ser os profissionais de saúde que enfrentam mais problemas psicológicos como consequência do surto de COVID-19. No âmbito deste projeto, pretendo então conhecer o estado da saúde mental dos enfermeiros infetados do Hospital da região Centro, durante a pandemia, em particular, indicadores de ansiedade, depressão e stress, bem como identificar estratégias de coping nesta população. Os resultados obtidos neste projeto, embora não possíveis de generalizar, sublinham os níveis moderados de ansiedade, depressão e stress em enfermeiros, em especial aqueles infetados com COVID-19. Após a aplicação do projeto de melhoria contínua, os enfermeiros apresentam valores mais baixos na escala EADS-21 e um aumento do uso das estratégias de coping adaptativas, avaliadas pela Brief-Cope.
- Impacto de uma intervenção promotora da comunicação terapêutica eficaz em enfermeiros de uma Unidade de HemodiálisePublication . Vieira, Erica Vanessa de Oliveira Frazão; Gomes, José Carlos RodriguesO presente documento surge no âmbito da unidade curricular Estágio de Natureza Profissional com Relatório, integrada no Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, para obtenção do grau de mestre e do título de especialista em ESMP, reconhecido pela Ordem dos Enfermeiros (OE). O relatório objetiva a caracterização dos contextos da prática clínica especializada (internamento, respostas diferenciadas e comunitário), onde se desenvolveram os ensinos clínicos, a reflexão crítica sobre o desenvolvimento de competências especializadas, definidas pela OE tendo por base a evidência científica disponível, bem como o processo e os resultados obtidos com o desenvolvimento de um projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem. Na Parte I apresentam-se os referenciais teóricos nos quais se baseou a minha prática, na Parte II são caracterizados os contextos da prática clínica, na Parte III são analisadas de forma crítico-reflexiva as atividades desenvolvidas relacionando-as com as competências comuns e específicas adquiridas, e na Parte IV detalha-se o projeto de melhoria contínua desenvolvido. Este último, seguiu a metodologia de projeto e tinha como objetivos: obter indicadores relativos às competências comunicacionais dos enfermeiros; promover a capacidade de gestão das emoções nos enfermeiros; e promover uma comunicação terapêutica eficaz entre os enfermeiros, submetidos ao plano de intervenção, e os utentes com insuficiência renal crónica sob hemodiálise, numa perspetiva de um cuidado centrado no doente. Foi definido um programa de intervenção de base socioterapêutica, com recurso a algumas atividades psicoterapêuticas e psicoeducacionais, composto por 8 sessões, que procurou responder à questão de investigação “Quais as competências comunicacionais promotoras de uma comunicação terapêutica eficaz num grupo de enfermeiros em Hemodiálise?”. Com a implementação do programa, em duas clínicas de hemodiálise, foram avaliadas dimensões da agressividade e da inteligência emocional, assim como observadas as competências comunicacionais dos enfermeiros, aquando do momento de conexão dos utentes. A intervenção resultou numa melhoria da componente sociocognitiva das emoções, mantendose a homogeneidade observada inicialmente em relação à agressividade. Apurou-se também uma maior utilização de técnicas de comunicação verbal e não verbal e verificou-se uma melhoria no valor terapêutico autónomo da comunicação. Atesta-se a influência da inteligência emocional nos processos comunicacionais. Verifica-se que enfermeiros com a componente sociocognitiva das emoções mais desenvolvida, e com maior empatia, estabelecem mais facilmente uma comunicação terapêutica eficaz.