Browsing by Issue Date, starting with "2023-02-01"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Promoção do Autocuidado: ferramentas que cuidam de mim para cuidar de ti!Publication . Vitorino, Joel Vieira; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusEste relatório é realizado no âmbito do mestrado com especialização em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, e com ele pretende-se evidenciar o desenvolvimento e consolidação de competências comuns e da prática especializada do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Foi realizada uma breve contextualização dos contextos da prática clínica onde foram desenvolvidos os diferentes ensinos clínicos – ensino clínico em unidade de internamento de agudos, numa unidade de cuidados na comunidade e numa unidade de cuidados diferenciados – seguindo-se a análise crítico-reflexiva acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Na segunda parte apresenta-se um projeto de melhoria dos cuidados de enfermagem que surge a partir da identificação de um problema experienciado na prática clínica em ensino clínico. A promoção do autocuidado foi encarada como intervenção protetora do desenvolvimento de fenómenos laborais como o absentismo, presentismo, fadiga por compaixão e Burnout, que resultam em elevados custos sociais e para a saúde individual, em especial para a saúde mental. Foram por isso dirigidas intervenções cientificamente validadas a um conjunto de focos de saúde mental (autoeficácia, resiliência, relacionamentos, autocuidado, autoconhecimento e esperança) que podem constituir-se como mediadores do surgimento dos fenómenos apresentados. A experiência decorrente do exercício nas diferentes realidades de ensino clínico, face à multiplicidade de oportunidades de aprendizagem em ambiente supervisado, permitiu a mobilização de vastas competências numa atitude de constante desenvolvimento, científico, técnico e humano. Terminado este percurso, concluo que se revelou enriquecedor pela oportunidade de desenvolvimento profissional de acordo com as orientações científicas capazes de sustentar uma prática de segurança, qualidade e prossecutora da excelência.
- A review of conventional and emerging technologies for hydrogels sterilizationPublication . S. A. Bento, Cristiana; C. Gaspar, M.; Coimbra, Patrícia; de Sousa, Hermínio C.; E. M. Braga, MaraHydrogels are extensively used in the biomedical field, as drug delivery systems, wound dressings, contact lenses or as scaffolds for tissue engineering. Due to their polymeric nature and the presence of high amounts of water in their structure, hydrogels generally present high sensitivity to terminal sterilization. The establishment of an efficient sterilization protocol that does not compromise the functional properties of the hydrogels is one of the challenges faced by researchers when developing a hydrogel for a specific application. Yet, until very recently this aspect was largely ignored in the literature. The present paper reviews the state of literature concerning hydrogels sterilization, compiling the main findings. Conventional terminal sterilization methods (heat sterilization, radiation sterilization, and gas sterilization) as well as emerging sterilization techniques (ozone, supercritical carbon dioxide) are covered. Considerations about aseptic processing are also included. Additionally, and as a framework, hydrogels’ polymeric materials, types of networks, and main biomedical applications are summarily described.
- Ansiedade, Coping Resiliente e Qualidade de Vida das Pessoas com Doença Inflamatória Intestinal: Intervenção do Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Contente, Nancy Cristina Batista; Querido, Ana Isabel FernandesO Relatório Final é um documento elaborado no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde de Leiria, do Instituto Politécnico de Leiria, que resulta de uma análise e reflexão crítica das intervenções da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, na prática clínica que decorreu em três contextos de atuação diferentes (Cuidados na comunidade, Reabilitação psicossocial e Pedopsiquiatria) onde foram desenvolvidas as Competências do Enfermeiro Especialista, as Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e as Competências de Mestre. Foi desenvolvido um Projeto de Melhoria Continua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem: “Ansiedade, Coping Resiliente e Qualidade de Vida das Pessoas com Doença Inflamatória Intestinal: a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica”. Neste âmbito, foi desenvolvido um estudo numa pequena amostra da população-alvo de um hospital, com posterior implementação de um Programa de intervenção psicoterapêutica e posterior avaliação dos resultados desse programa. Os utentes pareceram beneficiar do Programa de intervenção ao nível de todos os diagnósticos levantados. Considera-se que a contribuição apresentada é relevante para a evolução dos cuidados de enfermagem especializados em saúde mental e para investigações futuras, sendo inequivocamente um contexto onde é necessário investimento e a intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.