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- ANSIEDADE PRÉ-OPERATÓRIA E MINDFULNESS– RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIOPublication . Reis, Inês dos Santos; Querido, Ana Isabel FernandesEste relatório apresenta-se como trabalho final de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, do Instituto Politécnico de Leiria. Constitui-se em duas partes de desenvolvimento, referentes às competências adquiridas e desenvolvidas enquanto mestranda desta área. Na primeira parte analisam-se as atividades desenvolvidas durante os ensinos clínicos e estágio realizados, recorrendo a uma metodologia descritiva, analítica e critico-reflexiva, incorporando as experiências vivenciadas e as estratégias aplicadas em cada momento, que permitiram o desenvolvimento das competências previstas para o Enfermeiro Especialista, quer as comuns a todos estes profissionais, quer as específicas para os profissionais especialistas da área da Saúde Mental e Psiquiátrica, definidas pela Ordem dos Enfermeiros. Na segunda parte deste relatório apresenta-se o processo de desenvolvimento de um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem em contexto de internamento hospitalar cirúrgico, com componentes científica e reflexiva, resultantes de um processo de investigação-ação sobre o foco de ansiedade pré-operatória. O referencial teórico emerge da literatura disponível, e o prático da experiência da equipa e o seu parecer referente ao projeto. Esta fase do relatório permite evidenciar a transladação para o contexto prático dos conhecimentos adquiridos no contexto académico, contribuindo assim para a melhoria contínua fundamentada dos cuidados prestados. O desenvolvimento de aprendizagens e competências dos enfermeiros e da própria ciência de enfermagem deve visar as necessidades de cuidados de saúde das pessoas e das populações, e a formação progressiva, contínua e diferenciada dos profissionais deve procurar a excelência dos cuidados, de formas criativas e que simultaneamente satisfaçam o cliente e as instituições prestadoras de cuidados e reguladoras desses. Acredita-se que a formação espelhada neste relatório é congruente com esse princípio e que se traduzirá na melhoria dos cuidados prestados enquanto enfermeira, tendo também contribuído para o desenvolvimento pessoal.
- Gestão Cultural dentro de um Circuito. «O Serviço Educativo da Braga Media Arts»Publication . Simões, Carina Sofia da Costa; Franco, Orlando Miguel Gaspar; Pinto, Sílvia Raquel BarrosO presente relatório tem como foco apresentar o conjunto de atividades desenvolvidas no contexto do projeto de estágio do Mestrado em Gestão Cultural, que decorreu no Serviço Educativo (SE), da Braga Media Arts (BMA), em Braga, no período de 3 meses. Foi objetivo deste estágio assessorar a equipa da BMA ao nível da programação e da gestão do seu SE. Neste contexto, foi possível observar que o SE da BMA tem uma identidade própria intitulada “Circuito”. Na origem deste espaço do SE foi considerada a criação de uma plataforma, com o intuito de potenciar um conjunto de ligações, designadamente, ao nível dos seus principais atores. Considerando aqui, os autores/criadores/artistas, os curadores, os críticos e os investigadores no domínio específico das Media Arts. Desta experiência vivida no “Circuito” resulta um estágio multifacetado, tanto ao nível das áreas de aprendizagem, como nos domínios de atuação, em particular nas metodologias adotadas nas componentes relativas à prática profissional e ao nível do domínio de investigação. A natureza deste espaço possibilitou o contacto com projetos de diferentes dimensões, dos quais destacaremos a “Bienal de Arte e Tecnologia”. Esta Bienal apresentou-se como um cenário exploratório de grande dimensão, que potenciou aprendizagens enriquecedoras onde foram colocadas em prática competências ao nível de observação, da análise e da gestão. Foi, ainda, objetivo deste estágio analisar os projetos realizados pelo “Circuito”, no sentido de obter dados com a pretensão de identificar quais as características diferenciadoras deste espaço face a projetos existentes nos Serviços Educativos de outras instituições.