ESTG - Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação Médica
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Browsing ESTG - Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação Médica by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática"
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- Adaptação do sistema de gestão de doentes do Centro Hospitalar de Leiria ao sistema integrado de gestão hospitalar SONHO V2Publication . Pedro, Vitor Manuel Loureiro; Domingues, Patrício Rodrigues; Roxo, Francisco VelezPara contrariar a elevada despesa na área da saúde, Portugal, à semelhança de outros países implementou diversas políticas de sustentabilidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS), manifestando sempre a vontade de manter a equidade na prestação de cuidados de saúde aos utentes. Uma das medidas mais significativas é a reorganização das unidades de saúde, nomeadamente ao nível dos sistemas de informação. De facto, os sistemas de informação são tidos como elementos de grande relevo para se alcançar a sustentabilidade na saúde. A sua importância manifesta-se através da disponibilidade de indicadores, procurando maximizar a eficiência de outros recursos humanos e materiais, e simultaneamente, minimizar os custos induzidos por esses mesmos sistemas de informação. Neste contexto, o despacho nº 12071/2013 visa a uniformização dos sistemas de informação das unidades de saúde em Portugal com o objetivo de permitir interoperabilidade entre sistemas e instituições e reduzir custos através da economia de escala. Deles dependem a continuidade do negócio, sendo que as falhas podem representar avultados prejuízos económicos e humanos. A reorganização administrativa e geográfica do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) significa compreender a sua posição na prestação de cuidados de saúde relativamente à sua composição organizacional de prestação de cuidados. A adaptação dos processos do software de Gestão de Doentes no SIGED aos processos no SONHO V2 deve iniciar-se com uma avaliação da infraestrutura física do CHL e das necessidades de equipamentos a adquirir de acordo com as especificações dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Contudo, mais relevante do que a componente de equipamentos, é o estudo e análise aprofundada dos atuais processos de gestão de doentes e das necessidades a cumprir para efetuar a adaptação dos processos de software de gestão de doentes ao sistema SONHO V2. Este projeto estuda os serviços de Urgência Geral, Consulta Externa e Internamento, analisando o atual sistema SIGED e o futuro sistema SONHO V2. O enfoque do estudo é a elaboração da análise comparativa da cobertura processual entre o atual software SIGED e o futuro SONHO V2. vi Neste projeto identificam-se as vantagens da implementação do SONHO V2 no contexto da interoperabilidade semântica com os outros sistemas de informação do CHL. O maior contributo centra-se nas principais considerações do processo de migração do SIGED para o SONHO V2. O documento comporta ainda algumas recomendações sobre eventuais desenvolvimentos que permitam otimizar e enriquecer o SONHO V2 no contexto do CHL.
- Aplicações de telemedicina usando WEBRTCPublication . Barranca, Joaquim José Abrantes Pinto Bernardes; Silva, Catarina Helena Branco Simões; Antunes, Mário João GonçalvesO uso das tecnologias de informação e comunicação em Portugal na área médica tem tido um grande aumento nas últimas décadas. Tal pode constatar-se a vários níveis, como sejam a implementação crescente e em larga escala de sistemas de informação em hospitais e centros de saúde, o desenvolvimento de aplicações para auxiliar a análise dos principais meios complementares de diagnóstico, a receita eletrónica e o registo de paciente eletrónico, apenas para citar alguns exemplos. A procura crescente de profissionais de saúde de várias especialidades tem tido um aumento considerável nos últimos anos. Por um lado, a população está cada vez mais envelhecida, por via do aumento da esperança média de vida. Por outro lado tem aumentado a preocupação com a saúde e o bem estar próprio dos cidadãos, levando-os a recorrer mais vezes e a mais especialidades do que no passado. O êxodo da população do interior do país para os grandes centros no litoral, complementado pelas políticas orçamentais restritivas na área da saúde, tem acentuado as diferenças de prestação de cuidados de saúde a toda a população do país, de forma equitativa e eficaz. Para tal tem ainda contribuído o emagrecimento dos orçamentos dos hospitais e a pressão para que estes cumpram as metas de produtividade definidas, com custos cada vez mais reduzidos. Um dos contributos das tecnologias de informação para mitigar o afastamento entre o paciente e os profissionais de saúde, consiste na implementação de soluções de consulta "à distância", com a utilização de vídeo e voz, através de aplicações de telemedicina. Ao nível da teleconsulta e da telemedicina têm existido alguns avanços significativos, sendo possível encontrar alguns casos de sucesso na utilização destes meios para facilitar o acesso generalizado de toda a população a cuidados médicos de saúde. Constata-se contudo que as aplicações usadas são geralmente proprietárias, carecem de instalação de software específico, muitas vezes proprietário e por vezes com custos para as entidades que disponibilizam o serviço. Por exemplo, a utilização de uma ligação por Skype para uma teleconsulta obriga a que a aplicação esteja instalada em ambos os computadores (médico e paciente). Nesta dissertação apresenta-se uma solução de telemedicina baseada na Application Programming Interface (API) Web Real-Time Comunication (WebRTC), que permite o envio de voz e imagem entre dois browsers usando os protocolos de comunicação na Web. Além do vídeo e da voz foram integrados na aplicação duas funcionalidades particularmente interessantes numa teleconsulta: envio bidirecional de ficheiros (por exemplo, ficheiro PDF com o resultado das últimas análise que o paciente realizou) e desenho num "quadro branco", permitindo ao paciente ou ao médico ilustrarem de forma livre algum aspeto associado à consulta em causa. A aplicação utiliza exclusivamente componentes de software opensource e apenas necessita que ambos os computadores tenham instalado um browser de acesso à Web que suporte a comunicação por WebRTC, como o Google Chrome ou o Firefox. Pretende-se desta forma facilitar o acesso aos serviços de telemedicina evitando a instalação e configuração de software específico, bem como reduzir os custos através de soluções opensource com licença General Public License (GPL) e isenta de custos. Foram realizados alguns testes de aceitação da solução, em ambiente hospitalar. Genericamente, pretendeu-se validar o funcionamento da API WebRTC, aferir sobre a aceitação das funcionalidades implementadas e identificar obstáculos técnicos à sua implementação na rede de um hospital ou centro de saúde. Embora tenham sido identificados alguns problemas na comunicação, resultantes maioritariamente do tipo de configurações da rede em que os computadores estavam instalados, os resultados globais obtidos são bastante promissores, dando-nos boas perspetivas quanto à sua implementação em ambiente de produção.
- Arquitetura empresarial aplicada em Hospital público: prova de conceito no processo de marcação de consultaPublication . Silvério, Ana Ligeiro; Rijo, Rui Pedro Charters Lopes; Martinho, Ricardo Filipe GonçalvesEsta dissertação visa apresentar uma prova de conceito em como uma arquitetura empresarial pode beneficiar o processo de marcação de consultas numa organização de saúde. Com o intuito de contextualizar este trabalho começa-se por traçar uma panorâmica sobre os sistemas de saúde em Portugal e de que forma o processo de marcação de consultas está a ser debatido atualmente. São apresentados também os potenciais benefícios para o setor na ótica de monitorização de processos e auxílio na sua gestão. De forma a dar suporte a este trabalho, na revisão de literatura é apresentada uma perspetiva histórica e de evolução do conceito de arquitetura empresarial. Indicam-se os trabalhos iniciais de investigação, bem como os seus autores e os temas relevantes. De seguida apresentam-se os trabalhos mais recentes nesta área e entidades. São também desenvolvidas em detalhe as subáreas inerentes a uma arquitetura empresarial, bem como os principais trabalhos realizados e conceitos. O presente trabalho teve como base o levantamento do processo de marcação de consultas atual (“As Is”) num hospital público de grande dimensão, já parcialmente realizado em trabalhos anteriores de dissertação, e a seleção da norma e respetiva ferramenta de Arquitetura Empresarial para a elaboração da prova de conceito. O processo de marcação de consulta é um processo considerado crítico pelos Hospitais em geral e pela tutela do Serviço Nacional de Saúde, tendo sido por isso selecionado para o presente trabalho. Associado ao processo, definiu-se a arquitetura empresarial atual que o suporta. Por fim, estabeleceu-se a relação entre processo-arquitetura empresarial-indicadores de desempenho. A prova de conceito foi realizada de forma a aplicar uma lógica de recálculo no processo de marcação de consultas, com o objetivo de identificar a relação dos indicadores de desempenho com os elementos do processo. Esta prova de conceito representa a base para o desenvolvimento de um processo de melhoria contínua nos processos de negócio e nos sistemas de informação de suporte. É possível concluir com este trabalho que a aplicação dos conceitos de arquitetura empresarial favorecem a monitorização dos processos bem como a sua melhoria. Os elementos do processo de marcação de consultas estão expostos a fatores de risco e fatores condicionais do processo em si. É por isto necessário criar um mecanismo que os consiga identificar e processar. No entanto, é possível concluir que para que o processo de recálculo dos indicadores seja mais robusto e com melhores outcomes se devem identificar todos os riscos e fatores a que os elementos do processo estão expostos e considerá-los na prova de conceito.
- Caracterização de uma fila de espera de um serviço hospitalar - um estudo de casoPublication . Carvalho, Mário João Dias; Santos, Rui Filipe Vargas de SousaEste estudo tem como principal objetivo caracterizar as filas de espera do serviço de urgência de uma unidade de saúde, mais concretamente do Hospital de Santo André (HSA) que pertence ao Centro Hospitalar de Leiria. A caracterização foi feita recorrendo aos dados sobre o percurso dos utentes, durante o ano de 2014, no que diz respeito à hora de chegada ao hospital, hora de admissão, hora de triagem, classificação do utente na triagem, hora de consulta, hora de saída, bem como outras medidas e/ou características que influenciam o tempo que um utente permanece nas urgências. Neste sentido, inicialmente fez-se um estudo sobre a teoria das filas de espera e sobre os diversos modelos existentes. Considerando o número de servidores, as distribuições estatísticas dos tempos de chegada e tempos de espera, a disciplina das filas e as várias fases do sistema, adequou-se o modelo apropriado ao caso de estudo. Implementando a simulação, através do software R, criou-se uma matriz com os dados dos utentes comparando-os com os dados da base de dados fornecida. Parte essencial da simulação foi a componente das prioridades que, através do sistema de Triagem de Manchester, classifica os utentes segundo a sua urgência. Esta simulação permitiu criar vários cenários e, assim, obter conclusões de modo a contribuir para um melhor conhecimento do comportamento do sistema e sobre a eficiência das filas de espera do serviço de urgência do HSA. Deste modo, o principal objetivo deste estudo será fornecer informação relevante que permita investigar eventuais melhoramentos de eficiência no funcionamento do serviço, aumentando, por outro lado, a satisfação dos utentes, no sentido que permitirá encontrar o equilíbrio entre o custo associado à prestação do serviço e o custo inerente à espera até obter esse serviço.
- Conceção e implementação de um website para um centro hospitalarPublication . Santos, Marisa Alexandra Monteiro dos; Piedade, Maria Beatriz GuerraAo longo dos anos a utilização da Internet foi crescendo a um grande ritmo dando origem a um aumento exponencial de informação e de serviços. Hoje em dia recorremos à Internet para desempenhar múltiplas funções que vão desde a procura de informação, à comunicação, ou para assistimos a conteúdos televisivos. Atualmente a maioria das instituições, organizações e empresas possuem uma presença na Internet através de websites, facto este que se tornou um requisito obrigatório. As instituições hospitalares também sentiram a necessidade de terem um website para publicitarem e divulgarem os seus serviços de forma a permitirem que as pessoas tomem melhores decisões relativamente à sua saúde e à dos seus familiares. O website proposto neste projeto pretendeu ser uma evolução do website disponibilizado pelo Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) respondendo a questões tecnológicas atuais, nomeadamente as relacionadas com o acesso mobile, a questões de acessibilidade e a questões de design. Neste projeto são apresentados e discutidos os resultados do processo de conceção e desenvolvimento do website que foi suportado pela metodologia Extreme Programming (XP). O processo de avaliação e de validação do website permitiu comprovar a utilidade, usabilidade e acessibilidade do website desenvolvido para o CHMT.
- Exporting data from an openEHR repository to standard formatsPublication . Almeida, Jorge Daniel Borges Brilhante; Correia, Ricardo João CruzWith the healthcare sector computerization, a large amount of data is produced from medical encounters, therapeutic outcomes and other aspects of healthcare provider’s organizations current activity. Decision support systems cover several methodologies and approaches that may be applied to the healthcare sector and, since that they store and analyze data in a tabular format, it becomes necessary to assure that data sources with different data representations can be used to feed these systems. The present work focuses on the development of a methodology to export data from an openEHR repository to standard formats through a software tool which adapts itself to different data sources for later exploration in statistical and decision support systems. From use case and requirements analysis to the efective development of the tool, several steps were performed to document progress and to ground conclusions regarding operational test data. Obtained results indicate that this data export is feasible, but also highlight the need to define parameters so that the tool may function.
- A Gestão da mudança em sistemas de Informação: a migração do sistema de gestão de doentes para aaplicação SONHO V2 no Centro Hospitalar de Leiria, EPEPublication . Marto, Vítor Manuel Antunes; Rijo, Rui Pedro Charters Lopes; Martinho, Ricardo Filipe GonçalvesA migração do sistema de Gestão de Doentes para a aplicação SONHO V2 foi o maior projeto de sempre na história do Centro Hospitalar de Leiria, EPE na área de Sistemas de Informação, com um enorme impacto em todos os processos da organização relacionados com a Prestação de Cuidados aos Utentes e alguns Processos Financeiros. Esta migração decorreu ao longo de 3 anos, começou com a identificação da necessidade de migrar para o SONHO V2, passou pelas fases de Configuração, Pré-arranque, Arranque, Pós-Arranque e terminou no Acompanhamento da mudança. Em cada uma destas etapas temporais foram abordadas as mudanças de diferentes componentes: Hardware, Software, Conhecimento, Predisposição e Processos. Com base numa revisão da literatura, é feita a análise desta mudança sob vários aspetos: as dimensões da mudança, os motivos, a sua classificação segundo a taxa de ocorrência, extensão e grau de planeamento, a comunicação, a resistência à mudança, as etapas, as estratégias adotadas, a posição estratégica da aplicação, os fatores críticos de sucesso, o papel dos gestores da mudança, os processos de mudança e a matriz impacto / esforço. É proposto um modelo de análise da mudança, que destaca a componente de Predisposição dos utilizadores, e é avaliada a adaptabilidade deste modelo à realidade desta migração, comparando-o igualmente com modelos de referência na literatura internacional, verificando-se o seu alinhamento.
- Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradoresPublication . Silva, Francisco Xavier Mendes da; Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dosEste projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Gestão de Sistema de Informação Médica em parceria com uma instituição organizacional, a Deloitte. Com base nestas duas entidades foi possível a correlação entre uma parte técnica e outra teórica. O objetivo proposto deste projeto é associar toda a teoria baseada na gestão do conhecimento empresarial com todos os desenvolvimentos práticos efetuados na Deloitte, para que desta forma se pudesse perceber de que forma é que a gestão e transmissão de conhecimento numa empresa beneficia tanto os colaboradores como a própria empresa. O projeto tem duas grandes componentes: uma mais teórica e outra de caráter mais prático. Assim, para o desenvolvimento teórico recorri a livros, artigos, jornais, revistas e websites. De referir, que foi através deste conjunto de dados que foi possível realizar uma compilação de todas as informações mais relevantes associadas a este projeto. No contexto prático tive a oportunidade de ingressar numa empresa bastante conceituada, a Deloitte, na qual desenvolvi diversas tarefas ao longo deste estágio. Inserido na equipa de consultoria SAP, todo o desenvolvimento prático relacionou-se com diferentes tipos de negócio/área, ou seja, bancos, seguradoras, entidades de saúde e até supermercados. De salientar que todas estas tarefas desenvolvidas para estes tipos de negócio têm um ponto importante em comum, para além da tecnologia subjacente que é o sistema SAP e toda a configuração e programação envolvida neste tipo de sistemas, que é a transferência e conhecimentos técnicos/teóricos adquiridos. Através deste estudo e desta relação entre teoria e prática consegui chegar a conclusões bastantes relevantes. Com a aplicação de estratégias de gestão de conhecimento em empresas existe uma panóplia de vantagens para a própria empresa, bem como para os seus colaboradores. O facto de os colaboradores estarem em constante aprendizagem produz-lhes uma grande margem de crescimento tanto a nível pessoal como profissional, garantindo desta forma a não estagnação. Já para as empresas, prevê-se que numa fase inicial não tenha lucro com os colaboradores, uma vez que os tem que instruir técnica e teoricamente, mas ao longo do tempo esta perda irá traduzir-se em rentabilidade, confiança dos clientes, rigor nas tarefas desenvolvidas e consequentemente, lucro para a empresa.
- Impact of using mobile handheld technology in health care delivery: a systematic reviewPublication . Martins, Diogo Rafael Bento; Rodrigues, Pedro Pereira; Correia, Ricardo João CruzObjectives: To systematically review studies assessing the impact of using mobile handheld technology in health care delivery, since their use has been growing exponentially in the last years, and it seems to have beneficial effects, not only for health professionals, but also for patients and institutions. Methods: This systematic review was conducted in accordance with PRISMA guidelines. Electronic databases including MEDLINE, PubMed, ISI Web of Knowledge, and Scopus were searched for papers published between 2000 and 2016. All study designs were considered for inclusion. Data was extracted from each study regarding study sample characteristics, design, and main results. Quality of included studies was appraised using the QATSDD 16-item quality assessment tool. Results: From 2426 abstracts, 39 were deemed eligible for inclusion, and evidence for the effectiveness of using handheld technology in health care delivery was obtained. Ten (26%) studies reported outcomes concerning clinical issues (medication prescription and clinical decision support), 7 (18%) studied team management issues (communication and time management), 7 (18%) information management issues, and 22 (56%) exposed evidence regarding patterns of use. The majority of studies found benefits for all of these issues. Studies, however, presented low quality scores (median=21, range=11-32). Main conclusions: The use of handheld technology in health care delivery appeared to be effective in promoting a wide range of clinical, team management, and information management dimensions. However, further studies with higher levels of quality and assessing different outcomes are needed in order to consolidate the scientific evidence regarding its effectiveness in health care delivery.
- Integração do Hospital de Alcobaça: do Centro Hospitalar do Oeste para o Centro Hospitalar de LeiriaPublication . Simões, Paulo Jorge Gaspar; Maximiano, Marisa da SilvaO principal objetivo do presente documento consiste em apresentar e descriminar o trabalho desenvolvido na área de sistemas de informação, durante o processo de integração do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira, no Centro Hospitalar Leiria Pombal E.P.E. O processo de integração deste hospital foi transversal a todos os serviços: Recursos Humanos, Gestão Financeira, Aprovisionamento, Gestão Doentes, Serviços Médicos e de Enfermagem, Meios Complementares de Diagnostico, Serviço de Instalações e Equipamentos. Na base deste processo esteve o Gabinete de Sistemas de Informação que em conjunto com o Serviço de Gestão de Doentes delinearem o plano de trabalho faseado, de forma a ser possível na data especificada pela tutela (Ministério da Saúde), avançar com este hospital devidamente integrado no Centro Hospitalar Leiria Pombal. Havia como objetivo que a transição fosse o mais transparente possível para os utentes e profissionais de saúde, de forma a não existir qualquer falha de serviço, que de alguma forma pudesse comprometer o funcionamento normal da unidade hospitalar que serve os doentes 24 horas por dia. Para garantir este objetivo foram definidas sete fases no processo de integração de ambos os hospitais, as quais serão detalhadas. Estas fases foram identificadas e planeadas pela equipa responsável pelo processo e correspondem às seguintes fases: Fase 1 - Prélevantamento, Fase 2 - Comunicações, Fase 3 - Levantamento exaustivo das existências e necessidades, Fase 4 - Parametrizações, Fase 5 - Importação de dados e Formação, Fase 6 - Arranque e por fim a Fase 7 – Acompanhamento e Apoio.