ESTG - Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação Médica
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESTG - Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação Médica por data de Publicação
A mostrar 1 - 10 de 31
Resultados por página
Opções de ordenação
- Análises clínicas compostas: um estudo crítico via simulaçãoPublication . Granado, Ana Cristina Matias; Santos, Rui Filipe Vargas de SousaAnálises clínicas compostas podem ser aplicadas com o objetivo de economizar recursos quando se pretende classificar uma população (identificar todos os indivíduos infetados) na qual a taxa de prevalência é diminuta, apesar de reduzir a fiabilidade da classificação. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo comparar o desempenho de várias metodologias de classificação (ensaios individuais, metodologia de Dorfman, algoritmos hierárquicos e testes baseados em arrays com e sem master pool), nomeadamente o custo relativo (número esperado de testes para a classificação de cada indivíduo) e a probabilidade de existência de erros de classificação (medida pela especificidade e pela sensibilidade de cada metodologia). Assim, as usuais técnicas de simulação (realizadas recorrendo ao software estatístico R) foram aplicadas a populações com distintos cenários, usando diferentes taxas de prevalência, várias dimensões do grupo, bem como diversos níveis de sensibilidade e de especificidade. Ao longo deste trabalho foi assumido que o agrupamento dos sangues (criação do sangue composto) não afeta a probabilidade de má classificação (ausência do efeito de diluição), como é comprovado por muitas análises qualitativas (presença ou ausência da infeção). As simulações realizadas mostram que os testes compostos só podem ser recomendados em casos com baixas taxas de prevalência e baixas probabilidades de erros de classificação, sendo possível identificar a metodologia mais adequada para cada caso em função da sua taxa de prevalência, sensibilidade e especificidade. Além disso, sempre que a taxa de prevalência, a sensibilidade e a especificidade são conhecidos (ou, pelo menos, estimativas razoáveis estão disponíveis), simulações podem ser realizadas para identificar a metodologia mais adequada, e, deste modo, encontrar um ponto de equilíbrio entre o custo e a fiabilidade da classificação.
- Modelação de processos na otimização do agendamento hospitalarPublication . Nunes, Ana Catarina Cardoso; Martinho, Ricardo Filipe Gonçalves; Rijo, Rui Pedro Charters LopesTendo em consideração que os Sistemas de Informação (SI) são em muitas áreas de negócio ferramentas base de apoio às tarefas dos colaboradores, é importante analisar de que forma estas ferramentas podem ajudar na otimização dos processos de trabalho. A área da saúde tem necessidades críticas de otimização dos seus recursos humanos por forma a garantir cada vez mais um melhor atendimento ao utente. Neste trabalho é proposta a análise dos processos de trabalho do agendamento de consultas e exames numa instituição hospitalar pública, fazendo uma análise quantitativa da complexidade destes processos. A análise realizada tem como base as tarefas executadas pelos recursos humanos e pelos SI e as decisões tomadas durante o processo de trabalho. A análise terá como indicadores a complexidade dos processos de negócio e a produtividade destes. A complexidade é medida através do Control Flow Complexity que se baseia nas decisões existentes e no número de opções possíveis no processo de trabalho. A produtividade é apresentada com base em indicadores oficiais da produção da instituição. Para documentar os processos de trabalho existentes e os processos de trabalho propostos, foi utilizada a notação Business Process Model and Notation (BPMN). A reengenharia dos processos de trabalho foi realizada com o foco automatização de tarefas com os Sistemas de Informação. No cálculo das métricas sobre os processos de trabalho propostos, foi possível verificar que a complexidade e o número de tarefas não afetado de forma significativa. Relativamente à produtividade não foi possível fazer uma análise comparativa visto o projeto ainda se encontrar na fase de implementação. Pode-se concluir com este estudo que é possível avaliar os processos de trabalho e medir o impacto das alterações a estes de duas perspetivas distintas: otimização do processo e os proveitos que a instituição obtém dessa otimização. No entanto pode-se concluir também que para que a reengenharia e a consequente análise de complexidade seja realizada de forma mais otimizada é necessário avaliar as tarefas do utilizador e dos SI de forma independente, pois as suas decisões têm impactos distintos nos processos.
- Projectos de consultoria em SAP e tecnologias microsoft: análise e desenvolvimento de soluções de software à medidaPublication . Sismeiro, Luís Filipe Leal; Gonçalves, Dulce Cristina Santos IriaÀ medida que a sociedade evolui, também as profissões evoluem com ela. Uma profissão que tem crescido de forma notável é a de consultor na área das tecnologias de informação. De facto, há alguns anos atrás, esta profissão não tinha o relevo que tem na actualidade, pois com a evolução das tecnologias da informação, as ferramentas ao dispor das empresas diversificaram-se e como tal, a mão-de-obra vai-se especializando nestas ferramentas. As empresas, na impossibilidade de contratar mão-de-obra para instalar, manter e evoluir todas as suas ferramentas, recorrem cada vez mais à experiência de consultores externos; estes são contratados para realizar tarefas específicas que as empresas não têm capacidade de executar com os próprios recursos e a sua ligação com estas entidades termina após a conclusão destas tarefas. Cada vez mais as empresas procuram tirar o máximo partido das ferramentas informáticas à sua disposição e os sistemas de Enterprise Resource Planning não são excepção. À medida que os utilizadores vão usufruindo dos sistemas, surgem novas necessidades que, depois de colmatadas, permitem a sua optimização. Além disso, com a alteração das leis, é preciso adaptar os sistemas para que estes evoluam e possam reflectir os novos requisitos legais. Com o aumento da regulação bancária, as entidades bancárias são obrigadas a comunicar informação sobre as suas finanças ao Banco de Portugal, de modo a que o banco possa analisar a saúde financeira das entidades e emitir recomendações sobre a sua forma de actuar. Esta nova forma de comunicação será efectuada por meio de relatórios em eXtended Business Reporting Language (XBRL). Pretende-se caracterizar a profissão de consultor e apresentar alguns projectos realizados enquanto consultor numa consultora de grande dimensão.
- Prestação de serviços - gestão de service level agreementsPublication . Lourenço, Joana Rodrigues Subtil; Correia, Ricardo João Cruz; Pereira, Cátia Santos; Rijo, Rui Pedro Charters LopesO sector da saúde caracteriza-se por constantes mudanças, com impactos sociais e económicos que devem ser considerados nas tomadas de decisão dos negócios referentes a este sector. Por este motivo, e devido à existência de uma forte concorrência associada a uma forte regulamentação do sector da saúde, o sector hospitalar tem adoptado sistemas de gestão que permitem garantir a qualidade da prestação de serviços. Assim, os hospitais estão fortemente dependentes do correcto funcionamento das Tecnologias de Informação e Comunicação. Este funcionamento é acordado entre fornecedor/cliente com base em Service Level Agreements (SLAs), que descrevem o modo como os sistemas devem funcionar e as penalidades em caso de falha ou incumprimento. Devido à sua importância justifica-se o seu estudo quer na vertente da caracterização, quer na vertente de compreensão das melhorias que podem ser propostas. O presente trabalho incidiu na análise de contractos de prestação e manutenção de serviços de cinco hospitais portugueses. Contudo, apenas foram obtidas respostas de dois dos hospitais contactados, resultando no acesso à informação de 38 propostas. Os resultados da análise destas propostas, apontam para a necessidade de melhorias significativas nos detalhes da especificação deste tipo de contractos.
- Conceção e implementação de um website para um centro hospitalarPublication . Santos, Marisa Alexandra Monteiro dos; Piedade, Maria Beatriz GuerraAo longo dos anos a utilização da Internet foi crescendo a um grande ritmo dando origem a um aumento exponencial de informação e de serviços. Hoje em dia recorremos à Internet para desempenhar múltiplas funções que vão desde a procura de informação, à comunicação, ou para assistimos a conteúdos televisivos. Atualmente a maioria das instituições, organizações e empresas possuem uma presença na Internet através de websites, facto este que se tornou um requisito obrigatório. As instituições hospitalares também sentiram a necessidade de terem um website para publicitarem e divulgarem os seus serviços de forma a permitirem que as pessoas tomem melhores decisões relativamente à sua saúde e à dos seus familiares. O website proposto neste projeto pretendeu ser uma evolução do website disponibilizado pelo Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) respondendo a questões tecnológicas atuais, nomeadamente as relacionadas com o acesso mobile, a questões de acessibilidade e a questões de design. Neste projeto são apresentados e discutidos os resultados do processo de conceção e desenvolvimento do website que foi suportado pela metodologia Extreme Programming (XP). O processo de avaliação e de validação do website permitiu comprovar a utilidade, usabilidade e acessibilidade do website desenvolvido para o CHMT.
- Telecuidado: Business Intelligence num novo modelo de negócioPublication . Morgado, Renato Ribeiro; Silva, Catarina Helena Branco SimõesAtualmente, o tratamento estruturado da informação é reconhecido como fonte de conhecimento para empresas que, por sua vez, torna as tomadas de decisão mais rápidas e eficazes. Embora pouco exploradas, as ferramentas de Business Intelligence (BI) aliadas à grande versatilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), podem ser aplicadas em empresas que atuam na área da saúde e da emergência médica, resultando num fator potenciador de conhecimento. O presente documento é o resultado do trabalho realizado como elemento integrante da equipa de Tecnologias de Informação (TI) de uma startup na área de soluções tecnológicas de saúde e emergência, a Hope Care, e tem como objetivo a descrição do projeto para a avaliação final e obtenção do grau Mestre em Gestão de Sistemas de Informação Médica. Neste trabalho são apresentadas as tarefas desempenhadas pela equipa de TI, agrupadas em 3 áreas: suporte à gestão interna, suporte à atividade comercial e manutenção e monitorização. Adicionalmente, são descritos o estudo e a implementação de um dashboard de informação para as comunicações de dispositivos móveis usados em chamadas de emergência médica. Esta ferramenta surgiu como resposta a uma lacuna identificada no sistema da Hope Care, nomeadamente ao nível do departamento das TI. Finalmente, é ainda apresentado o resultado do estudo sobre as potencialidades que este tipo de ferramenta pode ter aliada a sistemas de business intelligence, e de que forma os dois em conjunto podem incrementar valor e qualidade aos serviços da empresa de telessaúde. Assim, com base nestes resultados foi identificada uma oportunidade de continuação futura deste trabalho. Em jeito de conclusão, estão descritos os resultados positivos e as barreiras encontradas ao longo deste trabalho e proposto trabalho futuro para que seja possível obter mais e melhores resultados, em ambientes muito competitivos e cheios de oportunidades como os que se vivem atualmente.
- Sistema de produção de relatórios para uma companhia de segurosPublication . Neves, Miguel Morgado das; Matias, Rosa Isabel Alves CordeiroNo âmbito da instalação e implementação de releases da solução central para seguradoras TIA (The Insurance Application), numa companhia de seguros Portuguesa, tornou-se improrrogável que fosse possível, de modo acessível e eficiente, a extração de indicadores, com o objetivo de auxiliar nas operações diárias e na análise dos processos de negócio da companhia. O elevado número de dados intrínsecos à atividade das seguradoras e o paradigma de dados da solução TIA, que engloba o histórico e sistema de versões dos dados, faz com que o armazenamento destes, numa base de dados relacional, implique um grande número de tabelas (aproximadamente 500). Estes fatores resultam, numa elevada complexidade na realização de extrações de informação de forma simples e rápida. Para colmatar estas necessidades foi desenvolvido um sistema de produção de relatórios, assente sobre o sistema de base de dados da solução TIA, que abarca extrações de informação das seguintes formas: (i) em tempo real; (ii) periodicamente (diária, mensal ou anual). A interação com o utilizador é realizada através de um ecrã na solução TIA, em que é possível escolher filtros sobre os dados, definidos no modelo do relatório. Este modelo consiste na definição das áreas que são preenchidas com dados provenientes de várias consultas que dependem do âmbito de cada relatório, da periodicidade, dos filtros e das diferentes traduções dos campos. Para que este sistema possa compreender outras fontes de dados e também proporcionar a extração dos relatórios noutras soluções da companhia, foi desenhada uma arquitetura orientada a serviços (SOA).
- Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradoresPublication . Silva, Francisco Xavier Mendes da; Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dosEste projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Gestão de Sistema de Informação Médica em parceria com uma instituição organizacional, a Deloitte. Com base nestas duas entidades foi possível a correlação entre uma parte técnica e outra teórica. O objetivo proposto deste projeto é associar toda a teoria baseada na gestão do conhecimento empresarial com todos os desenvolvimentos práticos efetuados na Deloitte, para que desta forma se pudesse perceber de que forma é que a gestão e transmissão de conhecimento numa empresa beneficia tanto os colaboradores como a própria empresa. O projeto tem duas grandes componentes: uma mais teórica e outra de caráter mais prático. Assim, para o desenvolvimento teórico recorri a livros, artigos, jornais, revistas e websites. De referir, que foi através deste conjunto de dados que foi possível realizar uma compilação de todas as informações mais relevantes associadas a este projeto. No contexto prático tive a oportunidade de ingressar numa empresa bastante conceituada, a Deloitte, na qual desenvolvi diversas tarefas ao longo deste estágio. Inserido na equipa de consultoria SAP, todo o desenvolvimento prático relacionou-se com diferentes tipos de negócio/área, ou seja, bancos, seguradoras, entidades de saúde e até supermercados. De salientar que todas estas tarefas desenvolvidas para estes tipos de negócio têm um ponto importante em comum, para além da tecnologia subjacente que é o sistema SAP e toda a configuração e programação envolvida neste tipo de sistemas, que é a transferência e conhecimentos técnicos/teóricos adquiridos. Através deste estudo e desta relação entre teoria e prática consegui chegar a conclusões bastantes relevantes. Com a aplicação de estratégias de gestão de conhecimento em empresas existe uma panóplia de vantagens para a própria empresa, bem como para os seus colaboradores. O facto de os colaboradores estarem em constante aprendizagem produz-lhes uma grande margem de crescimento tanto a nível pessoal como profissional, garantindo desta forma a não estagnação. Já para as empresas, prevê-se que numa fase inicial não tenha lucro com os colaboradores, uma vez que os tem que instruir técnica e teoricamente, mas ao longo do tempo esta perda irá traduzir-se em rentabilidade, confiança dos clientes, rigor nas tarefas desenvolvidas e consequentemente, lucro para a empresa.
- Caracterização de uma fila de espera de um serviço hospitalar - um estudo de casoPublication . Carvalho, Mário João Dias; Santos, Rui Filipe Vargas de SousaEste estudo tem como principal objetivo caracterizar as filas de espera do serviço de urgência de uma unidade de saúde, mais concretamente do Hospital de Santo André (HSA) que pertence ao Centro Hospitalar de Leiria. A caracterização foi feita recorrendo aos dados sobre o percurso dos utentes, durante o ano de 2014, no que diz respeito à hora de chegada ao hospital, hora de admissão, hora de triagem, classificação do utente na triagem, hora de consulta, hora de saída, bem como outras medidas e/ou características que influenciam o tempo que um utente permanece nas urgências. Neste sentido, inicialmente fez-se um estudo sobre a teoria das filas de espera e sobre os diversos modelos existentes. Considerando o número de servidores, as distribuições estatísticas dos tempos de chegada e tempos de espera, a disciplina das filas e as várias fases do sistema, adequou-se o modelo apropriado ao caso de estudo. Implementando a simulação, através do software R, criou-se uma matriz com os dados dos utentes comparando-os com os dados da base de dados fornecida. Parte essencial da simulação foi a componente das prioridades que, através do sistema de Triagem de Manchester, classifica os utentes segundo a sua urgência. Esta simulação permitiu criar vários cenários e, assim, obter conclusões de modo a contribuir para um melhor conhecimento do comportamento do sistema e sobre a eficiência das filas de espera do serviço de urgência do HSA. Deste modo, o principal objetivo deste estudo será fornecer informação relevante que permita investigar eventuais melhoramentos de eficiência no funcionamento do serviço, aumentando, por outro lado, a satisfação dos utentes, no sentido que permitirá encontrar o equilíbrio entre o custo associado à prestação do serviço e o custo inerente à espera até obter esse serviço.
- Integração do Hospital de Alcobaça: do Centro Hospitalar do Oeste para o Centro Hospitalar de LeiriaPublication . Simões, Paulo Jorge Gaspar; Maximiano, Marisa da SilvaO principal objetivo do presente documento consiste em apresentar e descriminar o trabalho desenvolvido na área de sistemas de informação, durante o processo de integração do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira, no Centro Hospitalar Leiria Pombal E.P.E. O processo de integração deste hospital foi transversal a todos os serviços: Recursos Humanos, Gestão Financeira, Aprovisionamento, Gestão Doentes, Serviços Médicos e de Enfermagem, Meios Complementares de Diagnostico, Serviço de Instalações e Equipamentos. Na base deste processo esteve o Gabinete de Sistemas de Informação que em conjunto com o Serviço de Gestão de Doentes delinearem o plano de trabalho faseado, de forma a ser possível na data especificada pela tutela (Ministério da Saúde), avançar com este hospital devidamente integrado no Centro Hospitalar Leiria Pombal. Havia como objetivo que a transição fosse o mais transparente possível para os utentes e profissionais de saúde, de forma a não existir qualquer falha de serviço, que de alguma forma pudesse comprometer o funcionamento normal da unidade hospitalar que serve os doentes 24 horas por dia. Para garantir este objetivo foram definidas sete fases no processo de integração de ambos os hospitais, as quais serão detalhadas. Estas fases foram identificadas e planeadas pela equipa responsável pelo processo e correspondem às seguintes fases: Fase 1 - Prélevantamento, Fase 2 - Comunicações, Fase 3 - Levantamento exaustivo das existências e necessidades, Fase 4 - Parametrizações, Fase 5 - Importação de dados e Formação, Fase 6 - Arranque e por fim a Fase 7 – Acompanhamento e Apoio.
