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Authors
Abstract(s)
Esta dissertação visa apresentar uma prova de conceito em como uma arquitetura empresarial pode beneficiar o processo de marcação de consultas numa organização de saúde. Com o intuito de contextualizar este trabalho começa-se por traçar uma panorâmica sobre os sistemas de saúde em Portugal e de que forma o processo de marcação de consultas está a ser debatido atualmente. São apresentados também os potenciais benefícios para o setor na ótica de monitorização de processos e auxílio na sua gestão. De forma a dar suporte a este trabalho, na revisão de literatura é apresentada uma perspetiva histórica e de evolução do conceito de arquitetura empresarial. Indicam-se os trabalhos iniciais de investigação, bem como os seus autores e os temas relevantes. De seguida apresentam-se os trabalhos mais recentes nesta área e entidades. São também desenvolvidas em detalhe as subáreas inerentes a uma arquitetura empresarial, bem como os principais trabalhos realizados e conceitos. O presente trabalho teve como base o levantamento do processo de marcação de consultas atual (“As Is”) num hospital público de grande dimensão, já parcialmente realizado em trabalhos anteriores de dissertação, e a seleção da norma e respetiva ferramenta de Arquitetura Empresarial para a elaboração da prova de conceito. O processo de marcação de consulta é um processo considerado crítico pelos Hospitais em geral e pela tutela do Serviço Nacional de Saúde, tendo sido por isso selecionado para o presente trabalho. Associado ao processo, definiu-se a arquitetura empresarial atual que o suporta. Por fim, estabeleceu-se a relação entre processo-arquitetura empresarial-indicadores de desempenho. A prova de conceito foi realizada de forma a aplicar uma lógica de recálculo no processo de marcação de consultas, com o objetivo de identificar a relação dos indicadores de desempenho com os elementos do processo. Esta prova de conceito representa a base para o desenvolvimento de um processo de melhoria contínua nos processos de negócio e nos sistemas de informação de suporte. É possível concluir com este trabalho que a aplicação dos conceitos de arquitetura empresarial favorecem a monitorização dos processos bem como a sua melhoria. Os elementos do processo de marcação de consultas estão expostos a fatores de risco e fatores condicionais do processo em si. É por isto necessário criar um mecanismo que os consiga identificar e processar. No entanto, é possível concluir que para que o processo de recálculo dos indicadores seja mais robusto e com melhores outcomes se devem identificar todos os riscos e fatores a que os elementos do processo estão expostos e considerá-los na prova de conceito.
Description
Keywords
Arquitetura empresarial Processo de marcação de consultas Indicadores de desempenho